Cenas do cotidiano de um centro de educação infantil: em foco a relação entre adultos e crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monção, Maria Aparecida Guedes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/619
Resumo: Neste artigo discute-se a relação entre adultos e crianças nas instituições de educação infantil. Considera-se que a constituição de práticas dialógicas entre docentes e as crianças é um pressuposto central para a efetivação de uma pedagogia da infância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso de cunho etnográfico, em um Centro de Educação Infantil (CEI) da rede municipal de São Paulo, que atende crianças de zero a quatro anos. Os procedimentos conjugaram a observação participante, a entrevista semiestruturada e a análise documental. O propósito do presente artigo é a apresentar a análise de uma das categorias da pesquisa, relacionada as relações estabelecidas entre as professoras e as crianças no contexto do CEI pesquisado. Os principais autores utilizados foram Janusz Korczak e Jean Piaget. Os resultados do estudo, evidenciam, um contexto educacional complexo, envolto em práticas autoritárias e pouco atentas às crianças e a suas necessidades em que o castigo e as repreensões são utilizados como forma de educar as crianças pequenas e os bebês.PALAVRAS-CHAVES: EDUCA
id UNICID_523f93fd186ec15c36b3867cf5027232
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/619
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Cenas do cotidiano de um centro de educação infantil: em foco a relação entre adultos e criançasEducação infantilRelação entre adultos e criançasGestão democrática.Neste artigo discute-se a relação entre adultos e crianças nas instituições de educação infantil. Considera-se que a constituição de práticas dialógicas entre docentes e as crianças é um pressuposto central para a efetivação de uma pedagogia da infância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso de cunho etnográfico, em um Centro de Educação Infantil (CEI) da rede municipal de São Paulo, que atende crianças de zero a quatro anos. Os procedimentos conjugaram a observação participante, a entrevista semiestruturada e a análise documental. O propósito do presente artigo é a apresentar a análise de uma das categorias da pesquisa, relacionada as relações estabelecidas entre as professoras e as crianças no contexto do CEI pesquisado. Os principais autores utilizados foram Janusz Korczak e Jean Piaget. Os resultados do estudo, evidenciam, um contexto educacional complexo, envolto em práticas autoritárias e pouco atentas às crianças e a suas necessidades em que o castigo e as repreensões são utilizados como forma de educar as crianças pequenas e os bebês.PALAVRAS-CHAVES: EDUCAUniversidade Cidade de São Paulo2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/61910.26843/v11.n2.2018.619.p259 - 276Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 2 (2018): Mai. / Ago. 2018; 259 - 2761982-863210.26843/ae.v11.n2.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/619/584Copyright (c) 2018 Maria Aparecida Guedes Monçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonção, Maria Aparecida Guedes2019-09-25T08:54:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/619Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-25T08:54:18Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Cenas do cotidiano de um centro de educação infantil: em foco a relação entre adultos e crianças
title Cenas do cotidiano de um centro de educação infantil: em foco a relação entre adultos e crianças
spellingShingle Cenas do cotidiano de um centro de educação infantil: em foco a relação entre adultos e crianças
Monção, Maria Aparecida Guedes
Educação infantil
Relação entre adultos e crianças
Gestão democrática.
title_short Cenas do cotidiano de um centro de educação infantil: em foco a relação entre adultos e crianças
title_full Cenas do cotidiano de um centro de educação infantil: em foco a relação entre adultos e crianças
title_fullStr Cenas do cotidiano de um centro de educação infantil: em foco a relação entre adultos e crianças
title_full_unstemmed Cenas do cotidiano de um centro de educação infantil: em foco a relação entre adultos e crianças
title_sort Cenas do cotidiano de um centro de educação infantil: em foco a relação entre adultos e crianças
author Monção, Maria Aparecida Guedes
author_facet Monção, Maria Aparecida Guedes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monção, Maria Aparecida Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Relação entre adultos e crianças
Gestão democrática.
topic Educação infantil
Relação entre adultos e crianças
Gestão democrática.
description Neste artigo discute-se a relação entre adultos e crianças nas instituições de educação infantil. Considera-se que a constituição de práticas dialógicas entre docentes e as crianças é um pressuposto central para a efetivação de uma pedagogia da infância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso de cunho etnográfico, em um Centro de Educação Infantil (CEI) da rede municipal de São Paulo, que atende crianças de zero a quatro anos. Os procedimentos conjugaram a observação participante, a entrevista semiestruturada e a análise documental. O propósito do presente artigo é a apresentar a análise de uma das categorias da pesquisa, relacionada as relações estabelecidas entre as professoras e as crianças no contexto do CEI pesquisado. Os principais autores utilizados foram Janusz Korczak e Jean Piaget. Os resultados do estudo, evidenciam, um contexto educacional complexo, envolto em práticas autoritárias e pouco atentas às crianças e a suas necessidades em que o castigo e as repreensões são utilizados como forma de educar as crianças pequenas e os bebês.PALAVRAS-CHAVES: EDUCA
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/619
10.26843/v11.n2.2018.619.p259 - 276
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/619
identifier_str_mv 10.26843/v11.n2.2018.619.p259 - 276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/619/584
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Maria Aparecida Guedes Monção
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Maria Aparecida Guedes Monção
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 2 (2018): Mai. / Ago. 2018; 259 - 276
1982-8632
10.26843/ae.v11.n2.2018
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315142242369536