Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Jair Napoleão
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Alves, Roberto Carlos, Nunes, Paula Martins, Pacheco, Andressa Sasaki Vasques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Universitas: Gestão e TI
DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802
Texto Completo: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/2802
Resumo: O objeto do presente artigo refere-se à terceirização de serviço de impressão realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, também chamado de outsourcing, que é uma tendência crescente na Administração Pública. Essa ferramenta de gestão, que se formaliza por meio de contratação, tem por finalidade a redução de custos por meio da prestação de serviços e/ou fornecimento de bens de consumo, fazendo com que a administração Pública se preocupe mais com suas atividades principais. A Administração da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, no ano de 2009, fez um levantamento com a finalidade de verificar o quantitativo de impressoras que eram utilizadas na Instituição, chegando-se ao número de 2.699 impressoras, sendo as impressoras de diferentes marcas e modelos. Tendo acesso a estes dados, a Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina determinou a abertura de processo licitatório para contratação de outsourcing de serviços de impressão. A pesquisa foi realizada de forma descritiva, bibliográfica e um estudo de caso. A coleta dos dados foi documental e por meio de questionários e a análise dos dados de forma estatística com medidas descritivas. Esse estudo teve por finalidade analisar os resultados obtidos com a contratação do serviço de outsourcing de impressão mostrando as suas vantagens a UFSC.
id UNICEUB-9_62a3c5921ebc9c4c94b6cf5b01d4315c
oai_identifier_str oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/2802
network_acronym_str UNICEUB-9
network_name_str Universitas: Gestão e TI
spelling Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802O objeto do presente artigo refere-se à terceirização de serviço de impressão realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, também chamado de outsourcing, que é uma tendência crescente na Administração Pública. Essa ferramenta de gestão, que se formaliza por meio de contratação, tem por finalidade a redução de custos por meio da prestação de serviços e/ou fornecimento de bens de consumo, fazendo com que a administração Pública se preocupe mais com suas atividades principais. A Administração da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, no ano de 2009, fez um levantamento com a finalidade de verificar o quantitativo de impressoras que eram utilizadas na Instituição, chegando-se ao número de 2.699 impressoras, sendo as impressoras de diferentes marcas e modelos. Tendo acesso a estes dados, a Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina determinou a abertura de processo licitatório para contratação de outsourcing de serviços de impressão. A pesquisa foi realizada de forma descritiva, bibliográfica e um estudo de caso. A coleta dos dados foi documental e por meio de questionários e a análise dos dados de forma estatística com medidas descritivas. Esse estudo teve por finalidade analisar os resultados obtidos com a contratação do serviço de outsourcing de impressão mostrando as suas vantagens a UFSC.UniCEUBFilho, Jair NapoleãoAlves, Roberto CarlosNunes, Paula MartinsPacheco, Andressa Sasaki Vasques2014-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/280210.5102/un.gti.v4i2.2802Universitas: Gestão e TI (encerrada); v. 4, n. 2 (2014): Universitas Gestão e TI2179-832X2179-8311reponame:Universitas: Gestão e TIinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/2802/2496info:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-16T15:41:46Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/2802Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gtiPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/oaileonardo.soares@uniceub.br || atendimento.seer@uniceub.br2179-83112179-832Xopendoar:2014-12-16T15:41:46Universitas: Gestão e TI - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802
title Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802
spellingShingle Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802
Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802
Filho, Jair Napoleão
Filho, Jair Napoleão
title_short Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802
title_full Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802
title_fullStr Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802
Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802
title_full_unstemmed Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802
Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802
title_sort Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802
author Filho, Jair Napoleão
author_facet Filho, Jair Napoleão
Filho, Jair Napoleão
Alves, Roberto Carlos
Nunes, Paula Martins
Pacheco, Andressa Sasaki Vasques
Alves, Roberto Carlos
Nunes, Paula Martins
Pacheco, Andressa Sasaki Vasques
author_role author
author2 Alves, Roberto Carlos
Nunes, Paula Martins
Pacheco, Andressa Sasaki Vasques
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, Jair Napoleão
Alves, Roberto Carlos
Nunes, Paula Martins
Pacheco, Andressa Sasaki Vasques
description O objeto do presente artigo refere-se à terceirização de serviço de impressão realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, também chamado de outsourcing, que é uma tendência crescente na Administração Pública. Essa ferramenta de gestão, que se formaliza por meio de contratação, tem por finalidade a redução de custos por meio da prestação de serviços e/ou fornecimento de bens de consumo, fazendo com que a administração Pública se preocupe mais com suas atividades principais. A Administração da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, no ano de 2009, fez um levantamento com a finalidade de verificar o quantitativo de impressoras que eram utilizadas na Instituição, chegando-se ao número de 2.699 impressoras, sendo as impressoras de diferentes marcas e modelos. Tendo acesso a estes dados, a Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina determinou a abertura de processo licitatório para contratação de outsourcing de serviços de impressão. A pesquisa foi realizada de forma descritiva, bibliográfica e um estudo de caso. A coleta dos dados foi documental e por meio de questionários e a análise dos dados de forma estatística com medidas descritivas. Esse estudo teve por finalidade analisar os resultados obtidos com a contratação do serviço de outsourcing de impressão mostrando as suas vantagens a UFSC.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/2802
10.5102/un.gti.v4i2.2802
url https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/2802
identifier_str_mv 10.5102/un.gti.v4i2.2802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/2802/2496
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
dc.source.none.fl_str_mv Universitas: Gestão e TI (encerrada); v. 4, n. 2 (2014): Universitas Gestão e TI
2179-832X
2179-8311
reponame:Universitas: Gestão e TI
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Universitas: Gestão e TI
collection Universitas: Gestão e TI
repository.name.fl_str_mv Universitas: Gestão e TI - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv leonardo.soares@uniceub.br || atendimento.seer@uniceub.br
_version_ 1822179399117570049
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5102/un.gti.v4i2.2802