Diálogo Entre os Saberes: as Relações entre o Senso Comum, Saber Popular, Científico e Escolar - 10.5102/uri.v0i0.329
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Universitas. Relações Internacionais (Online) |
Texto Completo: | https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/relacoesinternacionais/article/view/329 |
Resumo: | O objeto do artigo é descortinar as diferenças entre os saberes: o senso comum , o saber popular, científico e escolar. A necesidadade de se estabelecer o diálogo entre os saberes, pois o diálogo entre o conhecimento passado e a sua prática posterior é que ensejará a compreensão da essência dos mesmos conteúdos que determinarão a construção de novos saberes. Há uma continuidade na compreensão dos saberes e o comprometimento para a realização de outros. O saber popular e o senso comum são ponto de partida para, depois de compartilhados, serem geradores dos fundamentos que desencadearão o processo de construção do saber científico. |
id |
UNICEUB-4_f730f2d55bd90748ead3548c9beb08dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/329 |
network_acronym_str |
UNICEUB-4 |
network_name_str |
Universitas. Relações Internacionais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diálogo Entre os Saberes: as Relações entre o Senso Comum, Saber Popular, Científico e Escolar - 10.5102/uri.v0i0.329metodologia cientifica, sociologia e dirietosaber popular; cientifico, escolar e senso comum contrução do conhecimento paradigma.O objeto do artigo é descortinar as diferenças entre os saberes: o senso comum , o saber popular, científico e escolar. A necesidadade de se estabelecer o diálogo entre os saberes, pois o diálogo entre o conhecimento passado e a sua prática posterior é que ensejará a compreensão da essência dos mesmos conteúdos que determinarão a construção de novos saberes. Há uma continuidade na compreensão dos saberes e o comprometimento para a realização de outros. O saber popular e o senso comum são ponto de partida para, depois de compartilhados, serem geradores dos fundamentos que desencadearão o processo de construção do saber científico.UniCEUBUniCEUBTaquary, Eneida Orbage2008-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/relacoesinternacionais/article/view/32910.5102/uri.v5i12.329Universitas: Relações Internacionais; Vol. 5, No 1/2 (2007)1982-07201807-2135reponame:Universitas. Relações Internacionais (Online)instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/relacoesinternacionais/article/view/329/511https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/relacoesinternacionais/article/downloadSuppFile/329/17info:eu-repo/semantics/openAccess2010-12-14T19:15:13Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/329Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/relacoesinternacionais/indexPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/relacoesinternacionais/oaiuniversitas.rel@uniceub.br1982-07201807-2135opendoar:2010-12-14T19:15:13Universitas. Relações Internacionais (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogo Entre os Saberes: as Relações entre o Senso Comum, Saber Popular, Científico e Escolar - 10.5102/uri.v0i0.329 |
title |
Diálogo Entre os Saberes: as Relações entre o Senso Comum, Saber Popular, Científico e Escolar - 10.5102/uri.v0i0.329 |
spellingShingle |
Diálogo Entre os Saberes: as Relações entre o Senso Comum, Saber Popular, Científico e Escolar - 10.5102/uri.v0i0.329 Taquary, Eneida Orbage metodologia cientifica, sociologia e dirieto saber popular; cientifico, escolar e senso comum contrução do conhecimento paradigma. |
title_short |
Diálogo Entre os Saberes: as Relações entre o Senso Comum, Saber Popular, Científico e Escolar - 10.5102/uri.v0i0.329 |
title_full |
Diálogo Entre os Saberes: as Relações entre o Senso Comum, Saber Popular, Científico e Escolar - 10.5102/uri.v0i0.329 |
title_fullStr |
Diálogo Entre os Saberes: as Relações entre o Senso Comum, Saber Popular, Científico e Escolar - 10.5102/uri.v0i0.329 |
title_full_unstemmed |
Diálogo Entre os Saberes: as Relações entre o Senso Comum, Saber Popular, Científico e Escolar - 10.5102/uri.v0i0.329 |
title_sort |
Diálogo Entre os Saberes: as Relações entre o Senso Comum, Saber Popular, Científico e Escolar - 10.5102/uri.v0i0.329 |
author |
Taquary, Eneida Orbage |
author_facet |
Taquary, Eneida Orbage |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Taquary, Eneida Orbage |
dc.subject.por.fl_str_mv |
metodologia cientifica, sociologia e dirieto saber popular; cientifico, escolar e senso comum contrução do conhecimento paradigma. |
topic |
metodologia cientifica, sociologia e dirieto saber popular; cientifico, escolar e senso comum contrução do conhecimento paradigma. |
description |
O objeto do artigo é descortinar as diferenças entre os saberes: o senso comum , o saber popular, científico e escolar. A necesidadade de se estabelecer o diálogo entre os saberes, pois o diálogo entre o conhecimento passado e a sua prática posterior é que ensejará a compreensão da essência dos mesmos conteúdos que determinarão a construção de novos saberes. Há uma continuidade na compreensão dos saberes e o comprometimento para a realização de outros. O saber popular e o senso comum são ponto de partida para, depois de compartilhados, serem geradores dos fundamentos que desencadearão o processo de construção do saber científico. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/relacoesinternacionais/article/view/329 10.5102/uri.v5i12.329 |
url |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/relacoesinternacionais/article/view/329 |
identifier_str_mv |
10.5102/uri.v5i12.329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/relacoesinternacionais/article/view/329/511 https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/relacoesinternacionais/article/downloadSuppFile/329/17 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Universitas: Relações Internacionais; Vol. 5, No 1/2 (2007) 1982-0720 1807-2135 reponame:Universitas. Relações Internacionais (Online) instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Universitas. Relações Internacionais (Online) |
collection |
Universitas. Relações Internacionais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Universitas. Relações Internacionais (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
universitas.rel@uniceub.br |
_version_ |
1796797599760515072 |