Narrativas e aprendizagens experienciais de crianças de uma escola de educação infantil rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coêlho, Patrícia Júlia Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Clementino de Souza, Elizeu Clementino de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/711
Resumo: Este artigo aborda questões concernentes à pesquisa (auto)biográfica ao enfatizar, nas análises das narrativas de crianças de0 a6 anos, o processo de constituição de aprendizagens experienciais no contexto de uma escola pública rural de Educação Infantil. As análises das narrativas das crianças dialogaram com os princípios da Sociologia da Infância e da abordagem (auto)biográfica. Para a recolha das narrativas infantis, foram utilizados como dispositivos metodológicos rodas de conversa, desenhos infantis e diálogos narrativos com cada criança colaboradora da pesquisa. Busca-se, com as reflexões apresentadas, ampliar os debates sobre as diferentes infâncias e sobre as aprendizagens experienciais, considerando os sentidos que as crianças de localidades rurais atribuem às experiências vividas nos diferentes contextos em que a educação delas se materializa, especialmente, no contexto escolar.
id UNICID_43fadc118da0b1e1a5d30c9ce3f47efc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/711
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Narrativas e aprendizagens experienciais de crianças de uma escola de educação infantil ruralPesquisa (auto)biográficaNarrativas de criançasAprendizagens experienciaisEste artigo aborda questões concernentes à pesquisa (auto)biográfica ao enfatizar, nas análises das narrativas de crianças de0 a6 anos, o processo de constituição de aprendizagens experienciais no contexto de uma escola pública rural de Educação Infantil. As análises das narrativas das crianças dialogaram com os princípios da Sociologia da Infância e da abordagem (auto)biográfica. Para a recolha das narrativas infantis, foram utilizados como dispositivos metodológicos rodas de conversa, desenhos infantis e diálogos narrativos com cada criança colaboradora da pesquisa. Busca-se, com as reflexões apresentadas, ampliar os debates sobre as diferentes infâncias e sobre as aprendizagens experienciais, considerando os sentidos que as crianças de localidades rurais atribuem às experiências vividas nos diferentes contextos em que a educação delas se materializa, especialmente, no contexto escolar.Universidade Cidade de São Paulo2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/71110.26843/v12.n2.2019.711.p222-240Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 2 (2019): Mai. / Ago. - 2019; 222-2401982-863210.26843/ae.v12.n2.2019reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/711/673Copyright (c) 2019 Elizeu Clementino de Clementino de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessCoêlho, Patrícia Júlia SouzaClementino de Souza, Elizeu Clementino de2019-09-24T17:17:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/711Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-24T17:17:54Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas e aprendizagens experienciais de crianças de uma escola de educação infantil rural
title Narrativas e aprendizagens experienciais de crianças de uma escola de educação infantil rural
spellingShingle Narrativas e aprendizagens experienciais de crianças de uma escola de educação infantil rural
Coêlho, Patrícia Júlia Souza
Pesquisa (auto)biográfica
Narrativas de crianças
Aprendizagens experienciais
title_short Narrativas e aprendizagens experienciais de crianças de uma escola de educação infantil rural
title_full Narrativas e aprendizagens experienciais de crianças de uma escola de educação infantil rural
title_fullStr Narrativas e aprendizagens experienciais de crianças de uma escola de educação infantil rural
title_full_unstemmed Narrativas e aprendizagens experienciais de crianças de uma escola de educação infantil rural
title_sort Narrativas e aprendizagens experienciais de crianças de uma escola de educação infantil rural
author Coêlho, Patrícia Júlia Souza
author_facet Coêlho, Patrícia Júlia Souza
Clementino de Souza, Elizeu Clementino de
author_role author
author2 Clementino de Souza, Elizeu Clementino de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coêlho, Patrícia Júlia Souza
Clementino de Souza, Elizeu Clementino de
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa (auto)biográfica
Narrativas de crianças
Aprendizagens experienciais
topic Pesquisa (auto)biográfica
Narrativas de crianças
Aprendizagens experienciais
description Este artigo aborda questões concernentes à pesquisa (auto)biográfica ao enfatizar, nas análises das narrativas de crianças de0 a6 anos, o processo de constituição de aprendizagens experienciais no contexto de uma escola pública rural de Educação Infantil. As análises das narrativas das crianças dialogaram com os princípios da Sociologia da Infância e da abordagem (auto)biográfica. Para a recolha das narrativas infantis, foram utilizados como dispositivos metodológicos rodas de conversa, desenhos infantis e diálogos narrativos com cada criança colaboradora da pesquisa. Busca-se, com as reflexões apresentadas, ampliar os debates sobre as diferentes infâncias e sobre as aprendizagens experienciais, considerando os sentidos que as crianças de localidades rurais atribuem às experiências vividas nos diferentes contextos em que a educação delas se materializa, especialmente, no contexto escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/711
10.26843/v12.n2.2019.711.p222-240
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/711
identifier_str_mv 10.26843/v12.n2.2019.711.p222-240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/711/673
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Elizeu Clementino de Clementino de Souza
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Elizeu Clementino de Clementino de Souza
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 2 (2019): Mai. / Ago. - 2019; 222-240
1982-8632
10.26843/ae.v12.n2.2019
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315142274875392