Marta Suplicy, cenogragia e ethos político nos debates pela TV
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/719 |
Resumo: | A política sempre foi um campo amplo e fértil para a teatralidade. Acreditamos que os políticos, de modo geral, buscam ter habilidade para construir uma imagem de si, um ethos discursivo valorizado e que seja inspirador de confiança, esperando que, assim, possa produzir uma identificação com o eleitor, com consequente retorno no pleito eleitoral. Com base nos estudos de Dominique Maingueneau (2005) e de Patrick Charaudeau (2008), analisamos nesse trabalho principalmente os conceitos de cenografia e de ethos tomando como objeto de investigação a campanha política da candidata à prefeitura de São Paulo em 2008, Marta Suplicy. Sabe-se que o ethos está vinculado à palavra, à manifestação do sujeito da enunciação e que o poder de persuasão de um discurso consiste em parte em levar o leitor a se identificar com a movimentação de um corpo investido de valores socialmente especificados. Entendemos que apesar de a palavra e a imagem pertencerem a universos sócio-discursivos específicos, é inegável que nos discursos midiáticos a sua relação é de recíproca interdependência. Dessa forma, tomamos como principal objeto de análise dois debates do segundo turno das eleições 2008 para o cargo majoritário da cidade de São Paulo realizado entre os candidatos ao cargo, Gilberto Kassab, do Partido Democratas – DEM, e Marta Suplicy, do Partido dos Trabalhadores – PT, em que confrontam suas realizações políticas. Buscamos investigar como nessa cenografia a candidata e política de longa data Marta Suplicy, institui um ethos discursivo que também se deixa entrever nas cores utilizadas no seu vestuário, nos acessórios, no tom e cuidado com a escolha das palavras. Além disso, desejamos investigar se há afastamento ou aderência ao seu ethos pré7 discursivo, construído publicamente a partir da década de 1970 e começo da década de 1980, no programa TV MULHER, diariamente exibido pela REDE GLOBO de televisão; ou seja, como se confronta nesse debate um ethos pré-discursivo que frequenta o imaginário nacional e um ethos discursivo que a candidata propaga de si nessa campanha eleitoral. |
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2020-06-01T19:07:51Z2020-06-01T19:07:51Z2010MARCHI, Alexandre. Marta Suplicy, cenografia e ethos político nos debates pela TV. Franca, 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2010.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/719A política sempre foi um campo amplo e fértil para a teatralidade. Acreditamos que os políticos, de modo geral, buscam ter habilidade para construir uma imagem de si, um ethos discursivo valorizado e que seja inspirador de confiança, esperando que, assim, possa produzir uma identificação com o eleitor, com consequente retorno no pleito eleitoral. Com base nos estudos de Dominique Maingueneau (2005) e de Patrick Charaudeau (2008), analisamos nesse trabalho principalmente os conceitos de cenografia e de ethos tomando como objeto de investigação a campanha política da candidata à prefeitura de São Paulo em 2008, Marta Suplicy. Sabe-se que o ethos está vinculado à palavra, à manifestação do sujeito da enunciação e que o poder de persuasão de um discurso consiste em parte em levar o leitor a se identificar com a movimentação de um corpo investido de valores socialmente especificados. Entendemos que apesar de a palavra e a imagem pertencerem a universos sócio-discursivos específicos, é inegável que nos discursos midiáticos a sua relação é de recíproca interdependência. Dessa forma, tomamos como principal objeto de análise dois debates do segundo turno das eleições 2008 para o cargo majoritário da cidade de São Paulo realizado entre os candidatos ao cargo, Gilberto Kassab, do Partido Democratas – DEM, e Marta Suplicy, do Partido dos Trabalhadores – PT, em que confrontam suas realizações políticas. Buscamos investigar como nessa cenografia a candidata e política de longa data Marta Suplicy, institui um ethos discursivo que também se deixa entrever nas cores utilizadas no seu vestuário, nos acessórios, no tom e cuidado com a escolha das palavras. Além disso, desejamos investigar se há afastamento ou aderência ao seu ethos pré7 discursivo, construído publicamente a partir da década de 1970 e começo da década de 1980, no programa TV MULHER, diariamente exibido pela REDE GLOBO de televisão; ou seja, como se confronta nesse debate um ethos pré-discursivo que frequenta o imaginário nacional e um ethos discursivo que a candidata propaga de si nessa campanha eleitoral.The politics was always a wide and fertile field for the teatralidade. We believed that the politicians, in general, look for to have ability to build an image of itself, a valued discursive ethos and that it is inspiring of trust, waiting that, like this, it can produce an identification with the voter, with consequent return in the in the election. With base in Dominique Maingueneau's studies (2005), we analyzed in that work mainly the interdiscurso concepts, of set design and of ethos taking as investigation object the political campaign of candidate to the city hall of São Paulo in 2008, Marta Suplicy. It is known that the ethos that is transmitted to the word, to the manifestation of the subject of the enunciation and that the power of persuasion of a speech consists partly of taking the reader identifying with the movement of a body invested of values socially specified. We understood that in spite of the word and the image they belong to specific partner-discursive universes, it is undeniable that in the speeches midiáticos his/her relationship is of reverse interdependence. In that way, we took as main object of analysis two debates of the second shift of the elections 2008 for the majority position of the city of São Paulo accomplished among candidates to the position, Gilberto Kassab, of Partido Democratas DEM, and Marta Suplicy, of Partido dos trabalhadores PT, in that confront their political accomplishments. We looked for to investigate as in that set design candidate and politics of long date Marta Suplicy, it institutes a discursive ethos that also she let to glimpse in the colors used in his/her clothing, in the accessories, in the tone and care with the choice of the words. Besides, we wanted to investigate if there are removal or adherence to his/her pré-discursive ethos, built and given to know openly in the end of the decade of 1970 and beginning of the decade of 1980, in the program TV MULHER, daily exhibited by the NET television GLOBE; in other words, as it is confronted in that debate a pré-discursive ethos that frequents imaginary national and a discursive ethos that candidate spreads of itself in that electoral campaign.porUniversidade de FrancaPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICADebateEthos discursivoEthos pré-discursivoCenografiaDiscurso políticoMarta Suplicy, cenogragia e ethos político nos debates pela TVCenografia and ethos: The electoral propaganda of Marta Suplicy in elections 2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLouzada, Maria Silvia Olivi2308474334614432http://lattes.cnpq.br/2308474334614432Marchi, Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALAlexandre Marchi.pdfAlexandre Marchi.pdfapplication/pdf1110087http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/719/1/Alexandre%20Marchi.pdf9f48974056ae940df1456703bde29a4cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/719/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/7192020-06-01 16:08:48.182oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2020-06-01T19:08:48Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
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