Reconhecer ou não reconhecer títulos estrangeiros? A questão posta aos tribunais brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Real, Giselle Cristina Martins
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Costa, Fabricia Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/775
Resumo: Resumo: O artigo tem como objetivo revelar o posicionamento do poder judiciário frente aos processos de reconhecimento de títulos de pós-graduação estrangeiros. Justifica-se a importância dessa temática, em virtude do movimento crescente de estudantes brasileiros que buscam reconhecer seus títulos de pós-graduação. Os embates entre os interessados no reconhecimento dos títulos e a recusa ou demora das instituições em promover o processo, ainda considerando a letargia do legislativo e do executivo em promover soluções, implicaram em diversos processos de interpelação junto ao judiciário. Esses processos chegam às instâncias recursais máximas do judiciário brasileiro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF). Para atender ao objetivo proposto, adotou-se como procedimentos metodológicos a análise documental, tendo como fonte primária as decisões emanadas dos dois tribunais, disponibilizadas nos sítios eletrônicos oficiais. Foi possível observar que das dezoito decisões encontradas no STJ e das dez ações no STF não houve interferência do judiciário, que indeferiu todos os pedidos. Inclusive as quatro Ações Diretas de Inconstitucionalidade julgadas pelo STF foram acatadas, o que levou à declaração de inconstitucionalidade das legislações estaduais que garantiam a promoção na carreira dos servidores por meio de obtenção desses títulos. Conclui-se que o judiciário ao ser interpelado sobre o reconhecimento de títulos estrangeiros responde dando às próprias universidades esse direito. E, portanto, cabe a elas, agora, decidir.  
id UNICID_3e2b81f9ba0b02bc2429ed5642895c20
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/775
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Reconhecer ou não reconhecer títulos estrangeiros? A questão posta aos tribunais brasileirosPolítica educacionalPós-GraduaçãoReconhecimento de Títulos estrangeirosJudicialização da educação.Resumo: O artigo tem como objetivo revelar o posicionamento do poder judiciário frente aos processos de reconhecimento de títulos de pós-graduação estrangeiros. Justifica-se a importância dessa temática, em virtude do movimento crescente de estudantes brasileiros que buscam reconhecer seus títulos de pós-graduação. Os embates entre os interessados no reconhecimento dos títulos e a recusa ou demora das instituições em promover o processo, ainda considerando a letargia do legislativo e do executivo em promover soluções, implicaram em diversos processos de interpelação junto ao judiciário. Esses processos chegam às instâncias recursais máximas do judiciário brasileiro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF). Para atender ao objetivo proposto, adotou-se como procedimentos metodológicos a análise documental, tendo como fonte primária as decisões emanadas dos dois tribunais, disponibilizadas nos sítios eletrônicos oficiais. Foi possível observar que das dezoito decisões encontradas no STJ e das dez ações no STF não houve interferência do judiciário, que indeferiu todos os pedidos. Inclusive as quatro Ações Diretas de Inconstitucionalidade julgadas pelo STF foram acatadas, o que levou à declaração de inconstitucionalidade das legislações estaduais que garantiam a promoção na carreira dos servidores por meio de obtenção desses títulos. Conclui-se que o judiciário ao ser interpelado sobre o reconhecimento de títulos estrangeiros responde dando às próprias universidades esse direito. E, portanto, cabe a elas, agora, decidir.  Universidade Cidade de São Paulo2019-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-zipapplication/x-ziphttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/77510.26843/v12.n3.2019.775.p283-298Revista @mbienteeducação; Vol. 12 No. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 283-298Revista @mbienteeducação; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 283-298Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 283-2981982-863210.26843/ae.v12.n3.2019reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/775/707https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/775/906https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/775/907Copyright (c) 2019 Giselle Cristina Martins Real, Fabricia Gonçalves da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessReal, Giselle Cristina Martinsda Costa, Fabricia Gonçalves2023-07-22T22:42:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/775Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:42:13Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Reconhecer ou não reconhecer títulos estrangeiros? A questão posta aos tribunais brasileiros
title Reconhecer ou não reconhecer títulos estrangeiros? A questão posta aos tribunais brasileiros
spellingShingle Reconhecer ou não reconhecer títulos estrangeiros? A questão posta aos tribunais brasileiros
Real, Giselle Cristina Martins
Política educacional
Pós-Graduação
Reconhecimento de Títulos estrangeiros
Judicialização da educação.
title_short Reconhecer ou não reconhecer títulos estrangeiros? A questão posta aos tribunais brasileiros
title_full Reconhecer ou não reconhecer títulos estrangeiros? A questão posta aos tribunais brasileiros
title_fullStr Reconhecer ou não reconhecer títulos estrangeiros? A questão posta aos tribunais brasileiros
title_full_unstemmed Reconhecer ou não reconhecer títulos estrangeiros? A questão posta aos tribunais brasileiros
title_sort Reconhecer ou não reconhecer títulos estrangeiros? A questão posta aos tribunais brasileiros
author Real, Giselle Cristina Martins
author_facet Real, Giselle Cristina Martins
da Costa, Fabricia Gonçalves
author_role author
author2 da Costa, Fabricia Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Real, Giselle Cristina Martins
da Costa, Fabricia Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Pós-Graduação
Reconhecimento de Títulos estrangeiros
Judicialização da educação.
topic Política educacional
Pós-Graduação
Reconhecimento de Títulos estrangeiros
Judicialização da educação.
description Resumo: O artigo tem como objetivo revelar o posicionamento do poder judiciário frente aos processos de reconhecimento de títulos de pós-graduação estrangeiros. Justifica-se a importância dessa temática, em virtude do movimento crescente de estudantes brasileiros que buscam reconhecer seus títulos de pós-graduação. Os embates entre os interessados no reconhecimento dos títulos e a recusa ou demora das instituições em promover o processo, ainda considerando a letargia do legislativo e do executivo em promover soluções, implicaram em diversos processos de interpelação junto ao judiciário. Esses processos chegam às instâncias recursais máximas do judiciário brasileiro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF). Para atender ao objetivo proposto, adotou-se como procedimentos metodológicos a análise documental, tendo como fonte primária as decisões emanadas dos dois tribunais, disponibilizadas nos sítios eletrônicos oficiais. Foi possível observar que das dezoito decisões encontradas no STJ e das dez ações no STF não houve interferência do judiciário, que indeferiu todos os pedidos. Inclusive as quatro Ações Diretas de Inconstitucionalidade julgadas pelo STF foram acatadas, o que levou à declaração de inconstitucionalidade das legislações estaduais que garantiam a promoção na carreira dos servidores por meio de obtenção desses títulos. Conclui-se que o judiciário ao ser interpelado sobre o reconhecimento de títulos estrangeiros responde dando às próprias universidades esse direito. E, portanto, cabe a elas, agora, decidir.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/775
10.26843/v12.n3.2019.775.p283-298
url https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/775
identifier_str_mv 10.26843/v12.n3.2019.775.p283-298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/775/707
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/775/906
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/775/907
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Giselle Cristina Martins Real, Fabricia Gonçalves da Costa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Giselle Cristina Martins Real, Fabricia Gonçalves da Costa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-zip
application/x-zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; Vol. 12 No. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 283-298
Revista @mbienteeducação; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 283-298
Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 283-298
1982-8632
10.26843/ae.v12.n3.2019
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315140435673088