Gestão escolar e a emancipação do estudante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Helena Machado de Paula
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: do Amaral, Juliana Cristina Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/503
Resumo: RESUMO Pretende-se neste trabalho apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em 2012 e 2013, com o objetivo de verificar características da atuação e conduta de jovens das camadas populares no ambiente de educação formal, a escola e dentro de uma instituição socioeducativa, sem a finalidade de compará-las. Fundamentou-se teoricamente em Apple e Sacristán, Pais e Dayrell. Utilizou-se uma metodologia com abordagem qualitativa e, como instrumentos, reuniões com características de grupo focal, observação de condutas dos sujeitos envolvidos e entrevistas. Analisaram-se os dados a partir de quatro categorias: diálogo, participação, satisfação e autonomia. Constatou-se que, no processo emancipatório do aluno, o paradigma de gestão escolar assumido, mais do que a formalidade da instituição, influencia a conduta do estudante.Palavras-chave: Gestão escolar; Instituição sócio-educativa; Processo emancipatório.SCHOOL MANAGEMENT AND STUDENT EMANCIPATIONABSTRACT In this article one intends to show the results of a research carried out in 2012 and 2013, aiming to observe the main acting and behavioral characteristics of lower classes young fellows in the formal education context, the school as well as inside a socio-educational institute, without the aim of comparison. Theoretically founded in Apple and Sacristan, Pais and Dayrell. One used a methodology as a qualitative approach and as instruments meetings with characteristics of focus groups, behavioral observations of the enrolled subjects and interviews. Provided data were analyzed from 4 categories: dialog, participation, satisfaction and autonomy. One found that in the student emancipation process the admitted management paradigm influences the student attitude, more than the formality of the institution.Key words: School management; Socio-educational institution;Emancipation process.
id UNICID_24edd7a9447674123ffd8115f50e1957
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/503
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Gestão escolar e a emancipação do estudanteGestão escolarInstituição sócio-educativaProcesso emancipatório.RESUMO Pretende-se neste trabalho apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em 2012 e 2013, com o objetivo de verificar características da atuação e conduta de jovens das camadas populares no ambiente de educação formal, a escola e dentro de uma instituição socioeducativa, sem a finalidade de compará-las. Fundamentou-se teoricamente em Apple e Sacristán, Pais e Dayrell. Utilizou-se uma metodologia com abordagem qualitativa e, como instrumentos, reuniões com características de grupo focal, observação de condutas dos sujeitos envolvidos e entrevistas. Analisaram-se os dados a partir de quatro categorias: diálogo, participação, satisfação e autonomia. Constatou-se que, no processo emancipatório do aluno, o paradigma de gestão escolar assumido, mais do que a formalidade da instituição, influencia a conduta do estudante.Palavras-chave: Gestão escolar; Instituição sócio-educativa; Processo emancipatório.SCHOOL MANAGEMENT AND STUDENT EMANCIPATIONABSTRACT In this article one intends to show the results of a research carried out in 2012 and 2013, aiming to observe the main acting and behavioral characteristics of lower classes young fellows in the formal education context, the school as well as inside a socio-educational institute, without the aim of comparison. Theoretically founded in Apple and Sacristan, Pais and Dayrell. One used a methodology as a qualitative approach and as instruments meetings with characteristics of focus groups, behavioral observations of the enrolled subjects and interviews. Provided data were analyzed from 4 categories: dialog, participation, satisfaction and autonomy. One found that in the student emancipation process the admitted management paradigm influences the student attitude, more than the formality of the institution.Key words: School management; Socio-educational institution;Emancipation process.Universidade Cidade de São Paulo2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/50310.26843/v7.n3.2014.503.p552 - 559Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 3 (2014): Set/Dez 2014; 552 - 5591982-863210.26843/ae.v7.n3.2014reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/503/479Copyright (c) 2018 Helena Machado de Paula Albuquerque, Juliana Cristina Barbosa do Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Helena Machado de Paulado Amaral, Juliana Cristina Barbosa2018-07-03T07:58:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/503Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-03T07:58:11Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar e a emancipação do estudante
title Gestão escolar e a emancipação do estudante
spellingShingle Gestão escolar e a emancipação do estudante
Albuquerque, Helena Machado de Paula
Gestão escolar
Instituição sócio-educativa
Processo emancipatório.
title_short Gestão escolar e a emancipação do estudante
title_full Gestão escolar e a emancipação do estudante
title_fullStr Gestão escolar e a emancipação do estudante
title_full_unstemmed Gestão escolar e a emancipação do estudante
title_sort Gestão escolar e a emancipação do estudante
author Albuquerque, Helena Machado de Paula
author_facet Albuquerque, Helena Machado de Paula
do Amaral, Juliana Cristina Barbosa
author_role author
author2 do Amaral, Juliana Cristina Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Helena Machado de Paula
do Amaral, Juliana Cristina Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Instituição sócio-educativa
Processo emancipatório.
topic Gestão escolar
Instituição sócio-educativa
Processo emancipatório.
description RESUMO Pretende-se neste trabalho apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em 2012 e 2013, com o objetivo de verificar características da atuação e conduta de jovens das camadas populares no ambiente de educação formal, a escola e dentro de uma instituição socioeducativa, sem a finalidade de compará-las. Fundamentou-se teoricamente em Apple e Sacristán, Pais e Dayrell. Utilizou-se uma metodologia com abordagem qualitativa e, como instrumentos, reuniões com características de grupo focal, observação de condutas dos sujeitos envolvidos e entrevistas. Analisaram-se os dados a partir de quatro categorias: diálogo, participação, satisfação e autonomia. Constatou-se que, no processo emancipatório do aluno, o paradigma de gestão escolar assumido, mais do que a formalidade da instituição, influencia a conduta do estudante.Palavras-chave: Gestão escolar; Instituição sócio-educativa; Processo emancipatório.SCHOOL MANAGEMENT AND STUDENT EMANCIPATIONABSTRACT In this article one intends to show the results of a research carried out in 2012 and 2013, aiming to observe the main acting and behavioral characteristics of lower classes young fellows in the formal education context, the school as well as inside a socio-educational institute, without the aim of comparison. Theoretically founded in Apple and Sacristan, Pais and Dayrell. One used a methodology as a qualitative approach and as instruments meetings with characteristics of focus groups, behavioral observations of the enrolled subjects and interviews. Provided data were analyzed from 4 categories: dialog, participation, satisfaction and autonomy. One found that in the student emancipation process the admitted management paradigm influences the student attitude, more than the formality of the institution.Key words: School management; Socio-educational institution;Emancipation process.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/503
10.26843/v7.n3.2014.503.p552 - 559
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/503
identifier_str_mv 10.26843/v7.n3.2014.503.p552 - 559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/503/479
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Helena Machado de Paula Albuquerque, Juliana Cristina Barbosa do Amaral
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Helena Machado de Paula Albuquerque, Juliana Cristina Barbosa do Amaral
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 3 (2014): Set/Dez 2014; 552 - 559
1982-8632
10.26843/ae.v7.n3.2014
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141843910656