Relação entre a percepção de qualidade e a classe econômica em serviço odontológico - doi: 10.5102/un.gti.v1i2.1275
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Universitas: Gestão e TI |
DOI: | 10.5102/un.gti.v1i2.1275 |
Texto Completo: | https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/1275 |
Resumo: | No setor de serviços, o desafio para fidelizar clientes é grande devido às suas características de intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. No setor odontológico, a dificuldade é ainda maior. A fidelização depende da satisfação do paciente e o conjunto de experiências de satisfação do paciente forma a sua percepção de qualidade. Neste estudo, foi utilizado o modelo de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1991), segundo o qual, a percepção de qualidade de serviços pelos consumidores pode ser dividida em cinco critérios: tangibilidade, confiabilidade, atendimento, segurança e empatia. Dessa forma, a percepção de qualidade baseia-se em aspectos objetivos e subjetivos, sofrendo influência de diversos fatores, dentre os quais podemos destacar a classe econômica. Este estudo busca analisar a relação entre a classe econômica e a percepção de qualidade do consumidor no setor de serviços odontológicos. Para mensurar a percepção de qualidade, foi adotada a escala SERVQUAL adaptada e, para identificar a classe econômica, utilizou-se o Critério Brasil 2008 recomendado pela ABEP. Após a aplicação dos questionários, os dados foram transformados em estatística no Excel e se estabeleceu uma relação por meio de gráficos entre a classe econômica e o desempenho percebido para cada dimensão. Em seguida, os resultados foram confrontados com as teorias dos autores, de forma que comprovaram as teorias de Zeithaml et al. (1990 apud LOVELOCK; WRIGHT, 2006), e de Lemme, Noronha e Resende (1991), que tratam, respectivamente, da importância da dimensão confiabilidade na percepção de qualidade pelos clientes e a influência do nível econômico dos clientes nas suas exigências e expectativas. Assim, é de extrema importância que as empresas procurem entender os fatores que influenciam a percepção do consumidor para serem capazes de atender às suas expectativas e mantê-lo satisfeito. E para se alcançar o objetivo maior, que é manter e fidelizar o consumidor, todo o trabalho da empresa deve estar voltado para o consumidor. Atualmente, existe uma enorme carência de análises de marketing e gestão no setor odontológico, mas esse quadro deve mudar em face das transformações que a odontologia vem sofrendo e da necessidade de fidelizar os pacientes. Palavras-chave: Odontologia. Satisfação. Percepção de qualidade. Classe econômica. |
id |
UNICEUB-9_846a32a0fc5467c52b3eec1165ae9b92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/1275 |
network_acronym_str |
UNICEUB-9 |
network_name_str |
Universitas: Gestão e TI |
spelling |
Relação entre a percepção de qualidade e a classe econômica em serviço odontológico - doi: 10.5102/un.gti.v1i2.1275No setor de serviços, o desafio para fidelizar clientes é grande devido às suas características de intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. No setor odontológico, a dificuldade é ainda maior. A fidelização depende da satisfação do paciente e o conjunto de experiências de satisfação do paciente forma a sua percepção de qualidade. Neste estudo, foi utilizado o modelo de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1991), segundo o qual, a percepção de qualidade de serviços pelos consumidores pode ser dividida em cinco critérios: tangibilidade, confiabilidade, atendimento, segurança e empatia. Dessa forma, a percepção de qualidade baseia-se em aspectos objetivos e subjetivos, sofrendo influência de diversos fatores, dentre os quais podemos destacar a classe econômica. Este estudo busca analisar a relação entre a classe econômica e a percepção de qualidade do consumidor no setor de serviços odontológicos. Para mensurar a percepção de qualidade, foi adotada a escala SERVQUAL adaptada e, para identificar a classe econômica, utilizou-se o Critério Brasil 2008 recomendado pela ABEP. Após a aplicação dos questionários, os dados foram transformados em estatística no Excel e se estabeleceu uma relação por meio de gráficos entre a classe econômica e o desempenho percebido para cada dimensão. Em seguida, os resultados foram confrontados com as teorias dos autores, de forma que comprovaram as teorias de Zeithaml et al. (1990 apud LOVELOCK; WRIGHT, 2006), e de Lemme, Noronha e Resende (1991), que tratam, respectivamente, da importância da dimensão confiabilidade na percepção de qualidade pelos clientes e a influência do nível econômico dos clientes nas suas exigências e expectativas. Assim, é de extrema importância que as empresas procurem entender os fatores que influenciam a percepção do consumidor para serem capazes de atender às suas expectativas e mantê-lo satisfeito. E para se alcançar o objetivo maior, que é manter e fidelizar o consumidor, todo o trabalho da empresa deve estar voltado para o consumidor. Atualmente, existe uma enorme carência de análises de marketing e gestão no setor odontológico, mas esse quadro deve mudar em face das transformações que a odontologia vem sofrendo e da necessidade de fidelizar os pacientes. Palavras-chave: Odontologia. Satisfação. Percepção de qualidade. Classe econômica.UniCEUB2011-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/127510.5102/un.gti.v1i2.1275Universitas: Gestão e TI (encerrada); v. 1, n. 2 (2011)2179-832X2179-8311reponame:Universitas: Gestão e TIinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/1275/1485Fittipaldi, Andrea DornellesAraujo, Carolina Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-09T11:59:45Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/1275Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gtiPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/oaileonardo.soares@uniceub.br || atendimento.seer@uniceub.br2179-83112179-832Xopendoar:2011-11-09T11:59:45Universitas: Gestão e TI - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre a percepção de qualidade e a classe econômica em serviço odontológico - doi: 10.5102/un.gti.v1i2.1275 |
title |
Relação entre a percepção de qualidade e a classe econômica em serviço odontológico - doi: 10.5102/un.gti.v1i2.1275 |
spellingShingle |
Relação entre a percepção de qualidade e a classe econômica em serviço odontológico - doi: 10.5102/un.gti.v1i2.1275 Relação entre a percepção de qualidade e a classe econômica em serviço odontológico - doi: 10.5102/un.gti.v1i2.1275 Fittipaldi, Andrea Dornelles Fittipaldi, Andrea Dornelles |
title_short |
Relação entre a percepção de qualidade e a classe econômica em serviço odontológico - doi: 10.5102/un.gti.v1i2.1275 |
title_full |
Relação entre a percepção de qualidade e a classe econômica em serviço odontológico - doi: 10.5102/un.gti.v1i2.1275 |
title_fullStr |
Relação entre a percepção de qualidade e a classe econômica em serviço odontológico - doi: 10.5102/un.gti.v1i2.1275 Relação entre a percepção de qualidade e a classe econômica em serviço odontológico - doi: 10.5102/un.gti.v1i2.1275 |
title_full_unstemmed |
Relação entre a percepção de qualidade e a classe econômica em serviço odontológico - doi: 10.5102/un.gti.v1i2.1275 Relação entre a percepção de qualidade e a classe econômica em serviço odontológico - doi: 10.5102/un.gti.v1i2.1275 |
title_sort |
Relação entre a percepção de qualidade e a classe econômica em serviço odontológico - doi: 10.5102/un.gti.v1i2.1275 |
author |
Fittipaldi, Andrea Dornelles |
author_facet |
Fittipaldi, Andrea Dornelles Fittipaldi, Andrea Dornelles Araujo, Carolina Lopes Araujo, Carolina Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Carolina Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fittipaldi, Andrea Dornelles Araujo, Carolina Lopes |
description |
No setor de serviços, o desafio para fidelizar clientes é grande devido às suas características de intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. No setor odontológico, a dificuldade é ainda maior. A fidelização depende da satisfação do paciente e o conjunto de experiências de satisfação do paciente forma a sua percepção de qualidade. Neste estudo, foi utilizado o modelo de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1991), segundo o qual, a percepção de qualidade de serviços pelos consumidores pode ser dividida em cinco critérios: tangibilidade, confiabilidade, atendimento, segurança e empatia. Dessa forma, a percepção de qualidade baseia-se em aspectos objetivos e subjetivos, sofrendo influência de diversos fatores, dentre os quais podemos destacar a classe econômica. Este estudo busca analisar a relação entre a classe econômica e a percepção de qualidade do consumidor no setor de serviços odontológicos. Para mensurar a percepção de qualidade, foi adotada a escala SERVQUAL adaptada e, para identificar a classe econômica, utilizou-se o Critério Brasil 2008 recomendado pela ABEP. Após a aplicação dos questionários, os dados foram transformados em estatística no Excel e se estabeleceu uma relação por meio de gráficos entre a classe econômica e o desempenho percebido para cada dimensão. Em seguida, os resultados foram confrontados com as teorias dos autores, de forma que comprovaram as teorias de Zeithaml et al. (1990 apud LOVELOCK; WRIGHT, 2006), e de Lemme, Noronha e Resende (1991), que tratam, respectivamente, da importância da dimensão confiabilidade na percepção de qualidade pelos clientes e a influência do nível econômico dos clientes nas suas exigências e expectativas. Assim, é de extrema importância que as empresas procurem entender os fatores que influenciam a percepção do consumidor para serem capazes de atender às suas expectativas e mantê-lo satisfeito. E para se alcançar o objetivo maior, que é manter e fidelizar o consumidor, todo o trabalho da empresa deve estar voltado para o consumidor. Atualmente, existe uma enorme carência de análises de marketing e gestão no setor odontológico, mas esse quadro deve mudar em face das transformações que a odontologia vem sofrendo e da necessidade de fidelizar os pacientes. Palavras-chave: Odontologia. Satisfação. Percepção de qualidade. Classe econômica. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/1275 10.5102/un.gti.v1i2.1275 |
url |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/1275 |
identifier_str_mv |
10.5102/un.gti.v1i2.1275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/1275/1485 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Universitas: Gestão e TI (encerrada); v. 1, n. 2 (2011) 2179-832X 2179-8311 reponame:Universitas: Gestão e TI instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Universitas: Gestão e TI |
collection |
Universitas: Gestão e TI |
repository.name.fl_str_mv |
Universitas: Gestão e TI - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
leonardo.soares@uniceub.br || atendimento.seer@uniceub.br |
_version_ |
1822179399130152960 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5102/un.gti.v1i2.1275 |