Adoecimento mental em professores de escolas públicas do Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/8233 |
Resumo: | Foi realizado um estudo transversal do sofrimento mental com 262 professores do ensinopúblico da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Utilizou-se os questionáriosSelf-Report Questionnaire para a avaliação de distúrbios psíquicos menores, o inventário deansiedade Beck, o inventário de depressão de Beck e um questionário auto-elaborado parainformações sociodemográficas e de morbidade autorreferida. Os testes Qui-quadrado, Exatode Fisher e Kruskal-Wallis foram utilizados na análise dos dados obtidos. Foram encontradosdistúrbios psíquicos menores e depressão em 66% dos professores, e ansiedade em 55,7%.Houve associação da presença de doenças osteomusculares com a presença de distúrbiospsíquicos menores e depressão, (p0,05) e também entre queixas otorrinolaringológicas e apresença de níveis anormais de ansiedade e depressão (p0,05). Observou-se uma maiorprevalência de sintomas depressivos nas mulheres (71,56%), em relação aos homens(38,64%). Além disso, houve associação significativa entre “levar trabalho para casa” e apresença de depressão, ansiedade e distúrbios psíquicos menores. O sofrimento psíquicoesteve presente em mais da metade da amostra estudada, apresentando-se relacionado àscondições de trabalho, sexo e sobrecarga de trabalho. A presente pesquisa apontou que osprofessores da rede estadual de educação do Distrito Federal apresentaram níveis elevadosde adoecimento mental, superiores aos encontrados em outros grupos de professores, aoutras categorias profissionais e em outros grupos populacionais. Percebe-se a necessidadede ampliar a investigação, para que seja possível a compreensão profunda da gênese dosofrimento mental dos professores nas esferas individuais, coletivas e estruturais. |
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Adoecimento mental em professores de escolas públicas do Distrito FederalDepressão; Ansiedade; Saúde do trabalhador; Professores; Condições de trabalho.Foi realizado um estudo transversal do sofrimento mental com 262 professores do ensinopúblico da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Utilizou-se os questionáriosSelf-Report Questionnaire para a avaliação de distúrbios psíquicos menores, o inventário deansiedade Beck, o inventário de depressão de Beck e um questionário auto-elaborado parainformações sociodemográficas e de morbidade autorreferida. Os testes Qui-quadrado, Exatode Fisher e Kruskal-Wallis foram utilizados na análise dos dados obtidos. Foram encontradosdistúrbios psíquicos menores e depressão em 66% dos professores, e ansiedade em 55,7%.Houve associação da presença de doenças osteomusculares com a presença de distúrbiospsíquicos menores e depressão, (p0,05) e também entre queixas otorrinolaringológicas e apresença de níveis anormais de ansiedade e depressão (p0,05). Observou-se uma maiorprevalência de sintomas depressivos nas mulheres (71,56%), em relação aos homens(38,64%). Além disso, houve associação significativa entre “levar trabalho para casa” e apresença de depressão, ansiedade e distúrbios psíquicos menores. O sofrimento psíquicoesteve presente em mais da metade da amostra estudada, apresentando-se relacionado àscondições de trabalho, sexo e sobrecarga de trabalho. A presente pesquisa apontou que osprofessores da rede estadual de educação do Distrito Federal apresentaram níveis elevadosde adoecimento mental, superiores aos encontrados em outros grupos de professores, aoutras categorias profissionais e em outros grupos populacionais. Percebe-se a necessidadede ampliar a investigação, para que seja possível a compreensão profunda da gênese dosofrimento mental dos professores nas esferas individuais, coletivas e estruturais.UniCEUBTeodoro Cruz, CarolinneSantos de Lima, SofiaCarvalho De Oliveira, Gustavo2022-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/823310.5102/pic.n0.2020.8233Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa; PIC 20202595-4563reponame:Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisainstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/8233/5043Direitos autorais 2022 Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-15T12:42:30Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/8233Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/picPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/oaifernanda.lima@ceub.edu.br || rodrigo.peres@uniceub.br2595-45632595-4563opendoar:2023-03-15T12:42:30Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
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