Fundamentos da Educação Estética na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trezzi, Clóvis
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Berkenbrock-Rosito, Margaréte May
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/157
Resumo: Resumo A preocupação com a Educação Estética na formação de professores é foco deste estudo. A partir da concepção de Schiller e Freire, demonstramos a fundamentação de uma Educação Estética na formação de professores convergente com a concepção de Ricoeur sobre as narrativas no desenvolvimento da identidade pessoal dos sujeitos, proporcionando um encontro com a proposta de La Salle para a formação de professores. Este estudo tem como objetivo refletir a dimensão de Educação Estética visando à formação de professores mais humana e contribuir para o reconhecimento dos professores como sujeitos da própria história. Os resultados deste estudo apontam as narrativas como um elemento importante na escola, de maneira especial, na formação de professores.Palavras-chave: Educação estética; Formação de professores; Identidade narrativa.Fundamentals of Esthetic Education in teacher trainingAbstractThe concern about Esthetic Education in teacher training is the focus of this study. Based on the Schiller and Freire
id UNICID_02af09d6280ebbc95957290879f76d97
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/157
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Fundamentos da Educação Estética na formação de professoresEducação estéticaformação de professoresidentidade narrativaResumo A preocupação com a Educação Estética na formação de professores é foco deste estudo. A partir da concepção de Schiller e Freire, demonstramos a fundamentação de uma Educação Estética na formação de professores convergente com a concepção de Ricoeur sobre as narrativas no desenvolvimento da identidade pessoal dos sujeitos, proporcionando um encontro com a proposta de La Salle para a formação de professores. Este estudo tem como objetivo refletir a dimensão de Educação Estética visando à formação de professores mais humana e contribuir para o reconhecimento dos professores como sujeitos da própria história. Os resultados deste estudo apontam as narrativas como um elemento importante na escola, de maneira especial, na formação de professores.Palavras-chave: Educação estética; Formação de professores; Identidade narrativa.Fundamentals of Esthetic Education in teacher trainingAbstractThe concern about Esthetic Education in teacher training is the focus of this study. Based on the Schiller and FreireUniversidade Cidade de São Paulo2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/15710.26843/v3.n2.2010.157.p35 - 45Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 2 (2010): jul/dez 2010; 35 - 451982-863210.26843/ae.v3.n2.2010reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/157/413Copyright (c) 2017 Clóvis Trezzi, Margaréte May Berkenbrock-Rositoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrezzi, ClóvisBerkenbrock-Rosito, Margaréte May2018-07-04T10:16:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/157Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T10:16:49Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Fundamentos da Educação Estética na formação de professores
title Fundamentos da Educação Estética na formação de professores
spellingShingle Fundamentos da Educação Estética na formação de professores
Trezzi, Clóvis
Educação estética
formação de professores
identidade narrativa
title_short Fundamentos da Educação Estética na formação de professores
title_full Fundamentos da Educação Estética na formação de professores
title_fullStr Fundamentos da Educação Estética na formação de professores
title_full_unstemmed Fundamentos da Educação Estética na formação de professores
title_sort Fundamentos da Educação Estética na formação de professores
author Trezzi, Clóvis
author_facet Trezzi, Clóvis
Berkenbrock-Rosito, Margaréte May
author_role author
author2 Berkenbrock-Rosito, Margaréte May
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trezzi, Clóvis
Berkenbrock-Rosito, Margaréte May
dc.subject.por.fl_str_mv Educação estética
formação de professores
identidade narrativa
topic Educação estética
formação de professores
identidade narrativa
description Resumo A preocupação com a Educação Estética na formação de professores é foco deste estudo. A partir da concepção de Schiller e Freire, demonstramos a fundamentação de uma Educação Estética na formação de professores convergente com a concepção de Ricoeur sobre as narrativas no desenvolvimento da identidade pessoal dos sujeitos, proporcionando um encontro com a proposta de La Salle para a formação de professores. Este estudo tem como objetivo refletir a dimensão de Educação Estética visando à formação de professores mais humana e contribuir para o reconhecimento dos professores como sujeitos da própria história. Os resultados deste estudo apontam as narrativas como um elemento importante na escola, de maneira especial, na formação de professores.Palavras-chave: Educação estética; Formação de professores; Identidade narrativa.Fundamentals of Esthetic Education in teacher trainingAbstractThe concern about Esthetic Education in teacher training is the focus of this study. Based on the Schiller and Freire
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/157
10.26843/v3.n2.2010.157.p35 - 45
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/157
identifier_str_mv 10.26843/v3.n2.2010.157.p35 - 45
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/157/413
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Clóvis Trezzi, Margaréte May Berkenbrock-Rosito
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Clóvis Trezzi, Margaréte May Berkenbrock-Rosito
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 2 (2010): jul/dez 2010; 35 - 45
1982-8632
10.26843/ae.v3.n2.2010
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141523046400