Diálogo Entre os Saberes: as Relações entre o Senso Comum, Saber Popular, Científico e Escolar - 10.5102/uri.v0i0.329

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taquary, Eneida Orbage
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Universitas. Relações Internacionais (Online)
Texto Completo: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/relacoesinternacionais/article/view/329
Resumo: O objeto do artigo é descortinar as diferenças entre os saberes: o senso comum , o saber popular, científico e escolar. A necesidadade de se estabelecer o diálogo entre os saberes, pois o diálogo entre o conhecimento passado e a sua prática posterior é que ensejará a compreensão da essência dos mesmos conteúdos que determinarão a construção de novos saberes. Há uma continuidade na compreensão dos saberes e o comprometimento para a realização de outros. O saber popular e o senso comum são ponto de partida para, depois de compartilhados, serem geradores dos fundamentos que desencadearão o processo de construção do saber científico.
id UNICEUB-4_f730f2d55bd90748ead3548c9beb08dd
oai_identifier_str oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/329
network_acronym_str UNICEUB-4
network_name_str Universitas. Relações Internacionais (Online)
repository_id_str
spelling Diálogo Entre os Saberes: as Relações entre o Senso Comum, Saber Popular, Científico e Escolar - 10.5102/uri.v0i0.329metodologia cientifica, sociologia e dirietosaber popular; cientifico, escolar e senso comum contrução do conhecimento paradigma.O objeto do artigo é descortinar as diferenças entre os saberes: o senso comum , o saber popular, científico e escolar. A necesidadade de se estabelecer o diálogo entre os saberes, pois o diálogo entre o conhecimento passado e a sua prática posterior é que ensejará a compreensão da essência dos mesmos conteúdos que determinarão a construção de novos saberes. Há uma continuidade na compreensão dos saberes e o comprometimento para a realização de outros. O saber popular e o senso comum são ponto de partida para, depois de compartilhados, serem geradores dos fundamentos que desencadearão o processo de construção do saber científico.UniCEUBUniCEUBTaquary, Eneida Orbage2008-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/relacoesinternacionais/article/view/32910.5102/uri.v5i12.329Universitas: Relações Internacionais; Vol. 5, No 1/2 (2007)1982-07201807-2135reponame:Universitas. Relações Internacionais (Online)instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/relacoesinternacionais/article/view/329/511https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/relacoesinternacionais/article/downloadSuppFile/329/17info:eu-repo/semantics/openAccess2010-12-14T19:15:13Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/329Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/relacoesinternacionais/indexPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/relacoesinternacionais/oaiuniversitas.rel@uniceub.br1982-07201807-2135opendoar:2010-12-14T19:15:13Universitas. Relações Internacionais (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogo Entre os Saberes: as Relações entre o Senso Comum, Saber Popular, Científico e Escolar - 10.5102/uri.v0i0.329
title Diálogo Entre os Saberes: as Relações entre o Senso Comum, Saber Popular, Científico e Escolar - 10.5102/uri.v0i0.329
spellingShingle Diálogo Entre os Saberes: as Relações entre o Senso Comum, Saber Popular, Científico e Escolar - 10.5102/uri.v0i0.329
Taquary, Eneida Orbage
metodologia cientifica, sociologia e dirieto
saber popular; cientifico, escolar e senso comum contrução do conhecimento paradigma.
title_short Diálogo Entre os Saberes: as Relações entre o Senso Comum, Saber Popular, Científico e Escolar - 10.5102/uri.v0i0.329
title_full Diálogo Entre os Saberes: as Relações entre o Senso Comum, Saber Popular, Científico e Escolar - 10.5102/uri.v0i0.329
title_fullStr Diálogo Entre os Saberes: as Relações entre o Senso Comum, Saber Popular, Científico e Escolar - 10.5102/uri.v0i0.329
title_full_unstemmed Diálogo Entre os Saberes: as Relações entre o Senso Comum, Saber Popular, Científico e Escolar - 10.5102/uri.v0i0.329
title_sort Diálogo Entre os Saberes: as Relações entre o Senso Comum, Saber Popular, Científico e Escolar - 10.5102/uri.v0i0.329
author Taquary, Eneida Orbage
author_facet Taquary, Eneida Orbage
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UniCEUB
dc.contributor.author.fl_str_mv Taquary, Eneida Orbage
dc.subject.por.fl_str_mv metodologia cientifica, sociologia e dirieto
saber popular; cientifico, escolar e senso comum contrução do conhecimento paradigma.
topic metodologia cientifica, sociologia e dirieto
saber popular; cientifico, escolar e senso comum contrução do conhecimento paradigma.
description O objeto do artigo é descortinar as diferenças entre os saberes: o senso comum , o saber popular, científico e escolar. A necesidadade de se estabelecer o diálogo entre os saberes, pois o diálogo entre o conhecimento passado e a sua prática posterior é que ensejará a compreensão da essência dos mesmos conteúdos que determinarão a construção de novos saberes. Há uma continuidade na compreensão dos saberes e o comprometimento para a realização de outros. O saber popular e o senso comum são ponto de partida para, depois de compartilhados, serem geradores dos fundamentos que desencadearão o processo de construção do saber científico.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/relacoesinternacionais/article/view/329
10.5102/uri.v5i12.329
url https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/relacoesinternacionais/article/view/329
identifier_str_mv 10.5102/uri.v5i12.329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/relacoesinternacionais/article/view/329/511
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/relacoesinternacionais/article/downloadSuppFile/329/17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
dc.source.none.fl_str_mv Universitas: Relações Internacionais; Vol. 5, No 1/2 (2007)
1982-0720
1807-2135
reponame:Universitas. Relações Internacionais (Online)
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Universitas. Relações Internacionais (Online)
collection Universitas. Relações Internacionais (Online)
repository.name.fl_str_mv Universitas. Relações Internacionais (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv universitas.rel@uniceub.br
_version_ 1796797599760515072