A prática do pedagogo escolar na prevenção do abuso de drogas na adolescência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/890 |
Resumo: | Com a indagação sobre as ações do pedagogo frente à prevenção de drogas com adolescentes, objetivou-se com este estudo verificar as práticas deste profissional na prevenção do abuso uso de drogas na adolescência. Com uma proposta qualitativa, utilizou-se estudo com caráter correlacional, descritivo e exploratório, em pesquisa de campo e com o uso de entrevistas semiestruturadas. Foram participantes da pesquisa três pedagogas escolares da rede de colégios estaduais, de um município da região metropolitana de Curitiba. Para análise dos dados utilizou-se a técnica dos Núcleos de Significação. Os resultados das análises emergiram cinco Núcleos de Significação: Ser, Conhecer, Fazer, Sentir e Ausência. Para o presente estudo, buscou-se o recorte do Núcleo do |
id |
UNICID_eee4267761e1e15247017e11f1862269 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/890 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática do pedagogo escolar na prevenção do abuso de drogas na adolescênciaEducaçãoAdolescênciaPrevenção do abuso de drogasPedagogia.Com a indagação sobre as ações do pedagogo frente à prevenção de drogas com adolescentes, objetivou-se com este estudo verificar as práticas deste profissional na prevenção do abuso uso de drogas na adolescência. Com uma proposta qualitativa, utilizou-se estudo com caráter correlacional, descritivo e exploratório, em pesquisa de campo e com o uso de entrevistas semiestruturadas. Foram participantes da pesquisa três pedagogas escolares da rede de colégios estaduais, de um município da região metropolitana de Curitiba. Para análise dos dados utilizou-se a técnica dos Núcleos de Significação. Os resultados das análises emergiram cinco Núcleos de Significação: Ser, Conhecer, Fazer, Sentir e Ausência. Para o presente estudo, buscou-se o recorte do Núcleo do Universidade Cidade de São Paulo2020-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/89010.26843/v13.n2.2020.890.p78-92Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 2 (2020): Mai. / Ago. - 2020; 78-921982-863210.26843/ae.v13.n2.2020reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/890/747Copyright (c) 2020 Michelle Popenga Geraim Monteiro, Araci Asinelli-Luzinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima-Berton, Tatiane Delurdes deMonteiro, Michelle Popenga GeraimAsinelli-Luz, Araci2020-10-20T15:20:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/890Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2020-10-20T15:20:15Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática do pedagogo escolar na prevenção do abuso de drogas na adolescência |
title |
A prática do pedagogo escolar na prevenção do abuso de drogas na adolescência |
spellingShingle |
A prática do pedagogo escolar na prevenção do abuso de drogas na adolescência Lima-Berton, Tatiane Delurdes de Educação Adolescência Prevenção do abuso de drogas Pedagogia. |
title_short |
A prática do pedagogo escolar na prevenção do abuso de drogas na adolescência |
title_full |
A prática do pedagogo escolar na prevenção do abuso de drogas na adolescência |
title_fullStr |
A prática do pedagogo escolar na prevenção do abuso de drogas na adolescência |
title_full_unstemmed |
A prática do pedagogo escolar na prevenção do abuso de drogas na adolescência |
title_sort |
A prática do pedagogo escolar na prevenção do abuso de drogas na adolescência |
author |
Lima-Berton, Tatiane Delurdes de |
author_facet |
Lima-Berton, Tatiane Delurdes de Monteiro, Michelle Popenga Geraim Asinelli-Luz, Araci |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Michelle Popenga Geraim Asinelli-Luz, Araci |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima-Berton, Tatiane Delurdes de Monteiro, Michelle Popenga Geraim Asinelli-Luz, Araci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Adolescência Prevenção do abuso de drogas Pedagogia. |
topic |
Educação Adolescência Prevenção do abuso de drogas Pedagogia. |
description |
Com a indagação sobre as ações do pedagogo frente à prevenção de drogas com adolescentes, objetivou-se com este estudo verificar as práticas deste profissional na prevenção do abuso uso de drogas na adolescência. Com uma proposta qualitativa, utilizou-se estudo com caráter correlacional, descritivo e exploratório, em pesquisa de campo e com o uso de entrevistas semiestruturadas. Foram participantes da pesquisa três pedagogas escolares da rede de colégios estaduais, de um município da região metropolitana de Curitiba. Para análise dos dados utilizou-se a técnica dos Núcleos de Significação. Os resultados das análises emergiram cinco Núcleos de Significação: Ser, Conhecer, Fazer, Sentir e Ausência. Para o presente estudo, buscou-se o recorte do Núcleo do |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/890 10.26843/v13.n2.2020.890.p78-92 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/890 |
identifier_str_mv |
10.26843/v13.n2.2020.890.p78-92 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/890/747 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Michelle Popenga Geraim Monteiro, Araci Asinelli-Luz info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Michelle Popenga Geraim Monteiro, Araci Asinelli-Luz |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 2 (2020): Mai. / Ago. - 2020; 78-92 1982-8632 10.26843/ae.v13.n2.2020 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315142294798336 |