Cenas do cotidiano de um centro de educação infantil: em foco a relação entre adultos e crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/619 |
Resumo: | Neste artigo discute-se a relação entre adultos e crianças nas instituições de educação infantil. Considera-se que a constituição de práticas dialógicas entre docentes e as crianças é um pressuposto central para a efetivação de uma pedagogia da infância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso de cunho etnográfico, em um Centro de Educação Infantil (CEI) da rede municipal de São Paulo, que atende crianças de zero a quatro anos. Os procedimentos conjugaram a observação participante, a entrevista semiestruturada e a análise documental. O propósito do presente artigo é a apresentar a análise de uma das categorias da pesquisa, relacionada as relações estabelecidas entre as professoras e as crianças no contexto do CEI pesquisado. Os principais autores utilizados foram Janusz Korczak e Jean Piaget. Os resultados do estudo, evidenciam, um contexto educacional complexo, envolto em práticas autoritárias e pouco atentas às crianças e a suas necessidades em que o castigo e as repreensões são utilizados como forma de educar as crianças pequenas e os bebês.PALAVRAS-CHAVES: EDUCA |
id |
UNICID_523f93fd186ec15c36b3867cf5027232 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/619 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Cenas do cotidiano de um centro de educação infantil: em foco a relação entre adultos e criançasEducação infantilRelação entre adultos e criançasGestão democrática.Neste artigo discute-se a relação entre adultos e crianças nas instituições de educação infantil. Considera-se que a constituição de práticas dialógicas entre docentes e as crianças é um pressuposto central para a efetivação de uma pedagogia da infância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso de cunho etnográfico, em um Centro de Educação Infantil (CEI) da rede municipal de São Paulo, que atende crianças de zero a quatro anos. Os procedimentos conjugaram a observação participante, a entrevista semiestruturada e a análise documental. O propósito do presente artigo é a apresentar a análise de uma das categorias da pesquisa, relacionada as relações estabelecidas entre as professoras e as crianças no contexto do CEI pesquisado. Os principais autores utilizados foram Janusz Korczak e Jean Piaget. Os resultados do estudo, evidenciam, um contexto educacional complexo, envolto em práticas autoritárias e pouco atentas às crianças e a suas necessidades em que o castigo e as repreensões são utilizados como forma de educar as crianças pequenas e os bebês.PALAVRAS-CHAVES: EDUCAUniversidade Cidade de São Paulo2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/61910.26843/v11.n2.2018.619.p259 - 276Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 2 (2018): Mai. / Ago. 2018; 259 - 2761982-863210.26843/ae.v11.n2.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/619/584Copyright (c) 2018 Maria Aparecida Guedes Monçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonção, Maria Aparecida Guedes2019-09-25T08:54:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/619Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-25T08:54:18Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cenas do cotidiano de um centro de educação infantil: em foco a relação entre adultos e crianças |
title |
Cenas do cotidiano de um centro de educação infantil: em foco a relação entre adultos e crianças |
spellingShingle |
Cenas do cotidiano de um centro de educação infantil: em foco a relação entre adultos e crianças Monção, Maria Aparecida Guedes Educação infantil Relação entre adultos e crianças Gestão democrática. |
title_short |
Cenas do cotidiano de um centro de educação infantil: em foco a relação entre adultos e crianças |
title_full |
Cenas do cotidiano de um centro de educação infantil: em foco a relação entre adultos e crianças |
title_fullStr |
Cenas do cotidiano de um centro de educação infantil: em foco a relação entre adultos e crianças |
title_full_unstemmed |
Cenas do cotidiano de um centro de educação infantil: em foco a relação entre adultos e crianças |
title_sort |
Cenas do cotidiano de um centro de educação infantil: em foco a relação entre adultos e crianças |
author |
Monção, Maria Aparecida Guedes |
author_facet |
Monção, Maria Aparecida Guedes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monção, Maria Aparecida Guedes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Relação entre adultos e crianças Gestão democrática. |
topic |
Educação infantil Relação entre adultos e crianças Gestão democrática. |
description |
Neste artigo discute-se a relação entre adultos e crianças nas instituições de educação infantil. Considera-se que a constituição de práticas dialógicas entre docentes e as crianças é um pressuposto central para a efetivação de uma pedagogia da infância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso de cunho etnográfico, em um Centro de Educação Infantil (CEI) da rede municipal de São Paulo, que atende crianças de zero a quatro anos. Os procedimentos conjugaram a observação participante, a entrevista semiestruturada e a análise documental. O propósito do presente artigo é a apresentar a análise de uma das categorias da pesquisa, relacionada as relações estabelecidas entre as professoras e as crianças no contexto do CEI pesquisado. Os principais autores utilizados foram Janusz Korczak e Jean Piaget. Os resultados do estudo, evidenciam, um contexto educacional complexo, envolto em práticas autoritárias e pouco atentas às crianças e a suas necessidades em que o castigo e as repreensões são utilizados como forma de educar as crianças pequenas e os bebês.PALAVRAS-CHAVES: EDUCA |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/619 10.26843/v11.n2.2018.619.p259 - 276 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/619 |
identifier_str_mv |
10.26843/v11.n2.2018.619.p259 - 276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/619/584 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Maria Aparecida Guedes Monção info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Maria Aparecida Guedes Monção |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 2 (2018): Mai. / Ago. 2018; 259 - 276 1982-8632 10.26843/ae.v11.n2.2018 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315142242369536 |