A criança e o adoecimento: entre a escola e o hospital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passeggi, Maria da Conceição
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Senadaht Baracho, Furlanetto, Ecleide Cunico
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/741
Resumo: Admitindo como pressuposto que tanto para o adulto quanto para a criança a reflexão narrativa possibilita revisitar a experiência vivida e dar-lhe um outro sentido, defendemos aqui a centralidade da palavra da criança como fonte de pesquisa e de produção do conhecimento científico. Apoiamo-nos nos princípios epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica em educação, nos estudos da infância e da psicologia cultural de perspectiva narrativista. Com base nas experiências narradas por três crianças em tratamento oncológico, discutiremos o modo como elas veem a transição entre a escola e o hospital. Como procedimento metodológico recorremos à ludicidade e ao imaginário infantil propiciado nas rodas de conversa. As análises apresentam os desafios do ingresso e do reingresso da criança no contexto escolar, perspectivando a escolaridade como direito da criança e o bem-estar na escola como prática de acolhimento. Para concluir, ressaltamos a importância da reflexão narrativa enquanto modo de pensar com as crianças e a reflexão que elas fazem sobre as experiências vividas na escola e no hospital.
id UNICID_c57c3f20382ff382ac34a6ba53aefc4d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/741
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling A criança e o adoecimento: entre a escola e o hospitalNARRATIVASCRIAN? ASADOECIMENTO CR? NICOESCOLAHOSPITAL.Admitindo como pressuposto que tanto para o adulto quanto para a criança a reflexão narrativa possibilita revisitar a experiência vivida e dar-lhe um outro sentido, defendemos aqui a centralidade da palavra da criança como fonte de pesquisa e de produção do conhecimento científico. Apoiamo-nos nos princípios epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica em educação, nos estudos da infância e da psicologia cultural de perspectiva narrativista. Com base nas experiências narradas por três crianças em tratamento oncológico, discutiremos o modo como elas veem a transição entre a escola e o hospital. Como procedimento metodológico recorremos à ludicidade e ao imaginário infantil propiciado nas rodas de conversa. As análises apresentam os desafios do ingresso e do reingresso da criança no contexto escolar, perspectivando a escolaridade como direito da criança e o bem-estar na escola como prática de acolhimento. Para concluir, ressaltamos a importância da reflexão narrativa enquanto modo de pensar com as crianças e a reflexão que elas fazem sobre as experiências vividas na escola e no hospital.Universidade Cidade de São Paulo2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/74110.26843/v12.n2.2019.741.p123-140Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 2 (2019): Mai. / Ago. - 2019; 123-1401982-863210.26843/ae.v12.n2.2019reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/741/671Copyright (c) 2019 Maria da Conceição Passeggi, Senadaht Baracho Rodrigues, Ecleide Cunico Furlanettoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPasseggi, Maria da ConceiçãoRodrigues, Senadaht BarachoFurlanetto, Ecleide Cunico2019-09-24T17:17:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/741Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-24T17:17:54Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv A criança e o adoecimento: entre a escola e o hospital
title A criança e o adoecimento: entre a escola e o hospital
spellingShingle A criança e o adoecimento: entre a escola e o hospital
Passeggi, Maria da Conceição
NARRATIVAS
CRIAN? AS
ADOECIMENTO CR? NICO
ESCOLA
HOSPITAL.
title_short A criança e o adoecimento: entre a escola e o hospital
title_full A criança e o adoecimento: entre a escola e o hospital
title_fullStr A criança e o adoecimento: entre a escola e o hospital
title_full_unstemmed A criança e o adoecimento: entre a escola e o hospital
title_sort A criança e o adoecimento: entre a escola e o hospital
author Passeggi, Maria da Conceição
author_facet Passeggi, Maria da Conceição
Rodrigues, Senadaht Baracho
Furlanetto, Ecleide Cunico
author_role author
author2 Rodrigues, Senadaht Baracho
Furlanetto, Ecleide Cunico
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passeggi, Maria da Conceição
Rodrigues, Senadaht Baracho
Furlanetto, Ecleide Cunico
dc.subject.por.fl_str_mv NARRATIVAS
CRIAN? AS
ADOECIMENTO CR? NICO
ESCOLA
HOSPITAL.
topic NARRATIVAS
CRIAN? AS
ADOECIMENTO CR? NICO
ESCOLA
HOSPITAL.
description Admitindo como pressuposto que tanto para o adulto quanto para a criança a reflexão narrativa possibilita revisitar a experiência vivida e dar-lhe um outro sentido, defendemos aqui a centralidade da palavra da criança como fonte de pesquisa e de produção do conhecimento científico. Apoiamo-nos nos princípios epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica em educação, nos estudos da infância e da psicologia cultural de perspectiva narrativista. Com base nas experiências narradas por três crianças em tratamento oncológico, discutiremos o modo como elas veem a transição entre a escola e o hospital. Como procedimento metodológico recorremos à ludicidade e ao imaginário infantil propiciado nas rodas de conversa. As análises apresentam os desafios do ingresso e do reingresso da criança no contexto escolar, perspectivando a escolaridade como direito da criança e o bem-estar na escola como prática de acolhimento. Para concluir, ressaltamos a importância da reflexão narrativa enquanto modo de pensar com as crianças e a reflexão que elas fazem sobre as experiências vividas na escola e no hospital.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/741
10.26843/v12.n2.2019.741.p123-140
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/741
identifier_str_mv 10.26843/v12.n2.2019.741.p123-140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/741/671
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 2 (2019): Mai. / Ago. - 2019; 123-140
1982-8632
10.26843/ae.v12.n2.2019
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315142286409728