Análise do modelo didático de estudantes de licenciatura em matemática EaD e proposta para o processo formativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Ronan Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Tinti, Douglas da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/39
Resumo: ResumoEsta investigação visa detectar se os modelos didáticos propostos por García Pérez, que foram concebidos em um contexto diferente do brasileiro, são de fato representativos do fazer pedagógico de um grupo de vinte professores de Química e se os mesmos podem ser utilizados como um instrumento diagnóstico na pesquisa em ensino de Ciências. O modelo didático é apontado como importante ferramenta na identificação das concepções dos professores e discentes sobre o ensino. Essa investigação visa detectar, por meio de um questionário, proposto por García Pérez, se são de fato representativos do fazer pedagógico de um grupo 221 discentes de três cursos de licenciatura em Matemática EaD do Estado de São Paulo e se os mesmos podem ser utilizados como um instrumento diagnóstico na pesquisa em ensino de Matemática, como a identificação do grau de Hibridismo e o grau de Coerência do modelo didático pessoal de cada discente das instituições pesquisadas. Em posse das respostas foi possível estabelecer um quadro que indica o grau de hibridismo e de coerência do modelo didático pessoal. Contudo, os resultados apontam que os estudantes apresentam modelos didáticos híbridos e incoerentes, acreditando que a construção do conhecimento ocorre quando permitem a participação do aluno nas aulas, desconsiderando as outras dimensões do ensino.Palavras-chave: Modelo Didático
id UNICID_9fd76165a82b1f58329016aae6220b96
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Análise do modelo didático de estudantes de licenciatura em matemática EaD e proposta para o processo formativoResumoEsta investigação visa detectar se os modelos didáticos propostos por García Pérez, que foram concebidos em um contexto diferente do brasileiro, são de fato representativos do fazer pedagógico de um grupo de vinte professores de Química e se os mesmos podem ser utilizados como um instrumento diagnóstico na pesquisa em ensino de Ciências. O modelo didático é apontado como importante ferramenta na identificação das concepções dos professores e discentes sobre o ensino. Essa investigação visa detectar, por meio de um questionário, proposto por García Pérez, se são de fato representativos do fazer pedagógico de um grupo 221 discentes de três cursos de licenciatura em Matemática EaD do Estado de São Paulo e se os mesmos podem ser utilizados como um instrumento diagnóstico na pesquisa em ensino de Matemática, como a identificação do grau de Hibridismo e o grau de Coerência do modelo didático pessoal de cada discente das instituições pesquisadas. Em posse das respostas foi possível estabelecer um quadro que indica o grau de hibridismo e de coerência do modelo didático pessoal. Contudo, os resultados apontam que os estudantes apresentam modelos didáticos híbridos e incoerentes, acreditando que a construção do conhecimento ocorre quando permitem a participação do aluno nas aulas, desconsiderando as outras dimensões do ensino.Palavras-chave: Modelo Didático Universidade Cidade de São Paulo2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/3910.26843/v10.n1.2017.39.p48 - 62Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 1: Jan. / Jun. 2017; 48 - 621982-8632reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/39/38Copyright (c) 2017 Ronan Gonçalves Bezerra, Douglas da Silva Tintiinfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Ronan GonçalvesTinti, Douglas da Silva2018-05-28T16:07:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-05-28T16:07:42Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do modelo didático de estudantes de licenciatura em matemática EaD e proposta para o processo formativo
title Análise do modelo didático de estudantes de licenciatura em matemática EaD e proposta para o processo formativo
spellingShingle Análise do modelo didático de estudantes de licenciatura em matemática EaD e proposta para o processo formativo
Bezerra, Ronan Gonçalves
title_short Análise do modelo didático de estudantes de licenciatura em matemática EaD e proposta para o processo formativo
title_full Análise do modelo didático de estudantes de licenciatura em matemática EaD e proposta para o processo formativo
title_fullStr Análise do modelo didático de estudantes de licenciatura em matemática EaD e proposta para o processo formativo
title_full_unstemmed Análise do modelo didático de estudantes de licenciatura em matemática EaD e proposta para o processo formativo
title_sort Análise do modelo didático de estudantes de licenciatura em matemática EaD e proposta para o processo formativo
author Bezerra, Ronan Gonçalves
author_facet Bezerra, Ronan Gonçalves
Tinti, Douglas da Silva
author_role author
author2 Tinti, Douglas da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Ronan Gonçalves
Tinti, Douglas da Silva
description ResumoEsta investigação visa detectar se os modelos didáticos propostos por García Pérez, que foram concebidos em um contexto diferente do brasileiro, são de fato representativos do fazer pedagógico de um grupo de vinte professores de Química e se os mesmos podem ser utilizados como um instrumento diagnóstico na pesquisa em ensino de Ciências. O modelo didático é apontado como importante ferramenta na identificação das concepções dos professores e discentes sobre o ensino. Essa investigação visa detectar, por meio de um questionário, proposto por García Pérez, se são de fato representativos do fazer pedagógico de um grupo 221 discentes de três cursos de licenciatura em Matemática EaD do Estado de São Paulo e se os mesmos podem ser utilizados como um instrumento diagnóstico na pesquisa em ensino de Matemática, como a identificação do grau de Hibridismo e o grau de Coerência do modelo didático pessoal de cada discente das instituições pesquisadas. Em posse das respostas foi possível estabelecer um quadro que indica o grau de hibridismo e de coerência do modelo didático pessoal. Contudo, os resultados apontam que os estudantes apresentam modelos didáticos híbridos e incoerentes, acreditando que a construção do conhecimento ocorre quando permitem a participação do aluno nas aulas, desconsiderando as outras dimensões do ensino.Palavras-chave: Modelo Didático
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/39
10.26843/v10.n1.2017.39.p48 - 62
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/39
identifier_str_mv 10.26843/v10.n1.2017.39.p48 - 62
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/39/38
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ronan Gonçalves Bezerra, Douglas da Silva Tinti
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ronan Gonçalves Bezerra, Douglas da Silva Tinti
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 1: Jan. / Jun. 2017; 48 - 62
1982-8632
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141024972800