Contribuições do Estudo de Aula (Lesson Study) para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática no 1º ano do ensino fundamental utilizando material curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Simone Dias da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1080
Resumo: Esta tese sob a linha de pesquisa Formação de Professores que Ensinam Matemática tem por objetivo investigar como e em que medida o Estudo de Aula (Lesson Study) pode contribuir para o desenvolvimento profissional de professores do 1º ano do Ensino Fundamental com vistas ao aperfeiçoamento do planejamento e da gestão das aulas de matemática. Como metodologia de pesquisa foi utilizada a pesquisa-intervenção e para analisar os dados, o procedimento de triangulação. A investigação foi ancorada no Projeto “Grupos Colaborativos: contribuições para a melhoria da qualidade de ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e o desenvolvimento profissional de professores de escolas da Diretoria Leste 1 de São Paulo”, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa CCPPM da Universidade Cruzeiro do Sul (SP). A formação continuada oferecida no âmbito desse Projeto esteve fundamentada no método de formação docente Estudo de Aula e no material curricular EMAI (Educação Matemática nos Anos Iniciais). Durante o movimento cíclico de planejamento, execução e análise das aulas de matemática proposto pelo Estudo de Aula, observou-se atos colaborativos e reflexivos que influenciaram na ampliação dos saberes para ensinar matemática, improvisações e adaptações no planejamento, transformações na prática de ensino e movimentos no desenvolvimento profissional dos professores envolvidos.
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spelling 2020-10-01T22:14:50Z2020-07-082020-10-01T22:14:50Z2020-06-04SILVA, S. D. Contribuições do Estudo de Aula (Lesson Study) para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática no 1º ano do Ensino Fundamental utilizando material curricular. 2020. 210f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2020https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1080Esta tese sob a linha de pesquisa Formação de Professores que Ensinam Matemática tem por objetivo investigar como e em que medida o Estudo de Aula (Lesson Study) pode contribuir para o desenvolvimento profissional de professores do 1º ano do Ensino Fundamental com vistas ao aperfeiçoamento do planejamento e da gestão das aulas de matemática. Como metodologia de pesquisa foi utilizada a pesquisa-intervenção e para analisar os dados, o procedimento de triangulação. A investigação foi ancorada no Projeto “Grupos Colaborativos: contribuições para a melhoria da qualidade de ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e o desenvolvimento profissional de professores de escolas da Diretoria Leste 1 de São Paulo”, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa CCPPM da Universidade Cruzeiro do Sul (SP). A formação continuada oferecida no âmbito desse Projeto esteve fundamentada no método de formação docente Estudo de Aula e no material curricular EMAI (Educação Matemática nos Anos Iniciais). Durante o movimento cíclico de planejamento, execução e análise das aulas de matemática proposto pelo Estudo de Aula, observou-se atos colaborativos e reflexivos que influenciaram na ampliação dos saberes para ensinar matemática, improvisações e adaptações no planejamento, transformações na prática de ensino e movimentos no desenvolvimento profissional dos professores envolvidos.This thesis under the line of research Formation of Teachers who Teach Mathematics aims to investigate how and to what extent the Lesson Study can contribute to the professional development of teachers of the 1st year of Elementary School with a view to improving planning and the management of mathematics classes. As a research methodology, intervention research was used and to analyze the data, the triangulation procedure. The investigation was anchored in the Project “Collaborative Groups: contributions to the improvement of the quality of teaching Mathematics in the early years of elementary school and the professional development of teachers from schools of the East Directorate of São Paulo”, developed by the Research Group CCPPM of Cruzeiro do Sul University (SP). The continuing education offered within the scope of this Project was based on the teaching method of Lesson Study and on the curriculum material EMAI (Mathematical Education in the Early Years). During the cyclic movement of planning, execution and analysis of mathematics classes proposed by the Lesson Study, there were collaborative and reflective acts that influenced the expansion of knowledge to teach mathematics, improvisations and adaptations in planning, transformation in teaching practices and movements professional development of involved teachers.porUniversidade Cruzeiro do SulPrograma de Pós Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaCruzeiro do SulBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINODesenvolvimento profissionalEstudo de aulaEnsino de matemáticaMaterial curricular.Contribuições do Estudo de Aula (Lesson Study) para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática no 1º ano do ensino fundamental utilizando material curricularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCuri, Edda02875535820http://lattes.cnpq.br/3959420037469126Curi , Edda02875535820http://lattes.cnpq.br/3959420037469126Nascimento, Júlia de Cássia Pereira dohttp://lattes.cnpq.br/4768816664981037Palanch, Wagner Barbosa de Limahttp://lattes.cnpq.br/7056943458069107Borelli, Suzete de Souzahttp://lattes.cnpq.br/4142294210381247Plaza, Eliane Matheushttp://lattes.cnpq.br/774955534598070417115169888http://lattes.cnpq.br/6744292990157324Silva, Simone Dias daALMEIDA, L. 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description Esta tese sob a linha de pesquisa Formação de Professores que Ensinam Matemática tem por objetivo investigar como e em que medida o Estudo de Aula (Lesson Study) pode contribuir para o desenvolvimento profissional de professores do 1º ano do Ensino Fundamental com vistas ao aperfeiçoamento do planejamento e da gestão das aulas de matemática. Como metodologia de pesquisa foi utilizada a pesquisa-intervenção e para analisar os dados, o procedimento de triangulação. A investigação foi ancorada no Projeto “Grupos Colaborativos: contribuições para a melhoria da qualidade de ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e o desenvolvimento profissional de professores de escolas da Diretoria Leste 1 de São Paulo”, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa CCPPM da Universidade Cruzeiro do Sul (SP). A formação continuada oferecida no âmbito desse Projeto esteve fundamentada no método de formação docente Estudo de Aula e no material curricular EMAI (Educação Matemática nos Anos Iniciais). Durante o movimento cíclico de planejamento, execução e análise das aulas de matemática proposto pelo Estudo de Aula, observou-se atos colaborativos e reflexivos que influenciaram na ampliação dos saberes para ensinar matemática, improvisações e adaptações no planejamento, transformações na prática de ensino e movimentos no desenvolvimento profissional dos professores envolvidos.
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