Pedagogia: sua construção como um fenômeno de significações humanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria Anita Viviani
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/477
Resumo: ResumoAs significações atribuídas à Pedagogia sofreram da atualidade das condições de seu tempo. O texto que se apresenta centrou-se na investigação da concepção Pedagogo-Pedagogia em sua historicidade, e as significações acrescidas ao termo inicial, Pedagogo, para dizer do conhecimento/objeto ao qual se refere a Pedagogia. No percurso histórico evidencia-se o encadeamento existencial-humano que a suporta, que agrega um complexo de interações entre a intervenção educativa e sua justificativa histórico-científica, constituindo-a como um fenômeno que se produz no movimento, identificando-a como um sistema aberto, como processo,como uma atividade.Palavras-chave: Pedagogia-significações; Natureza do discurso pedagógico.AbstractThe meanings attributed to Pedagogy had suffered the conditions of their time. This present article is focused on the investigation of the concept Pedagogue-Pedagogy in its history and meanings added to the term Pedagogue relating to the Object/Knowledge referred to Pedagogy. In the history route, it is possible to see the human-existential chaining which supports it and adds a complex interaction between the educational intervention and it scientific-history justification, gathering as a created phenomenon during the process, identifying it as a opened system, as a process, as an activity. Key words: Pedagogy-significations; Pedagogical speech nature.
id UNICID_80a27b8014d3773e03f62288b1be8eb3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/477
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Pedagogia: sua construção como um fenômeno de significações humanasPalavras-chavePedagogia-significaçõesnatureza do discurso pedagógico.ResumoAs significações atribuídas à Pedagogia sofreram da atualidade das condições de seu tempo. O texto que se apresenta centrou-se na investigação da concepção Pedagogo-Pedagogia em sua historicidade, e as significações acrescidas ao termo inicial, Pedagogo, para dizer do conhecimento/objeto ao qual se refere a Pedagogia. No percurso histórico evidencia-se o encadeamento existencial-humano que a suporta, que agrega um complexo de interações entre a intervenção educativa e sua justificativa histórico-científica, constituindo-a como um fenômeno que se produz no movimento, identificando-a como um sistema aberto, como processo,como uma atividade.Palavras-chave: Pedagogia-significações; Natureza do discurso pedagógico.AbstractThe meanings attributed to Pedagogy had suffered the conditions of their time. This present article is focused on the investigation of the concept Pedagogue-Pedagogy in its history and meanings added to the term Pedagogue relating to the Object/Knowledge referred to Pedagogy. In the history route, it is possible to see the human-existential chaining which supports it and adds a complex interaction between the educational intervention and it scientific-history justification, gathering as a created phenomenon during the process, identifying it as a opened system, as a process, as an activity. Key words: Pedagogy-significations; Pedagogical speech nature.Universidade Cidade de São Paulo2018-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/47710.26843/v2.n1.2009.477.p28 - 38Revista @mbienteeducação; v. 2 n. 1 (2009): jan/jul 2009; 28 - 381982-863210.26843/ae.v2.n1.2009reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/477/453Copyright (c) 2018 Maria Anita Viviani Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Maria Anita Viviani2018-07-04T10:28:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/477Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T10:28:03Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia: sua construção como um fenômeno de significações humanas
title Pedagogia: sua construção como um fenômeno de significações humanas
spellingShingle Pedagogia: sua construção como um fenômeno de significações humanas
Martins, Maria Anita Viviani
Palavras-chave
Pedagogia-significações
natureza do discurso pedagógico.
title_short Pedagogia: sua construção como um fenômeno de significações humanas
title_full Pedagogia: sua construção como um fenômeno de significações humanas
title_fullStr Pedagogia: sua construção como um fenômeno de significações humanas
title_full_unstemmed Pedagogia: sua construção como um fenômeno de significações humanas
title_sort Pedagogia: sua construção como um fenômeno de significações humanas
author Martins, Maria Anita Viviani
author_facet Martins, Maria Anita Viviani
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria Anita Viviani
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave
Pedagogia-significações
natureza do discurso pedagógico.
topic Palavras-chave
Pedagogia-significações
natureza do discurso pedagógico.
description ResumoAs significações atribuídas à Pedagogia sofreram da atualidade das condições de seu tempo. O texto que se apresenta centrou-se na investigação da concepção Pedagogo-Pedagogia em sua historicidade, e as significações acrescidas ao termo inicial, Pedagogo, para dizer do conhecimento/objeto ao qual se refere a Pedagogia. No percurso histórico evidencia-se o encadeamento existencial-humano que a suporta, que agrega um complexo de interações entre a intervenção educativa e sua justificativa histórico-científica, constituindo-a como um fenômeno que se produz no movimento, identificando-a como um sistema aberto, como processo,como uma atividade.Palavras-chave: Pedagogia-significações; Natureza do discurso pedagógico.AbstractThe meanings attributed to Pedagogy had suffered the conditions of their time. This present article is focused on the investigation of the concept Pedagogue-Pedagogy in its history and meanings added to the term Pedagogue relating to the Object/Knowledge referred to Pedagogy. In the history route, it is possible to see the human-existential chaining which supports it and adds a complex interaction between the educational intervention and it scientific-history justification, gathering as a created phenomenon during the process, identifying it as a opened system, as a process, as an activity. Key words: Pedagogy-significations; Pedagogical speech nature.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/477
10.26843/v2.n1.2009.477.p28 - 38
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/477
identifier_str_mv 10.26843/v2.n1.2009.477.p28 - 38
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/477/453
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Maria Anita Viviani Martins
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Maria Anita Viviani Martins
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 2 n. 1 (2009): jan/jul 2009; 28 - 38
1982-8632
10.26843/ae.v2.n1.2009
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141556600832