Jogos Educacionais: estado da arte das comunicações do Encontro Nacional de Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mataruco Duarte, Edna
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Allevato, Norma Suely Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/91
Resumo: RESUMOO jogo educacional digital nas aulas de Matemática pode contribuir com o ensino e aprendizagem de crianças, jovens e adultos. A utilização de recursos de tecnologia de informação e comunicação no ensino é recomendada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN de Matemática e por outros documentos oficiais. Nesse contexto, realizar estudos do tipo Estado da Arte sobre pesquisas envolvendo Jogos Educacionais em eventos da área de Educação Matemática pode contribuir para identificar quais aspectos estão sendo contemplados. Assim, o presente trabalho pretende fornecer um mapeamento das pesquisas com esses jogos nos diferentes anos de escolaridade, retratando os aspectos de entretenimento e pedagógico contemplados, e identificando se são jogos digitais. Para a realização da pesquisa, foi escolhido o Encontro Nacional de Educação Matemática-ENEM e o material analisado foram os anais da X, XI e XII edição. A análise dos dados permitiu constatar que as pesquisas sobre jogos educacionais estão concentradas, em sua maioria, no Ensino Fundamental, que o aspecto pedagógico recebe maior ênfase e que poucos jogos digitais são utilizados.PALAVRAS-CHAVE: JOGO EDUCACIONAL; JOGO DIGITAL; EDUCA
id UNICID_66038993043884a3c8eac0835de94fb7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/91
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Jogos Educacionais: estado da arte das comunicações do Encontro Nacional de Educação MatemáticaJogo EducacionalJogo DigitalEducação MatemáticaTecnologia de Informação e Comunicação.RESUMOO jogo educacional digital nas aulas de Matemática pode contribuir com o ensino e aprendizagem de crianças, jovens e adultos. A utilização de recursos de tecnologia de informação e comunicação no ensino é recomendada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN de Matemática e por outros documentos oficiais. Nesse contexto, realizar estudos do tipo Estado da Arte sobre pesquisas envolvendo Jogos Educacionais em eventos da área de Educação Matemática pode contribuir para identificar quais aspectos estão sendo contemplados. Assim, o presente trabalho pretende fornecer um mapeamento das pesquisas com esses jogos nos diferentes anos de escolaridade, retratando os aspectos de entretenimento e pedagógico contemplados, e identificando se são jogos digitais. Para a realização da pesquisa, foi escolhido o Encontro Nacional de Educação Matemática-ENEM e o material analisado foram os anais da X, XI e XII edição. A análise dos dados permitiu constatar que as pesquisas sobre jogos educacionais estão concentradas, em sua maioria, no Ensino Fundamental, que o aspecto pedagógico recebe maior ênfase e que poucos jogos digitais são utilizados.PALAVRAS-CHAVE: JOGO EDUCACIONAL; JOGO DIGITAL; EDUCAUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/9110.26843/v11.n1.2018.91.p78 - 89Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 78 - 89Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 78 - 89Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 78 - 891982-863210.26843/ae.v11.n1.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/91/439Copyright (c) 2018 Edna Mataruco Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessMataruco Duarte, EdnaAllevato, Norma Suely Gomes2023-07-22T22:27:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/91Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:27:07Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos Educacionais: estado da arte das comunicações do Encontro Nacional de Educação Matemática
title Jogos Educacionais: estado da arte das comunicações do Encontro Nacional de Educação Matemática
spellingShingle Jogos Educacionais: estado da arte das comunicações do Encontro Nacional de Educação Matemática
Mataruco Duarte, Edna
Jogo Educacional
Jogo Digital
Educação Matemática
Tecnologia de Informação e Comunicação.
title_short Jogos Educacionais: estado da arte das comunicações do Encontro Nacional de Educação Matemática
title_full Jogos Educacionais: estado da arte das comunicações do Encontro Nacional de Educação Matemática
title_fullStr Jogos Educacionais: estado da arte das comunicações do Encontro Nacional de Educação Matemática
title_full_unstemmed Jogos Educacionais: estado da arte das comunicações do Encontro Nacional de Educação Matemática
title_sort Jogos Educacionais: estado da arte das comunicações do Encontro Nacional de Educação Matemática
author Mataruco Duarte, Edna
author_facet Mataruco Duarte, Edna
Allevato, Norma Suely Gomes
author_role author
author2 Allevato, Norma Suely Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mataruco Duarte, Edna
Allevato, Norma Suely Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo Educacional
Jogo Digital
Educação Matemática
Tecnologia de Informação e Comunicação.
topic Jogo Educacional
Jogo Digital
Educação Matemática
Tecnologia de Informação e Comunicação.
description RESUMOO jogo educacional digital nas aulas de Matemática pode contribuir com o ensino e aprendizagem de crianças, jovens e adultos. A utilização de recursos de tecnologia de informação e comunicação no ensino é recomendada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN de Matemática e por outros documentos oficiais. Nesse contexto, realizar estudos do tipo Estado da Arte sobre pesquisas envolvendo Jogos Educacionais em eventos da área de Educação Matemática pode contribuir para identificar quais aspectos estão sendo contemplados. Assim, o presente trabalho pretende fornecer um mapeamento das pesquisas com esses jogos nos diferentes anos de escolaridade, retratando os aspectos de entretenimento e pedagógico contemplados, e identificando se são jogos digitais. Para a realização da pesquisa, foi escolhido o Encontro Nacional de Educação Matemática-ENEM e o material analisado foram os anais da X, XI e XII edição. A análise dos dados permitiu constatar que as pesquisas sobre jogos educacionais estão concentradas, em sua maioria, no Ensino Fundamental, que o aspecto pedagógico recebe maior ênfase e que poucos jogos digitais são utilizados.PALAVRAS-CHAVE: JOGO EDUCACIONAL; JOGO DIGITAL; EDUCA
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/91
10.26843/v11.n1.2018.91.p78 - 89
url https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/91
identifier_str_mv 10.26843/v11.n1.2018.91.p78 - 89
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/91/439
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Edna Mataruco Duarte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Edna Mataruco Duarte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 78 - 89
Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 78 - 89
Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 78 - 89
1982-8632
10.26843/ae.v11.n1.2018
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315140389535744