A influência da renovação da frota de veículos na qualidade do ar em Curitiba
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2477 |
Resumo: | Os poluentes atmosféricos têm diversas fontes, porém na maioria dos centros urbanos são os veículos movidos a combustíveis fósseis os grandes causadores desta poluição. A poluição atmosférica é transportada pelas correntes de ar, assim a localização das estações de monitoramento da qualidade do ar é importante no seu estudo. Em 1986 o IBAMA criou o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE), estabelecendo os limites máximos de emissões. As tecnologias mais importantes para a redução dos poluentes em veículos automotores foram o controle eletrônico da injeção de combustíveis e a utilização de catalisador no sistema de exaustão dos veículos. Partiu-se do fato de que veículos mais novos são menos poluidores por utilizar tecnologias mais eficientes que os antigos, e que a renovação da frota implica em importante redução das emissões. Portanto, o principal objetivo foi determinar se a renovação da frota de veículos alterou a qualidade do ar em Curitiba. Foi realizado o levantamento do histórico das concentrações dos poluentes do ar em Curitiba no período de 2003 a 2014. Considerou-se a Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar Ouvidor Pardinho a mais representativa para os dados de concentrações de poluentes para esse estudo. O levantamento do histórico da frota de veículos de Curitiba foi realizado baseado em dados do DETRAN-PR, principalmente automóveis, motocicletas e veículos a diesel. Na sequência realizou-se a análise e comparação desses dados. Com a análise dos resultados dos dados da frota do levantamento realizado no DETRAN-PR e das concentrações de poluentes levantados do IAP confirmou-se que houve a renovação da frota de veículos nesta cidade e apesar da frota total de veículos ter aumentado no período da pesquisa, ocorreu a redução das concentrações de poluentes nesta capital. |
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Portanto, o principal objetivo foi determinar se a renovação da frota de veículos alterou a qualidade do ar em Curitiba. Foi realizado o levantamento do histórico das concentrações dos poluentes do ar em Curitiba no período de 2003 a 2014. Considerou-se a Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar Ouvidor Pardinho a mais representativa para os dados de concentrações de poluentes para esse estudo. O levantamento do histórico da frota de veículos de Curitiba foi realizado baseado em dados do DETRAN-PR, principalmente automóveis, motocicletas e veículos a diesel. Na sequência realizou-se a análise e comparação desses dados. Com a análise dos resultados dos dados da frota do levantamento realizado no DETRAN-PR e das concentrações de poluentes levantados do IAP confirmou-se que houve a renovação da frota de veículos nesta cidade e apesar da frota total de veículos ter aumentado no período da pesquisa, ocorreu a redução das concentrações de poluentes nesta capital.Air pollutants have diverse sources, however in most urban centers fossil fuel vehicles are the main cause of this pollution. Air pollution is transported by air currents, and therefore the location of air quality monitoring stations is important in its study. In 1986 IBAMA created the Program for the Control of Air Pollution by Automobiles, establishing the maximum emission limits. The most important technologies for the reduction of pollutants in automobiles were the electronic control of fuel injection and the use of catalytic converters in the exhaust system of vehicles. The starting point of this study was the fact that newer vehicles are less polluting due to the use of more efficient technologies than those of older vehicles, and that the renewal of the fleet entails an important reduction in emissions. Therefore, the main goal was to determine if the fleet renewal altered the air quality in Curitiba. Data on the concentration of air pollutants in Curitiba between 2003 and 2014 was surveyed. The Ouvidor Pardinho Air Quality Monitoring Station was considered to be the most representative for data on the concentration of air pollutants for the purpose of this study. The surveying of the vehicle fleet of Curitiba was performed based on data from DETRAN-PR, mainly automobiles, motorcycles and diesel vehicles. Afterwards, analysis and comparison were performed. With the analysis of the DETRAN-PR data on the city’s fleet and the IAP data on air pollutant concentrations it was confirmed that there has been a renewal of the fleet in the city and that despite the increase in the size of the vehicle fleet in the surveyed time frame, there has been a reduction in the pollutant concentrations in this capital.porUniversidade PositivoPrograma de Pós-Graduação em Gestão AmbientalUPBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIAAr - PoluiçãoAr - Controle de qualidadeAr - Poluição - índicesAutomóveis - PoluiçãoA influência da renovação da frota de veículos na qualidade do ar em Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVasconcelos, Eliane Carvalho dehttp://lattes.cnpq.br/9916129631759820http://lattes.cnpq.br/7965061052888616Escuciatto, Edsoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALEdson Escuciato.pdfEdson Escuciato.pdfDissertaçãoapplication/pdf1091478http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2477/1/Edson%20Escuciato.pdf558fee80bdd386c4e74907785c03626dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2477/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/24772021-09-09 16:42:06.885oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2021-09-09T19:42:06Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
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