Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de violência presentes no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagnez, Karina Soledad Maldonado Molina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lobo, Cybele Barreto, Sebata, Fabio H., Guedes, João Vitor, Borges, Karina, Cruz, Victor Luiz Adlung da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/166
Resumo:  ResumoEste artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de campo a respeito dos tipos de violência presentes na escola, especificamente em adolescentes. A análise desses elementos parte de subsídios psicológicos e sociais. A adolescência é compreendida nesta investigação como fenômeno sociocultural, no qual estão implicados elementos físicos e psicológicos, decorrentes da puberdade. Nesta fase, pode ocorrer ganho de experiência e maturidade emocional, biológica e social. Autores da Psicologia discutem que o comportamento adolescente apresenta ganho cognitivo que pode levar a conflitos, dos quais se destacam: a competição que trava para ser reconhecido como um adulto; a busca por uma identidade; e a transgressão de regras e o desrespeito às autoridades. Palavras-chave: Ensino médio; Adolescência; Violência.High school: a study about the violence kinds present in the school environmentAbstract This paper has the objective of showing the results of a fieldwork about the kinds of violence present at schools, specifically among teenagers. The analysis of these elements is built on psychological and social subsidies. The adolescence is comprised in this investigation as a social-cultural phenomenon, in which there are physical and psychological elements implied in its function. In this phase, there may occur a gain of experience and emotional, biological and social maturation. Psychology authors pose that the adolescent behaviour presents cognitive gain that may lead to conflicts, of which the following stand out: the struggle to be recognized as an adult, the search for an identity, the transgression of rules and the disrespect to authorities.Key words: High school; Adolescence; Violence.
id UNICID_f57b8093b1fd42664d21c723341c4637
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/166
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de violência presentes no ambiente escolarEnsino Médioadolescênciaviolência ResumoEste artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de campo a respeito dos tipos de violência presentes na escola, especificamente em adolescentes. A análise desses elementos parte de subsídios psicológicos e sociais. A adolescência é compreendida nesta investigação como fenômeno sociocultural, no qual estão implicados elementos físicos e psicológicos, decorrentes da puberdade. Nesta fase, pode ocorrer ganho de experiência e maturidade emocional, biológica e social. Autores da Psicologia discutem que o comportamento adolescente apresenta ganho cognitivo que pode levar a conflitos, dos quais se destacam: a competição que trava para ser reconhecido como um adulto; a busca por uma identidade; e a transgressão de regras e o desrespeito às autoridades. Palavras-chave: Ensino médio; Adolescência; Violência.High school: a study about the violence kinds present in the school environmentAbstract This paper has the objective of showing the results of a fieldwork about the kinds of violence present at schools, specifically among teenagers. The analysis of these elements is built on psychological and social subsidies. The adolescence is comprised in this investigation as a social-cultural phenomenon, in which there are physical and psychological elements implied in its function. In this phase, there may occur a gain of experience and emotional, biological and social maturation. Psychology authors pose that the adolescent behaviour presents cognitive gain that may lead to conflicts, of which the following stand out: the struggle to be recognized as an adult, the search for an identity, the transgression of rules and the disrespect to authorities.Key words: High school; Adolescence; Violence.Universidade Cidade de São Paulo2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/16610.26843/v3.n1.2010.166.p27 - 38Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 1 (2010): jan/jun 2010; 27 - 381982-863210.26843/ae.v3.n1.2010reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/166/422Copyright (c) 2017 Karina Soledad Maldonado Molina Pagnez, Cybele Barreto Lobo, Fabio H. Sebata, João Vitor Guedes, Karina Borges, Victor Luiz Adlung da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessPagnez, Karina Soledad Maldonado MolinaLobo, Cybele BarretoSebata, Fabio H.Guedes, João VitorBorges, KarinaCruz, Victor Luiz Adlung da2018-07-04T09:51:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/166Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T09:51:56Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de violência presentes no ambiente escolar
title Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de violência presentes no ambiente escolar
spellingShingle Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de violência presentes no ambiente escolar
Pagnez, Karina Soledad Maldonado Molina
Ensino Médio
adolescência
violência
title_short Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de violência presentes no ambiente escolar
title_full Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de violência presentes no ambiente escolar
title_fullStr Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de violência presentes no ambiente escolar
title_full_unstemmed Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de violência presentes no ambiente escolar
title_sort Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de violência presentes no ambiente escolar
author Pagnez, Karina Soledad Maldonado Molina
author_facet Pagnez, Karina Soledad Maldonado Molina
Lobo, Cybele Barreto
Sebata, Fabio H.
Guedes, João Vitor
Borges, Karina
Cruz, Victor Luiz Adlung da
author_role author
author2 Lobo, Cybele Barreto
Sebata, Fabio H.
Guedes, João Vitor
Borges, Karina
Cruz, Victor Luiz Adlung da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagnez, Karina Soledad Maldonado Molina
Lobo, Cybele Barreto
Sebata, Fabio H.
Guedes, João Vitor
Borges, Karina
Cruz, Victor Luiz Adlung da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
adolescência
violência
topic Ensino Médio
adolescência
violência
description  ResumoEste artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de campo a respeito dos tipos de violência presentes na escola, especificamente em adolescentes. A análise desses elementos parte de subsídios psicológicos e sociais. A adolescência é compreendida nesta investigação como fenômeno sociocultural, no qual estão implicados elementos físicos e psicológicos, decorrentes da puberdade. Nesta fase, pode ocorrer ganho de experiência e maturidade emocional, biológica e social. Autores da Psicologia discutem que o comportamento adolescente apresenta ganho cognitivo que pode levar a conflitos, dos quais se destacam: a competição que trava para ser reconhecido como um adulto; a busca por uma identidade; e a transgressão de regras e o desrespeito às autoridades. Palavras-chave: Ensino médio; Adolescência; Violência.High school: a study about the violence kinds present in the school environmentAbstract This paper has the objective of showing the results of a fieldwork about the kinds of violence present at schools, specifically among teenagers. The analysis of these elements is built on psychological and social subsidies. The adolescence is comprised in this investigation as a social-cultural phenomenon, in which there are physical and psychological elements implied in its function. In this phase, there may occur a gain of experience and emotional, biological and social maturation. Psychology authors pose that the adolescent behaviour presents cognitive gain that may lead to conflicts, of which the following stand out: the struggle to be recognized as an adult, the search for an identity, the transgression of rules and the disrespect to authorities.Key words: High school; Adolescence; Violence.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/166
10.26843/v3.n1.2010.166.p27 - 38
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/166
identifier_str_mv 10.26843/v3.n1.2010.166.p27 - 38
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/166/422
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 1 (2010): jan/jun 2010; 27 - 38
1982-8632
10.26843/ae.v3.n1.2010
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141533532160