Narrativas e aprendizagens experienciais de crianças de uma escola de educação infantil rural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/711 |
Resumo: | Este artigo aborda questões concernentes à pesquisa (auto)biográfica ao enfatizar, nas análises das narrativas de crianças de0 a6 anos, o processo de constituição de aprendizagens experienciais no contexto de uma escola pública rural de Educação Infantil. As análises das narrativas das crianças dialogaram com os princípios da Sociologia da Infância e da abordagem (auto)biográfica. Para a recolha das narrativas infantis, foram utilizados como dispositivos metodológicos rodas de conversa, desenhos infantis e diálogos narrativos com cada criança colaboradora da pesquisa. Busca-se, com as reflexões apresentadas, ampliar os debates sobre as diferentes infâncias e sobre as aprendizagens experienciais, considerando os sentidos que as crianças de localidades rurais atribuem às experiências vividas nos diferentes contextos em que a educação delas se materializa, especialmente, no contexto escolar. |
id |
UNICID_43fadc118da0b1e1a5d30c9ce3f47efc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/711 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas e aprendizagens experienciais de crianças de uma escola de educação infantil ruralPesquisa (auto)biográficaNarrativas de criançasAprendizagens experienciaisEste artigo aborda questões concernentes à pesquisa (auto)biográfica ao enfatizar, nas análises das narrativas de crianças de0 a6 anos, o processo de constituição de aprendizagens experienciais no contexto de uma escola pública rural de Educação Infantil. As análises das narrativas das crianças dialogaram com os princípios da Sociologia da Infância e da abordagem (auto)biográfica. Para a recolha das narrativas infantis, foram utilizados como dispositivos metodológicos rodas de conversa, desenhos infantis e diálogos narrativos com cada criança colaboradora da pesquisa. Busca-se, com as reflexões apresentadas, ampliar os debates sobre as diferentes infâncias e sobre as aprendizagens experienciais, considerando os sentidos que as crianças de localidades rurais atribuem às experiências vividas nos diferentes contextos em que a educação delas se materializa, especialmente, no contexto escolar.Universidade Cidade de São Paulo2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/71110.26843/v12.n2.2019.711.p222-240Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 2 (2019): Mai. / Ago. - 2019; 222-2401982-863210.26843/ae.v12.n2.2019reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/711/673Copyright (c) 2019 Elizeu Clementino de Clementino de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessCoêlho, Patrícia Júlia SouzaClementino de Souza, Elizeu Clementino de2019-09-24T17:17:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/711Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-24T17:17:54Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas e aprendizagens experienciais de crianças de uma escola de educação infantil rural |
title |
Narrativas e aprendizagens experienciais de crianças de uma escola de educação infantil rural |
spellingShingle |
Narrativas e aprendizagens experienciais de crianças de uma escola de educação infantil rural Coêlho, Patrícia Júlia Souza Pesquisa (auto)biográfica Narrativas de crianças Aprendizagens experienciais |
title_short |
Narrativas e aprendizagens experienciais de crianças de uma escola de educação infantil rural |
title_full |
Narrativas e aprendizagens experienciais de crianças de uma escola de educação infantil rural |
title_fullStr |
Narrativas e aprendizagens experienciais de crianças de uma escola de educação infantil rural |
title_full_unstemmed |
Narrativas e aprendizagens experienciais de crianças de uma escola de educação infantil rural |
title_sort |
Narrativas e aprendizagens experienciais de crianças de uma escola de educação infantil rural |
author |
Coêlho, Patrícia Júlia Souza |
author_facet |
Coêlho, Patrícia Júlia Souza Clementino de Souza, Elizeu Clementino de |
author_role |
author |
author2 |
Clementino de Souza, Elizeu Clementino de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coêlho, Patrícia Júlia Souza Clementino de Souza, Elizeu Clementino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa (auto)biográfica Narrativas de crianças Aprendizagens experienciais |
topic |
Pesquisa (auto)biográfica Narrativas de crianças Aprendizagens experienciais |
description |
Este artigo aborda questões concernentes à pesquisa (auto)biográfica ao enfatizar, nas análises das narrativas de crianças de0 a6 anos, o processo de constituição de aprendizagens experienciais no contexto de uma escola pública rural de Educação Infantil. As análises das narrativas das crianças dialogaram com os princípios da Sociologia da Infância e da abordagem (auto)biográfica. Para a recolha das narrativas infantis, foram utilizados como dispositivos metodológicos rodas de conversa, desenhos infantis e diálogos narrativos com cada criança colaboradora da pesquisa. Busca-se, com as reflexões apresentadas, ampliar os debates sobre as diferentes infâncias e sobre as aprendizagens experienciais, considerando os sentidos que as crianças de localidades rurais atribuem às experiências vividas nos diferentes contextos em que a educação delas se materializa, especialmente, no contexto escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/711 10.26843/v12.n2.2019.711.p222-240 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/711 |
identifier_str_mv |
10.26843/v12.n2.2019.711.p222-240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/711/673 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Elizeu Clementino de Clementino de Souza info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Elizeu Clementino de Clementino de Souza |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 2 (2019): Mai. / Ago. - 2019; 222-240 1982-8632 10.26843/ae.v12.n2.2019 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315142274875392 |