O projeto de vida nas escolas do Programa Ensino Integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fodra, Sandra Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nogueira, Mara Ephigênia Cáceres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/34
Resumo: RESUMO O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre a construção do Projeto de Vida dos alunos nas escolas de Ensino Médio do Programa Ensino Integral (PEI), na visão dos professores desta disciplina. Esse programa foi implantado pela Secretaria de Estado da Educação em 2012, e conta hoje com 308 escolas que oferecem educação integral em tempo integral. O trabalho com o Projeto de Vida é desenvolvido com adolescentes e jovens, a partir do 6º ano. Durante o Ensino Fundamental, as atividades de Projeto de Vida tratam dos valores, por meio de discussões e reflexões sobre a realidade dos alunos. Já no Ensino Médio, as aulas de Projeto de Vida visam o despertar do autoconhecimento profundo nos estudantes, sua história de vida e do seu percurso escolar, para que eles consigam perceber seus potenciais pessoais e fragilidades e, assim, definirem as habilidades que ainda precisam ser desenvolvidas a fim de realizarem seus sonhos e concluírem seus Projetos de Vida. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e usou entrevistas semiestruturadas com Professores de Projeto de Vida do Ensino Médio. Segundo os entrevistados, embora os alunos tenham resistência no início, o trabalho com o Projeto de Vida é desafiador, gratificante e contribui com o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos jovens. Eles aprendem que as escolhas dopresente interferirão no seu futuro e que a escola pode contribuir nesse percurso e, assim, os estudos passam a ter mais sentido e significado. Noventa por cento dos alunos do Ensino Médio finalizam a construção do seu Projeto de Vida até o final da 3ª série.Palavras-chave: Educação Integral
id UNICID_907287a1b0eb3c433f7dfdaae5ecdf79
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/34
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling O projeto de vida nas escolas do Programa Ensino IntegralRESUMO O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre a construção do Projeto de Vida dos alunos nas escolas de Ensino Médio do Programa Ensino Integral (PEI), na visão dos professores desta disciplina. Esse programa foi implantado pela Secretaria de Estado da Educação em 2012, e conta hoje com 308 escolas que oferecem educação integral em tempo integral. O trabalho com o Projeto de Vida é desenvolvido com adolescentes e jovens, a partir do 6º ano. Durante o Ensino Fundamental, as atividades de Projeto de Vida tratam dos valores, por meio de discussões e reflexões sobre a realidade dos alunos. Já no Ensino Médio, as aulas de Projeto de Vida visam o despertar do autoconhecimento profundo nos estudantes, sua história de vida e do seu percurso escolar, para que eles consigam perceber seus potenciais pessoais e fragilidades e, assim, definirem as habilidades que ainda precisam ser desenvolvidas a fim de realizarem seus sonhos e concluírem seus Projetos de Vida. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e usou entrevistas semiestruturadas com Professores de Projeto de Vida do Ensino Médio. Segundo os entrevistados, embora os alunos tenham resistência no início, o trabalho com o Projeto de Vida é desafiador, gratificante e contribui com o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos jovens. Eles aprendem que as escolhas dopresente interferirão no seu futuro e que a escola pode contribuir nesse percurso e, assim, os estudos passam a ter mais sentido e significado. Noventa por cento dos alunos do Ensino Médio finalizam a construção do seu Projeto de Vida até o final da 3ª série.Palavras-chave: Educação Integral Universidade Cidade de São Paulo2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/3410.26843/v10.n2.2017.34.p251 - 261Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 2: Jul. / Dez. 2017; 251 - 2611982-8632reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/34/80Copyright (c) 2017 Sandra Maria Fodrainfo:eu-repo/semantics/openAccessFodra, Sandra MariaNogueira, Mara Ephigênia Cáceres2019-08-21T11:42:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/34Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-08-21T11:42:52Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv O projeto de vida nas escolas do Programa Ensino Integral
title O projeto de vida nas escolas do Programa Ensino Integral
spellingShingle O projeto de vida nas escolas do Programa Ensino Integral
Fodra, Sandra Maria
title_short O projeto de vida nas escolas do Programa Ensino Integral
title_full O projeto de vida nas escolas do Programa Ensino Integral
title_fullStr O projeto de vida nas escolas do Programa Ensino Integral
title_full_unstemmed O projeto de vida nas escolas do Programa Ensino Integral
title_sort O projeto de vida nas escolas do Programa Ensino Integral
author Fodra, Sandra Maria
author_facet Fodra, Sandra Maria
Nogueira, Mara Ephigênia Cáceres
author_role author
author2 Nogueira, Mara Ephigênia Cáceres
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fodra, Sandra Maria
Nogueira, Mara Ephigênia Cáceres
description RESUMO O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre a construção do Projeto de Vida dos alunos nas escolas de Ensino Médio do Programa Ensino Integral (PEI), na visão dos professores desta disciplina. Esse programa foi implantado pela Secretaria de Estado da Educação em 2012, e conta hoje com 308 escolas que oferecem educação integral em tempo integral. O trabalho com o Projeto de Vida é desenvolvido com adolescentes e jovens, a partir do 6º ano. Durante o Ensino Fundamental, as atividades de Projeto de Vida tratam dos valores, por meio de discussões e reflexões sobre a realidade dos alunos. Já no Ensino Médio, as aulas de Projeto de Vida visam o despertar do autoconhecimento profundo nos estudantes, sua história de vida e do seu percurso escolar, para que eles consigam perceber seus potenciais pessoais e fragilidades e, assim, definirem as habilidades que ainda precisam ser desenvolvidas a fim de realizarem seus sonhos e concluírem seus Projetos de Vida. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e usou entrevistas semiestruturadas com Professores de Projeto de Vida do Ensino Médio. Segundo os entrevistados, embora os alunos tenham resistência no início, o trabalho com o Projeto de Vida é desafiador, gratificante e contribui com o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos jovens. Eles aprendem que as escolhas dopresente interferirão no seu futuro e que a escola pode contribuir nesse percurso e, assim, os estudos passam a ter mais sentido e significado. Noventa por cento dos alunos do Ensino Médio finalizam a construção do seu Projeto de Vida até o final da 3ª série.Palavras-chave: Educação Integral
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/34
10.26843/v10.n2.2017.34.p251 - 261
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/34
identifier_str_mv 10.26843/v10.n2.2017.34.p251 - 261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/34/80
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Sandra Maria Fodra
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Sandra Maria Fodra
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 2: Jul. / Dez. 2017; 251 - 261
1982-8632
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141017632768