Expressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/893 |
Resumo: | A presente pesquisa buscou obter elementos acerca do processo de aquisição de consciência corporal de estudantes de uma turma multisseriada de expressão corporal que cursam artes cênicas no Teatro Escola Macunaíma, a partir de ações didáticas específicas para esse fim, amparadas no Sistema Stanislavski e nos Viewpoints. Para tanto, recolheram-se, sistematizaram-se e analisaram-se informações respeitando a proposição de estudo de caso na abordagem dialógica, tal como debatido por Ivana Marková. Foram registradas em áudio e vídeo as improvisações de alunos da referida instituição em três momentos distintos do curso de expressão corporal. Conjugaram-se a esses registros a caracterização de perfil dos participantes, o diário de campo da pesquisadora e os mapas das trajetórias de aprendizagem elaborados individualmente pelos alunos. Depois de sistematizado, o material empírico foi pareado, de modo a possibilitar a identificação de sentidos por parte dos alunos, associados ao instrumental do Sistema Stanislavski e dos Viewpoints. Dos padrões de sentidos, buscou-se identificar elementos que favorecessem a análise de como a ação do docente de expressão corporal pode promover mudança na constituição da consciência corporal do aluno. Com a conclusão da pesquisa, foi possível identificar que os estudantes participantes consideraram seus pares, os outros da interação, como motores de seus processos de aquisição de consciência corporal. |
id |
UNICSUL-1_23c206c12e26265367601ffedb7dc8e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/893 |
network_acronym_str |
UNICSUL-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-08-12T14:28:22Z2020-08-12T14:28:22Z2020-02-20HALADA, Renata Castanheira. Expressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicas. Orientadora: Profa. Dra. Adelina Oliveira Novaes. 2020. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2020.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/893A presente pesquisa buscou obter elementos acerca do processo de aquisição de consciência corporal de estudantes de uma turma multisseriada de expressão corporal que cursam artes cênicas no Teatro Escola Macunaíma, a partir de ações didáticas específicas para esse fim, amparadas no Sistema Stanislavski e nos Viewpoints. Para tanto, recolheram-se, sistematizaram-se e analisaram-se informações respeitando a proposição de estudo de caso na abordagem dialógica, tal como debatido por Ivana Marková. Foram registradas em áudio e vídeo as improvisações de alunos da referida instituição em três momentos distintos do curso de expressão corporal. Conjugaram-se a esses registros a caracterização de perfil dos participantes, o diário de campo da pesquisadora e os mapas das trajetórias de aprendizagem elaborados individualmente pelos alunos. Depois de sistematizado, o material empírico foi pareado, de modo a possibilitar a identificação de sentidos por parte dos alunos, associados ao instrumental do Sistema Stanislavski e dos Viewpoints. Dos padrões de sentidos, buscou-se identificar elementos que favorecessem a análise de como a ação do docente de expressão corporal pode promover mudança na constituição da consciência corporal do aluno. Com a conclusão da pesquisa, foi possível identificar que os estudantes participantes consideraram seus pares, os outros da interação, como motores de seus processos de aquisição de consciência corporal.The present research tried to find elements about the acquisition process of body awareness from a group of students of body language discipline of technical course in scenic arts at Teatro Escola Macunaima, from specific didactic actions, supported in the Stanislaviski System and Viewpoints. To be able to do that, this study collected, systematized and analyzed pieces of information regarding the case study proposition, in the dialogic approach, as discussed with Ivana Markova. Videos and áudios registering the student's improvisation were recorded in three different situations during the body language course. Combine to these registers, file description of the participants, researcher’s field journal and learning trajectories map prepared individually for the students. After systematized, the empirical material was matched to enable the identification of meanings, for the students, associated with the instrumental of Stanislavski system and the Viewpoints. Of sense patterns, this search tried to identify elements that helped the analyze how the body expression instructor can promote changes in the constitution of the student's body awareness. With the conclusion of the research was possible to identify that the students participating in the research considered their partner, the others of the interaction, as a reason for your body awareness acquisition processes.porUniversidade Cidade de São PauloPrograma de Pós-Graduação Mestrado em EducaçãoUNICIDBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação em artes cênicasExpressão corporalConsciência corporalSistema StanislavskiExpressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNovaes, Adelina Oliveirahttps://orcid.org/0000-0003-2028-2837http://lattes.cnpq.br/9753854726358178http://lattes.cnpq.br/6590278892986720Halada, Renata CastanheiraAZEVEDO, Sônia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2012. BOGART, Anne. A preparação do diretor. Tradução: Anna Viana. São Paulo: Martins Fontes, 2011. BOGART, Anne; LANDAU, Tina. O livro dos Viewpoints: guia prático para viewpoints em composição. Tradução: Sandra Meyer. São Paulo: Perspectiva, 2017. CARVALHO, Enio. História da formação do ator. São Paulo: Ática, 1989. CASTIEL, Luciano; HUMMEL, Debora (org.). Nissim Castiel do teatro da vida para o teatro da escola. São Paulo: Perspectiva; Teatro Escola Macunaíma. 2014. DAGOSTINI, Nair. O Método da Análise Ativa de K. Stanislávski como base para a leitura do texto e da criação do espetáculo pelo diretor e ator. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. HUMMEL, Debora. Por que o sócio-interacionismo em uma escola de atores? Caderno de registro Macu – “Além da inquietude doação e completude”, n. 2, 1º semestre 2013. KNEBEL, Maria. Análise-ação: práticas das ideias teatrais de Stanislávski. Tradução: Marina Tenório e Diego Moschkovich. São Paulo: 34, 2016. MARKOVÁ, Ivana. Mente dialógica: senso comum e ética. Tradução: Lilian Ulup. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Curitiba: PUCPRESS, 2017. MARKOVÁ, Ivana; NOVAES, Adelina. Chronotopes. Culture & Psychology, v. 2019, p. 1354067X1988818, 2019. MATTAR, Sumaya. Práticas de registro e processos de ensino-aprendizagem da arte. Caderno de registro Macu – “A minha, a sua, a nossa pesquisa”, n. 10, p. 6-15, 1º semestre 2017. MERLIN, Bella. Here, today, now. In: WHITE, Andrew R. The Routledge Companion to Stanislavsky. London and New York: Routledege, 2013. NUNES, Sandra Meyer. Viewpoints e Suzuki: pontos de vista sobre percepção e ação no treinamento do ator. In: BELTRAME, Nini; ANDRADE, Milton de (org.). Poéticas teatrais: territórios de passagem. Florianópolis: Design/Fapesc, 2008. v. 1, p. 1227-1238. PAIVA, Warla Giany. Maria Duschenes: Teia de Saberes e Encontros. Dissertação (Mestrado em Performance Culturais) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015. PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro; mímica; dança; dança-teatro; cinema. Tradução: Sérgio Sálvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2015. POLO, Juliana. Angel Vianna através da história: a trajetória da dança da vida. Rio de Janeiro: 8° Programa de Bolsa da RioARTE, 2005. http://www.angelvianna.art.br/arquivos/10/157/200507XX-RJ-ACA-PES-Jpolo.pdf. Acesso em: 28 jun. 2019. STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. Tradução: Pontes de Paula Lima. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986. STANISLAVSKI, Constantin. A criação de um papel. Tradução: Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. Tradução: Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992. STANISLAVSKI, Konstantín. O trabalho do ator: diário de um aluno. Tradução: Vitória Costa. São Paulo: Martins Fontes, 2017. TAVARES, Joana Ribeiro da Silva. Escola Angel Vianna: uma escola “em movimento”. O percevejo online, v. 1, p. 1-12, 2009. VÁSSINA, Elena; LABAKI, Aimar. Stanislávski: vida, obra e sistema. São Paulo: Perspectiva, 2015. ZACARIAS, Nélia Patrícia dos Santos. In[corpo]ro: a percepção multissensorial na criação artística. 2011. http://hdl.handle.net/10773/8553. Acesso em: 28 jun. 2019. ZANANDRÉA, Ana Paula. O 6° sentido do ator: a importância da percepção cinestésica no teatro. Cena em movimento, v. 3, 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALRENATA CASTANHEIRA HALADA.pdfRENATA CASTANHEIRA HALADA.pdfDissertaçãoapplication/pdf4014406http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/893/1/RENATA%20CASTANHEIRA%20HALADA.pdf6ac00613ec4fbb19157b9b941657be93MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/893/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/8932020-08-12 11:31:37.581oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2020-08-12T14:31:37Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Expressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicas |
title |
Expressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicas |
spellingShingle |
Expressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicas Halada, Renata Castanheira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Formação em artes cênicas Expressão corporal Consciência corporal Sistema Stanislavski |
title_short |
Expressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicas |
title_full |
Expressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicas |
title_fullStr |
Expressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicas |
title_full_unstemmed |
Expressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicas |
title_sort |
Expressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicas |
author |
Halada, Renata Castanheira |
author_facet |
Halada, Renata Castanheira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Novaes, Adelina Oliveira |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2028-2837 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9753854726358178 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6590278892986720 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Halada, Renata Castanheira |
contributor_str_mv |
Novaes, Adelina Oliveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Formação em artes cênicas Expressão corporal Consciência corporal Sistema Stanislavski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação em artes cênicas Expressão corporal Consciência corporal Sistema Stanislavski |
description |
A presente pesquisa buscou obter elementos acerca do processo de aquisição de consciência corporal de estudantes de uma turma multisseriada de expressão corporal que cursam artes cênicas no Teatro Escola Macunaíma, a partir de ações didáticas específicas para esse fim, amparadas no Sistema Stanislavski e nos Viewpoints. Para tanto, recolheram-se, sistematizaram-se e analisaram-se informações respeitando a proposição de estudo de caso na abordagem dialógica, tal como debatido por Ivana Marková. Foram registradas em áudio e vídeo as improvisações de alunos da referida instituição em três momentos distintos do curso de expressão corporal. Conjugaram-se a esses registros a caracterização de perfil dos participantes, o diário de campo da pesquisadora e os mapas das trajetórias de aprendizagem elaborados individualmente pelos alunos. Depois de sistematizado, o material empírico foi pareado, de modo a possibilitar a identificação de sentidos por parte dos alunos, associados ao instrumental do Sistema Stanislavski e dos Viewpoints. Dos padrões de sentidos, buscou-se identificar elementos que favorecessem a análise de como a ação do docente de expressão corporal pode promover mudança na constituição da consciência corporal do aluno. Com a conclusão da pesquisa, foi possível identificar que os estudantes participantes consideraram seus pares, os outros da interação, como motores de seus processos de aquisição de consciência corporal. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-12T14:28:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-08-12T14:28:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
HALADA, Renata Castanheira. Expressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicas. Orientadora: Profa. Dra. Adelina Oliveira Novaes. 2020. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/893 |
identifier_str_mv |
HALADA, Renata Castanheira. Expressão em movimento: aquisição de consciência corporal por discentes de artes cênicas. Orientadora: Profa. Dra. Adelina Oliveira Novaes. 2020. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2020. |
url |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
AZEVEDO, Sônia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2012. BOGART, Anne. A preparação do diretor. Tradução: Anna Viana. São Paulo: Martins Fontes, 2011. BOGART, Anne; LANDAU, Tina. O livro dos Viewpoints: guia prático para viewpoints em composição. Tradução: Sandra Meyer. São Paulo: Perspectiva, 2017. CARVALHO, Enio. História da formação do ator. São Paulo: Ática, 1989. CASTIEL, Luciano; HUMMEL, Debora (org.). Nissim Castiel do teatro da vida para o teatro da escola. São Paulo: Perspectiva; Teatro Escola Macunaíma. 2014. DAGOSTINI, Nair. O Método da Análise Ativa de K. Stanislávski como base para a leitura do texto e da criação do espetáculo pelo diretor e ator. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. HUMMEL, Debora. Por que o sócio-interacionismo em uma escola de atores? Caderno de registro Macu – “Além da inquietude doação e completude”, n. 2, 1º semestre 2013. KNEBEL, Maria. Análise-ação: práticas das ideias teatrais de Stanislávski. Tradução: Marina Tenório e Diego Moschkovich. São Paulo: 34, 2016. MARKOVÁ, Ivana. Mente dialógica: senso comum e ética. Tradução: Lilian Ulup. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Curitiba: PUCPRESS, 2017. MARKOVÁ, Ivana; NOVAES, Adelina. Chronotopes. Culture & Psychology, v. 2019, p. 1354067X1988818, 2019. MATTAR, Sumaya. Práticas de registro e processos de ensino-aprendizagem da arte. Caderno de registro Macu – “A minha, a sua, a nossa pesquisa”, n. 10, p. 6-15, 1º semestre 2017. MERLIN, Bella. Here, today, now. In: WHITE, Andrew R. The Routledge Companion to Stanislavsky. London and New York: Routledege, 2013. NUNES, Sandra Meyer. Viewpoints e Suzuki: pontos de vista sobre percepção e ação no treinamento do ator. In: BELTRAME, Nini; ANDRADE, Milton de (org.). Poéticas teatrais: territórios de passagem. Florianópolis: Design/Fapesc, 2008. v. 1, p. 1227-1238. PAIVA, Warla Giany. Maria Duschenes: Teia de Saberes e Encontros. Dissertação (Mestrado em Performance Culturais) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015. PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro; mímica; dança; dança-teatro; cinema. Tradução: Sérgio Sálvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2015. POLO, Juliana. Angel Vianna através da história: a trajetória da dança da vida. Rio de Janeiro: 8° Programa de Bolsa da RioARTE, 2005. http://www.angelvianna.art.br/arquivos/10/157/200507XX-RJ-ACA-PES-Jpolo.pdf. Acesso em: 28 jun. 2019. STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. Tradução: Pontes de Paula Lima. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986. STANISLAVSKI, Constantin. A criação de um papel. Tradução: Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. Tradução: Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992. STANISLAVSKI, Konstantín. O trabalho do ator: diário de um aluno. Tradução: Vitória Costa. São Paulo: Martins Fontes, 2017. TAVARES, Joana Ribeiro da Silva. Escola Angel Vianna: uma escola “em movimento”. O percevejo online, v. 1, p. 1-12, 2009. VÁSSINA, Elena; LABAKI, Aimar. Stanislávski: vida, obra e sistema. São Paulo: Perspectiva, 2015. ZACARIAS, Nélia Patrícia dos Santos. In[corpo]ro: a percepção multissensorial na criação artística. 2011. http://hdl.handle.net/10773/8553. Acesso em: 28 jun. 2019. ZANANDRÉA, Ana Paula. O 6° sentido do ator: a importância da percepção cinestésica no teatro. Cena em movimento, v. 3, 2013. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNICID |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) instacron:UNICSUL |
instname_str |
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
instacron_str |
UNICSUL |
institution |
UNICSUL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/893/1/RENATA%20CASTANHEIRA%20HALADA.pdf http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/893/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6ac00613ec4fbb19157b9b941657be93 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
mary.pela@unicid.edu.br |
_version_ |
1801771137578827776 |