Grau de consciência ambiental de alunos do ensino técnico: a realidade do colégio Marquês de Olinda (Guarujá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
DOI: | 10.26843/v7.n2.2014.482.p277 |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/482 |
Resumo: | Resumo O presente trabalho identifica o grau de consciência ambiental e consumo ecológico nos alunos de cursos técnicos no Colégio Marquês de Olinda, no município de Guarujá, litoral do Estado de São Paulo, e traz reflexões sobre a inclusão social e a educação ambiental. Foi realizado survey com os alunos do colégio em análise e adotou-se o método de mensuração do Grau de Consciência Ambiental proposto por Possamai e Bertolini (2005), elaborado para identificar a conscientização ecológica dos consumidores e do consumidor ecologicamente correto. Os resultados obtidos mostraram que, mesmo tendo um grau de conscientização ambiental elevado, os alunos ainda não agem de forma ecologicamente correta.Palavras-chave: Educação ambiental;Consciência ecológica;Consumo de recursos naturais;Inclusão Social.Level of environmental conscience of technical school students: reality of The Marquês de Olinda school (GUARUJÁ-SP)AbstractThis paper identifies the degree of environmental awareness and ecological consumption in students of technical courses in the College Marquis of Olinda, in the city of Guaruja, coast of São Paulo, and reflects on social inclusion and environmental education. Survey was conducted with students of the college in question and adopted the method of measuring the degree of environmental consciousness proposed by Possamai e Bertolini (2005) designed to identify the environmental awareness of consumers and consumer eco-friendly. The results showed that even with a high degree of environmental awareness, students still do not act in an ecologically correct way.Key-words: Environmental Education;Ecological Awareness;Consumption of Natural Resources; Social Inclusion. |
id |
UNICID_d3de21711b03bb96dbf5482ca968c5d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/482 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
spelling |
Grau de consciência ambiental de alunos do ensino técnico: a realidade do colégio Marquês de Olinda (GuarujáEducação ambientalConsciência ecológicaConsumo de recursos naturaisInclusão Social. Resumo O presente trabalho identifica o grau de consciência ambiental e consumo ecológico nos alunos de cursos técnicos no Colégio Marquês de Olinda, no município de Guarujá, litoral do Estado de São Paulo, e traz reflexões sobre a inclusão social e a educação ambiental. Foi realizado survey com os alunos do colégio em análise e adotou-se o método de mensuração do Grau de Consciência Ambiental proposto por Possamai e Bertolini (2005), elaborado para identificar a conscientização ecológica dos consumidores e do consumidor ecologicamente correto. Os resultados obtidos mostraram que, mesmo tendo um grau de conscientização ambiental elevado, os alunos ainda não agem de forma ecologicamente correta.Palavras-chave: Educação ambiental;Consciência ecológica;Consumo de recursos naturais;Inclusão Social.Level of environmental conscience of technical school students: reality of The Marquês de Olinda school (GUARUJÁ-SP)AbstractThis paper identifies the degree of environmental awareness and ecological consumption in students of technical courses in the College Marquis of Olinda, in the city of Guaruja, coast of São Paulo, and reflects on social inclusion and environmental education. Survey was conducted with students of the college in question and adopted the method of measuring the degree of environmental consciousness proposed by Possamai e Bertolini (2005) designed to identify the environmental awareness of consumers and consumer eco-friendly. The results showed that even with a high degree of environmental awareness, students still do not act in an ecologically correct way.Key-words: Environmental Education;Ecological Awareness;Consumption of Natural Resources; Social Inclusion.Universidade Cidade de São Paulo2018-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/48210.26843/v7.n2.2014.482.p277 - 290Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 2 (2014): Maio/Ago 2014; 277 - 2901982-863210.26843/ae.v7.n2.2014reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/482/458Copyright (c) 2018 Amaro Araújo Lima Neto, José Alberto Carvalho dos Santos Claro, Camila Papa Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeto, Amaro Araújo LimaClaro, José Alberto Carvalho dos SantosLopes, Camila Papa2018-06-28T08:19:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/482Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-06-28T08:19:21Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grau de consciência ambiental de alunos do ensino técnico: a realidade do colégio Marquês de Olinda (Guarujá |
title |
Grau de consciência ambiental de alunos do ensino técnico: a realidade do colégio Marquês de Olinda (Guarujá |
spellingShingle |
Grau de consciência ambiental de alunos do ensino técnico: a realidade do colégio Marquês de Olinda (Guarujá Grau de consciência ambiental de alunos do ensino técnico: a realidade do colégio Marquês de Olinda (Guarujá Neto, Amaro Araújo Lima Educação ambiental Consciência ecológica Consumo de recursos naturais Inclusão Social. Neto, Amaro Araújo Lima Educação ambiental Consciência ecológica Consumo de recursos naturais Inclusão Social. |
title_short |
Grau de consciência ambiental de alunos do ensino técnico: a realidade do colégio Marquês de Olinda (Guarujá |
title_full |
Grau de consciência ambiental de alunos do ensino técnico: a realidade do colégio Marquês de Olinda (Guarujá |
title_fullStr |
Grau de consciência ambiental de alunos do ensino técnico: a realidade do colégio Marquês de Olinda (Guarujá Grau de consciência ambiental de alunos do ensino técnico: a realidade do colégio Marquês de Olinda (Guarujá |
title_full_unstemmed |
Grau de consciência ambiental de alunos do ensino técnico: a realidade do colégio Marquês de Olinda (Guarujá Grau de consciência ambiental de alunos do ensino técnico: a realidade do colégio Marquês de Olinda (Guarujá |
title_sort |
Grau de consciência ambiental de alunos do ensino técnico: a realidade do colégio Marquês de Olinda (Guarujá |
author |
Neto, Amaro Araújo Lima |
author_facet |
Neto, Amaro Araújo Lima Neto, Amaro Araújo Lima Claro, José Alberto Carvalho dos Santos Lopes, Camila Papa Claro, José Alberto Carvalho dos Santos Lopes, Camila Papa |
author_role |
author |
author2 |
Claro, José Alberto Carvalho dos Santos Lopes, Camila Papa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, Amaro Araújo Lima Claro, José Alberto Carvalho dos Santos Lopes, Camila Papa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Consciência ecológica Consumo de recursos naturais Inclusão Social. |
topic |
Educação ambiental Consciência ecológica Consumo de recursos naturais Inclusão Social. |
description |
Resumo O presente trabalho identifica o grau de consciência ambiental e consumo ecológico nos alunos de cursos técnicos no Colégio Marquês de Olinda, no município de Guarujá, litoral do Estado de São Paulo, e traz reflexões sobre a inclusão social e a educação ambiental. Foi realizado survey com os alunos do colégio em análise e adotou-se o método de mensuração do Grau de Consciência Ambiental proposto por Possamai e Bertolini (2005), elaborado para identificar a conscientização ecológica dos consumidores e do consumidor ecologicamente correto. Os resultados obtidos mostraram que, mesmo tendo um grau de conscientização ambiental elevado, os alunos ainda não agem de forma ecologicamente correta.Palavras-chave: Educação ambiental;Consciência ecológica;Consumo de recursos naturais;Inclusão Social.Level of environmental conscience of technical school students: reality of The Marquês de Olinda school (GUARUJÁ-SP)AbstractThis paper identifies the degree of environmental awareness and ecological consumption in students of technical courses in the College Marquis of Olinda, in the city of Guaruja, coast of São Paulo, and reflects on social inclusion and environmental education. Survey was conducted with students of the college in question and adopted the method of measuring the degree of environmental consciousness proposed by Possamai e Bertolini (2005) designed to identify the environmental awareness of consumers and consumer eco-friendly. The results showed that even with a high degree of environmental awareness, students still do not act in an ecologically correct way.Key-words: Environmental Education;Ecological Awareness;Consumption of Natural Resources; Social Inclusion. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/482 10.26843/v7.n2.2014.482.p277 - 290 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/482 |
identifier_str_mv |
10.26843/v7.n2.2014.482.p277 - 290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/482/458 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 2 (2014): Maio/Ago 2014; 277 - 290 1982-8632 10.26843/ae.v7.n2.2014 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822180461871366144 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26843/v7.n2.2014.482.p277 |