Gestão escolar e a emancipação do estudante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/503 |
Resumo: | RESUMO Pretende-se neste trabalho apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em 2012 e 2013, com o objetivo de verificar características da atuação e conduta de jovens das camadas populares no ambiente de educação formal, a escola e dentro de uma instituição socioeducativa, sem a finalidade de compará-las. Fundamentou-se teoricamente em Apple e Sacristán, Pais e Dayrell. Utilizou-se uma metodologia com abordagem qualitativa e, como instrumentos, reuniões com características de grupo focal, observação de condutas dos sujeitos envolvidos e entrevistas. Analisaram-se os dados a partir de quatro categorias: diálogo, participação, satisfação e autonomia. Constatou-se que, no processo emancipatório do aluno, o paradigma de gestão escolar assumido, mais do que a formalidade da instituição, influencia a conduta do estudante.Palavras-chave: Gestão escolar; Instituição sócio-educativa; Processo emancipatório.SCHOOL MANAGEMENT AND STUDENT EMANCIPATIONABSTRACT In this article one intends to show the results of a research carried out in 2012 and 2013, aiming to observe the main acting and behavioral characteristics of lower classes young fellows in the formal education context, the school as well as inside a socio-educational institute, without the aim of comparison. Theoretically founded in Apple and Sacristan, Pais and Dayrell. One used a methodology as a qualitative approach and as instruments meetings with characteristics of focus groups, behavioral observations of the enrolled subjects and interviews. Provided data were analyzed from 4 categories: dialog, participation, satisfaction and autonomy. One found that in the student emancipation process the admitted management paradigm influences the student attitude, more than the formality of the institution.Key words: School management; Socio-educational institution;Emancipation process. |
id |
UNICID_24edd7a9447674123ffd8115f50e1957 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/503 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão escolar e a emancipação do estudanteGestão escolarInstituição sócio-educativaProcesso emancipatório.RESUMO Pretende-se neste trabalho apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em 2012 e 2013, com o objetivo de verificar características da atuação e conduta de jovens das camadas populares no ambiente de educação formal, a escola e dentro de uma instituição socioeducativa, sem a finalidade de compará-las. Fundamentou-se teoricamente em Apple e Sacristán, Pais e Dayrell. Utilizou-se uma metodologia com abordagem qualitativa e, como instrumentos, reuniões com características de grupo focal, observação de condutas dos sujeitos envolvidos e entrevistas. Analisaram-se os dados a partir de quatro categorias: diálogo, participação, satisfação e autonomia. Constatou-se que, no processo emancipatório do aluno, o paradigma de gestão escolar assumido, mais do que a formalidade da instituição, influencia a conduta do estudante.Palavras-chave: Gestão escolar; Instituição sócio-educativa; Processo emancipatório.SCHOOL MANAGEMENT AND STUDENT EMANCIPATIONABSTRACT In this article one intends to show the results of a research carried out in 2012 and 2013, aiming to observe the main acting and behavioral characteristics of lower classes young fellows in the formal education context, the school as well as inside a socio-educational institute, without the aim of comparison. Theoretically founded in Apple and Sacristan, Pais and Dayrell. One used a methodology as a qualitative approach and as instruments meetings with characteristics of focus groups, behavioral observations of the enrolled subjects and interviews. Provided data were analyzed from 4 categories: dialog, participation, satisfaction and autonomy. One found that in the student emancipation process the admitted management paradigm influences the student attitude, more than the formality of the institution.Key words: School management; Socio-educational institution;Emancipation process.Universidade Cidade de São Paulo2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/50310.26843/v7.n3.2014.503.p552 - 559Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 3 (2014): Set/Dez 2014; 552 - 5591982-863210.26843/ae.v7.n3.2014reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/503/479Copyright (c) 2018 Helena Machado de Paula Albuquerque, Juliana Cristina Barbosa do Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Helena Machado de Paulado Amaral, Juliana Cristina Barbosa2018-07-03T07:58:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/503Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-03T07:58:11Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão escolar e a emancipação do estudante |
title |
Gestão escolar e a emancipação do estudante |
spellingShingle |
Gestão escolar e a emancipação do estudante Albuquerque, Helena Machado de Paula Gestão escolar Instituição sócio-educativa Processo emancipatório. |
title_short |
Gestão escolar e a emancipação do estudante |
title_full |
Gestão escolar e a emancipação do estudante |
title_fullStr |
Gestão escolar e a emancipação do estudante |
title_full_unstemmed |
Gestão escolar e a emancipação do estudante |
title_sort |
Gestão escolar e a emancipação do estudante |
author |
Albuquerque, Helena Machado de Paula |
author_facet |
Albuquerque, Helena Machado de Paula do Amaral, Juliana Cristina Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
do Amaral, Juliana Cristina Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Helena Machado de Paula do Amaral, Juliana Cristina Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Instituição sócio-educativa Processo emancipatório. |
topic |
Gestão escolar Instituição sócio-educativa Processo emancipatório. |
description |
RESUMO Pretende-se neste trabalho apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em 2012 e 2013, com o objetivo de verificar características da atuação e conduta de jovens das camadas populares no ambiente de educação formal, a escola e dentro de uma instituição socioeducativa, sem a finalidade de compará-las. Fundamentou-se teoricamente em Apple e Sacristán, Pais e Dayrell. Utilizou-se uma metodologia com abordagem qualitativa e, como instrumentos, reuniões com características de grupo focal, observação de condutas dos sujeitos envolvidos e entrevistas. Analisaram-se os dados a partir de quatro categorias: diálogo, participação, satisfação e autonomia. Constatou-se que, no processo emancipatório do aluno, o paradigma de gestão escolar assumido, mais do que a formalidade da instituição, influencia a conduta do estudante.Palavras-chave: Gestão escolar; Instituição sócio-educativa; Processo emancipatório.SCHOOL MANAGEMENT AND STUDENT EMANCIPATIONABSTRACT In this article one intends to show the results of a research carried out in 2012 and 2013, aiming to observe the main acting and behavioral characteristics of lower classes young fellows in the formal education context, the school as well as inside a socio-educational institute, without the aim of comparison. Theoretically founded in Apple and Sacristan, Pais and Dayrell. One used a methodology as a qualitative approach and as instruments meetings with characteristics of focus groups, behavioral observations of the enrolled subjects and interviews. Provided data were analyzed from 4 categories: dialog, participation, satisfaction and autonomy. One found that in the student emancipation process the admitted management paradigm influences the student attitude, more than the formality of the institution.Key words: School management; Socio-educational institution;Emancipation process. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/503 10.26843/v7.n3.2014.503.p552 - 559 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/503 |
identifier_str_mv |
10.26843/v7.n3.2014.503.p552 - 559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/503/479 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Helena Machado de Paula Albuquerque, Juliana Cristina Barbosa do Amaral info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Helena Machado de Paula Albuquerque, Juliana Cristina Barbosa do Amaral |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 3 (2014): Set/Dez 2014; 552 - 559 1982-8632 10.26843/ae.v7.n3.2014 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141843910656 |