Comparação jurídica e ideias de modernização do direito no início do Século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Gustavo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Direito Internacional
Texto Completo: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/rdi/article/view/6712
Resumo: Duas ideias parecem animar a modernização do direito no início deste Século XXI: adaptação do direito às sensibilidades do tempo e adaptação do direito à concorrência internacional das diferentes ordens e sistemas jurídicos, concorrência motivada exclusivamente por exigências econômicas. Quando mobilizado para modernização do direito, o direito comparado poderá se ver a serviço de uma ou de outra dessas duas ideias. Em face dos desafios postos pelas ideias atuais de modernização do direito, a comparação pode revelar-se uma excelente ocasião de reflexão sobre a pertinência das soluções estrangeiras e de sua eventual transposição alhures. Nesta perspectiva, a comparação jurídica apresenta-se de forma ambivalente: ela justifica e ao mesmo tempo interpela a modernização projetada. Se, todavia, o direito comparado intervém tradicionalmente no discurso político como argumento de potencial impacto para justificar a modernização do direito – quer pelo legislador, quer pelo litigante, quer pelo juiz, quer pela doutrina –, raramente interfere como contra-argumento no momento de sopesar a pertinência e a oportunidade da modernização à luz do direito d’alhures. É por isso que, como um dos suportes das atuais ideias de modernização do direito, a comparação jurídica pode emergir como um ato de prudência diante das ideias propulsoras da modernização almejada.
id UNICEUB-5_08f9c61ca53227b47b85be131bd98892
oai_identifier_str oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/6712
network_acronym_str UNICEUB-5
network_name_str Revista de Direito Internacional
repository_id_str
spelling Comparação jurídica e ideias de modernização do direito no início do Século XXIDuas ideias parecem animar a modernização do direito no início deste Século XXI: adaptação do direito às sensibilidades do tempo e adaptação do direito à concorrência internacional das diferentes ordens e sistemas jurídicos, concorrência motivada exclusivamente por exigências econômicas. Quando mobilizado para modernização do direito, o direito comparado poderá se ver a serviço de uma ou de outra dessas duas ideias. Em face dos desafios postos pelas ideias atuais de modernização do direito, a comparação pode revelar-se uma excelente ocasião de reflexão sobre a pertinência das soluções estrangeiras e de sua eventual transposição alhures. Nesta perspectiva, a comparação jurídica apresenta-se de forma ambivalente: ela justifica e ao mesmo tempo interpela a modernização projetada. Se, todavia, o direito comparado intervém tradicionalmente no discurso político como argumento de potencial impacto para justificar a modernização do direito – quer pelo legislador, quer pelo litigante, quer pelo juiz, quer pela doutrina –, raramente interfere como contra-argumento no momento de sopesar a pertinência e a oportunidade da modernização à luz do direito d’alhures. É por isso que, como um dos suportes das atuais ideias de modernização do direito, a comparação jurídica pode emergir como um ato de prudência diante das ideias propulsoras da modernização almejada.CEUBCerqueira, Gustavo2020-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/rdi/article/view/671210.5102/rdi.v17i1.6712Revista de Direito Internacional; v. 17, n. 1 (2020): O direito comparado e seus protagonistas: qual uso, para qual fim, com quais métodos?2237-10362236-997Xreponame:Revista de Direito Internacionalinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/rdi/article/view/6712/pdfDireitos autorais 2020 Revista de Direito Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T11:05:11Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/6712Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/rdiPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/rdi/oainitish.monebhurrun@gmail.com || atendimento.seer@uniceub.br2236-997X2237-1036opendoar:2023-01-10T11:05:11Revista de Direito Internacional - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparação jurídica e ideias de modernização do direito no início do Século XXI
title Comparação jurídica e ideias de modernização do direito no início do Século XXI
spellingShingle Comparação jurídica e ideias de modernização do direito no início do Século XXI
Cerqueira, Gustavo
title_short Comparação jurídica e ideias de modernização do direito no início do Século XXI
title_full Comparação jurídica e ideias de modernização do direito no início do Século XXI
title_fullStr Comparação jurídica e ideias de modernização do direito no início do Século XXI
title_full_unstemmed Comparação jurídica e ideias de modernização do direito no início do Século XXI
title_sort Comparação jurídica e ideias de modernização do direito no início do Século XXI
author Cerqueira, Gustavo
author_facet Cerqueira, Gustavo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Gustavo
dc.subject.none.fl_str_mv

description Duas ideias parecem animar a modernização do direito no início deste Século XXI: adaptação do direito às sensibilidades do tempo e adaptação do direito à concorrência internacional das diferentes ordens e sistemas jurídicos, concorrência motivada exclusivamente por exigências econômicas. Quando mobilizado para modernização do direito, o direito comparado poderá se ver a serviço de uma ou de outra dessas duas ideias. Em face dos desafios postos pelas ideias atuais de modernização do direito, a comparação pode revelar-se uma excelente ocasião de reflexão sobre a pertinência das soluções estrangeiras e de sua eventual transposição alhures. Nesta perspectiva, a comparação jurídica apresenta-se de forma ambivalente: ela justifica e ao mesmo tempo interpela a modernização projetada. Se, todavia, o direito comparado intervém tradicionalmente no discurso político como argumento de potencial impacto para justificar a modernização do direito – quer pelo legislador, quer pelo litigante, quer pelo juiz, quer pela doutrina –, raramente interfere como contra-argumento no momento de sopesar a pertinência e a oportunidade da modernização à luz do direito d’alhures. É por isso que, como um dos suportes das atuais ideias de modernização do direito, a comparação jurídica pode emergir como um ato de prudência diante das ideias propulsoras da modernização almejada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/rdi/article/view/6712
10.5102/rdi.v17i1.6712
url https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/rdi/article/view/6712
identifier_str_mv 10.5102/rdi.v17i1.6712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/rdi/article/view/6712/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista de Direito Internacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista de Direito Internacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEUB
publisher.none.fl_str_mv CEUB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Direito Internacional; v. 17, n. 1 (2020): O direito comparado e seus protagonistas: qual uso, para qual fim, com quais métodos?
2237-1036
2236-997X
reponame:Revista de Direito Internacional
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Revista de Direito Internacional
collection Revista de Direito Internacional
repository.name.fl_str_mv Revista de Direito Internacional - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv nitish.monebhurrun@gmail.com || atendimento.seer@uniceub.br
_version_ 1815709469055647744