O círculo reflexivo biográfico na pesquisa com jovens da periferia de Maracanaú-CE
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/718 |
Resumo: | Apresentamos as origens, fontes inspiradoras, fundamentos teóricos e a dinâmica de um dispositivo de pesquisa e de formação intitulado Círculo Reflexivo Biográfico, demonstrando sua fecundidade no processo de biografização desenvolvido com oito jovens, de Maracanaú-CE. Como produto final da tessitura coletiva e dialógica realizada ao longo de oito encontros, foram produzidas histórias de vida. As questões norteadoras foram: Como os projetos e ações governamentais, na esfera municipal, têm repercutido na vida de jovens em situação de risco e vulnerabilidade social? Que pessoas, grupos, instituições e processos colaboraram ao longo de suas trajetórias no processo de resiliência? A análise do corpus foi feita com base no processo auto-organizador da Análise Textual Discursiva, demonstrando a força dos tutores de resiliência advindos da família e de grupos religiosos e o quase silenciamento em reação aos programas oficiais, eivados de lacunas e descontinuidades. |
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O círculo reflexivo biográfico na pesquisa com jovens da periferia de Maracanaú-CECÍRCULO REFLEXIVO BIOGRÁFICO. JUVENTUDE. VULNERABILIDADE SOCIAL. RESILI? NCIA.Apresentamos as origens, fontes inspiradoras, fundamentos teóricos e a dinâmica de um dispositivo de pesquisa e de formação intitulado Círculo Reflexivo Biográfico, demonstrando sua fecundidade no processo de biografização desenvolvido com oito jovens, de Maracanaú-CE. Como produto final da tessitura coletiva e dialógica realizada ao longo de oito encontros, foram produzidas histórias de vida. As questões norteadoras foram: Como os projetos e ações governamentais, na esfera municipal, têm repercutido na vida de jovens em situação de risco e vulnerabilidade social? Que pessoas, grupos, instituições e processos colaboraram ao longo de suas trajetórias no processo de resiliência? A análise do corpus foi feita com base no processo auto-organizador da Análise Textual Discursiva, demonstrando a força dos tutores de resiliência advindos da família e de grupos religiosos e o quase silenciamento em reação aos programas oficiais, eivados de lacunas e descontinuidades. Universidade Cidade de São Paulo2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/71810.26843/v12.n2.2019.718.p263-286Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 2 (2019): Mai. / Ago. - 2019; 263-2861982-863210.26843/ae.v12.n2.2019reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/718/675Copyright (c) 2019 Ercília Maria Braga de Olinda, Elismária Barros Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBraga de Olinda, Ercília MariaBarros Pinto, Elismária2019-09-24T17:17:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/718Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-24T17:17:54Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
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