Jogos Educacionais: estado da arte das comunicações do Encontro Nacional de Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/91 |
Resumo: | RESUMOO jogo educacional digital nas aulas de Matemática pode contribuir com o ensino e aprendizagem de crianças, jovens e adultos. A utilização de recursos de tecnologia de informação e comunicação no ensino é recomendada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN de Matemática e por outros documentos oficiais. Nesse contexto, realizar estudos do tipo Estado da Arte sobre pesquisas envolvendo Jogos Educacionais em eventos da área de Educação Matemática pode contribuir para identificar quais aspectos estão sendo contemplados. Assim, o presente trabalho pretende fornecer um mapeamento das pesquisas com esses jogos nos diferentes anos de escolaridade, retratando os aspectos de entretenimento e pedagógico contemplados, e identificando se são jogos digitais. Para a realização da pesquisa, foi escolhido o Encontro Nacional de Educação Matemática-ENEM e o material analisado foram os anais da X, XI e XII edição. A análise dos dados permitiu constatar que as pesquisas sobre jogos educacionais estão concentradas, em sua maioria, no Ensino Fundamental, que o aspecto pedagógico recebe maior ênfase e que poucos jogos digitais são utilizados.PALAVRAS-CHAVE: JOGO EDUCACIONAL; JOGO DIGITAL; EDUCA |
id |
UNICID_66038993043884a3c8eac0835de94fb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/91 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogos Educacionais: estado da arte das comunicações do Encontro Nacional de Educação MatemáticaJogo EducacionalJogo DigitalEducação MatemáticaTecnologia de Informação e Comunicação.RESUMOO jogo educacional digital nas aulas de Matemática pode contribuir com o ensino e aprendizagem de crianças, jovens e adultos. A utilização de recursos de tecnologia de informação e comunicação no ensino é recomendada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN de Matemática e por outros documentos oficiais. Nesse contexto, realizar estudos do tipo Estado da Arte sobre pesquisas envolvendo Jogos Educacionais em eventos da área de Educação Matemática pode contribuir para identificar quais aspectos estão sendo contemplados. Assim, o presente trabalho pretende fornecer um mapeamento das pesquisas com esses jogos nos diferentes anos de escolaridade, retratando os aspectos de entretenimento e pedagógico contemplados, e identificando se são jogos digitais. Para a realização da pesquisa, foi escolhido o Encontro Nacional de Educação Matemática-ENEM e o material analisado foram os anais da X, XI e XII edição. A análise dos dados permitiu constatar que as pesquisas sobre jogos educacionais estão concentradas, em sua maioria, no Ensino Fundamental, que o aspecto pedagógico recebe maior ênfase e que poucos jogos digitais são utilizados.PALAVRAS-CHAVE: JOGO EDUCACIONAL; JOGO DIGITAL; EDUCAUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/9110.26843/v11.n1.2018.91.p78 - 89Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 78 - 89Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 78 - 89Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 78 - 891982-863210.26843/ae.v11.n1.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/91/439Copyright (c) 2018 Edna Mataruco Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessMataruco Duarte, EdnaAllevato, Norma Suely Gomes2023-07-22T22:27:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/91Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:27:07Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos Educacionais: estado da arte das comunicações do Encontro Nacional de Educação Matemática |
title |
Jogos Educacionais: estado da arte das comunicações do Encontro Nacional de Educação Matemática |
spellingShingle |
Jogos Educacionais: estado da arte das comunicações do Encontro Nacional de Educação Matemática Mataruco Duarte, Edna Jogo Educacional Jogo Digital Educação Matemática Tecnologia de Informação e Comunicação. |
title_short |
Jogos Educacionais: estado da arte das comunicações do Encontro Nacional de Educação Matemática |
title_full |
Jogos Educacionais: estado da arte das comunicações do Encontro Nacional de Educação Matemática |
title_fullStr |
Jogos Educacionais: estado da arte das comunicações do Encontro Nacional de Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
Jogos Educacionais: estado da arte das comunicações do Encontro Nacional de Educação Matemática |
title_sort |
Jogos Educacionais: estado da arte das comunicações do Encontro Nacional de Educação Matemática |
author |
Mataruco Duarte, Edna |
author_facet |
Mataruco Duarte, Edna Allevato, Norma Suely Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Allevato, Norma Suely Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mataruco Duarte, Edna Allevato, Norma Suely Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo Educacional Jogo Digital Educação Matemática Tecnologia de Informação e Comunicação. |
topic |
Jogo Educacional Jogo Digital Educação Matemática Tecnologia de Informação e Comunicação. |
description |
RESUMOO jogo educacional digital nas aulas de Matemática pode contribuir com o ensino e aprendizagem de crianças, jovens e adultos. A utilização de recursos de tecnologia de informação e comunicação no ensino é recomendada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN de Matemática e por outros documentos oficiais. Nesse contexto, realizar estudos do tipo Estado da Arte sobre pesquisas envolvendo Jogos Educacionais em eventos da área de Educação Matemática pode contribuir para identificar quais aspectos estão sendo contemplados. Assim, o presente trabalho pretende fornecer um mapeamento das pesquisas com esses jogos nos diferentes anos de escolaridade, retratando os aspectos de entretenimento e pedagógico contemplados, e identificando se são jogos digitais. Para a realização da pesquisa, foi escolhido o Encontro Nacional de Educação Matemática-ENEM e o material analisado foram os anais da X, XI e XII edição. A análise dos dados permitiu constatar que as pesquisas sobre jogos educacionais estão concentradas, em sua maioria, no Ensino Fundamental, que o aspecto pedagógico recebe maior ênfase e que poucos jogos digitais são utilizados.PALAVRAS-CHAVE: JOGO EDUCACIONAL; JOGO DIGITAL; EDUCA |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/91 10.26843/v11.n1.2018.91.p78 - 89 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/91 |
identifier_str_mv |
10.26843/v11.n1.2018.91.p78 - 89 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/91/439 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Edna Mataruco Duarte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Edna Mataruco Duarte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 78 - 89 Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 78 - 89 Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 78 - 89 1982-8632 10.26843/ae.v11.n1.2018 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315140389535744 |