A Sociologia da Educação como campo de conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/153 |
Resumo: | ResumoEste ensaio tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a Sociologia da Educação como campo de conhecimento essencial para a compreensão da realidade educacional. A partir da contextualização histórica do surgimento da Sociologia e de seu objeto de estudo, situamos o campo da Sociologia da Educação. Destacam-se duas formas principais de organização e sistematização da multiplicidade teórica da Sociologia da Educação: os paradigmas do consenso e o do conflito e as análises macro e microssociológicas do processo educacional. Conclui-se que o caráter multiparadigmático da Sociologia da Educação amplia as possibilidades de compreensão da realidade, considerando-se importante, contudo, a superação de visões dicotômicas e fragmentadas que têm expressado o desacordo teórico-metodológico no campo da Sociologia da Educação.Palavras-chave: Sociologia da educação; Paradigma do consenso; Paradigma do conflito; Microssociologia; Macrossociologia.Sociology of Education as a knowledge field Abstract This essay aims to present some reflections on the Sociology of Education as an essential knowledge field for the understanding of the educational reality. We have placed the field of the Sociology of Education taking into account the historical background of the emergence of Sociology and its object of study. There are two major forms of organization and systematization of the theoretical multiplicity of the Sociology of Education: the Consensus Paradigm and the Conflict Paradigm, and the Macro and Microsociological analyses of the Educational Process. We conclude that the multiparadigmatic nature of the Sociology of Education expands the possibilities of reality understanding, considering important, however, to overcome fragmented and dichotomous views that have expressed the theoretical and methodological disagreement in the field of the Sociology of Education. ~Key words: Sociology of education; Consensus paradigm; Conflict paradigm; Micro sociology; Macro sociology |
id |
UNICID_8a65473385cfb6182c2e795efd8bb3a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/153 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
A Sociologia da Educação como campo de conhecimentoSociologia da educaçãoparadigma do consensoparadigma do conflitomicrossociologiamacrossociologiaResumoEste ensaio tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a Sociologia da Educação como campo de conhecimento essencial para a compreensão da realidade educacional. A partir da contextualização histórica do surgimento da Sociologia e de seu objeto de estudo, situamos o campo da Sociologia da Educação. Destacam-se duas formas principais de organização e sistematização da multiplicidade teórica da Sociologia da Educação: os paradigmas do consenso e o do conflito e as análises macro e microssociológicas do processo educacional. Conclui-se que o caráter multiparadigmático da Sociologia da Educação amplia as possibilidades de compreensão da realidade, considerando-se importante, contudo, a superação de visões dicotômicas e fragmentadas que têm expressado o desacordo teórico-metodológico no campo da Sociologia da Educação.Palavras-chave: Sociologia da educação; Paradigma do consenso; Paradigma do conflito; Microssociologia; Macrossociologia.Sociology of Education as a knowledge field Abstract This essay aims to present some reflections on the Sociology of Education as an essential knowledge field for the understanding of the educational reality. We have placed the field of the Sociology of Education taking into account the historical background of the emergence of Sociology and its object of study. There are two major forms of organization and systematization of the theoretical multiplicity of the Sociology of Education: the Consensus Paradigm and the Conflict Paradigm, and the Macro and Microsociological analyses of the Educational Process. We conclude that the multiparadigmatic nature of the Sociology of Education expands the possibilities of reality understanding, considering important, however, to overcome fragmented and dichotomous views that have expressed the theoretical and methodological disagreement in the field of the Sociology of Education. ~Key words: Sociology of education; Consensus paradigm; Conflict paradigm; Micro sociology; Macro sociologyUniversidade Cidade de São Paulo2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/15310.26843/v3.n2.2010.153.p13 - 21Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 2 (2010): jul/dez 2010; 13 - 211982-863210.26843/ae.v3.n2.2010reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/153/411Copyright (c) 2017 Maria Cristina da Silveira Galan Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Maria Cristina da Silveira Galan2018-07-04T10:13:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/153Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T10:13:59Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Sociologia da Educação como campo de conhecimento |
title |
A Sociologia da Educação como campo de conhecimento |
spellingShingle |
A Sociologia da Educação como campo de conhecimento Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan Sociologia da educação paradigma do consenso paradigma do conflito microssociologia macrossociologia |
title_short |
A Sociologia da Educação como campo de conhecimento |
title_full |
A Sociologia da Educação como campo de conhecimento |
title_fullStr |
A Sociologia da Educação como campo de conhecimento |
title_full_unstemmed |
A Sociologia da Educação como campo de conhecimento |
title_sort |
A Sociologia da Educação como campo de conhecimento |
author |
Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan |
author_facet |
Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia da educação paradigma do consenso paradigma do conflito microssociologia macrossociologia |
topic |
Sociologia da educação paradigma do consenso paradigma do conflito microssociologia macrossociologia |
description |
ResumoEste ensaio tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a Sociologia da Educação como campo de conhecimento essencial para a compreensão da realidade educacional. A partir da contextualização histórica do surgimento da Sociologia e de seu objeto de estudo, situamos o campo da Sociologia da Educação. Destacam-se duas formas principais de organização e sistematização da multiplicidade teórica da Sociologia da Educação: os paradigmas do consenso e o do conflito e as análises macro e microssociológicas do processo educacional. Conclui-se que o caráter multiparadigmático da Sociologia da Educação amplia as possibilidades de compreensão da realidade, considerando-se importante, contudo, a superação de visões dicotômicas e fragmentadas que têm expressado o desacordo teórico-metodológico no campo da Sociologia da Educação.Palavras-chave: Sociologia da educação; Paradigma do consenso; Paradigma do conflito; Microssociologia; Macrossociologia.Sociology of Education as a knowledge field Abstract This essay aims to present some reflections on the Sociology of Education as an essential knowledge field for the understanding of the educational reality. We have placed the field of the Sociology of Education taking into account the historical background of the emergence of Sociology and its object of study. There are two major forms of organization and systematization of the theoretical multiplicity of the Sociology of Education: the Consensus Paradigm and the Conflict Paradigm, and the Macro and Microsociological analyses of the Educational Process. We conclude that the multiparadigmatic nature of the Sociology of Education expands the possibilities of reality understanding, considering important, however, to overcome fragmented and dichotomous views that have expressed the theoretical and methodological disagreement in the field of the Sociology of Education. ~Key words: Sociology of education; Consensus paradigm; Conflict paradigm; Micro sociology; Macro sociology |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/153 10.26843/v3.n2.2010.153.p13 - 21 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/153 |
identifier_str_mv |
10.26843/v3.n2.2010.153.p13 - 21 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/153/411 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 2 (2010): jul/dez 2010; 13 - 21 1982-8632 10.26843/ae.v3.n2.2010 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141519900672 |