PERCEPÇÃO DA MORTE POR CÂNCER INFANTIL SEGUNDO PROFISSIONAIS, FAMILIARES E CRIANÇAS
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/5439 |
Resumo: | A palavra “câncer” carrega um conjunto de significados. Um desses significados é a morte que por consequência acarreta inseguranças, medos, ansiedades entre outros sentimentos gerados durante o tratamento. Este estudo teve como objetivos identificar a percepção de morte no câncer infantil, reconhecer os impactos gerados pelo diagnóstico na família e conhecer um pouco sobre o trabalho interdisciplinar dos profissionais da saúde. Participaram do estudo seis mães de crianças em tratamento oncológico pediátrico e duas profissionais. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas, com os cuidadores e profissionais. Foram perceptíveis algumas mudanças vivenciadas pelas mães a partir do tratamento: alterações nos relacionamentos com os filhos (as) depois do diagnóstico; importância da espiritualidade no processo e estabelecimento de relações sociais com outras mães. As crianças, por sua vez, sentem a mudança de rotina, as perdas de seu contexto sociais antes frequentados, identificam as mudanças do seu corpo e as questionam, sabem que estão doentes, mas não em termos científicos, e criam fantasias para entender a situação em que estão. A interdisciplinaridade é fundamental para o melhor acolhimento e também para a saúde dos profissionais. O ofício nesse âmbito profissional se mostrou um trabalho de busca constante de estabelecimentos de vínculos com os pacientes e alguns cuidadores, sendo o vínculo muito importante para uma boa relação entre Profissionais-Familiares-Pacientes. O estudo promoveu um melhor entendimento das relações profissionais-pacientes-familiares e de como essas relações se repercutem de um agente a outro, promovendo uma desconstrução de crenças e desenvolvendo novas percepções e esperanças sobre o tratamento |
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PERCEPÇÃO DA MORTE POR CÂNCER INFANTIL SEGUNDO PROFISSIONAIS, FAMILIARES E CRIANÇASPsicologia Pediátrica. Câncer Infantil. Equipe interdisciplinarA palavra “câncer” carrega um conjunto de significados. Um desses significados é a morte que por consequência acarreta inseguranças, medos, ansiedades entre outros sentimentos gerados durante o tratamento. Este estudo teve como objetivos identificar a percepção de morte no câncer infantil, reconhecer os impactos gerados pelo diagnóstico na família e conhecer um pouco sobre o trabalho interdisciplinar dos profissionais da saúde. Participaram do estudo seis mães de crianças em tratamento oncológico pediátrico e duas profissionais. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas, com os cuidadores e profissionais. Foram perceptíveis algumas mudanças vivenciadas pelas mães a partir do tratamento: alterações nos relacionamentos com os filhos (as) depois do diagnóstico; importância da espiritualidade no processo e estabelecimento de relações sociais com outras mães. As crianças, por sua vez, sentem a mudança de rotina, as perdas de seu contexto sociais antes frequentados, identificam as mudanças do seu corpo e as questionam, sabem que estão doentes, mas não em termos científicos, e criam fantasias para entender a situação em que estão. A interdisciplinaridade é fundamental para o melhor acolhimento e também para a saúde dos profissionais. O ofício nesse âmbito profissional se mostrou um trabalho de busca constante de estabelecimentos de vínculos com os pacientes e alguns cuidadores, sendo o vínculo muito importante para uma boa relação entre Profissionais-Familiares-Pacientes. O estudo promoveu um melhor entendimento das relações profissionais-pacientes-familiares e de como essas relações se repercutem de um agente a outro, promovendo uma desconstrução de crenças e desenvolvendo novas percepções e esperanças sobre o tratamentoUniCEUBVitor Noleto Santos, ManoelMoura Da Silva, PaollaKohlsdorf, Marina2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/543910.5102/pic.n1.2015.5439Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa; PIC 20152595-4563reponame:Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisainstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/5439/3811Direitos autorais 2018 Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-23T12:58:58Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/5439Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/picPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/oaifernanda.lima@ceub.edu.br || rodrigo.peres@uniceub.br2595-45632595-4563opendoar:2021-04-23T12:58:58Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
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