Cyberbullying: incidência, consequências e contributos para o diagnóstico no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simão, Ana Margarida Veiga
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza, Sidclay Bezerra de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/59
Resumo: ResumoO cyberbullying constitui-se como uma nova expressão do bullying enquanto agressão, ameaça e provocação de desconforto, premeditada e repetida, realizada com recurso de dispositivos tecnológicos de comunicação. Embora os estudos sobre cyberbullying sejam relativamente recentes, evidencia-se que o mal-estar afeta todos os atores do contexto educativo, sobretudo os que estão diretamente envolvidos (vítimas e agressores). Tendo como base os indicadores de alguns estudos realizados sobre a problemática, verifica-se a importância de estudos que busquem compreender o fenômeno de uma forma mais ampla, abordando as questões contextuais onde o mesmo está inserido, e em quais aspectos os contextos educativos podem contribuir ou não para prática do cyberbullying. Palavras-chave: Cyberbulliyng;Incidência;Análise de consequências;Diagnóstico; Educação superior.Cyberbullying: incidence, consequences and contributions for the diagnostic in the higher education Abstract The Cyberbullying is made with a new expression of bulling while aggression, threat and discomfort provocation, premeditated and repeated, performed using technological communication devices. Although studies on cyberbullying are relatively recent, It´s evident that malaise affects all stakeholders in the education context, above all has directly involved (victims and aggressors). Based on some indicators of some studies performed above that regarding, there is the importance of the studies that seek understand the phenomenon more widely, addressing the contextual issues where it´s insert and which aspects of the educational contexts may or may not contribute to the practice of cyberbullying.Key words: Cyberbullying; Incidence;Consequence analysis;Diagnosis ;Education, higher.
id UNICID_5cce95ed94a6208aea782c6b54b23f22
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/59
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Cyberbullying: incidência, consequências e contributos para o diagnóstico no ensino superiorCyberbulliyngIncidênciaAnálise de consequênciasDiagnósticoEducação superiorResumoO cyberbullying constitui-se como uma nova expressão do bullying enquanto agressão, ameaça e provocação de desconforto, premeditada e repetida, realizada com recurso de dispositivos tecnológicos de comunicação. Embora os estudos sobre cyberbullying sejam relativamente recentes, evidencia-se que o mal-estar afeta todos os atores do contexto educativo, sobretudo os que estão diretamente envolvidos (vítimas e agressores). Tendo como base os indicadores de alguns estudos realizados sobre a problemática, verifica-se a importância de estudos que busquem compreender o fenômeno de uma forma mais ampla, abordando as questões contextuais onde o mesmo está inserido, e em quais aspectos os contextos educativos podem contribuir ou não para prática do cyberbullying. Palavras-chave: Cyberbulliyng;Incidência;Análise de consequências;Diagnóstico; Educação superior.Cyberbullying: incidence, consequences and contributions for the diagnostic in the higher education Abstract The Cyberbullying is made with a new expression of bulling while aggression, threat and discomfort provocation, premeditated and repeated, performed using technological communication devices. Although studies on cyberbullying are relatively recent, It´s evident that malaise affects all stakeholders in the education context, above all has directly involved (victims and aggressors). Based on some indicators of some studies performed above that regarding, there is the importance of the studies that seek understand the phenomenon more widely, addressing the contextual issues where it´s insert and which aspects of the educational contexts may or may not contribute to the practice of cyberbullying.Key words: Cyberbullying; Incidence;Consequence analysis;Diagnosis ;Education, higher.Universidade Cidade de São Paulo2017-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/5910.26843/v7.n1.2014.59.p90 - 104Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 1 (2014): Jan/Abr 2014; 90 - 1041982-863210.26843/ae.v7.n1.2014reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/59/49Copyright (c) 2017 Ana Margarida Veiga Simão, Sidclay Bezerra de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessSimão, Ana Margarida VeigaSouza, Sidclay Bezerra de2018-06-28T07:56:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/59Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-06-28T07:56:40Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Cyberbullying: incidência, consequências e contributos para o diagnóstico no ensino superior
title Cyberbullying: incidência, consequências e contributos para o diagnóstico no ensino superior
spellingShingle Cyberbullying: incidência, consequências e contributos para o diagnóstico no ensino superior
Simão, Ana Margarida Veiga
Cyberbulliyng
Incidência
Análise de consequências
Diagnóstico
Educação superior
title_short Cyberbullying: incidência, consequências e contributos para o diagnóstico no ensino superior
title_full Cyberbullying: incidência, consequências e contributos para o diagnóstico no ensino superior
title_fullStr Cyberbullying: incidência, consequências e contributos para o diagnóstico no ensino superior
title_full_unstemmed Cyberbullying: incidência, consequências e contributos para o diagnóstico no ensino superior
title_sort Cyberbullying: incidência, consequências e contributos para o diagnóstico no ensino superior
author Simão, Ana Margarida Veiga
author_facet Simão, Ana Margarida Veiga
Souza, Sidclay Bezerra de
author_role author
author2 Souza, Sidclay Bezerra de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simão, Ana Margarida Veiga
Souza, Sidclay Bezerra de
dc.subject.por.fl_str_mv Cyberbulliyng
Incidência
Análise de consequências
Diagnóstico
Educação superior
topic Cyberbulliyng
Incidência
Análise de consequências
Diagnóstico
Educação superior
description ResumoO cyberbullying constitui-se como uma nova expressão do bullying enquanto agressão, ameaça e provocação de desconforto, premeditada e repetida, realizada com recurso de dispositivos tecnológicos de comunicação. Embora os estudos sobre cyberbullying sejam relativamente recentes, evidencia-se que o mal-estar afeta todos os atores do contexto educativo, sobretudo os que estão diretamente envolvidos (vítimas e agressores). Tendo como base os indicadores de alguns estudos realizados sobre a problemática, verifica-se a importância de estudos que busquem compreender o fenômeno de uma forma mais ampla, abordando as questões contextuais onde o mesmo está inserido, e em quais aspectos os contextos educativos podem contribuir ou não para prática do cyberbullying. Palavras-chave: Cyberbulliyng;Incidência;Análise de consequências;Diagnóstico; Educação superior.Cyberbullying: incidence, consequences and contributions for the diagnostic in the higher education Abstract The Cyberbullying is made with a new expression of bulling while aggression, threat and discomfort provocation, premeditated and repeated, performed using technological communication devices. Although studies on cyberbullying are relatively recent, It´s evident that malaise affects all stakeholders in the education context, above all has directly involved (victims and aggressors). Based on some indicators of some studies performed above that regarding, there is the importance of the studies that seek understand the phenomenon more widely, addressing the contextual issues where it´s insert and which aspects of the educational contexts may or may not contribute to the practice of cyberbullying.Key words: Cyberbullying; Incidence;Consequence analysis;Diagnosis ;Education, higher.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/59
10.26843/v7.n1.2014.59.p90 - 104
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/59
identifier_str_mv 10.26843/v7.n1.2014.59.p90 - 104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/59/49
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ana Margarida Veiga Simão, Sidclay Bezerra de Souza
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ana Margarida Veiga Simão, Sidclay Bezerra de Souza
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 1 (2014): Jan/Abr 2014; 90 - 104
1982-8632
10.26843/ae.v7.n1.2014
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141045944320