Formação de estratégias em pequenas empresas: um estudo comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Claudinei
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2981
Resumo: Tradicionalmente, os estudos sobre gestão estratégica tem focado sua atenção em grandes empresas, todavia, nem sempre as características e modelos de gestão adotados para estas organizações se aplicam e apresentam resultados efetivos em se tratando de pequenas empresas. Isto ocorre porque a formação de estratégias nestas organizações, em geral, ocorre numa dinâmica diferente de grandes organizações devido a especificidades que influenciam na forma com que as estratégias surgem e são desenvolvidas nas pequenas empresas. O principal objetivo deste estudo foi analisar como ocorre o processo de formação de estratégias em pequenas empresas. Para tanto, examinou-se a presença, a influência e a dinâmica de elementos de natureza Linear, Adaptativa e Interpretativa nos termos de Chaffee (1985) no processo de formação de estratégias, observando como tais elementos caracterizam as diferentes etapas deste processo, consideradas neste estudo como Decisão, Objetivos, Iniciativas e Resultados. Em termos teóricos, este estudo se fundamentou na teoria da estratégia em organizações, tratando especificamente do processo de formação de estratégias em pequenas empresas, enfatizando três abordagens de estratégia denominadas por Chaffee (1985) como Linear, Adaptativa e Interpretativa. Trata-se de um estudo comparativo de casos, de natureza qualitativa, com análise transversal. O período de análise compreendeu os anos de 2007 a 2012. Os dados foram coletados por meio de documentos, observação não participante e entrevistas semiestruturadas, aplicadas a proprietários, gestores e funcionários de três pequenas empresas localizadas na região metropolitana de Curitiba. Os dados foram analisados mediante a técnica de análise de narrativa e análise documental. A partir da análise, verificou-se que o processo de formação das estratégias é caracterizado predominantemente por elementos dos modelos Adaptativo e Interpretativo de estratégia nos termos de Chaffee (1985). Os elementos que caracterizam esses modelos evidenciam-se com maior frequência nas fases Decisão, Objetivos e Inciativas do referido processo. Constatou-se que, a observação de eventos, tanto do ambiente quanto interna, em complemento com a interpretação de proprietários e gestores embasam as decisões e adoção de iniciativas nas organizações estudadas. Também foram identificadas, embora pouco significativas, características do modelo Linear de estratégia, estas quando presentes, encontradas na fase Resultados do referido processo. Concluiu-se que há certa regularidade na dinâmica entre os elementos de natureza adaptativa, interpretativa e linear nas fases do processo de formação de estratégias nas três empresas analisadas. Por fim, este estudo apresenta um modelo das características do processo de formação de estratégias em pequenas empresas com base na proposta de Chaffee (1985).
id UNICSUL-1_4c2441aaf0757a3df0512b1d3c96595d
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/2981
network_acronym_str UNICSUL-1
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
repository_id_str
spelling 2021-10-29T18:33:04Z20132021-10-29T18:33:04Z2013https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2981Tradicionalmente, os estudos sobre gestão estratégica tem focado sua atenção em grandes empresas, todavia, nem sempre as características e modelos de gestão adotados para estas organizações se aplicam e apresentam resultados efetivos em se tratando de pequenas empresas. Isto ocorre porque a formação de estratégias nestas organizações, em geral, ocorre numa dinâmica diferente de grandes organizações devido a especificidades que influenciam na forma com que as estratégias surgem e são desenvolvidas nas pequenas empresas. O principal objetivo deste estudo foi analisar como ocorre o processo de formação de estratégias em pequenas empresas. Para tanto, examinou-se a presença, a influência e a dinâmica de elementos de natureza Linear, Adaptativa e Interpretativa nos termos de Chaffee (1985) no processo de formação de estratégias, observando como tais elementos caracterizam as diferentes etapas deste processo, consideradas neste estudo como Decisão, Objetivos, Iniciativas e Resultados. Em termos teóricos, este estudo se fundamentou na teoria da estratégia em organizações, tratando especificamente do processo de formação de estratégias em pequenas empresas, enfatizando três abordagens de estratégia denominadas por Chaffee (1985) como Linear, Adaptativa e Interpretativa. Trata-se de um estudo comparativo de casos, de natureza qualitativa, com análise transversal. O período de análise compreendeu os anos de 2007 a 2012. Os dados foram coletados por meio de documentos, observação não participante e entrevistas semiestruturadas, aplicadas a proprietários, gestores e funcionários de três pequenas empresas localizadas na região metropolitana de Curitiba. Os dados foram analisados mediante a técnica de análise de narrativa e análise documental. A partir da análise, verificou-se que o processo de formação das estratégias é caracterizado predominantemente por elementos dos modelos Adaptativo e Interpretativo de estratégia nos termos de Chaffee (1985). Os elementos que caracterizam esses modelos evidenciam-se com maior frequência nas fases Decisão, Objetivos e Inciativas do referido processo. Constatou-se que, a observação de eventos, tanto do ambiente quanto interna, em complemento com a interpretação de proprietários e gestores embasam as decisões e adoção de iniciativas nas organizações estudadas. Também foram identificadas, embora pouco significativas, características do modelo Linear de estratégia, estas quando presentes, encontradas na fase Resultados do referido processo. Concluiu-se que há certa regularidade na dinâmica entre os elementos de natureza adaptativa, interpretativa e linear nas fases do processo de formação de estratégias nas três empresas analisadas. Por fim, este estudo apresenta um modelo das características do processo de formação de estratégias em pequenas empresas com base na proposta de Chaffee (1985).Traditionally, studies on strategic management has focused its attention on large companies, however, not all features and management models adopted for these organizations apply and provide effective results when it comes to small businesses. This is because the formation of strategies these organizations generally occurs in a different dynamics of large organizations due to specificities that influence the way in which strategies emerge and are developed in small businesses. The main objective of this study was to analyze how the process of strategy formation in small businesses. Therefore, we examined the presence, influence and dynamic elements of nature linear, Adaptive and Interpretative under Chaffee (1985) in the formation of strategies, noting how such elements characterize the different stages of this process, considered in this study as Decision, Objectives, Initiatives and Outcomes. In theoretical terms, this study was based on the theory of strategy in organizations, specifically about the process of strategy formation in small businesses, emphasizing three types of strategy called by Chaffee (1985) as Linear, Adaptive and Interpretative. This is a comparative case study of a qualitative nature, with cross-sectional analysis. The period of analysis included the years 2007 to 2012. Data were collected by means of documents, non-participant observation and semi-structured interviews applied to owners, managers and employees of three small businesses located in the metropolitan region of Curitiba. The data were analyzed using the technique of narrative analysis and document analysis. From the analysis, it was found that the process of formation of these strategies is characterized by predominantly model elements and Interpretation of Adaptive strategy in accordance Chaffee (1985). The elements that characterize these models show up more often in phases Decision, Objectives and Initiatives of this process. It was found that the observation of events, both environmental and internal, in addition to the interpretation of owners and managers underlie the decisions and adoption of initiatives in the organizations studied. Also been identified, although not significant, model characteristics Linear strategy, when they present the results found during that process. It was concluded that there is some regularity in the dynamics between the elements of nature adaptive, interpretive and linear phases of the process of strategy formation in the three companies analyzed. Finally, this study presents a model of the characteristics of the process of strategy formation in small businesses based on the proposal of Chaffee (1985).porUniversidade PositivoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOPlanejamento estratégicoPequenas e médias empresasDesenvolvimento organizacionalPlanejamento empresarialFormação de estratégias em pequenas empresas: um estudo comparativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPascucci, Lucilaine-http://lattes.cnpq.br/5024469054093997Alves, Claudineiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALCLAUDINEI ALVES.pdfCLAUDINEI ALVES.pdfDissertaçãoapplication/pdf703780http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2981/1/CLAUDINEI%20ALVES.pdfa1c37610edeefa706f514cb9bfb00fc3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2981/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/29812021-11-03 12:38:12.688oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2021-11-03T15:38:12Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de estratégias em pequenas empresas: um estudo comparativo
title Formação de estratégias em pequenas empresas: um estudo comparativo
spellingShingle Formação de estratégias em pequenas empresas: um estudo comparativo
Alves, Claudinei
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Planejamento estratégico
Pequenas e médias empresas
Desenvolvimento organizacional
Planejamento empresarial
title_short Formação de estratégias em pequenas empresas: um estudo comparativo
title_full Formação de estratégias em pequenas empresas: um estudo comparativo
title_fullStr Formação de estratégias em pequenas empresas: um estudo comparativo
title_full_unstemmed Formação de estratégias em pequenas empresas: um estudo comparativo
title_sort Formação de estratégias em pequenas empresas: um estudo comparativo
author Alves, Claudinei
author_facet Alves, Claudinei
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pascucci, Lucilaine
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv -
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5024469054093997
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Claudinei
contributor_str_mv Pascucci, Lucilaine
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Planejamento estratégico
Pequenas e médias empresas
Desenvolvimento organizacional
Planejamento empresarial
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Pequenas e médias empresas
Desenvolvimento organizacional
Planejamento empresarial
description Tradicionalmente, os estudos sobre gestão estratégica tem focado sua atenção em grandes empresas, todavia, nem sempre as características e modelos de gestão adotados para estas organizações se aplicam e apresentam resultados efetivos em se tratando de pequenas empresas. Isto ocorre porque a formação de estratégias nestas organizações, em geral, ocorre numa dinâmica diferente de grandes organizações devido a especificidades que influenciam na forma com que as estratégias surgem e são desenvolvidas nas pequenas empresas. O principal objetivo deste estudo foi analisar como ocorre o processo de formação de estratégias em pequenas empresas. Para tanto, examinou-se a presença, a influência e a dinâmica de elementos de natureza Linear, Adaptativa e Interpretativa nos termos de Chaffee (1985) no processo de formação de estratégias, observando como tais elementos caracterizam as diferentes etapas deste processo, consideradas neste estudo como Decisão, Objetivos, Iniciativas e Resultados. Em termos teóricos, este estudo se fundamentou na teoria da estratégia em organizações, tratando especificamente do processo de formação de estratégias em pequenas empresas, enfatizando três abordagens de estratégia denominadas por Chaffee (1985) como Linear, Adaptativa e Interpretativa. Trata-se de um estudo comparativo de casos, de natureza qualitativa, com análise transversal. O período de análise compreendeu os anos de 2007 a 2012. Os dados foram coletados por meio de documentos, observação não participante e entrevistas semiestruturadas, aplicadas a proprietários, gestores e funcionários de três pequenas empresas localizadas na região metropolitana de Curitiba. Os dados foram analisados mediante a técnica de análise de narrativa e análise documental. A partir da análise, verificou-se que o processo de formação das estratégias é caracterizado predominantemente por elementos dos modelos Adaptativo e Interpretativo de estratégia nos termos de Chaffee (1985). Os elementos que caracterizam esses modelos evidenciam-se com maior frequência nas fases Decisão, Objetivos e Inciativas do referido processo. Constatou-se que, a observação de eventos, tanto do ambiente quanto interna, em complemento com a interpretação de proprietários e gestores embasam as decisões e adoção de iniciativas nas organizações estudadas. Também foram identificadas, embora pouco significativas, características do modelo Linear de estratégia, estas quando presentes, encontradas na fase Resultados do referido processo. Concluiu-se que há certa regularidade na dinâmica entre os elementos de natureza adaptativa, interpretativa e linear nas fases do processo de formação de estratégias nas três empresas analisadas. Por fim, este estudo apresenta um modelo das características do processo de formação de estratégias em pequenas empresas com base na proposta de Chaffee (1985).
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013
2021-10-29T18:33:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-29T18:33:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2981
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Positivo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Positivo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron:UNICSUL
instname_str Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron_str UNICSUL
institution UNICSUL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
collection Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
bitstream.url.fl_str_mv http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2981/1/CLAUDINEI%20ALVES.pdf
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2981/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a1c37610edeefa706f514cb9bfb00fc3
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
repository.mail.fl_str_mv mary.pela@unicid.edu.br
_version_ 1801771124676100096