Narrativas autobiográficas entre a arte, o corpo e o afeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kolb-Bernardes, Rosvita
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Velloso, Luciana Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/529
Resumo: RESUMOO presente trabalho apresenta como reflexão a experiência de intercâmbio entre estudantes de mestrado do curso de teatro da Universidade de Rostock, na Alemanha, com um grupo de estudantes de licenciatura em Artes Plásticas, da Escola Guignard - Universidade do Estado de Minas Gerais. Os estudantes da Guignard integram o Programa de Iniciação à Docência 2014 (PIBID/CAPES). O processo de trabalho, iniciado em 2006 e ainda em curso, segue o movimento entre passado, presente e futuro, inspirado em Benjamin. Propõe compartilhar experiências de histórias de vida, gênero e percursos formativos a partir da arte, do corpo e do afeto. Apresenta para reflexão o que sete estudantes alemãs jovens de pele branca trouxeram em suas bagagens: histórias de vida e expectativas. Da Escola Guignard, vinte estudantes de Licenciatura em Artes Plásticas, que passavam por processo de formação para seu encontro com a escola de educação básica, dentro do programa PIBID/CAPES 2014.Palavras-chave: Narrativas Autobiográficas;Arte; Intercâmbio.AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES BETWEEN ART, BODY AND AFFECTION ABSTRACT This text presents the reflection that experiences exchange between graduate students of the theater course at the University of Rostock in Germany and a group of undergraduate students in Fine Arts, the Guignard School - University of the State of Minas Gerais. Students of Guignard integrate the Initiation to Teaching Program 2014 (PIBID / CAPES). The work process, initiated in 2006 and still ongoing, follows the movement between past, present and future, inspired by Benjamin. It proposes share experiences of life stories, gender, and training courses from art, body and affection. It presents for reflection what seven young German students with white skin, they brought in their luggage: life histories and expectations. From School Guignard, twenty students of Bachelor in Fine Arts, who passed the training process for their meeting with the school of basic education within the PIBID / CAPES program in 2014.Key words: Autobiographical Narratives; Art;Exchange.
id UNICID_4520ef124dac335e169d221c6114d475
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/529
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Narrativas autobiográficas entre a arte, o corpo e o afetoNarrativas AutobiográficasArteIntercâmbio.RESUMOO presente trabalho apresenta como reflexão a experiência de intercâmbio entre estudantes de mestrado do curso de teatro da Universidade de Rostock, na Alemanha, com um grupo de estudantes de licenciatura em Artes Plásticas, da Escola Guignard - Universidade do Estado de Minas Gerais. Os estudantes da Guignard integram o Programa de Iniciação à Docência 2014 (PIBID/CAPES). O processo de trabalho, iniciado em 2006 e ainda em curso, segue o movimento entre passado, presente e futuro, inspirado em Benjamin. Propõe compartilhar experiências de histórias de vida, gênero e percursos formativos a partir da arte, do corpo e do afeto. Apresenta para reflexão o que sete estudantes alemãs jovens de pele branca trouxeram em suas bagagens: histórias de vida e expectativas. Da Escola Guignard, vinte estudantes de Licenciatura em Artes Plásticas, que passavam por processo de formação para seu encontro com a escola de educação básica, dentro do programa PIBID/CAPES 2014.Palavras-chave: Narrativas Autobiográficas;Arte; Intercâmbio.AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES BETWEEN ART, BODY AND AFFECTION ABSTRACT This text presents the reflection that experiences exchange between graduate students of the theater course at the University of Rostock in Germany and a group of undergraduate students in Fine Arts, the Guignard School - University of the State of Minas Gerais. Students of Guignard integrate the Initiation to Teaching Program 2014 (PIBID / CAPES). The work process, initiated in 2006 and still ongoing, follows the movement between past, present and future, inspired by Benjamin. It proposes share experiences of life stories, gender, and training courses from art, body and affection. It presents for reflection what seven young German students with white skin, they brought in their luggage: life histories and expectations. From School Guignard, twenty students of Bachelor in Fine Arts, who passed the training process for their meeting with the school of basic education within the PIBID / CAPES program in 2014.Key words: Autobiographical Narratives; Art;Exchange.Universidade Cidade de São Paulo2018-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/52910.26843/v8.n2.2015.529.p234 - 247Revista @mbienteeducação; v. 8 n. 2 (2015): Jul/ Dez 2015; 234 - 2471982-863210.26843/ae.v8.n2.2015reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/529/501Copyright (c) 2018 Rosvita Kolb-Bernardes, Luciana Mendes Vellosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKolb-Bernardes, RosvitaVelloso, Luciana Mendes2018-06-27T21:14:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/529Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-06-27T21:14:52Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas autobiográficas entre a arte, o corpo e o afeto
title Narrativas autobiográficas entre a arte, o corpo e o afeto
spellingShingle Narrativas autobiográficas entre a arte, o corpo e o afeto
Kolb-Bernardes, Rosvita
Narrativas Autobiográficas
Arte
Intercâmbio.
title_short Narrativas autobiográficas entre a arte, o corpo e o afeto
title_full Narrativas autobiográficas entre a arte, o corpo e o afeto
title_fullStr Narrativas autobiográficas entre a arte, o corpo e o afeto
title_full_unstemmed Narrativas autobiográficas entre a arte, o corpo e o afeto
title_sort Narrativas autobiográficas entre a arte, o corpo e o afeto
author Kolb-Bernardes, Rosvita
author_facet Kolb-Bernardes, Rosvita
Velloso, Luciana Mendes
author_role author
author2 Velloso, Luciana Mendes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kolb-Bernardes, Rosvita
Velloso, Luciana Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas Autobiográficas
Arte
Intercâmbio.
topic Narrativas Autobiográficas
Arte
Intercâmbio.
description RESUMOO presente trabalho apresenta como reflexão a experiência de intercâmbio entre estudantes de mestrado do curso de teatro da Universidade de Rostock, na Alemanha, com um grupo de estudantes de licenciatura em Artes Plásticas, da Escola Guignard - Universidade do Estado de Minas Gerais. Os estudantes da Guignard integram o Programa de Iniciação à Docência 2014 (PIBID/CAPES). O processo de trabalho, iniciado em 2006 e ainda em curso, segue o movimento entre passado, presente e futuro, inspirado em Benjamin. Propõe compartilhar experiências de histórias de vida, gênero e percursos formativos a partir da arte, do corpo e do afeto. Apresenta para reflexão o que sete estudantes alemãs jovens de pele branca trouxeram em suas bagagens: histórias de vida e expectativas. Da Escola Guignard, vinte estudantes de Licenciatura em Artes Plásticas, que passavam por processo de formação para seu encontro com a escola de educação básica, dentro do programa PIBID/CAPES 2014.Palavras-chave: Narrativas Autobiográficas;Arte; Intercâmbio.AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES BETWEEN ART, BODY AND AFFECTION ABSTRACT This text presents the reflection that experiences exchange between graduate students of the theater course at the University of Rostock in Germany and a group of undergraduate students in Fine Arts, the Guignard School - University of the State of Minas Gerais. Students of Guignard integrate the Initiation to Teaching Program 2014 (PIBID / CAPES). The work process, initiated in 2006 and still ongoing, follows the movement between past, present and future, inspired by Benjamin. It proposes share experiences of life stories, gender, and training courses from art, body and affection. It presents for reflection what seven young German students with white skin, they brought in their luggage: life histories and expectations. From School Guignard, twenty students of Bachelor in Fine Arts, who passed the training process for their meeting with the school of basic education within the PIBID / CAPES program in 2014.Key words: Autobiographical Narratives; Art;Exchange.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/529
10.26843/v8.n2.2015.529.p234 - 247
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/529
identifier_str_mv 10.26843/v8.n2.2015.529.p234 - 247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/529/501
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Rosvita Kolb-Bernardes, Luciana Mendes Velloso
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Rosvita Kolb-Bernardes, Luciana Mendes Velloso
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 8 n. 2 (2015): Jul/ Dez 2015; 234 - 247
1982-8632
10.26843/ae.v8.n2.2015
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141874319360