A AUTONOMIA NA ESCOLA INCLUSIVA: CONTRIBUI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garrutti, ? rica Aparecida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mattos, Edna Antônia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/147
Resumo: ResumoNas últimas décadas, a inclusão é alvo de muitos estudos no campo da Educação e nas áreas diversas de interface, com vistas a se avaliar e propor políticas públicas e práticas que promovam a construção de ambientes escolares inclusivos. Diante desse enfoque, a necessidade de capacitação da comunidade escolar para construir uma escola de qualidade para todos é realidade proeminente. Além da formação didático-pedagógica, devem-se proporcionar condições para que o professor desenvolva atitudes favoráveis em relação à inclusão e reconheça os alunos em suas potencialidades. Ainda, para que o professor atue com autonomia em uma escola pautada no paradigma inclusivo, é necessário buscar uma formação que resgate no professor o encontro consigo e com o mundo, sendo o lúdico uma importante condição tanto para o favorecimento de tal encontro como o desenvolvimento das ações pedagógicas com os alunos com necessidades educacionais especiais. Nesse sentido, esta pesquisa versará sobre o lúdico na forma- ção de professores com orientação inclusiva e terá, especificamente, o objetivo de analisar as contribuições do lúdico para a educação de crianças com necessidades especiais, aspecto a ser considerado nessa formação. PALAVRAS-CHAVE: Autonomia ;Ludicidade ; Formação docente; Educação inclusiva. AbstractIn recent decades, the inclusion is a target of many studies in the field of education and in various areas of interface, with a view to assess and propose public policies and practices that promote the construction of inclusive educational environments. Given this focus, the need for training of the school community to build a school for all is prominent reality. In addition to the didactic-pedagogic training it must provide conditions for which the teacher develops favorable attitudes towards inclusion and recognizes students in their potential. Still, for the professor to act with autonomy in a school based on the inclusive paradigm, it is necessary to seek a rescue in teacher training that the meeting with you and with the world, being the playful one important condition both for the favouring of such meeting as the development of pedagogical actions with pupils with special educational needs. In this sense, this research will deal about the playful in the training of teachers, with an inclusive orientation and, specifically, the objective of analysing the contributions from the playful to the education of children with special needs, aspect to be considered in this training.KEY WORDS: Autonomy ; Playfulness ; Teacher training ;Inclusive education.
id UNICID_ad509767bafed8bf6e6b7255c9ccb185
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/147
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling A AUTONOMIA NA ESCOLA INCLUSIVA: CONTRIBUIAutonomiaLudicidadeFormação docenteEducação inclusiva.ResumoNas últimas décadas, a inclusão é alvo de muitos estudos no campo da Educação e nas áreas diversas de interface, com vistas a se avaliar e propor políticas públicas e práticas que promovam a construção de ambientes escolares inclusivos. Diante desse enfoque, a necessidade de capacitação da comunidade escolar para construir uma escola de qualidade para todos é realidade proeminente. Além da formação didático-pedagógica, devem-se proporcionar condições para que o professor desenvolva atitudes favoráveis em relação à inclusão e reconheça os alunos em suas potencialidades. Ainda, para que o professor atue com autonomia em uma escola pautada no paradigma inclusivo, é necessário buscar uma formação que resgate no professor o encontro consigo e com o mundo, sendo o lúdico uma importante condição tanto para o favorecimento de tal encontro como o desenvolvimento das ações pedagógicas com os alunos com necessidades educacionais especiais. Nesse sentido, esta pesquisa versará sobre o lúdico na forma- ção de professores com orientação inclusiva e terá, especificamente, o objetivo de analisar as contribuições do lúdico para a educação de crianças com necessidades especiais, aspecto a ser considerado nessa formação. PALAVRAS-CHAVE: Autonomia ;Ludicidade ; Formação docente; Educação inclusiva. AbstractIn recent decades, the inclusion is a target of many studies in the field of education and in various areas of interface, with a view to assess and propose public policies and practices that promote the construction of inclusive educational environments. Given this focus, the need for training of the school community to build a school for all is prominent reality. In addition to the didactic-pedagogic training it must provide conditions for which the teacher develops favorable attitudes towards inclusion and recognizes students in their potential. Still, for the professor to act with autonomy in a school based on the inclusive paradigm, it is necessary to seek a rescue in teacher training that the meeting with you and with the world, being the playful one important condition both for the favouring of such meeting as the development of pedagogical actions with pupils with special educational needs. In this sense, this research will deal about the playful in the training of teachers, with an inclusive orientation and, specifically, the objective of analysing the contributions from the playful to the education of children with special needs, aspect to be considered in this training.KEY WORDS: Autonomy ; Playfulness ; Teacher training ;Inclusive education.Universidade Cidade de São Paulo2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/14710.26843/v4.n1.2011.147.p53 - 59Revista @mbienteeducação; v. 4 n. 1 (2011): jan/jun 2011; 53 - 591982-863210.26843/ae.v4.n1.2011reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/147/407Garrutti, ? rica AparecidaMattos, Edna Antônia deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-03T09:15:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/147Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-03T09:15:32Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv A AUTONOMIA NA ESCOLA INCLUSIVA: CONTRIBUI
title A AUTONOMIA NA ESCOLA INCLUSIVA: CONTRIBUI
spellingShingle A AUTONOMIA NA ESCOLA INCLUSIVA: CONTRIBUI
Garrutti, ? rica Aparecida
Autonomia
Ludicidade
Formação docente
Educação inclusiva.
title_short A AUTONOMIA NA ESCOLA INCLUSIVA: CONTRIBUI
title_full A AUTONOMIA NA ESCOLA INCLUSIVA: CONTRIBUI
title_fullStr A AUTONOMIA NA ESCOLA INCLUSIVA: CONTRIBUI
title_full_unstemmed A AUTONOMIA NA ESCOLA INCLUSIVA: CONTRIBUI
title_sort A AUTONOMIA NA ESCOLA INCLUSIVA: CONTRIBUI
author Garrutti, ? rica Aparecida
author_facet Garrutti, ? rica Aparecida
Mattos, Edna Antônia de
author_role author
author2 Mattos, Edna Antônia de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garrutti, ? rica Aparecida
Mattos, Edna Antônia de
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Ludicidade
Formação docente
Educação inclusiva.
topic Autonomia
Ludicidade
Formação docente
Educação inclusiva.
description ResumoNas últimas décadas, a inclusão é alvo de muitos estudos no campo da Educação e nas áreas diversas de interface, com vistas a se avaliar e propor políticas públicas e práticas que promovam a construção de ambientes escolares inclusivos. Diante desse enfoque, a necessidade de capacitação da comunidade escolar para construir uma escola de qualidade para todos é realidade proeminente. Além da formação didático-pedagógica, devem-se proporcionar condições para que o professor desenvolva atitudes favoráveis em relação à inclusão e reconheça os alunos em suas potencialidades. Ainda, para que o professor atue com autonomia em uma escola pautada no paradigma inclusivo, é necessário buscar uma formação que resgate no professor o encontro consigo e com o mundo, sendo o lúdico uma importante condição tanto para o favorecimento de tal encontro como o desenvolvimento das ações pedagógicas com os alunos com necessidades educacionais especiais. Nesse sentido, esta pesquisa versará sobre o lúdico na forma- ção de professores com orientação inclusiva e terá, especificamente, o objetivo de analisar as contribuições do lúdico para a educação de crianças com necessidades especiais, aspecto a ser considerado nessa formação. PALAVRAS-CHAVE: Autonomia ;Ludicidade ; Formação docente; Educação inclusiva. AbstractIn recent decades, the inclusion is a target of many studies in the field of education and in various areas of interface, with a view to assess and propose public policies and practices that promote the construction of inclusive educational environments. Given this focus, the need for training of the school community to build a school for all is prominent reality. In addition to the didactic-pedagogic training it must provide conditions for which the teacher develops favorable attitudes towards inclusion and recognizes students in their potential. Still, for the professor to act with autonomy in a school based on the inclusive paradigm, it is necessary to seek a rescue in teacher training that the meeting with you and with the world, being the playful one important condition both for the favouring of such meeting as the development of pedagogical actions with pupils with special educational needs. In this sense, this research will deal about the playful in the training of teachers, with an inclusive orientation and, specifically, the objective of analysing the contributions from the playful to the education of children with special needs, aspect to be considered in this training.KEY WORDS: Autonomy ; Playfulness ; Teacher training ;Inclusive education.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/147
10.26843/v4.n1.2011.147.p53 - 59
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/147
identifier_str_mv 10.26843/v4.n1.2011.147.p53 - 59
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/147/407
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 4 n. 1 (2011): jan/jun 2011; 53 - 59
1982-8632
10.26843/ae.v4.n1.2011
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141513609216