Narrativas autobiográficas entre a arte, o corpo e o afeto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/529 |
Resumo: | RESUMOO presente trabalho apresenta como reflexão a experiência de intercâmbio entre estudantes de mestrado do curso de teatro da Universidade de Rostock, na Alemanha, com um grupo de estudantes de licenciatura em Artes Plásticas, da Escola Guignard - Universidade do Estado de Minas Gerais. Os estudantes da Guignard integram o Programa de Iniciação à Docência 2014 (PIBID/CAPES). O processo de trabalho, iniciado em 2006 e ainda em curso, segue o movimento entre passado, presente e futuro, inspirado em Benjamin. Propõe compartilhar experiências de histórias de vida, gênero e percursos formativos a partir da arte, do corpo e do afeto. Apresenta para reflexão o que sete estudantes alemãs jovens de pele branca trouxeram em suas bagagens: histórias de vida e expectativas. Da Escola Guignard, vinte estudantes de Licenciatura em Artes Plásticas, que passavam por processo de formação para seu encontro com a escola de educação básica, dentro do programa PIBID/CAPES 2014.Palavras-chave: Narrativas Autobiográficas;Arte; Intercâmbio.AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES BETWEEN ART, BODY AND AFFECTION ABSTRACT This text presents the reflection that experiences exchange between graduate students of the theater course at the University of Rostock in Germany and a group of undergraduate students in Fine Arts, the Guignard School - University of the State of Minas Gerais. Students of Guignard integrate the Initiation to Teaching Program 2014 (PIBID / CAPES). The work process, initiated in 2006 and still ongoing, follows the movement between past, present and future, inspired by Benjamin. It proposes share experiences of life stories, gender, and training courses from art, body and affection. It presents for reflection what seven young German students with white skin, they brought in their luggage: life histories and expectations. From School Guignard, twenty students of Bachelor in Fine Arts, who passed the training process for their meeting with the school of basic education within the PIBID / CAPES program in 2014.Key words: Autobiographical Narratives; Art;Exchange. |
id |
UNICID_4520ef124dac335e169d221c6114d475 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/529 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas autobiográficas entre a arte, o corpo e o afetoNarrativas AutobiográficasArteIntercâmbio.RESUMOO presente trabalho apresenta como reflexão a experiência de intercâmbio entre estudantes de mestrado do curso de teatro da Universidade de Rostock, na Alemanha, com um grupo de estudantes de licenciatura em Artes Plásticas, da Escola Guignard - Universidade do Estado de Minas Gerais. Os estudantes da Guignard integram o Programa de Iniciação à Docência 2014 (PIBID/CAPES). O processo de trabalho, iniciado em 2006 e ainda em curso, segue o movimento entre passado, presente e futuro, inspirado em Benjamin. Propõe compartilhar experiências de histórias de vida, gênero e percursos formativos a partir da arte, do corpo e do afeto. Apresenta para reflexão o que sete estudantes alemãs jovens de pele branca trouxeram em suas bagagens: histórias de vida e expectativas. Da Escola Guignard, vinte estudantes de Licenciatura em Artes Plásticas, que passavam por processo de formação para seu encontro com a escola de educação básica, dentro do programa PIBID/CAPES 2014.Palavras-chave: Narrativas Autobiográficas;Arte; Intercâmbio.AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES BETWEEN ART, BODY AND AFFECTION ABSTRACT This text presents the reflection that experiences exchange between graduate students of the theater course at the University of Rostock in Germany and a group of undergraduate students in Fine Arts, the Guignard School - University of the State of Minas Gerais. Students of Guignard integrate the Initiation to Teaching Program 2014 (PIBID / CAPES). The work process, initiated in 2006 and still ongoing, follows the movement between past, present and future, inspired by Benjamin. It proposes share experiences of life stories, gender, and training courses from art, body and affection. It presents for reflection what seven young German students with white skin, they brought in their luggage: life histories and expectations. From School Guignard, twenty students of Bachelor in Fine Arts, who passed the training process for their meeting with the school of basic education within the PIBID / CAPES program in 2014.Key words: Autobiographical Narratives; Art;Exchange.Universidade Cidade de São Paulo2018-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/52910.26843/v8.n2.2015.529.p234 - 247Revista @mbienteeducação; v. 8 n. 2 (2015): Jul/ Dez 2015; 234 - 2471982-863210.26843/ae.v8.n2.2015reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/529/501Copyright (c) 2018 Rosvita Kolb-Bernardes, Luciana Mendes Vellosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKolb-Bernardes, RosvitaVelloso, Luciana Mendes2018-06-27T21:14:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/529Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-06-27T21:14:52Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas autobiográficas entre a arte, o corpo e o afeto |
title |
Narrativas autobiográficas entre a arte, o corpo e o afeto |
spellingShingle |
Narrativas autobiográficas entre a arte, o corpo e o afeto Kolb-Bernardes, Rosvita Narrativas Autobiográficas Arte Intercâmbio. |
title_short |
Narrativas autobiográficas entre a arte, o corpo e o afeto |
title_full |
Narrativas autobiográficas entre a arte, o corpo e o afeto |
title_fullStr |
Narrativas autobiográficas entre a arte, o corpo e o afeto |
title_full_unstemmed |
Narrativas autobiográficas entre a arte, o corpo e o afeto |
title_sort |
Narrativas autobiográficas entre a arte, o corpo e o afeto |
author |
Kolb-Bernardes, Rosvita |
author_facet |
Kolb-Bernardes, Rosvita Velloso, Luciana Mendes |
author_role |
author |
author2 |
Velloso, Luciana Mendes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kolb-Bernardes, Rosvita Velloso, Luciana Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas Autobiográficas Arte Intercâmbio. |
topic |
Narrativas Autobiográficas Arte Intercâmbio. |
description |
RESUMOO presente trabalho apresenta como reflexão a experiência de intercâmbio entre estudantes de mestrado do curso de teatro da Universidade de Rostock, na Alemanha, com um grupo de estudantes de licenciatura em Artes Plásticas, da Escola Guignard - Universidade do Estado de Minas Gerais. Os estudantes da Guignard integram o Programa de Iniciação à Docência 2014 (PIBID/CAPES). O processo de trabalho, iniciado em 2006 e ainda em curso, segue o movimento entre passado, presente e futuro, inspirado em Benjamin. Propõe compartilhar experiências de histórias de vida, gênero e percursos formativos a partir da arte, do corpo e do afeto. Apresenta para reflexão o que sete estudantes alemãs jovens de pele branca trouxeram em suas bagagens: histórias de vida e expectativas. Da Escola Guignard, vinte estudantes de Licenciatura em Artes Plásticas, que passavam por processo de formação para seu encontro com a escola de educação básica, dentro do programa PIBID/CAPES 2014.Palavras-chave: Narrativas Autobiográficas;Arte; Intercâmbio.AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES BETWEEN ART, BODY AND AFFECTION ABSTRACT This text presents the reflection that experiences exchange between graduate students of the theater course at the University of Rostock in Germany and a group of undergraduate students in Fine Arts, the Guignard School - University of the State of Minas Gerais. Students of Guignard integrate the Initiation to Teaching Program 2014 (PIBID / CAPES). The work process, initiated in 2006 and still ongoing, follows the movement between past, present and future, inspired by Benjamin. It proposes share experiences of life stories, gender, and training courses from art, body and affection. It presents for reflection what seven young German students with white skin, they brought in their luggage: life histories and expectations. From School Guignard, twenty students of Bachelor in Fine Arts, who passed the training process for their meeting with the school of basic education within the PIBID / CAPES program in 2014.Key words: Autobiographical Narratives; Art;Exchange. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/529 10.26843/v8.n2.2015.529.p234 - 247 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/529 |
identifier_str_mv |
10.26843/v8.n2.2015.529.p234 - 247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/529/501 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Rosvita Kolb-Bernardes, Luciana Mendes Velloso info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Rosvita Kolb-Bernardes, Luciana Mendes Velloso |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 8 n. 2 (2015): Jul/ Dez 2015; 234 - 247 1982-8632 10.26843/ae.v8.n2.2015 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141874319360 |