Pedagogia: sua construção como um fenômeno de significações humanas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/477 |
Resumo: | ResumoAs significações atribuídas à Pedagogia sofreram da atualidade das condições de seu tempo. O texto que se apresenta centrou-se na investigação da concepção Pedagogo-Pedagogia em sua historicidade, e as significações acrescidas ao termo inicial, Pedagogo, para dizer do conhecimento/objeto ao qual se refere a Pedagogia. No percurso histórico evidencia-se o encadeamento existencial-humano que a suporta, que agrega um complexo de interações entre a intervenção educativa e sua justificativa histórico-científica, constituindo-a como um fenômeno que se produz no movimento, identificando-a como um sistema aberto, como processo,como uma atividade.Palavras-chave: Pedagogia-significações; Natureza do discurso pedagógico.AbstractThe meanings attributed to Pedagogy had suffered the conditions of their time. This present article is focused on the investigation of the concept Pedagogue-Pedagogy in its history and meanings added to the term Pedagogue relating to the Object/Knowledge referred to Pedagogy. In the history route, it is possible to see the human-existential chaining which supports it and adds a complex interaction between the educational intervention and it scientific-history justification, gathering as a created phenomenon during the process, identifying it as a opened system, as a process, as an activity. Key words: Pedagogy-significations; Pedagogical speech nature. |
id |
UNICID_80a27b8014d3773e03f62288b1be8eb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/477 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia: sua construção como um fenômeno de significações humanasPalavras-chavePedagogia-significaçõesnatureza do discurso pedagógico.ResumoAs significações atribuídas à Pedagogia sofreram da atualidade das condições de seu tempo. O texto que se apresenta centrou-se na investigação da concepção Pedagogo-Pedagogia em sua historicidade, e as significações acrescidas ao termo inicial, Pedagogo, para dizer do conhecimento/objeto ao qual se refere a Pedagogia. No percurso histórico evidencia-se o encadeamento existencial-humano que a suporta, que agrega um complexo de interações entre a intervenção educativa e sua justificativa histórico-científica, constituindo-a como um fenômeno que se produz no movimento, identificando-a como um sistema aberto, como processo,como uma atividade.Palavras-chave: Pedagogia-significações; Natureza do discurso pedagógico.AbstractThe meanings attributed to Pedagogy had suffered the conditions of their time. This present article is focused on the investigation of the concept Pedagogue-Pedagogy in its history and meanings added to the term Pedagogue relating to the Object/Knowledge referred to Pedagogy. In the history route, it is possible to see the human-existential chaining which supports it and adds a complex interaction between the educational intervention and it scientific-history justification, gathering as a created phenomenon during the process, identifying it as a opened system, as a process, as an activity. Key words: Pedagogy-significations; Pedagogical speech nature.Universidade Cidade de São Paulo2018-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/47710.26843/v2.n1.2009.477.p28 - 38Revista @mbienteeducação; v. 2 n. 1 (2009): jan/jul 2009; 28 - 381982-863210.26843/ae.v2.n1.2009reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/477/453Copyright (c) 2018 Maria Anita Viviani Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Maria Anita Viviani2018-07-04T10:28:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/477Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T10:28:03Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia: sua construção como um fenômeno de significações humanas |
title |
Pedagogia: sua construção como um fenômeno de significações humanas |
spellingShingle |
Pedagogia: sua construção como um fenômeno de significações humanas Martins, Maria Anita Viviani Palavras-chave Pedagogia-significações natureza do discurso pedagógico. |
title_short |
Pedagogia: sua construção como um fenômeno de significações humanas |
title_full |
Pedagogia: sua construção como um fenômeno de significações humanas |
title_fullStr |
Pedagogia: sua construção como um fenômeno de significações humanas |
title_full_unstemmed |
Pedagogia: sua construção como um fenômeno de significações humanas |
title_sort |
Pedagogia: sua construção como um fenômeno de significações humanas |
author |
Martins, Maria Anita Viviani |
author_facet |
Martins, Maria Anita Viviani |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Maria Anita Viviani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave Pedagogia-significações natureza do discurso pedagógico. |
topic |
Palavras-chave Pedagogia-significações natureza do discurso pedagógico. |
description |
ResumoAs significações atribuídas à Pedagogia sofreram da atualidade das condições de seu tempo. O texto que se apresenta centrou-se na investigação da concepção Pedagogo-Pedagogia em sua historicidade, e as significações acrescidas ao termo inicial, Pedagogo, para dizer do conhecimento/objeto ao qual se refere a Pedagogia. No percurso histórico evidencia-se o encadeamento existencial-humano que a suporta, que agrega um complexo de interações entre a intervenção educativa e sua justificativa histórico-científica, constituindo-a como um fenômeno que se produz no movimento, identificando-a como um sistema aberto, como processo,como uma atividade.Palavras-chave: Pedagogia-significações; Natureza do discurso pedagógico.AbstractThe meanings attributed to Pedagogy had suffered the conditions of their time. This present article is focused on the investigation of the concept Pedagogue-Pedagogy in its history and meanings added to the term Pedagogue relating to the Object/Knowledge referred to Pedagogy. In the history route, it is possible to see the human-existential chaining which supports it and adds a complex interaction between the educational intervention and it scientific-history justification, gathering as a created phenomenon during the process, identifying it as a opened system, as a process, as an activity. Key words: Pedagogy-significations; Pedagogical speech nature. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/477 10.26843/v2.n1.2009.477.p28 - 38 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/477 |
identifier_str_mv |
10.26843/v2.n1.2009.477.p28 - 38 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/477/453 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Maria Anita Viviani Martins info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Maria Anita Viviani Martins |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 2 n. 1 (2009): jan/jul 2009; 28 - 38 1982-8632 10.26843/ae.v2.n1.2009 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141556600832 |