A paz na escola: um trabalho de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/7528 |
Resumo: | Esta pesquisa pretendeu contribuir para a Cultura da Paz na escola e,consequentemente, ao combate à violência escolar, tomando como referência umaescola pública, em Brasília-DF. Foi desenvolvida em seu segundo ano, após teremsidos verificados os resultados positivos do primeiro ano. Nestes dois anos, tratou deuma pesquisa-ação, com a utilização de grande abrangência de atividades relacionadasà paz na escola, desde rodas de conversa folhetos sobre a Paz, participação daSemana da Consciência Negra, concursos, dentre outros. A violência na escola,atualmente, constitui um problema social e, em parte, é responsável pela evasãoescolar, pelo afastamento de professores e/ou licença médica, causada por doençaspsicossomáticas, como o estresse, pelo baixo rendimento dos alunos. A abordagemmetodológica da pesquisa foi a pesquisa-ação, ou de intervenção. O cenário escolhidopara a pesquisa foram os anos finais do Ensino Fundamental II. Todos os alunos doturno escolhido foram atingidos pelo processo de continuidade da pesquisa. O primeirosemestre ocorreu conforme o previsto, mas, em seu segundo semestre, devido à Covid-19, o projeto teve que ser desenvolvido online, pelo Instagram. As reuniões com ogrupo de pesquisa foram realizadas semanalmente via o google meet. Foram feitos osconcursos: música pela paz, criação de brinquedos recicláveis para doação, cartazessobre como ser solidário durante a pandemia e o desenvolvimento de boas ações,durante todo o semestre escolar. Foi realizado o pré-teste no início do trabalho. Comoinstrumento foi utilizado um questionário semiestruturado. Após passados os diasiniciais da suspensão da pesquisa, devido à pandemia, iniciou-se a discussão de comodar continuidade a ele, que tinha características presenciais. Foi aí que surgiu a ideiada utilização do Instagram para a realização dos concursos, todos voltados para a pazna escola. Primeiro era feito um pequeno folheto, de cada um dos quatro concursosrealizados, e colocado na rede social, explicando todo o concurso e sua premiação queseria feita com caixas de bombons. Os concursos iniciaram-se de forma tímida, mas osseus participantes logo ultrapassaram os três primeiros colocados. Os alunos postavamno Instagram as tarefas realizadas. Diretor, coordenador e professores também seenvolveram nas atividades. A instituição passava por um momento muito sério deadaptação ao novo sistema de ensino, com aulas online, mesmo assim conseguiu-seobter bons resultados e criar um novo tipo de ação dentro da pesquisa. Esta pesquisa,ao lado de seu objetivo principal que foi a contribuição pela paz na escola, gerou umresultado secundário, a criatividade para a sua continuidade, a realização de formaonline. Em seu pós-teste foi verificado que, 71,4% dos alunos que o responderam,tiveram conhecimento dos concursos e que 85,7% disseram acreditar que ele possacontribuir com a paz na escola. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 1996 enfatizaa necessidade de os professores cultivarem os valores éticos e morais para propiciaroportunidades reais para que os alunos estejam permanentemente em busca daconstrução de sua cidadania. |
id |
UNICEUB-7_d557a2b43ec14330ba21cc09ef8447e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/7528 |
network_acronym_str |
UNICEUB-7 |
network_name_str |
Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
A paz na escola: um trabalho de intervençãoViolência Escolar. A paz na escola. Intervenção à violência.Esta pesquisa pretendeu contribuir para a Cultura da Paz na escola e,consequentemente, ao combate à violência escolar, tomando como referência umaescola pública, em Brasília-DF. Foi desenvolvida em seu segundo ano, após teremsidos verificados os resultados positivos do primeiro ano. Nestes dois anos, tratou deuma pesquisa-ação, com a utilização de grande abrangência de atividades relacionadasà paz na escola, desde rodas de conversa folhetos sobre a Paz, participação daSemana da Consciência Negra, concursos, dentre outros. A violência na escola,atualmente, constitui um problema social e, em parte, é responsável pela evasãoescolar, pelo afastamento de professores e/ou licença médica, causada por doençaspsicossomáticas, como o estresse, pelo baixo rendimento dos alunos. A abordagemmetodológica da pesquisa foi a pesquisa-ação, ou de intervenção. O cenário escolhidopara a pesquisa foram os anos finais do Ensino Fundamental II. Todos os alunos doturno escolhido foram atingidos pelo processo de continuidade da pesquisa. O primeirosemestre ocorreu conforme o previsto, mas, em seu segundo semestre, devido à Covid-19, o projeto teve que ser desenvolvido online, pelo Instagram. As reuniões com ogrupo de pesquisa foram realizadas semanalmente via o google meet. Foram feitos osconcursos: música pela paz, criação de brinquedos recicláveis para doação, cartazessobre como ser solidário durante a pandemia e o desenvolvimento de boas ações,durante todo o semestre escolar. Foi realizado o pré-teste no início do trabalho. Comoinstrumento foi utilizado um questionário semiestruturado. Após passados os diasiniciais da suspensão da pesquisa, devido à pandemia, iniciou-se a discussão de comodar continuidade a ele, que tinha características presenciais. Foi aí que surgiu a ideiada utilização do Instagram para a realização dos concursos, todos voltados para a pazna escola. Primeiro era feito um pequeno folheto, de cada um dos quatro concursosrealizados, e colocado na rede social, explicando todo o concurso e sua premiação queseria feita com caixas de bombons. Os concursos iniciaram-se de forma tímida, mas osseus participantes logo ultrapassaram os três primeiros colocados. Os alunos postavamno Instagram as tarefas realizadas. Diretor, coordenador e professores também seenvolveram nas atividades. A instituição passava por um momento muito sério deadaptação ao novo sistema de ensino, com aulas online, mesmo assim conseguiu-seobter bons resultados e criar um novo tipo de ação dentro da pesquisa. Esta pesquisa,ao lado de seu objetivo principal que foi a contribuição pela paz na escola, gerou umresultado secundário, a criatividade para a sua continuidade, a realização de formaonline. Em seu pós-teste foi verificado que, 71,4% dos alunos que o responderam,tiveram conhecimento dos concursos e que 85,7% disseram acreditar que ele possacontribuir com a paz na escola. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 1996 enfatizaa necessidade de os professores cultivarem os valores éticos e morais para propiciaroportunidades reais para que os alunos estejam permanentemente em busca daconstrução de sua cidadania.UniCEUBChristina Pereira Batista, KarlaGonçalves Tavares, ÁguedaEleusa Montenegro, Maria2021-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/752810.5102/pic.n0.2019.7528Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa; PIC 20192595-4563reponame:Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisainstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/7528/4755Direitos autorais 2021 Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-08T14:55:58Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/7528Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/picPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/oaifernanda.lima@ceub.edu.br || rodrigo.peres@uniceub.br2595-45632595-4563opendoar:2024-02-08T14:55:58Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A paz na escola: um trabalho de intervenção |
title |
A paz na escola: um trabalho de intervenção |
spellingShingle |
A paz na escola: um trabalho de intervenção Christina Pereira Batista, Karla Violência Escolar. A paz na escola. Intervenção à violência. |
title_short |
A paz na escola: um trabalho de intervenção |
title_full |
A paz na escola: um trabalho de intervenção |
title_fullStr |
A paz na escola: um trabalho de intervenção |
title_full_unstemmed |
A paz na escola: um trabalho de intervenção |
title_sort |
A paz na escola: um trabalho de intervenção |
author |
Christina Pereira Batista, Karla |
author_facet |
Christina Pereira Batista, Karla Gonçalves Tavares, Águeda Eleusa Montenegro, Maria |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves Tavares, Águeda Eleusa Montenegro, Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Christina Pereira Batista, Karla Gonçalves Tavares, Águeda Eleusa Montenegro, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência Escolar. A paz na escola. Intervenção à violência. |
topic |
Violência Escolar. A paz na escola. Intervenção à violência. |
description |
Esta pesquisa pretendeu contribuir para a Cultura da Paz na escola e,consequentemente, ao combate à violência escolar, tomando como referência umaescola pública, em Brasília-DF. Foi desenvolvida em seu segundo ano, após teremsidos verificados os resultados positivos do primeiro ano. Nestes dois anos, tratou deuma pesquisa-ação, com a utilização de grande abrangência de atividades relacionadasà paz na escola, desde rodas de conversa folhetos sobre a Paz, participação daSemana da Consciência Negra, concursos, dentre outros. A violência na escola,atualmente, constitui um problema social e, em parte, é responsável pela evasãoescolar, pelo afastamento de professores e/ou licença médica, causada por doençaspsicossomáticas, como o estresse, pelo baixo rendimento dos alunos. A abordagemmetodológica da pesquisa foi a pesquisa-ação, ou de intervenção. O cenário escolhidopara a pesquisa foram os anos finais do Ensino Fundamental II. Todos os alunos doturno escolhido foram atingidos pelo processo de continuidade da pesquisa. O primeirosemestre ocorreu conforme o previsto, mas, em seu segundo semestre, devido à Covid-19, o projeto teve que ser desenvolvido online, pelo Instagram. As reuniões com ogrupo de pesquisa foram realizadas semanalmente via o google meet. Foram feitos osconcursos: música pela paz, criação de brinquedos recicláveis para doação, cartazessobre como ser solidário durante a pandemia e o desenvolvimento de boas ações,durante todo o semestre escolar. Foi realizado o pré-teste no início do trabalho. Comoinstrumento foi utilizado um questionário semiestruturado. Após passados os diasiniciais da suspensão da pesquisa, devido à pandemia, iniciou-se a discussão de comodar continuidade a ele, que tinha características presenciais. Foi aí que surgiu a ideiada utilização do Instagram para a realização dos concursos, todos voltados para a pazna escola. Primeiro era feito um pequeno folheto, de cada um dos quatro concursosrealizados, e colocado na rede social, explicando todo o concurso e sua premiação queseria feita com caixas de bombons. Os concursos iniciaram-se de forma tímida, mas osseus participantes logo ultrapassaram os três primeiros colocados. Os alunos postavamno Instagram as tarefas realizadas. Diretor, coordenador e professores também seenvolveram nas atividades. A instituição passava por um momento muito sério deadaptação ao novo sistema de ensino, com aulas online, mesmo assim conseguiu-seobter bons resultados e criar um novo tipo de ação dentro da pesquisa. Esta pesquisa,ao lado de seu objetivo principal que foi a contribuição pela paz na escola, gerou umresultado secundário, a criatividade para a sua continuidade, a realização de formaonline. Em seu pós-teste foi verificado que, 71,4% dos alunos que o responderam,tiveram conhecimento dos concursos e que 85,7% disseram acreditar que ele possacontribuir com a paz na escola. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 1996 enfatizaa necessidade de os professores cultivarem os valores éticos e morais para propiciaroportunidades reais para que os alunos estejam permanentemente em busca daconstrução de sua cidadania. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/7528 10.5102/pic.n0.2019.7528 |
url |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/7528 |
identifier_str_mv |
10.5102/pic.n0.2019.7528 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/7528/4755 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa; PIC 2019 2595-4563 reponame:Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa |
collection |
Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
fernanda.lima@ceub.edu.br || rodrigo.peres@uniceub.br |
_version_ |
1815709485087326208 |