As estratégias de veridicção em a Sangue Frio, de Truman Capote: o romance como literatura jornalística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Victor, Marília Valente
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/775
Resumo: O jornalismo literário ou novo jornalismo tem como proposta ampliar a função social de informar e orientar do jornalismo cotidiano porque defende a prática da grande reportagem expressa pelo livro-reportagem. São vários os livros que são classificados como livro-reportagem como, por exemplo, Olga, de Fernando Morais, Autópsia do medo: vida e morte do delegado Sérgio Paranhos Fleury, de Percival de Souza, Estação Carandiru, de Drauzio Varella, Hiroshima, de John Hersey e A sangue frio de Truman Capote que é o corpus de nossa pesquisa de mestrado. Além de ser classificado como “livro-reportagem” e como “um clássico do jornalismo literário”, A sangue frio é denominado pelo próprio autor como um “romance de nãoficção” e foi essa denominação que nos motivou a esse estudo. O livro conta a história da morte de toda a família Clutter, um brutal assassinato que ocorreu no ano de 1959 em Holcomb, no Kansas. Capote se aproximou dos dois criminosos e conquistou sua confiança. Baseado nos depoimentos e nas investigações reconstituiu o crime e a trajetória dos autores do assassinato. O autor aproveitou-se de um fato real e usou as técnicas de apuração do jornalismo para escrever o livro e por isso o classifica como “romance de não ficção”. Este trabalho pretende mostrar que A sangue frio se configura como um romance e não um texto jornalístico ou reportagem. No entanto, as estratégias linguísticas, utilizadas por Capote, pretendem fazer com que o leitor do romance deixe-se levar com plena confiança e acreditar no que está lendo. A pesquisa investiga, a partir da teoria semiótica greimasiana, como o narrador, utilizando determinadas estratégias linguísticas, constrói esse efeito de veridicção, que configura o texto como literatura jornalística. O estudo ainda busca demonstrar quais e como as estratégias narrativas e discursivas utilizadas pelo enunciador constroem para o enunciatário-leitor o simulacro de uma história real. E para criar o romance e a ilusão de realidade, "um parecer verdadeiro", o autor utilizou-se de diferentes estratégias linguisticas (debreagem, figuratividade, referencialização, formas vida, paixões) que imprimem ao texto o efeito de veridicção. A partir de nossas análises, podemos mostrar que essas estratégias de veridicção da literatura somadas as técnicas de apuração do jornalismo (entrevistas, apuração dos fatos, investigação) usadas por Capote configuram A sangue frio como literatura jornalística. E por unir tão bem as técnicas do jornalismo e da literatura, Capote consegue fazer com que quem lê a obra depare-se com um texto cujo efeito de real faz crer na veracidade da história narrada.
id UNICSUL-1_228e6c9443cdd39fc211d98776245b34
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/775
network_acronym_str UNICSUL-1
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
repository_id_str
spelling 2020-06-15T16:35:37Z2020-06-15T16:35:37Z2009-12-11VICTOR, Marília Valente. As estratégias de veridicção em 'A Sangue Frio', de Truman Capote: o romance como literatura jornalística. Franca, 2009. 84 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2009.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/775O jornalismo literário ou novo jornalismo tem como proposta ampliar a função social de informar e orientar do jornalismo cotidiano porque defende a prática da grande reportagem expressa pelo livro-reportagem. São vários os livros que são classificados como livro-reportagem como, por exemplo, Olga, de Fernando Morais, Autópsia do medo: vida e morte do delegado Sérgio Paranhos Fleury, de Percival de Souza, Estação Carandiru, de Drauzio Varella, Hiroshima, de John Hersey e A sangue frio de Truman Capote que é o corpus de nossa pesquisa de mestrado. Além de ser classificado como “livro-reportagem” e como “um clássico do jornalismo literário”, A sangue frio é denominado pelo próprio autor como um “romance de nãoficção” e foi essa denominação que nos motivou a esse estudo. O livro conta a história da morte de toda a família Clutter, um brutal assassinato que ocorreu no ano de 1959 em Holcomb, no Kansas. Capote se aproximou dos dois criminosos e conquistou sua confiança. Baseado nos depoimentos e nas investigações reconstituiu o crime e a trajetória dos autores do assassinato. O autor aproveitou-se de um fato real e usou as técnicas de apuração do jornalismo para escrever o livro e por isso o classifica como “romance de não ficção”. Este trabalho pretende mostrar que A sangue frio se configura como um romance e não um texto jornalístico ou reportagem. No entanto, as estratégias linguísticas, utilizadas por Capote, pretendem fazer com que o leitor do romance deixe-se levar com plena confiança e acreditar no que está lendo. A pesquisa investiga, a partir da teoria semiótica greimasiana, como o narrador, utilizando determinadas estratégias linguísticas, constrói esse efeito de veridicção, que configura o texto como literatura jornalística. O estudo ainda busca demonstrar quais e como as estratégias narrativas e discursivas utilizadas pelo enunciador constroem para o enunciatário-leitor o simulacro de uma história real. E para criar o romance e a ilusão de realidade, "um parecer verdadeiro", o autor utilizou-se de diferentes estratégias linguisticas (debreagem, figuratividade, referencialização, formas vida, paixões) que imprimem ao texto o efeito de veridicção. A partir de nossas análises, podemos mostrar que essas estratégias de veridicção da literatura somadas as técnicas de apuração do jornalismo (entrevistas, apuração dos fatos, investigação) usadas por Capote configuram A sangue frio como literatura jornalística. E por unir tão bem as técnicas do jornalismo e da literatura, Capote consegue fazer com que quem lê a obra depare-se com um texto cujo efeito de real faz crer na veracidade da história narrada.The literary journalism or new journalism has as purpose to broaden the everyday journalism social function of providing information and guiding because it defends the practice of the large report which is expressed by the literary nonfiction. There are several books that are classified as literary nonfiction, for example, Olga, by Fernando Morais, Autópsia do Medo: vida e morte do delegado Sérgio Paranhos Fleury, by Percival de Souza, Estação Carandiru, by Drauzio Varella, Hiroshima, by John Hersey and A sangue frio by Truman Capote which is the corpus of our Master’s Degree research. A sangue frio is classified as a literary nonfiction, a “literary classic journalism work” as well as a “nonfiction novel” by its own author and it was this term that motivated us to develop this study. The book tells us about the story of the Clutter family’s death, a brutal murder that occurred in 1959 in Holcomb, Kansas. Capote came up to the two criminals and was trusted by them. Based on their statements and on the investigations, he reconstituted the crime and the murderers’ route. The author took advantages it was a real fact, and used the journalism investigation techniques to write the book so he classifies it as a “nonfiction novel”. This work intends to show that A sangue frio is set as a novel and not as a report or a journalistic text. However, the linguistic strategies, used by Capote, intend to convince and make the reader to believe in what he/she is reading. The research investigates, through Greimas’ semiotic theory, how the narrator, using certain linguistic strategies, produces this effect of veridiction, which makes the text as a journalistic literature. The study also aims to show what and how narrative and speech strategies used by the enunciator make simulacra of a real story for the reader. He used different linguistic strategies (“debreagem”, figurativeness, referring, ways of life, passions) which give the effect of veridiction to the text, to create the novel and the illusion of reality, “a true feedback”. From our analysis, we can show that these literature veridiction strategies together with the journalism investigating techniques (interviews, facts examination, investigation) used by Capote, make A sangue frio a journalistic literature. And for joining the journalism techniques and the literature in a so nicely way, Capote is able to make the person who reads his work, see a text which effect of real makes him/her to believe in the veracity of the narrated story.porUniversidade de FrancaPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALiteratura jornalísticaLivro-reportagemLiteraturaTruman CapoteSemióticaAs estratégias de veridicção em a Sangue Frio, de Truman Capote: o romance como literatura jornalísticaThe strategies of veridiction in A Sangue Frio by Truman Capote: The novel as journalistic literatureinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNascimento, Edna Maria Fernandes dos Santos2615353261530046http://lattes.cnpq.br/2615353261530046Pernambuco, Juscelino1656882776659459http://lattes.cnpq.br/1656882776659459Câmara, Naiá Sadi8473437310101321http://lattes.cnpq.br/84734373101013213224316606829594http://lattes.cnpq.br/3224316606829594Victor, Marília Valenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALMarilia Valente Victor.pdfMarilia Valente Victor.pdfapplication/pdf427273http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/775/1/Marilia%20Valente%20Victor.pdfbed8648e4e344c9296a9382a5af18f83MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/775/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/7752020-06-15 13:36:41.117oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2020-06-15T16:36:41Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As estratégias de veridicção em a Sangue Frio, de Truman Capote: o romance como literatura jornalística
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The strategies of veridiction in A Sangue Frio by Truman Capote: The novel as journalistic literature
title As estratégias de veridicção em a Sangue Frio, de Truman Capote: o romance como literatura jornalística
spellingShingle As estratégias de veridicção em a Sangue Frio, de Truman Capote: o romance como literatura jornalística
Victor, Marília Valente
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Literatura jornalística
Livro-reportagem
Literatura
Truman Capote
Semiótica
title_short As estratégias de veridicção em a Sangue Frio, de Truman Capote: o romance como literatura jornalística
title_full As estratégias de veridicção em a Sangue Frio, de Truman Capote: o romance como literatura jornalística
title_fullStr As estratégias de veridicção em a Sangue Frio, de Truman Capote: o romance como literatura jornalística
title_full_unstemmed As estratégias de veridicção em a Sangue Frio, de Truman Capote: o romance como literatura jornalística
title_sort As estratégias de veridicção em a Sangue Frio, de Truman Capote: o romance como literatura jornalística
author Victor, Marília Valente
author_facet Victor, Marília Valente
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento, Edna Maria Fernandes dos Santos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 2615353261530046
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2615353261530046
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pernambuco, Juscelino
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 1656882776659459
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1656882776659459
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Câmara, Naiá Sadi
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 8473437310101321
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8473437310101321
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 3224316606829594
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3224316606829594
dc.contributor.author.fl_str_mv Victor, Marília Valente
contributor_str_mv Nascimento, Edna Maria Fernandes dos Santos
Pernambuco, Juscelino
Câmara, Naiá Sadi
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Literatura jornalística
Livro-reportagem
Literatura
Truman Capote
Semiótica
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura jornalística
Livro-reportagem
Literatura
Truman Capote
Semiótica
description O jornalismo literário ou novo jornalismo tem como proposta ampliar a função social de informar e orientar do jornalismo cotidiano porque defende a prática da grande reportagem expressa pelo livro-reportagem. São vários os livros que são classificados como livro-reportagem como, por exemplo, Olga, de Fernando Morais, Autópsia do medo: vida e morte do delegado Sérgio Paranhos Fleury, de Percival de Souza, Estação Carandiru, de Drauzio Varella, Hiroshima, de John Hersey e A sangue frio de Truman Capote que é o corpus de nossa pesquisa de mestrado. Além de ser classificado como “livro-reportagem” e como “um clássico do jornalismo literário”, A sangue frio é denominado pelo próprio autor como um “romance de nãoficção” e foi essa denominação que nos motivou a esse estudo. O livro conta a história da morte de toda a família Clutter, um brutal assassinato que ocorreu no ano de 1959 em Holcomb, no Kansas. Capote se aproximou dos dois criminosos e conquistou sua confiança. Baseado nos depoimentos e nas investigações reconstituiu o crime e a trajetória dos autores do assassinato. O autor aproveitou-se de um fato real e usou as técnicas de apuração do jornalismo para escrever o livro e por isso o classifica como “romance de não ficção”. Este trabalho pretende mostrar que A sangue frio se configura como um romance e não um texto jornalístico ou reportagem. No entanto, as estratégias linguísticas, utilizadas por Capote, pretendem fazer com que o leitor do romance deixe-se levar com plena confiança e acreditar no que está lendo. A pesquisa investiga, a partir da teoria semiótica greimasiana, como o narrador, utilizando determinadas estratégias linguísticas, constrói esse efeito de veridicção, que configura o texto como literatura jornalística. O estudo ainda busca demonstrar quais e como as estratégias narrativas e discursivas utilizadas pelo enunciador constroem para o enunciatário-leitor o simulacro de uma história real. E para criar o romance e a ilusão de realidade, "um parecer verdadeiro", o autor utilizou-se de diferentes estratégias linguisticas (debreagem, figuratividade, referencialização, formas vida, paixões) que imprimem ao texto o efeito de veridicção. A partir de nossas análises, podemos mostrar que essas estratégias de veridicção da literatura somadas as técnicas de apuração do jornalismo (entrevistas, apuração dos fatos, investigação) usadas por Capote configuram A sangue frio como literatura jornalística. E por unir tão bem as técnicas do jornalismo e da literatura, Capote consegue fazer com que quem lê a obra depare-se com um texto cujo efeito de real faz crer na veracidade da história narrada.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-15T16:35:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-15T16:35:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VICTOR, Marília Valente. As estratégias de veridicção em 'A Sangue Frio', de Truman Capote: o romance como literatura jornalística. Franca, 2009. 84 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/775
identifier_str_mv VICTOR, Marília Valente. As estratégias de veridicção em 'A Sangue Frio', de Truman Capote: o romance como literatura jornalística. Franca, 2009. 84 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2009.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado em Linguística
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIFRAN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron:UNICSUL
instname_str Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron_str UNICSUL
institution UNICSUL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
collection Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
bitstream.url.fl_str_mv http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/775/1/Marilia%20Valente%20Victor.pdf
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/775/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bed8648e4e344c9296a9382a5af18f83
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
repository.mail.fl_str_mv mary.pela@unicid.edu.br
_version_ 1801771158242066432