Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Universitas: Gestão e TI |
DOI: | 10.5102/un.gti.v4i2.2802 |
Texto Completo: | https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/2802 |
Resumo: | O objeto do presente artigo refere-se à terceirização de serviço de impressão realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, também chamado de outsourcing, que é uma tendência crescente na Administração Pública. Essa ferramenta de gestão, que se formaliza por meio de contratação, tem por finalidade a redução de custos por meio da prestação de serviços e/ou fornecimento de bens de consumo, fazendo com que a administração Pública se preocupe mais com suas atividades principais. A Administração da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, no ano de 2009, fez um levantamento com a finalidade de verificar o quantitativo de impressoras que eram utilizadas na Instituição, chegando-se ao número de 2.699 impressoras, sendo as impressoras de diferentes marcas e modelos. Tendo acesso a estes dados, a Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina determinou a abertura de processo licitatório para contratação de outsourcing de serviços de impressão. A pesquisa foi realizada de forma descritiva, bibliográfica e um estudo de caso. A coleta dos dados foi documental e por meio de questionários e a análise dos dados de forma estatística com medidas descritivas. Esse estudo teve por finalidade analisar os resultados obtidos com a contratação do serviço de outsourcing de impressão mostrando as suas vantagens a UFSC. |
id |
UNICEUB-9_62a3c5921ebc9c4c94b6cf5b01d4315c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/2802 |
network_acronym_str |
UNICEUB-9 |
network_name_str |
Universitas: Gestão e TI |
spelling |
Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802O objeto do presente artigo refere-se à terceirização de serviço de impressão realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, também chamado de outsourcing, que é uma tendência crescente na Administração Pública. Essa ferramenta de gestão, que se formaliza por meio de contratação, tem por finalidade a redução de custos por meio da prestação de serviços e/ou fornecimento de bens de consumo, fazendo com que a administração Pública se preocupe mais com suas atividades principais. A Administração da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, no ano de 2009, fez um levantamento com a finalidade de verificar o quantitativo de impressoras que eram utilizadas na Instituição, chegando-se ao número de 2.699 impressoras, sendo as impressoras de diferentes marcas e modelos. Tendo acesso a estes dados, a Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina determinou a abertura de processo licitatório para contratação de outsourcing de serviços de impressão. A pesquisa foi realizada de forma descritiva, bibliográfica e um estudo de caso. A coleta dos dados foi documental e por meio de questionários e a análise dos dados de forma estatística com medidas descritivas. Esse estudo teve por finalidade analisar os resultados obtidos com a contratação do serviço de outsourcing de impressão mostrando as suas vantagens a UFSC.UniCEUBFilho, Jair NapoleãoAlves, Roberto CarlosNunes, Paula MartinsPacheco, Andressa Sasaki Vasques2014-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/280210.5102/un.gti.v4i2.2802Universitas: Gestão e TI (encerrada); v. 4, n. 2 (2014): Universitas Gestão e TI2179-832X2179-8311reponame:Universitas: Gestão e TIinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/2802/2496info:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-16T15:41:46Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/2802Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gtiPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/oaileonardo.soares@uniceub.br || atendimento.seer@uniceub.br2179-83112179-832Xopendoar:2014-12-16T15:41:46Universitas: Gestão e TI - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802 |
title |
Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802 |
spellingShingle |
Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802 Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802 Filho, Jair Napoleão Filho, Jair Napoleão |
title_short |
Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802 |
title_full |
Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802 |
title_fullStr |
Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802 Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802 |
title_full_unstemmed |
Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802 Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802 |
title_sort |
Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802 |
author |
Filho, Jair Napoleão |
author_facet |
Filho, Jair Napoleão Filho, Jair Napoleão Alves, Roberto Carlos Nunes, Paula Martins Pacheco, Andressa Sasaki Vasques Alves, Roberto Carlos Nunes, Paula Martins Pacheco, Andressa Sasaki Vasques |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Roberto Carlos Nunes, Paula Martins Pacheco, Andressa Sasaki Vasques |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filho, Jair Napoleão Alves, Roberto Carlos Nunes, Paula Martins Pacheco, Andressa Sasaki Vasques |
description |
O objeto do presente artigo refere-se à terceirização de serviço de impressão realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, também chamado de outsourcing, que é uma tendência crescente na Administração Pública. Essa ferramenta de gestão, que se formaliza por meio de contratação, tem por finalidade a redução de custos por meio da prestação de serviços e/ou fornecimento de bens de consumo, fazendo com que a administração Pública se preocupe mais com suas atividades principais. A Administração da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, no ano de 2009, fez um levantamento com a finalidade de verificar o quantitativo de impressoras que eram utilizadas na Instituição, chegando-se ao número de 2.699 impressoras, sendo as impressoras de diferentes marcas e modelos. Tendo acesso a estes dados, a Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina determinou a abertura de processo licitatório para contratação de outsourcing de serviços de impressão. A pesquisa foi realizada de forma descritiva, bibliográfica e um estudo de caso. A coleta dos dados foi documental e por meio de questionários e a análise dos dados de forma estatística com medidas descritivas. Esse estudo teve por finalidade analisar os resultados obtidos com a contratação do serviço de outsourcing de impressão mostrando as suas vantagens a UFSC. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/2802 10.5102/un.gti.v4i2.2802 |
url |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/2802 |
identifier_str_mv |
10.5102/un.gti.v4i2.2802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/2802/2496 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Universitas: Gestão e TI (encerrada); v. 4, n. 2 (2014): Universitas Gestão e TI 2179-832X 2179-8311 reponame:Universitas: Gestão e TI instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Universitas: Gestão e TI |
collection |
Universitas: Gestão e TI |
repository.name.fl_str_mv |
Universitas: Gestão e TI - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
leonardo.soares@uniceub.br || atendimento.seer@uniceub.br |
_version_ |
1822179399117570049 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5102/un.gti.v4i2.2802 |