Síndrome visual relacionada a computadores e outras telas: prevalência de sintomas astenópicos em discentes de um Centro Universitário em Brasília-DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz Amarílio da Cunha, Danielle
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Moraes Gonçalves, Beatriz, de Sousa Pinheiro Barbosa, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
Texto Completo: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/9604
Resumo: No mundo moderno, a tecnologia vem crescendo cada vez mais, proporcionandoavanços sociais, econômicos e acadêmicos. No entanto, o crescente número deusuários dos recursos eletrônicos tem gerado impactos na saúde da população.Especificamente, a utilização das telas digitais implicou no aumento da incidência daSíndrome da Visão do Computador (SVC). Esse termo se refere a um conjunto desinais e sintomas decorrentes do estresse ocular em virtude do uso prolongado detelas digitais, como dores de cabeça, dor e/ou prurido ocular, diminuição daacuidade visual, visão turva e sintomas musculoesqueléticos. Diante disso,percebendo que os discentes universitários estão, cada vez mais, dependentes dastelas digitais e, consequentemente, mais propensos a terem a SVC no contextoatual, o presente estudo avaliou a prevalência dessas manifestações nessapopulação e os fatores associados a essa condição. Foi realizada uma análiseepidemiológica, quantitativa e retrospectiva por meio de formulários on-line. Ao todo,158 questionários foram respondidos. Desses, 73 foram excluídos e 85 foramselecionados para composição do estudo. Como resultado, foi evidenciado que osintoma mais prevalente da SVC nesse estudo foi a dor de cabeça e/ou ombro. Alémdisso, observou-se que o sexo feminino teve forte relação com a piora dos sintomas.Outrossim, observou-se que o tipo de iluminação interfere no aparecimento da SVC.Portanto, diante dos achados, é relevante que as instituições de ensino adotemmedidas preventivas e educativas sobre a Síndrome Visual do Computador, vistoque ela pode impactar negativamente na qualidade de vida dos acadêmicos e,inclusive, potencializar o desenvolvimento de doenças oculares.
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