Cyberbullying: incidência, consequências e contributos para o diagnóstico no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/59 |
Resumo: | ResumoO cyberbullying constitui-se como uma nova expressão do bullying enquanto agressão, ameaça e provocação de desconforto, premeditada e repetida, realizada com recurso de dispositivos tecnológicos de comunicação. Embora os estudos sobre cyberbullying sejam relativamente recentes, evidencia-se que o mal-estar afeta todos os atores do contexto educativo, sobretudo os que estão diretamente envolvidos (vítimas e agressores). Tendo como base os indicadores de alguns estudos realizados sobre a problemática, verifica-se a importância de estudos que busquem compreender o fenômeno de uma forma mais ampla, abordando as questões contextuais onde o mesmo está inserido, e em quais aspectos os contextos educativos podem contribuir ou não para prática do cyberbullying. Palavras-chave: Cyberbulliyng;Incidência;Análise de consequências;Diagnóstico; Educação superior.Cyberbullying: incidence, consequences and contributions for the diagnostic in the higher education Abstract The Cyberbullying is made with a new expression of bulling while aggression, threat and discomfort provocation, premeditated and repeated, performed using technological communication devices. Although studies on cyberbullying are relatively recent, It´s evident that malaise affects all stakeholders in the education context, above all has directly involved (victims and aggressors). Based on some indicators of some studies performed above that regarding, there is the importance of the studies that seek understand the phenomenon more widely, addressing the contextual issues where it´s insert and which aspects of the educational contexts may or may not contribute to the practice of cyberbullying.Key words: Cyberbullying; Incidence;Consequence analysis;Diagnosis ;Education, higher. |
id |
UNICID_5cce95ed94a6208aea782c6b54b23f22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/59 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Cyberbullying: incidência, consequências e contributos para o diagnóstico no ensino superiorCyberbulliyngIncidênciaAnálise de consequênciasDiagnósticoEducação superiorResumoO cyberbullying constitui-se como uma nova expressão do bullying enquanto agressão, ameaça e provocação de desconforto, premeditada e repetida, realizada com recurso de dispositivos tecnológicos de comunicação. Embora os estudos sobre cyberbullying sejam relativamente recentes, evidencia-se que o mal-estar afeta todos os atores do contexto educativo, sobretudo os que estão diretamente envolvidos (vítimas e agressores). Tendo como base os indicadores de alguns estudos realizados sobre a problemática, verifica-se a importância de estudos que busquem compreender o fenômeno de uma forma mais ampla, abordando as questões contextuais onde o mesmo está inserido, e em quais aspectos os contextos educativos podem contribuir ou não para prática do cyberbullying. Palavras-chave: Cyberbulliyng;Incidência;Análise de consequências;Diagnóstico; Educação superior.Cyberbullying: incidence, consequences and contributions for the diagnostic in the higher education Abstract The Cyberbullying is made with a new expression of bulling while aggression, threat and discomfort provocation, premeditated and repeated, performed using technological communication devices. Although studies on cyberbullying are relatively recent, It´s evident that malaise affects all stakeholders in the education context, above all has directly involved (victims and aggressors). Based on some indicators of some studies performed above that regarding, there is the importance of the studies that seek understand the phenomenon more widely, addressing the contextual issues where it´s insert and which aspects of the educational contexts may or may not contribute to the practice of cyberbullying.Key words: Cyberbullying; Incidence;Consequence analysis;Diagnosis ;Education, higher.Universidade Cidade de São Paulo2017-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/5910.26843/v7.n1.2014.59.p90 - 104Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 1 (2014): Jan/Abr 2014; 90 - 1041982-863210.26843/ae.v7.n1.2014reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/59/49Copyright (c) 2017 Ana Margarida Veiga Simão, Sidclay Bezerra de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessSimão, Ana Margarida VeigaSouza, Sidclay Bezerra de2018-06-28T07:56:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/59Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-06-28T07:56:40Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cyberbullying: incidência, consequências e contributos para o diagnóstico no ensino superior |
title |
Cyberbullying: incidência, consequências e contributos para o diagnóstico no ensino superior |
spellingShingle |
Cyberbullying: incidência, consequências e contributos para o diagnóstico no ensino superior Simão, Ana Margarida Veiga Cyberbulliyng Incidência Análise de consequências Diagnóstico Educação superior |
title_short |
Cyberbullying: incidência, consequências e contributos para o diagnóstico no ensino superior |
title_full |
Cyberbullying: incidência, consequências e contributos para o diagnóstico no ensino superior |
title_fullStr |
Cyberbullying: incidência, consequências e contributos para o diagnóstico no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Cyberbullying: incidência, consequências e contributos para o diagnóstico no ensino superior |
title_sort |
Cyberbullying: incidência, consequências e contributos para o diagnóstico no ensino superior |
author |
Simão, Ana Margarida Veiga |
author_facet |
Simão, Ana Margarida Veiga Souza, Sidclay Bezerra de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Sidclay Bezerra de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simão, Ana Margarida Veiga Souza, Sidclay Bezerra de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cyberbulliyng Incidência Análise de consequências Diagnóstico Educação superior |
topic |
Cyberbulliyng Incidência Análise de consequências Diagnóstico Educação superior |
description |
ResumoO cyberbullying constitui-se como uma nova expressão do bullying enquanto agressão, ameaça e provocação de desconforto, premeditada e repetida, realizada com recurso de dispositivos tecnológicos de comunicação. Embora os estudos sobre cyberbullying sejam relativamente recentes, evidencia-se que o mal-estar afeta todos os atores do contexto educativo, sobretudo os que estão diretamente envolvidos (vítimas e agressores). Tendo como base os indicadores de alguns estudos realizados sobre a problemática, verifica-se a importância de estudos que busquem compreender o fenômeno de uma forma mais ampla, abordando as questões contextuais onde o mesmo está inserido, e em quais aspectos os contextos educativos podem contribuir ou não para prática do cyberbullying. Palavras-chave: Cyberbulliyng;Incidência;Análise de consequências;Diagnóstico; Educação superior.Cyberbullying: incidence, consequences and contributions for the diagnostic in the higher education Abstract The Cyberbullying is made with a new expression of bulling while aggression, threat and discomfort provocation, premeditated and repeated, performed using technological communication devices. Although studies on cyberbullying are relatively recent, It´s evident that malaise affects all stakeholders in the education context, above all has directly involved (victims and aggressors). Based on some indicators of some studies performed above that regarding, there is the importance of the studies that seek understand the phenomenon more widely, addressing the contextual issues where it´s insert and which aspects of the educational contexts may or may not contribute to the practice of cyberbullying.Key words: Cyberbullying; Incidence;Consequence analysis;Diagnosis ;Education, higher. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/59 10.26843/v7.n1.2014.59.p90 - 104 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/59 |
identifier_str_mv |
10.26843/v7.n1.2014.59.p90 - 104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/59/49 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ana Margarida Veiga Simão, Sidclay Bezerra de Souza info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ana Margarida Veiga Simão, Sidclay Bezerra de Souza |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 1 (2014): Jan/Abr 2014; 90 - 104 1982-8632 10.26843/ae.v7.n1.2014 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141045944320 |