Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de violência presentes no ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/166 |
Resumo: | ResumoEste artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de campo a respeito dos tipos de violência presentes na escola, especificamente em adolescentes. A análise desses elementos parte de subsídios psicológicos e sociais. A adolescência é compreendida nesta investigação como fenômeno sociocultural, no qual estão implicados elementos físicos e psicológicos, decorrentes da puberdade. Nesta fase, pode ocorrer ganho de experiência e maturidade emocional, biológica e social. Autores da Psicologia discutem que o comportamento adolescente apresenta ganho cognitivo que pode levar a conflitos, dos quais se destacam: a competição que trava para ser reconhecido como um adulto; a busca por uma identidade; e a transgressão de regras e o desrespeito às autoridades. Palavras-chave: Ensino médio; Adolescência; Violência.High school: a study about the violence kinds present in the school environmentAbstract This paper has the objective of showing the results of a fieldwork about the kinds of violence present at schools, specifically among teenagers. The analysis of these elements is built on psychological and social subsidies. The adolescence is comprised in this investigation as a social-cultural phenomenon, in which there are physical and psychological elements implied in its function. In this phase, there may occur a gain of experience and emotional, biological and social maturation. Psychology authors pose that the adolescent behaviour presents cognitive gain that may lead to conflicts, of which the following stand out: the struggle to be recognized as an adult, the search for an identity, the transgression of rules and the disrespect to authorities.Key words: High school; Adolescence; Violence. |
id |
UNICID_f57b8093b1fd42664d21c723341c4637 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/166 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de violência presentes no ambiente escolarEnsino Médioadolescênciaviolência ResumoEste artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de campo a respeito dos tipos de violência presentes na escola, especificamente em adolescentes. A análise desses elementos parte de subsídios psicológicos e sociais. A adolescência é compreendida nesta investigação como fenômeno sociocultural, no qual estão implicados elementos físicos e psicológicos, decorrentes da puberdade. Nesta fase, pode ocorrer ganho de experiência e maturidade emocional, biológica e social. Autores da Psicologia discutem que o comportamento adolescente apresenta ganho cognitivo que pode levar a conflitos, dos quais se destacam: a competição que trava para ser reconhecido como um adulto; a busca por uma identidade; e a transgressão de regras e o desrespeito às autoridades. Palavras-chave: Ensino médio; Adolescência; Violência.High school: a study about the violence kinds present in the school environmentAbstract This paper has the objective of showing the results of a fieldwork about the kinds of violence present at schools, specifically among teenagers. The analysis of these elements is built on psychological and social subsidies. The adolescence is comprised in this investigation as a social-cultural phenomenon, in which there are physical and psychological elements implied in its function. In this phase, there may occur a gain of experience and emotional, biological and social maturation. Psychology authors pose that the adolescent behaviour presents cognitive gain that may lead to conflicts, of which the following stand out: the struggle to be recognized as an adult, the search for an identity, the transgression of rules and the disrespect to authorities.Key words: High school; Adolescence; Violence.Universidade Cidade de São Paulo2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/16610.26843/v3.n1.2010.166.p27 - 38Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 1 (2010): jan/jun 2010; 27 - 381982-863210.26843/ae.v3.n1.2010reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/166/422Copyright (c) 2017 Karina Soledad Maldonado Molina Pagnez, Cybele Barreto Lobo, Fabio H. Sebata, João Vitor Guedes, Karina Borges, Victor Luiz Adlung da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessPagnez, Karina Soledad Maldonado MolinaLobo, Cybele BarretoSebata, Fabio H.Guedes, João VitorBorges, KarinaCruz, Victor Luiz Adlung da2018-07-04T09:51:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/166Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T09:51:56Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de violência presentes no ambiente escolar |
title |
Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de violência presentes no ambiente escolar |
spellingShingle |
Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de violência presentes no ambiente escolar Pagnez, Karina Soledad Maldonado Molina Ensino Médio adolescência violência |
title_short |
Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de violência presentes no ambiente escolar |
title_full |
Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de violência presentes no ambiente escolar |
title_fullStr |
Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de violência presentes no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de violência presentes no ambiente escolar |
title_sort |
Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de violência presentes no ambiente escolar |
author |
Pagnez, Karina Soledad Maldonado Molina |
author_facet |
Pagnez, Karina Soledad Maldonado Molina Lobo, Cybele Barreto Sebata, Fabio H. Guedes, João Vitor Borges, Karina Cruz, Victor Luiz Adlung da |
author_role |
author |
author2 |
Lobo, Cybele Barreto Sebata, Fabio H. Guedes, João Vitor Borges, Karina Cruz, Victor Luiz Adlung da |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pagnez, Karina Soledad Maldonado Molina Lobo, Cybele Barreto Sebata, Fabio H. Guedes, João Vitor Borges, Karina Cruz, Victor Luiz Adlung da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio adolescência violência |
topic |
Ensino Médio adolescência violência |
description |
ResumoEste artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de campo a respeito dos tipos de violência presentes na escola, especificamente em adolescentes. A análise desses elementos parte de subsídios psicológicos e sociais. A adolescência é compreendida nesta investigação como fenômeno sociocultural, no qual estão implicados elementos físicos e psicológicos, decorrentes da puberdade. Nesta fase, pode ocorrer ganho de experiência e maturidade emocional, biológica e social. Autores da Psicologia discutem que o comportamento adolescente apresenta ganho cognitivo que pode levar a conflitos, dos quais se destacam: a competição que trava para ser reconhecido como um adulto; a busca por uma identidade; e a transgressão de regras e o desrespeito às autoridades. Palavras-chave: Ensino médio; Adolescência; Violência.High school: a study about the violence kinds present in the school environmentAbstract This paper has the objective of showing the results of a fieldwork about the kinds of violence present at schools, specifically among teenagers. The analysis of these elements is built on psychological and social subsidies. The adolescence is comprised in this investigation as a social-cultural phenomenon, in which there are physical and psychological elements implied in its function. In this phase, there may occur a gain of experience and emotional, biological and social maturation. Psychology authors pose that the adolescent behaviour presents cognitive gain that may lead to conflicts, of which the following stand out: the struggle to be recognized as an adult, the search for an identity, the transgression of rules and the disrespect to authorities.Key words: High school; Adolescence; Violence. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/166 10.26843/v3.n1.2010.166.p27 - 38 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/166 |
identifier_str_mv |
10.26843/v3.n1.2010.166.p27 - 38 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/166/422 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 1 (2010): jan/jun 2010; 27 - 38 1982-8632 10.26843/ae.v3.n1.2010 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141533532160 |