Redes sociais: análise do caso Wallstreetbets e Gamestops
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3845 |
Resumo: | Nascidas na década de 1990, e popularizadas na década de 2000, as plataformas sociais se tornaram cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas em todo o mundo e nos tempos atuais representam uma importância cada vez maior na interação social entre um indivíduo e outro. Com a segmentação das plataformas para nichos específicos, como o LinkedIn para assuntos profissionais e o Reddit para a formação de comunidades, as pessoas não utilizam apenas uma plataforma, aumentando ainda mais a influência no cotidiano de cada um. O Reddit, como uma plataforma social, pode ser considerado uma mistura de rede social com mídia social, com seu conceito de comunidades virtuais, que reúne pessoas de iguais gostos e interesses, se popularizou como a “primeira página da internet”, graças à facilidade que as informações são trocadas pelos usuários. A partir do problema de pesquisa: como os usuários da comunidade WallStreetBets interagiram entre si durante o aumento das ações da GameStop, foi notado que a comunidade WallStreetBets recebeu tanta atenção durante o aumento das ações da GameStop no mercado financeiro graças à fácil troca de informações que os usuários tinham entre si e a atenção que a mídia tradicional, como o jornal televisivo norte-americano, deu à comunidade ao decorrer desse período. Com isso, é possível perceber como as pessoas podem gerar confiança em informações passadas por atores humanos virtuais em assuntos que exigem muita atenção, como o mercado financeiro. |
id |
UNICSUL-1_2ebb2252f5e6de97811e89b76b5b5fd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/3845 |
network_acronym_str |
UNICSUL-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-06-01T18:38:55Z20222022-06-01T18:38:55Z2021https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3845porUniversidade PositivoUPBrasilPublicidade e PropagandaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAORedes SociaisMercado FinanceiroInternetRedditInteração DigitalRedes sociais: análise do caso Wallstreetbets e Gamestopsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisTezza, Andréhttp://lattes.cnpq.br/1916677941750043Socher, Felipe Luiz de OliveiraGuimarães, JeanLisboa, Thiago RagagnanNascidas na década de 1990, e popularizadas na década de 2000, as plataformas sociais se tornaram cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas em todo o mundo e nos tempos atuais representam uma importância cada vez maior na interação social entre um indivíduo e outro. Com a segmentação das plataformas para nichos específicos, como o LinkedIn para assuntos profissionais e o Reddit para a formação de comunidades, as pessoas não utilizam apenas uma plataforma, aumentando ainda mais a influência no cotidiano de cada um. O Reddit, como uma plataforma social, pode ser considerado uma mistura de rede social com mídia social, com seu conceito de comunidades virtuais, que reúne pessoas de iguais gostos e interesses, se popularizou como a “primeira página da internet”, graças à facilidade que as informações são trocadas pelos usuários. A partir do problema de pesquisa: como os usuários da comunidade WallStreetBets interagiram entre si durante o aumento das ações da GameStop, foi notado que a comunidade WallStreetBets recebeu tanta atenção durante o aumento das ações da GameStop no mercado financeiro graças à fácil troca de informações que os usuários tinham entre si e a atenção que a mídia tradicional, como o jornal televisivo norte-americano, deu à comunidade ao decorrer desse período. Com isso, é possível perceber como as pessoas podem gerar confiança em informações passadas por atores humanos virtuais em assuntos que exigem muita atenção, como o mercado financeiro.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALOLIVEIRA SOCHER, Felipe Luiz de.pdfOLIVEIRA SOCHER, Felipe Luiz de.pdfapplication/pdf887774http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3845/1/OLIVEIRA%20SOCHER%2c%20Felipe%20Luiz%20de.pdfac557322c56b2a52fc03f769bf8f9f7cMD51123456789/38452022-08-04 09:21:52.89oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/3845Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2022-08-04T12:21:52Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Redes sociais: análise do caso Wallstreetbets e Gamestops |
title |
Redes sociais: análise do caso Wallstreetbets e Gamestops |
spellingShingle |
Redes sociais: análise do caso Wallstreetbets e Gamestops Socher, Felipe Luiz de Oliveira CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Redes Sociais Mercado Financeiro Internet Interação Digital |
title_short |
Redes sociais: análise do caso Wallstreetbets e Gamestops |
title_full |
Redes sociais: análise do caso Wallstreetbets e Gamestops |
title_fullStr |
Redes sociais: análise do caso Wallstreetbets e Gamestops |
title_full_unstemmed |
Redes sociais: análise do caso Wallstreetbets e Gamestops |
title_sort |
Redes sociais: análise do caso Wallstreetbets e Gamestops |
author |
Socher, Felipe Luiz de Oliveira |
author_facet |
Socher, Felipe Luiz de Oliveira Guimarães, Jean Lisboa, Thiago Ragagnan |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Jean Lisboa, Thiago Ragagnan |
author2_role |
author author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tezza, André |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1916677941750043 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Socher, Felipe Luiz de Oliveira Guimarães, Jean Lisboa, Thiago Ragagnan |
contributor_str_mv |
Tezza, André |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Redes Sociais Mercado Financeiro Internet Interação Digital |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes Sociais Mercado Financeiro Internet Interação Digital |
description |
Nascidas na década de 1990, e popularizadas na década de 2000, as plataformas sociais se tornaram cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas em todo o mundo e nos tempos atuais representam uma importância cada vez maior na interação social entre um indivíduo e outro. Com a segmentação das plataformas para nichos específicos, como o LinkedIn para assuntos profissionais e o Reddit para a formação de comunidades, as pessoas não utilizam apenas uma plataforma, aumentando ainda mais a influência no cotidiano de cada um. O Reddit, como uma plataforma social, pode ser considerado uma mistura de rede social com mídia social, com seu conceito de comunidades virtuais, que reúne pessoas de iguais gostos e interesses, se popularizou como a “primeira página da internet”, graças à facilidade que as informações são trocadas pelos usuários. A partir do problema de pesquisa: como os usuários da comunidade WallStreetBets interagiram entre si durante o aumento das ações da GameStop, foi notado que a comunidade WallStreetBets recebeu tanta atenção durante o aumento das ações da GameStop no mercado financeiro graças à fácil troca de informações que os usuários tinham entre si e a atenção que a mídia tradicional, como o jornal televisivo norte-americano, deu à comunidade ao decorrer desse período. Com isso, é possível perceber como as pessoas podem gerar confiança em informações passadas por atores humanos virtuais em assuntos que exigem muita atenção, como o mercado financeiro. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-01T18:38:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022 2022-06-01T18:38:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3845 |
url |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Positivo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Positivo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) instacron:UNICSUL |
instname_str |
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
instacron_str |
UNICSUL |
institution |
UNICSUL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3845/1/OLIVEIRA%20SOCHER%2c%20Felipe%20Luiz%20de.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ac557322c56b2a52fc03f769bf8f9f7c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
mary.pela@unicid.edu.br |
_version_ |
1801771134143692800 |