A prática do pedagogo escolar na prevenção do abuso de drogas na adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima-Berton, Tatiane Delurdes de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Monteiro, Michelle Popenga Geraim, Asinelli-Luz, Araci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/890
Resumo: Com a indagação sobre as ações do pedagogo frente à prevenção de drogas com adolescentes, objetivou-se com este estudo verificar as práticas deste profissional na prevenção do abuso uso de drogas na adolescência. Com uma proposta qualitativa, utilizou-se estudo com caráter correlacional, descritivo e exploratório, em pesquisa de campo e com o uso de entrevistas semiestruturadas. Foram participantes da pesquisa três pedagogas escolares da rede de colégios estaduais, de um município da região metropolitana de Curitiba. Para análise dos dados utilizou-se a técnica dos Núcleos de Significação. Os resultados das análises emergiram cinco Núcleos de Significação: Ser, Conhecer, Fazer, Sentir e Ausência. Para o presente estudo, buscou-se o recorte do Núcleo do
id UNICID_eee4267761e1e15247017e11f1862269
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/890
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling A prática do pedagogo escolar na prevenção do abuso de drogas na adolescênciaEducaçãoAdolescênciaPrevenção do abuso de drogasPedagogia.Com a indagação sobre as ações do pedagogo frente à prevenção de drogas com adolescentes, objetivou-se com este estudo verificar as práticas deste profissional na prevenção do abuso uso de drogas na adolescência. Com uma proposta qualitativa, utilizou-se estudo com caráter correlacional, descritivo e exploratório, em pesquisa de campo e com o uso de entrevistas semiestruturadas. Foram participantes da pesquisa três pedagogas escolares da rede de colégios estaduais, de um município da região metropolitana de Curitiba. Para análise dos dados utilizou-se a técnica dos Núcleos de Significação. Os resultados das análises emergiram cinco Núcleos de Significação: Ser, Conhecer, Fazer, Sentir e Ausência. Para o presente estudo, buscou-se o recorte do Núcleo do Universidade Cidade de São Paulo2020-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/89010.26843/v13.n2.2020.890.p78-92Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 2 (2020): Mai. / Ago. - 2020; 78-921982-863210.26843/ae.v13.n2.2020reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/890/747Copyright (c) 2020 Michelle Popenga Geraim Monteiro, Araci Asinelli-Luzinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima-Berton, Tatiane Delurdes deMonteiro, Michelle Popenga GeraimAsinelli-Luz, Araci2020-10-20T15:20:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/890Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2020-10-20T15:20:15Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática do pedagogo escolar na prevenção do abuso de drogas na adolescência
title A prática do pedagogo escolar na prevenção do abuso de drogas na adolescência
spellingShingle A prática do pedagogo escolar na prevenção do abuso de drogas na adolescência
Lima-Berton, Tatiane Delurdes de
Educação
Adolescência
Prevenção do abuso de drogas
Pedagogia.
title_short A prática do pedagogo escolar na prevenção do abuso de drogas na adolescência
title_full A prática do pedagogo escolar na prevenção do abuso de drogas na adolescência
title_fullStr A prática do pedagogo escolar na prevenção do abuso de drogas na adolescência
title_full_unstemmed A prática do pedagogo escolar na prevenção do abuso de drogas na adolescência
title_sort A prática do pedagogo escolar na prevenção do abuso de drogas na adolescência
author Lima-Berton, Tatiane Delurdes de
author_facet Lima-Berton, Tatiane Delurdes de
Monteiro, Michelle Popenga Geraim
Asinelli-Luz, Araci
author_role author
author2 Monteiro, Michelle Popenga Geraim
Asinelli-Luz, Araci
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima-Berton, Tatiane Delurdes de
Monteiro, Michelle Popenga Geraim
Asinelli-Luz, Araci
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Adolescência
Prevenção do abuso de drogas
Pedagogia.
topic Educação
Adolescência
Prevenção do abuso de drogas
Pedagogia.
description Com a indagação sobre as ações do pedagogo frente à prevenção de drogas com adolescentes, objetivou-se com este estudo verificar as práticas deste profissional na prevenção do abuso uso de drogas na adolescência. Com uma proposta qualitativa, utilizou-se estudo com caráter correlacional, descritivo e exploratório, em pesquisa de campo e com o uso de entrevistas semiestruturadas. Foram participantes da pesquisa três pedagogas escolares da rede de colégios estaduais, de um município da região metropolitana de Curitiba. Para análise dos dados utilizou-se a técnica dos Núcleos de Significação. Os resultados das análises emergiram cinco Núcleos de Significação: Ser, Conhecer, Fazer, Sentir e Ausência. Para o presente estudo, buscou-se o recorte do Núcleo do
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/890
10.26843/v13.n2.2020.890.p78-92
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/890
identifier_str_mv 10.26843/v13.n2.2020.890.p78-92
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/890/747
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Michelle Popenga Geraim Monteiro, Araci Asinelli-Luz
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Michelle Popenga Geraim Monteiro, Araci Asinelli-Luz
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 2 (2020): Mai. / Ago. - 2020; 78-92
1982-8632
10.26843/ae.v13.n2.2020
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315142294798336