Mobilidade urbana: linhas otimizadas de ônibus público em João Pessoa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Melissa Antunes Melo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2775
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso, aborda em um estudo de caso aplicado, o sistema de transporte coletivo de João Pessoa, elaborando um novo sistema de linhas de transporte público de cunho sustentável e otimizado, em padrões urbanísticos e arquitetônicos. A proposta de viés urbano foi aplicada nos corredores Epitácio Pessoa, Beira Rio e Tancredo Neves, como modelo piloto replicável em todo o território móvel da capital, enquanto a nível arquitetônico, três pontos de parada especiais foram estabelecidos em um anteprojeto de diretrizes comuns. O estudo parte do princípio de que modais coletivos não poluentes são artifícios das questões urbanas contemporâneas, seja por solucionarem problemáticas de tráfego e poluição, ou por influenciarem diretamente nos pontos de permanência e ocupação das cidades, por parte de seus pontos de parada e usuários, respectivamente. A metodologia adotada consiste em referenciais teóricos e levantamento de dados, voltados à análise dos oito corredores de ônibus existentes na capital paraibana, diagnosticando suas linhas e pontos de parada em uma síntese cartográfica diagramada. Os resultados obtidos foram base para estabelecer o planejamento das Linhas Otimizadas de Transporte Público (LOOP) e seus padrões de qualidade, como um novo sistema guia de conexão entre os macro corredores de ônibus de João Pessoa. Os corredores Epitácio Pessoa, Tancredo Neves e Beira Rio foram escolhidos urbanisticamente por suas características similares (presença de ciclovias ou ciclofaixas, visibilidade e convergência de pessoas), e arquitetonicamente por seus aspectos díspares (implantação e entorno). Esta produção acadêmica reforça a viabilidade urbanística, arquitetônica, econômica e social desse novo sistema de mobilidade sustentável de massa para a cidade, com o propósito de contribuir na qualidade de deslocamento e ocupação das vias pessoenes.
id UNICSUL-1_3e1add1fe53c1bb70b444c272bcf2819
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/2775
network_acronym_str UNICSUL-1
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
repository_id_str
spelling 2021-09-15T18:34:33Z2021-09-172021-09-15T18:34:33Z2021-06-07TORRES, Melissa Antunes Melo. Mobilidade urbana: linhas otimizadas de ônibus público em João Pessoa. 2021. 97 P. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, João Pessoa, 2021.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2775Este trabalho de conclusão de curso, aborda em um estudo de caso aplicado, o sistema de transporte coletivo de João Pessoa, elaborando um novo sistema de linhas de transporte público de cunho sustentável e otimizado, em padrões urbanísticos e arquitetônicos. A proposta de viés urbano foi aplicada nos corredores Epitácio Pessoa, Beira Rio e Tancredo Neves, como modelo piloto replicável em todo o território móvel da capital, enquanto a nível arquitetônico, três pontos de parada especiais foram estabelecidos em um anteprojeto de diretrizes comuns. O estudo parte do princípio de que modais coletivos não poluentes são artifícios das questões urbanas contemporâneas, seja por solucionarem problemáticas de tráfego e poluição, ou por influenciarem diretamente nos pontos de permanência e ocupação das cidades, por parte de seus pontos de parada e usuários, respectivamente. A metodologia adotada consiste em referenciais teóricos e levantamento de dados, voltados à análise dos oito corredores de ônibus existentes na capital paraibana, diagnosticando suas linhas e pontos de parada em uma síntese cartográfica diagramada. Os resultados obtidos foram base para estabelecer o planejamento das Linhas Otimizadas de Transporte Público (LOOP) e seus padrões de qualidade, como um novo sistema guia de conexão entre os macro corredores de ônibus de João Pessoa. Os corredores Epitácio Pessoa, Tancredo Neves e Beira Rio foram escolhidos urbanisticamente por suas características similares (presença de ciclovias ou ciclofaixas, visibilidade e convergência de pessoas), e arquitetonicamente por seus aspectos díspares (implantação e entorno). Esta produção acadêmica reforça a viabilidade urbanística, arquitetônica, econômica e social desse novo sistema de mobilidade sustentável de massa para a cidade, com o propósito de contribuir na qualidade de deslocamento e ocupação das vias pessoenes.The term paper addresses João Pessoa’s transport system over the elaboration of a new, sustainable and optimized public mobility method, by urban and architectural standards. The urban proposal was applied in Epitacio Pessoa, Beira Rio and Tancredo Neves bus corridors, as a pilot model replicable throughout the city’s territory. The architectural proposal involves three special bus stops, both established in common guidelines. The study presumes that nonpolluting public transports are an artifice of contemporary urban issues, either because they solve traffic and pollution problems, but also directly influence in the permanence time of places and occupation of cities, due to their bus stops and users, respectively. The methodology consider theoretical framework and data collect on the analysis of the current eight bus corridors of the capital city, classifying its lines and bus stops on a diagrammed cartographic synthesis. The results obtained assured the planning of the Optimized Public Transport Lines (LOOP) and its quality requirements, as a new connection guide system between João Pessoa’s macro bus corridors. Epitacio Pessoa, Tancredo Neves and Beira Rio corridors were chosen by their similar urban characteristics (bike lanes, visibility and users convergence), and for their diverse architectural aspects (implantation and surroundings). This academic production emphasize the urban, architectural, economic and social viability of this new movability system, based on collective and enviromental values, with the purpose of contribute to the quality of moveableness in João Pessoa.porCentro Universitário de João PessoaUNIPÊBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOMobilidade UrbanaArquitetura e UrbanismoSustentabilidadeSistemas de transporte coletivo em João PessoaMobilidade urbana: linhas otimizadas de ônibus público em João Pessoainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisRocha Júnior, Rui Vanderleihttp://lattes.cnpq.br/9547753044736099http://lattes.cnpq.br/6505025281446875Torres, Melissa Antunes MeloARAÚJO, Cinquenta Anos do Mobiliário Urbano de Transporte Público em Brasília. Brasilia, UNB 2010. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação. Rio de Janeiro, 2011. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação –Citações em documentos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2002. BEYOND THE CITY: RESOURCE EXTRACTION URBANISM. Harvard Univerity: Felipe Correa. Estados Unidos: 2015. BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento BRASIL, Lei nº 12.587, de 3 de Janeiro de 2012. Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Brasília, 3 de janeiro de 2012; 191º da Independência e 124º da República. BRASIL, Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável, 2004. BRASIL, Ministério das Cidades. PlanMob - Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade Urbana, 2014. CAROSELLI. Architettura delle fermate del trasporto collettivo. Milano, Maggioli Editore, 2011. COLLEONIi, M.. La ricerca sociale sulla mobilità urbana. Metodo e risultati di indagine. Milano : Cortina, 2008. DOMAKOSKI, Mariana. ““Conheça o projeto das novas estações-tubo deCuritiba”. Gazeta do P o v o . Acessado em 05 Nov 2020. <https://www.gazetadopovo.com.br/haus/urbanismo/conheca-o-projeto-dasnovas-es tacoes-tubo-de-curitiba> FERRARA, Lucrécia D´Alessio. Os significados Urbanos. São Paulo, Ed. USP: FAPESP, 2000. p. 115-131. FERRAZ, A.; TORRES, I. Transporte público urbano. São Carlos: Rima, 2004. FERNANDES,W. Propostas para aplicação de estratégias sustentáveis na estação tubo padrão em Curitiba. 2012. 81 f. Monografia (Especialização em Construções Sustentáveis). Universidade Tecnológica de Paraná. Curitiba, 2012. FIEDERER, Luke. “Clássicos da Arquitetura: Entrada das Estações de Metrô de Paris / Hector Guimard” [AD Classics: Paris Métro Entrance / Hector Guimard] 02 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado 02 Nov 2020. <https://www. archdaily.com.br/br/880796/classicosda-arquitetura-entrada-das-estac oes-demetro-de-paris-hector-guimard> FTA – Federal Transit Administration GOOGLE EARTH – MAPAS. http://mapas. google.com. Consultas realizadas em novembro, 2020. GOLONI MOBILIÁRIO URBANO. Goloni Mobiliário Urbano.Acessado em: 01 Nov 2020. <https://golonimobiliariourbano. com.br/produtos/abrigos-de-onibus>. GÜLLICH, Jacqueline. Análise da infraestrutura da rede cicloviária de João Pessoa: Conexão Av. Beira rio – Ufpb. João Pessoa, UFPB 2019. IF World Design Guide INRIX 2019 Global Traffic Scorecard IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Infraestrutura Social e Urbana no Brasil subsídios para uma agenda de pesquisa e formulação de políticas públicas. Brasilia, 2011. IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Desigualdades Socioespaciais de Acesso a Oportunidades nas Cidades Brasileiras. Rio de Janeiro, 2019. IPPUR – INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL. Mapa da Motorização Individual no Brasil – Relatório 2019. Rio de Janeiro, 2019. INSTITUTO DE POLÍTICAS DE TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO. 96 97 Padrão de Qualidade DOTS. 3a ed. Nova York: ITDP, 2017. JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000. LAMURB. Grupo L a m b .Acessado em: 0 1 Nov 2020. <https://www.lamburb.net/produtos/7/>. LEVINSON, Herbert et al. Bus Rapid TransitSynthesis of Case Studies. Washington, 2003. MOURTHÉ, Claudia Rocha. Mobiliário urbano. Rio de Janeiro: 2AB, 1998. NUVOLATI. Mobilitá quotidiana e complessità urbana. Firenze: Firenze University Press, 2007. NEUFERT. A Arte de Projetar em Arquitetura. 18ª ed. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 2013. ONU. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro: UNIC Rio, 2015. PAIVA, Rodrigo. Etnografia de Rua: Uma reflexão sobre os abrigos de ônibus de Goiânia. Goiânia: UFG, 2017. Paulo Sa Vale. “Afinal, por que ainda falamos sobre o modernismo?” 18 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado 20 Mar 2021. <https://www.archdaily.com.br/ br/925778/afinal-por-que-ainda-falamossobre-o-modernismo> ISSN 0719-8906 POMPEU, Nogueira Bruno. O desenvolvimento da indústria automobilística sob a ótica do plano de metas do governo Juscelino Kubitschek. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017. PMI – Project Management Institute PMJP. Prefeitura Municipal de João Pessoa. SEMOB. Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana. SENNOTT, r. stephen. Encyclopedia of 20th century architecture. London: , Fitzroy Dearborn, 2003. SILVA, R. C. Urbanismo paramétrico: parametrizando urbanidade. UFPE: Recife, 2009. TERZANI, Tiziano. Un indovino mi disse. Milano: Ed. Longanesi, 2018. URBANIZED. Direção de Gary Hustwit. Estados Unidos: Gary Hustwit, 2011. VASCONCELLOS, E. A. Transporte urbano nos países em desenvolvimento: reflexes e propostas. São Paulo: Ed. Annablume, 2002.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALMELISSA TORRES.pdfMELISSA TORRES.pdfapplication/pdf84185340http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2775/1/MELISSA%20TORRES.pdf8382125f92a2346d242e9f4fbf2f4297MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2775/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/27752021-09-15 15:42:07.187oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2021-09-15T18:42:07Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mobilidade urbana: linhas otimizadas de ônibus público em João Pessoa
title Mobilidade urbana: linhas otimizadas de ônibus público em João Pessoa
spellingShingle Mobilidade urbana: linhas otimizadas de ônibus público em João Pessoa
Torres, Melissa Antunes Melo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Mobilidade Urbana
Arquitetura e Urbanismo
Sustentabilidade
Sistemas de transporte coletivo em João Pessoa
title_short Mobilidade urbana: linhas otimizadas de ônibus público em João Pessoa
title_full Mobilidade urbana: linhas otimizadas de ônibus público em João Pessoa
title_fullStr Mobilidade urbana: linhas otimizadas de ônibus público em João Pessoa
title_full_unstemmed Mobilidade urbana: linhas otimizadas de ônibus público em João Pessoa
title_sort Mobilidade urbana: linhas otimizadas de ônibus público em João Pessoa
author Torres, Melissa Antunes Melo
author_facet Torres, Melissa Antunes Melo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha Júnior, Rui Vanderlei
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9547753044736099
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6505025281446875
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Melissa Antunes Melo
contributor_str_mv Rocha Júnior, Rui Vanderlei
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Mobilidade Urbana
Arquitetura e Urbanismo
Sustentabilidade
Sistemas de transporte coletivo em João Pessoa
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilidade Urbana
Arquitetura e Urbanismo
Sustentabilidade
Sistemas de transporte coletivo em João Pessoa
description Este trabalho de conclusão de curso, aborda em um estudo de caso aplicado, o sistema de transporte coletivo de João Pessoa, elaborando um novo sistema de linhas de transporte público de cunho sustentável e otimizado, em padrões urbanísticos e arquitetônicos. A proposta de viés urbano foi aplicada nos corredores Epitácio Pessoa, Beira Rio e Tancredo Neves, como modelo piloto replicável em todo o território móvel da capital, enquanto a nível arquitetônico, três pontos de parada especiais foram estabelecidos em um anteprojeto de diretrizes comuns. O estudo parte do princípio de que modais coletivos não poluentes são artifícios das questões urbanas contemporâneas, seja por solucionarem problemáticas de tráfego e poluição, ou por influenciarem diretamente nos pontos de permanência e ocupação das cidades, por parte de seus pontos de parada e usuários, respectivamente. A metodologia adotada consiste em referenciais teóricos e levantamento de dados, voltados à análise dos oito corredores de ônibus existentes na capital paraibana, diagnosticando suas linhas e pontos de parada em uma síntese cartográfica diagramada. Os resultados obtidos foram base para estabelecer o planejamento das Linhas Otimizadas de Transporte Público (LOOP) e seus padrões de qualidade, como um novo sistema guia de conexão entre os macro corredores de ônibus de João Pessoa. Os corredores Epitácio Pessoa, Tancredo Neves e Beira Rio foram escolhidos urbanisticamente por suas características similares (presença de ciclovias ou ciclofaixas, visibilidade e convergência de pessoas), e arquitetonicamente por seus aspectos díspares (implantação e entorno). Esta produção acadêmica reforça a viabilidade urbanística, arquitetônica, econômica e social desse novo sistema de mobilidade sustentável de massa para a cidade, com o propósito de contribuir na qualidade de deslocamento e ocupação das vias pessoenes.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-15T18:34:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-17
2021-09-15T18:34:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TORRES, Melissa Antunes Melo. Mobilidade urbana: linhas otimizadas de ônibus público em João Pessoa. 2021. 97 P. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, João Pessoa, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2775
identifier_str_mv TORRES, Melissa Antunes Melo. Mobilidade urbana: linhas otimizadas de ônibus público em João Pessoa. 2021. 97 P. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, João Pessoa, 2021.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv ARAÚJO, Cinquenta Anos do Mobiliário Urbano de Transporte Público em Brasília. Brasilia, UNB 2010. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação. Rio de Janeiro, 2011. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação –Citações em documentos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2002. BEYOND THE CITY: RESOURCE EXTRACTION URBANISM. Harvard Univerity: Felipe Correa. Estados Unidos: 2015. BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento BRASIL, Lei nº 12.587, de 3 de Janeiro de 2012. Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Brasília, 3 de janeiro de 2012; 191º da Independência e 124º da República. BRASIL, Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável, 2004. BRASIL, Ministério das Cidades. PlanMob - Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade Urbana, 2014. CAROSELLI. Architettura delle fermate del trasporto collettivo. Milano, Maggioli Editore, 2011. COLLEONIi, M.. La ricerca sociale sulla mobilità urbana. Metodo e risultati di indagine. Milano : Cortina, 2008. DOMAKOSKI, Mariana. ““Conheça o projeto das novas estações-tubo deCuritiba”. Gazeta do P o v o . Acessado em 05 Nov 2020. <https://www.gazetadopovo.com.br/haus/urbanismo/conheca-o-projeto-dasnovas-es tacoes-tubo-de-curitiba> FERRARA, Lucrécia D´Alessio. Os significados Urbanos. São Paulo, Ed. USP: FAPESP, 2000. p. 115-131. FERRAZ, A.; TORRES, I. Transporte público urbano. São Carlos: Rima, 2004. FERNANDES,W. Propostas para aplicação de estratégias sustentáveis na estação tubo padrão em Curitiba. 2012. 81 f. Monografia (Especialização em Construções Sustentáveis). Universidade Tecnológica de Paraná. Curitiba, 2012. FIEDERER, Luke. “Clássicos da Arquitetura: Entrada das Estações de Metrô de Paris / Hector Guimard” [AD Classics: Paris Métro Entrance / Hector Guimard] 02 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado 02 Nov 2020. <https://www. archdaily.com.br/br/880796/classicosda-arquitetura-entrada-das-estac oes-demetro-de-paris-hector-guimard> FTA – Federal Transit Administration GOOGLE EARTH – MAPAS. http://mapas. google.com. Consultas realizadas em novembro, 2020. GOLONI MOBILIÁRIO URBANO. Goloni Mobiliário Urbano.Acessado em: 01 Nov 2020. <https://golonimobiliariourbano. com.br/produtos/abrigos-de-onibus>. GÜLLICH, Jacqueline. Análise da infraestrutura da rede cicloviária de João Pessoa: Conexão Av. Beira rio – Ufpb. João Pessoa, UFPB 2019. IF World Design Guide INRIX 2019 Global Traffic Scorecard IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Infraestrutura Social e Urbana no Brasil subsídios para uma agenda de pesquisa e formulação de políticas públicas. Brasilia, 2011. IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Desigualdades Socioespaciais de Acesso a Oportunidades nas Cidades Brasileiras. Rio de Janeiro, 2019. IPPUR – INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL. Mapa da Motorização Individual no Brasil – Relatório 2019. Rio de Janeiro, 2019. INSTITUTO DE POLÍTICAS DE TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO. 96 97 Padrão de Qualidade DOTS. 3a ed. Nova York: ITDP, 2017. JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000. LAMURB. Grupo L a m b .Acessado em: 0 1 Nov 2020. <https://www.lamburb.net/produtos/7/>. LEVINSON, Herbert et al. Bus Rapid TransitSynthesis of Case Studies. Washington, 2003. MOURTHÉ, Claudia Rocha. Mobiliário urbano. Rio de Janeiro: 2AB, 1998. NUVOLATI. Mobilitá quotidiana e complessità urbana. Firenze: Firenze University Press, 2007. NEUFERT. A Arte de Projetar em Arquitetura. 18ª ed. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 2013. ONU. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro: UNIC Rio, 2015. PAIVA, Rodrigo. Etnografia de Rua: Uma reflexão sobre os abrigos de ônibus de Goiânia. Goiânia: UFG, 2017. Paulo Sa Vale. “Afinal, por que ainda falamos sobre o modernismo?” 18 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado 20 Mar 2021. <https://www.archdaily.com.br/ br/925778/afinal-por-que-ainda-falamossobre-o-modernismo> ISSN 0719-8906 POMPEU, Nogueira Bruno. O desenvolvimento da indústria automobilística sob a ótica do plano de metas do governo Juscelino Kubitschek. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017. PMI – Project Management Institute PMJP. Prefeitura Municipal de João Pessoa. SEMOB. Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana. SENNOTT, r. stephen. Encyclopedia of 20th century architecture. London: , Fitzroy Dearborn, 2003. SILVA, R. C. Urbanismo paramétrico: parametrizando urbanidade. UFPE: Recife, 2009. TERZANI, Tiziano. Un indovino mi disse. Milano: Ed. Longanesi, 2018. URBANIZED. Direção de Gary Hustwit. Estados Unidos: Gary Hustwit, 2011. VASCONCELLOS, E. A. Transporte urbano nos países em desenvolvimento: reflexes e propostas. São Paulo: Ed. Annablume, 2002.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de João Pessoa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPÊ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de João Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron:UNICSUL
instname_str Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron_str UNICSUL
institution UNICSUL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
collection Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
bitstream.url.fl_str_mv http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2775/1/MELISSA%20TORRES.pdf
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2775/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8382125f92a2346d242e9f4fbf2f4297
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
repository.mail.fl_str_mv mary.pela@unicid.edu.br
_version_ 1801771152917397504