A Sociologia da Educação como campo de conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/153
Resumo: ResumoEste ensaio tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a Sociologia da Educação como campo de conhecimento essencial para a compreensão da realidade educacional. A partir da contextualização histórica do surgimento da Sociologia e de seu objeto de estudo, situamos o campo da Sociologia da Educação. Destacam-se duas formas principais de organização e sistematização da multiplicidade teórica da Sociologia da Educação: os paradigmas do consenso e o do conflito e as análises macro e microssociológicas do processo educacional. Conclui-se que o caráter multiparadigmático da Sociologia da Educação amplia as possibilidades de compreensão da realidade, considerando-se importante, contudo, a superação de visões dicotômicas e fragmentadas que têm expressado o desacordo teórico-metodológico no campo da Sociologia da Educação.Palavras-chave: Sociologia da educação; Paradigma do consenso; Paradigma do conflito; Microssociologia; Macrossociologia.Sociology of Education as a knowledge field Abstract This essay aims to present some reflections on the Sociology of Education as an essential knowledge field for the understanding of the educational reality. We have placed the field of the Sociology of Education taking into account the historical background of the emergence of Sociology and its object of study. There are two major forms of organization and systematization of the theoretical multiplicity of the Sociology of Education: the Consensus Paradigm and the Conflict Paradigm, and the Macro and Microsociological analyses of the Educational Process. We conclude that the multiparadigmatic nature of the Sociology of Education expands the possibilities of reality understanding, considering important, however, to overcome fragmented and dichotomous views that have expressed the theoretical and methodological disagreement in the field of the Sociology of Education. ~Key words: Sociology of education; Consensus paradigm; Conflict paradigm; Micro sociology; Macro sociology
id UNICID_8a65473385cfb6182c2e795efd8bb3a6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/153
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling A Sociologia da Educação como campo de conhecimentoSociologia da educaçãoparadigma do consensoparadigma do conflitomicrossociologiamacrossociologiaResumoEste ensaio tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a Sociologia da Educação como campo de conhecimento essencial para a compreensão da realidade educacional. A partir da contextualização histórica do surgimento da Sociologia e de seu objeto de estudo, situamos o campo da Sociologia da Educação. Destacam-se duas formas principais de organização e sistematização da multiplicidade teórica da Sociologia da Educação: os paradigmas do consenso e o do conflito e as análises macro e microssociológicas do processo educacional. Conclui-se que o caráter multiparadigmático da Sociologia da Educação amplia as possibilidades de compreensão da realidade, considerando-se importante, contudo, a superação de visões dicotômicas e fragmentadas que têm expressado o desacordo teórico-metodológico no campo da Sociologia da Educação.Palavras-chave: Sociologia da educação; Paradigma do consenso; Paradigma do conflito; Microssociologia; Macrossociologia.Sociology of Education as a knowledge field Abstract This essay aims to present some reflections on the Sociology of Education as an essential knowledge field for the understanding of the educational reality. We have placed the field of the Sociology of Education taking into account the historical background of the emergence of Sociology and its object of study. There are two major forms of organization and systematization of the theoretical multiplicity of the Sociology of Education: the Consensus Paradigm and the Conflict Paradigm, and the Macro and Microsociological analyses of the Educational Process. We conclude that the multiparadigmatic nature of the Sociology of Education expands the possibilities of reality understanding, considering important, however, to overcome fragmented and dichotomous views that have expressed the theoretical and methodological disagreement in the field of the Sociology of Education. ~Key words: Sociology of education; Consensus paradigm; Conflict paradigm; Micro sociology; Macro sociologyUniversidade Cidade de São Paulo2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/15310.26843/v3.n2.2010.153.p13 - 21Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 2 (2010): jul/dez 2010; 13 - 211982-863210.26843/ae.v3.n2.2010reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/153/411Copyright (c) 2017 Maria Cristina da Silveira Galan Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Maria Cristina da Silveira Galan2018-07-04T10:13:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/153Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T10:13:59Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv A Sociologia da Educação como campo de conhecimento
title A Sociologia da Educação como campo de conhecimento
spellingShingle A Sociologia da Educação como campo de conhecimento
Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan
Sociologia da educação
paradigma do consenso
paradigma do conflito
microssociologia
macrossociologia
title_short A Sociologia da Educação como campo de conhecimento
title_full A Sociologia da Educação como campo de conhecimento
title_fullStr A Sociologia da Educação como campo de conhecimento
title_full_unstemmed A Sociologia da Educação como campo de conhecimento
title_sort A Sociologia da Educação como campo de conhecimento
author Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan
author_facet Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia da educação
paradigma do consenso
paradigma do conflito
microssociologia
macrossociologia
topic Sociologia da educação
paradigma do consenso
paradigma do conflito
microssociologia
macrossociologia
description ResumoEste ensaio tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a Sociologia da Educação como campo de conhecimento essencial para a compreensão da realidade educacional. A partir da contextualização histórica do surgimento da Sociologia e de seu objeto de estudo, situamos o campo da Sociologia da Educação. Destacam-se duas formas principais de organização e sistematização da multiplicidade teórica da Sociologia da Educação: os paradigmas do consenso e o do conflito e as análises macro e microssociológicas do processo educacional. Conclui-se que o caráter multiparadigmático da Sociologia da Educação amplia as possibilidades de compreensão da realidade, considerando-se importante, contudo, a superação de visões dicotômicas e fragmentadas que têm expressado o desacordo teórico-metodológico no campo da Sociologia da Educação.Palavras-chave: Sociologia da educação; Paradigma do consenso; Paradigma do conflito; Microssociologia; Macrossociologia.Sociology of Education as a knowledge field Abstract This essay aims to present some reflections on the Sociology of Education as an essential knowledge field for the understanding of the educational reality. We have placed the field of the Sociology of Education taking into account the historical background of the emergence of Sociology and its object of study. There are two major forms of organization and systematization of the theoretical multiplicity of the Sociology of Education: the Consensus Paradigm and the Conflict Paradigm, and the Macro and Microsociological analyses of the Educational Process. We conclude that the multiparadigmatic nature of the Sociology of Education expands the possibilities of reality understanding, considering important, however, to overcome fragmented and dichotomous views that have expressed the theoretical and methodological disagreement in the field of the Sociology of Education. ~Key words: Sociology of education; Consensus paradigm; Conflict paradigm; Micro sociology; Macro sociology
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/153
10.26843/v3.n2.2010.153.p13 - 21
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/153
identifier_str_mv 10.26843/v3.n2.2010.153.p13 - 21
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/153/411
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 2 (2010): jul/dez 2010; 13 - 21
1982-8632
10.26843/ae.v3.n2.2010
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141519900672