Grau de consciência ambiental de alunos do ensino técnico: a realidade do colégio Marquês de Olinda (Guarujá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Amaro Araújo Lima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Claro, José Alberto Carvalho dos Santos, Lopes, Camila Papa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/482
Resumo:  Resumo O presente trabalho identifica o grau de consciência ambiental e consumo ecológico nos alunos de cursos técnicos no Colégio Marquês de Olinda, no município de Guarujá, litoral do Estado de São Paulo, e traz reflexões sobre a inclusão social e a educação ambiental. Foi realizado survey com os alunos do colégio em análise e adotou-se o método de mensuração do Grau de Consciência Ambiental proposto por Possamai e Bertolini (2005), elaborado para identificar a conscientização ecológica dos consumidores e do consumidor ecologicamente correto. Os resultados obtidos mostraram que, mesmo tendo um grau de conscientização ambiental elevado, os alunos ainda não agem de forma ecologicamente correta.Palavras-chave: Educação ambiental;Consciência ecológica;Consumo de recursos naturais;Inclusão Social.Level of environmental conscience of technical school students: reality of The Marquês de Olinda school (GUARUJÁ-SP)AbstractThis paper identifies the degree of environmental awareness and ecological consumption in students of technical courses in the College Marquis of Olinda, in the city of Guaruja, coast of São Paulo, and reflects on social inclusion and environmental education. Survey was conducted with students of the college in question and adopted the method of measuring the degree of environmental consciousness proposed by Possamai e Bertolini (2005) designed to identify the environmental awareness of consumers and consumer eco-friendly. The results showed that even with a high degree of environmental awareness, students still do not act in an ecologically correct way.Key-words: Environmental Education;Ecological Awareness;Consumption of Natural Resources; Social Inclusion.
id UNICID_d3de21711b03bb96dbf5482ca968c5d2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/482
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Grau de consciência ambiental de alunos do ensino técnico: a realidade do colégio Marquês de Olinda (GuarujáEducação ambientalConsciência ecológicaConsumo de recursos naturaisInclusão Social. Resumo O presente trabalho identifica o grau de consciência ambiental e consumo ecológico nos alunos de cursos técnicos no Colégio Marquês de Olinda, no município de Guarujá, litoral do Estado de São Paulo, e traz reflexões sobre a inclusão social e a educação ambiental. Foi realizado survey com os alunos do colégio em análise e adotou-se o método de mensuração do Grau de Consciência Ambiental proposto por Possamai e Bertolini (2005), elaborado para identificar a conscientização ecológica dos consumidores e do consumidor ecologicamente correto. Os resultados obtidos mostraram que, mesmo tendo um grau de conscientização ambiental elevado, os alunos ainda não agem de forma ecologicamente correta.Palavras-chave: Educação ambiental;Consciência ecológica;Consumo de recursos naturais;Inclusão Social.Level of environmental conscience of technical school students: reality of The Marquês de Olinda school (GUARUJÁ-SP)AbstractThis paper identifies the degree of environmental awareness and ecological consumption in students of technical courses in the College Marquis of Olinda, in the city of Guaruja, coast of São Paulo, and reflects on social inclusion and environmental education. Survey was conducted with students of the college in question and adopted the method of measuring the degree of environmental consciousness proposed by Possamai e Bertolini (2005) designed to identify the environmental awareness of consumers and consumer eco-friendly. The results showed that even with a high degree of environmental awareness, students still do not act in an ecologically correct way.Key-words: Environmental Education;Ecological Awareness;Consumption of Natural Resources; Social Inclusion.Universidade Cidade de São Paulo2018-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/48210.26843/v7.n2.2014.482.p277 - 290Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 2 (2014): Maio/Ago 2014; 277 - 2901982-863210.26843/ae.v7.n2.2014reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/482/458Copyright (c) 2018 Amaro Araújo Lima Neto, José Alberto Carvalho dos Santos Claro, Camila Papa Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeto, Amaro Araújo LimaClaro, José Alberto Carvalho dos SantosLopes, Camila Papa2018-06-28T08:19:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/482Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-06-28T08:19:21Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Grau de consciência ambiental de alunos do ensino técnico: a realidade do colégio Marquês de Olinda (Guarujá
title Grau de consciência ambiental de alunos do ensino técnico: a realidade do colégio Marquês de Olinda (Guarujá
spellingShingle Grau de consciência ambiental de alunos do ensino técnico: a realidade do colégio Marquês de Olinda (Guarujá
Neto, Amaro Araújo Lima
Educação ambiental
Consciência ecológica
Consumo de recursos naturais
Inclusão Social.
title_short Grau de consciência ambiental de alunos do ensino técnico: a realidade do colégio Marquês de Olinda (Guarujá
title_full Grau de consciência ambiental de alunos do ensino técnico: a realidade do colégio Marquês de Olinda (Guarujá
title_fullStr Grau de consciência ambiental de alunos do ensino técnico: a realidade do colégio Marquês de Olinda (Guarujá
title_full_unstemmed Grau de consciência ambiental de alunos do ensino técnico: a realidade do colégio Marquês de Olinda (Guarujá
title_sort Grau de consciência ambiental de alunos do ensino técnico: a realidade do colégio Marquês de Olinda (Guarujá
author Neto, Amaro Araújo Lima
author_facet Neto, Amaro Araújo Lima
Claro, José Alberto Carvalho dos Santos
Lopes, Camila Papa
author_role author
author2 Claro, José Alberto Carvalho dos Santos
Lopes, Camila Papa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Amaro Araújo Lima
Claro, José Alberto Carvalho dos Santos
Lopes, Camila Papa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Consciência ecológica
Consumo de recursos naturais
Inclusão Social.
topic Educação ambiental
Consciência ecológica
Consumo de recursos naturais
Inclusão Social.
description  Resumo O presente trabalho identifica o grau de consciência ambiental e consumo ecológico nos alunos de cursos técnicos no Colégio Marquês de Olinda, no município de Guarujá, litoral do Estado de São Paulo, e traz reflexões sobre a inclusão social e a educação ambiental. Foi realizado survey com os alunos do colégio em análise e adotou-se o método de mensuração do Grau de Consciência Ambiental proposto por Possamai e Bertolini (2005), elaborado para identificar a conscientização ecológica dos consumidores e do consumidor ecologicamente correto. Os resultados obtidos mostraram que, mesmo tendo um grau de conscientização ambiental elevado, os alunos ainda não agem de forma ecologicamente correta.Palavras-chave: Educação ambiental;Consciência ecológica;Consumo de recursos naturais;Inclusão Social.Level of environmental conscience of technical school students: reality of The Marquês de Olinda school (GUARUJÁ-SP)AbstractThis paper identifies the degree of environmental awareness and ecological consumption in students of technical courses in the College Marquis of Olinda, in the city of Guaruja, coast of São Paulo, and reflects on social inclusion and environmental education. Survey was conducted with students of the college in question and adopted the method of measuring the degree of environmental consciousness proposed by Possamai e Bertolini (2005) designed to identify the environmental awareness of consumers and consumer eco-friendly. The results showed that even with a high degree of environmental awareness, students still do not act in an ecologically correct way.Key-words: Environmental Education;Ecological Awareness;Consumption of Natural Resources; Social Inclusion.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/482
10.26843/v7.n2.2014.482.p277 - 290
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/482
identifier_str_mv 10.26843/v7.n2.2014.482.p277 - 290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/482/458
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 2 (2014): Maio/Ago 2014; 277 - 290
1982-8632
10.26843/ae.v7.n2.2014
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141563940864