Fundamentos da Educação Estética na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/157 |
Resumo: | Resumo A preocupação com a Educação Estética na formação de professores é foco deste estudo. A partir da concepção de Schiller e Freire, demonstramos a fundamentação de uma Educação Estética na formação de professores convergente com a concepção de Ricoeur sobre as narrativas no desenvolvimento da identidade pessoal dos sujeitos, proporcionando um encontro com a proposta de La Salle para a formação de professores. Este estudo tem como objetivo refletir a dimensão de Educação Estética visando à formação de professores mais humana e contribuir para o reconhecimento dos professores como sujeitos da própria história. Os resultados deste estudo apontam as narrativas como um elemento importante na escola, de maneira especial, na formação de professores.Palavras-chave: Educação estética; Formação de professores; Identidade narrativa.Fundamentals of Esthetic Education in teacher trainingAbstractThe concern about Esthetic Education in teacher training is the focus of this study. Based on the Schiller and Freire |
id |
UNICID_02af09d6280ebbc95957290879f76d97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/157 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Fundamentos da Educação Estética na formação de professoresEducação estéticaformação de professoresidentidade narrativaResumo A preocupação com a Educação Estética na formação de professores é foco deste estudo. A partir da concepção de Schiller e Freire, demonstramos a fundamentação de uma Educação Estética na formação de professores convergente com a concepção de Ricoeur sobre as narrativas no desenvolvimento da identidade pessoal dos sujeitos, proporcionando um encontro com a proposta de La Salle para a formação de professores. Este estudo tem como objetivo refletir a dimensão de Educação Estética visando à formação de professores mais humana e contribuir para o reconhecimento dos professores como sujeitos da própria história. Os resultados deste estudo apontam as narrativas como um elemento importante na escola, de maneira especial, na formação de professores.Palavras-chave: Educação estética; Formação de professores; Identidade narrativa.Fundamentals of Esthetic Education in teacher trainingAbstractThe concern about Esthetic Education in teacher training is the focus of this study. Based on the Schiller and FreireUniversidade Cidade de São Paulo2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/15710.26843/v3.n2.2010.157.p35 - 45Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 2 (2010): jul/dez 2010; 35 - 451982-863210.26843/ae.v3.n2.2010reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/157/413Copyright (c) 2017 Clóvis Trezzi, Margaréte May Berkenbrock-Rositoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrezzi, ClóvisBerkenbrock-Rosito, Margaréte May2018-07-04T10:16:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/157Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T10:16:49Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fundamentos da Educação Estética na formação de professores |
title |
Fundamentos da Educação Estética na formação de professores |
spellingShingle |
Fundamentos da Educação Estética na formação de professores Trezzi, Clóvis Educação estética formação de professores identidade narrativa |
title_short |
Fundamentos da Educação Estética na formação de professores |
title_full |
Fundamentos da Educação Estética na formação de professores |
title_fullStr |
Fundamentos da Educação Estética na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Fundamentos da Educação Estética na formação de professores |
title_sort |
Fundamentos da Educação Estética na formação de professores |
author |
Trezzi, Clóvis |
author_facet |
Trezzi, Clóvis Berkenbrock-Rosito, Margaréte May |
author_role |
author |
author2 |
Berkenbrock-Rosito, Margaréte May |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trezzi, Clóvis Berkenbrock-Rosito, Margaréte May |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação estética formação de professores identidade narrativa |
topic |
Educação estética formação de professores identidade narrativa |
description |
Resumo A preocupação com a Educação Estética na formação de professores é foco deste estudo. A partir da concepção de Schiller e Freire, demonstramos a fundamentação de uma Educação Estética na formação de professores convergente com a concepção de Ricoeur sobre as narrativas no desenvolvimento da identidade pessoal dos sujeitos, proporcionando um encontro com a proposta de La Salle para a formação de professores. Este estudo tem como objetivo refletir a dimensão de Educação Estética visando à formação de professores mais humana e contribuir para o reconhecimento dos professores como sujeitos da própria história. Os resultados deste estudo apontam as narrativas como um elemento importante na escola, de maneira especial, na formação de professores.Palavras-chave: Educação estética; Formação de professores; Identidade narrativa.Fundamentals of Esthetic Education in teacher trainingAbstractThe concern about Esthetic Education in teacher training is the focus of this study. Based on the Schiller and Freire |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/157 10.26843/v3.n2.2010.157.p35 - 45 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/157 |
identifier_str_mv |
10.26843/v3.n2.2010.157.p35 - 45 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/157/413 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Clóvis Trezzi, Margaréte May Berkenbrock-Rosito info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Clóvis Trezzi, Margaréte May Berkenbrock-Rosito |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 2 (2010): jul/dez 2010; 35 - 45 1982-8632 10.26843/ae.v3.n2.2010 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141523046400 |