A paz na escola: um trabalho de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Christina Pereira Batista, Karla
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gonçalves Tavares, Águeda, Eleusa Montenegro, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
Texto Completo: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/7528
Resumo: Esta pesquisa pretendeu contribuir para a Cultura da Paz na escola e,consequentemente, ao combate à violência escolar, tomando como referência umaescola pública, em Brasília-DF. Foi desenvolvida em seu segundo ano, após teremsidos verificados os resultados positivos do primeiro ano. Nestes dois anos, tratou deuma pesquisa-ação, com a utilização de grande abrangência de atividades relacionadasà paz na escola, desde rodas de conversa folhetos sobre a Paz, participação daSemana da Consciência Negra, concursos, dentre outros. A violência na escola,atualmente, constitui um problema social e, em parte, é responsável pela evasãoescolar, pelo afastamento de professores e/ou licença médica, causada por doençaspsicossomáticas, como o estresse, pelo baixo rendimento dos alunos. A abordagemmetodológica da pesquisa foi a pesquisa-ação, ou de intervenção. O cenário escolhidopara a pesquisa foram os anos finais do Ensino Fundamental II. Todos os alunos doturno escolhido foram atingidos pelo processo de continuidade da pesquisa. O primeirosemestre ocorreu conforme o previsto, mas, em seu segundo semestre, devido à Covid-19, o projeto teve que ser desenvolvido online, pelo Instagram. As reuniões com ogrupo de pesquisa foram realizadas semanalmente via o google meet. Foram feitos osconcursos: música pela paz, criação de brinquedos recicláveis para doação, cartazessobre como ser solidário durante a pandemia e o desenvolvimento de boas ações,durante todo o semestre escolar. Foi realizado o pré-teste no início do trabalho. Comoinstrumento foi utilizado um questionário semiestruturado. Após passados os diasiniciais da suspensão da pesquisa, devido à pandemia, iniciou-se a discussão de comodar continuidade a ele, que tinha características presenciais. Foi aí que surgiu a ideiada utilização do Instagram para a realização dos concursos, todos voltados para a pazna escola. Primeiro era feito um pequeno folheto, de cada um dos quatro concursosrealizados, e colocado na rede social, explicando todo o concurso e sua premiação queseria feita com caixas de bombons. Os concursos iniciaram-se de forma tímida, mas osseus participantes logo ultrapassaram os três primeiros colocados. Os alunos postavamno Instagram as tarefas realizadas. Diretor, coordenador e professores também seenvolveram nas atividades. A instituição passava por um momento muito sério deadaptação ao novo sistema de ensino, com aulas online, mesmo assim conseguiu-seobter bons resultados e criar um novo tipo de ação dentro da pesquisa. Esta pesquisa,ao lado de seu objetivo principal que foi a contribuição pela paz na escola, gerou umresultado secundário, a criatividade para a sua continuidade, a realização de formaonline. Em seu pós-teste foi verificado que, 71,4% dos alunos que o responderam,tiveram conhecimento dos concursos e que 85,7% disseram acreditar que ele possacontribuir com a paz na escola. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 1996 enfatizaa necessidade de os professores cultivarem os valores éticos e morais para propiciaroportunidades reais para que os alunos estejam permanentemente em busca daconstrução de sua cidadania.
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