Adoecimento mental em professores de escolas públicas do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teodoro Cruz, Carolinne
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos de Lima, Sofia, Carvalho De Oliveira, Gustavo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
Texto Completo: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/8233
Resumo: Foi realizado um estudo transversal do sofrimento mental com 262 professores do ensinopúblico da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Utilizou-se os questionáriosSelf-Report Questionnaire para a avaliação de distúrbios psíquicos menores, o inventário deansiedade Beck, o inventário de depressão de Beck e um questionário auto-elaborado parainformações sociodemográficas e de morbidade autorreferida. Os testes Qui-quadrado, Exatode Fisher e Kruskal-Wallis foram utilizados na análise dos dados obtidos. Foram encontradosdistúrbios psíquicos menores e depressão em 66% dos professores, e ansiedade em 55,7%.Houve associação da presença de doenças osteomusculares com a presença de distúrbiospsíquicos menores e depressão, (p0,05) e também entre queixas otorrinolaringológicas e apresença de níveis anormais de ansiedade e depressão (p0,05). Observou-se uma maiorprevalência de sintomas depressivos nas mulheres (71,56%), em relação aos homens(38,64%). Além disso, houve associação significativa entre “levar trabalho para casa” e apresença de depressão, ansiedade e distúrbios psíquicos menores. O sofrimento psíquicoesteve presente em mais da metade da amostra estudada, apresentando-se relacionado àscondições de trabalho, sexo e sobrecarga de trabalho. A presente pesquisa apontou que osprofessores da rede estadual de educação do Distrito Federal apresentaram níveis elevadosde adoecimento mental, superiores aos encontrados em outros grupos de professores, aoutras categorias profissionais e em outros grupos populacionais. Percebe-se a necessidadede ampliar a investigação, para que seja possível a compreensão profunda da gênese dosofrimento mental dos professores nas esferas individuais, coletivas e estruturais.
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