Formação de estratégias em pequenas empresas: um estudo comparativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2981 |
Resumo: | Tradicionalmente, os estudos sobre gestão estratégica tem focado sua atenção em grandes empresas, todavia, nem sempre as características e modelos de gestão adotados para estas organizações se aplicam e apresentam resultados efetivos em se tratando de pequenas empresas. Isto ocorre porque a formação de estratégias nestas organizações, em geral, ocorre numa dinâmica diferente de grandes organizações devido a especificidades que influenciam na forma com que as estratégias surgem e são desenvolvidas nas pequenas empresas. O principal objetivo deste estudo foi analisar como ocorre o processo de formação de estratégias em pequenas empresas. Para tanto, examinou-se a presença, a influência e a dinâmica de elementos de natureza Linear, Adaptativa e Interpretativa nos termos de Chaffee (1985) no processo de formação de estratégias, observando como tais elementos caracterizam as diferentes etapas deste processo, consideradas neste estudo como Decisão, Objetivos, Iniciativas e Resultados. Em termos teóricos, este estudo se fundamentou na teoria da estratégia em organizações, tratando especificamente do processo de formação de estratégias em pequenas empresas, enfatizando três abordagens de estratégia denominadas por Chaffee (1985) como Linear, Adaptativa e Interpretativa. Trata-se de um estudo comparativo de casos, de natureza qualitativa, com análise transversal. O período de análise compreendeu os anos de 2007 a 2012. Os dados foram coletados por meio de documentos, observação não participante e entrevistas semiestruturadas, aplicadas a proprietários, gestores e funcionários de três pequenas empresas localizadas na região metropolitana de Curitiba. Os dados foram analisados mediante a técnica de análise de narrativa e análise documental. A partir da análise, verificou-se que o processo de formação das estratégias é caracterizado predominantemente por elementos dos modelos Adaptativo e Interpretativo de estratégia nos termos de Chaffee (1985). Os elementos que caracterizam esses modelos evidenciam-se com maior frequência nas fases Decisão, Objetivos e Inciativas do referido processo. Constatou-se que, a observação de eventos, tanto do ambiente quanto interna, em complemento com a interpretação de proprietários e gestores embasam as decisões e adoção de iniciativas nas organizações estudadas. Também foram identificadas, embora pouco significativas, características do modelo Linear de estratégia, estas quando presentes, encontradas na fase Resultados do referido processo. Concluiu-se que há certa regularidade na dinâmica entre os elementos de natureza adaptativa, interpretativa e linear nas fases do processo de formação de estratégias nas três empresas analisadas. Por fim, este estudo apresenta um modelo das características do processo de formação de estratégias em pequenas empresas com base na proposta de Chaffee (1985). |
id |
UNICSUL-1_4c2441aaf0757a3df0512b1d3c96595d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/2981 |
network_acronym_str |
UNICSUL-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-10-29T18:33:04Z20132021-10-29T18:33:04Z2013https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2981Tradicionalmente, os estudos sobre gestão estratégica tem focado sua atenção em grandes empresas, todavia, nem sempre as características e modelos de gestão adotados para estas organizações se aplicam e apresentam resultados efetivos em se tratando de pequenas empresas. Isto ocorre porque a formação de estratégias nestas organizações, em geral, ocorre numa dinâmica diferente de grandes organizações devido a especificidades que influenciam na forma com que as estratégias surgem e são desenvolvidas nas pequenas empresas. O principal objetivo deste estudo foi analisar como ocorre o processo de formação de estratégias em pequenas empresas. Para tanto, examinou-se a presença, a influência e a dinâmica de elementos de natureza Linear, Adaptativa e Interpretativa nos termos de Chaffee (1985) no processo de formação de estratégias, observando como tais elementos caracterizam as diferentes etapas deste processo, consideradas neste estudo como Decisão, Objetivos, Iniciativas e Resultados. Em termos teóricos, este estudo se fundamentou na teoria da estratégia em organizações, tratando especificamente do processo de formação de estratégias em pequenas empresas, enfatizando três abordagens de estratégia denominadas por Chaffee (1985) como Linear, Adaptativa e Interpretativa. Trata-se de um estudo comparativo de casos, de natureza qualitativa, com análise transversal. O período de análise compreendeu os anos de 2007 a 2012. Os dados foram coletados por meio de documentos, observação não participante e entrevistas semiestruturadas, aplicadas a proprietários, gestores e funcionários de três pequenas empresas localizadas na região metropolitana de Curitiba. Os dados foram analisados mediante a técnica de análise de narrativa e análise documental. A partir da análise, verificou-se que o processo de formação das estratégias é caracterizado predominantemente por elementos dos modelos Adaptativo e Interpretativo de estratégia nos termos de Chaffee (1985). Os elementos que caracterizam esses modelos evidenciam-se com maior frequência nas fases Decisão, Objetivos e Inciativas do referido processo. Constatou-se que, a observação de eventos, tanto do ambiente quanto interna, em complemento com a interpretação de proprietários e gestores embasam as decisões e adoção de iniciativas nas organizações estudadas. Também foram identificadas, embora pouco significativas, características do modelo Linear de estratégia, estas quando presentes, encontradas na fase Resultados do referido processo. Concluiu-se que há certa regularidade na dinâmica entre os elementos de natureza adaptativa, interpretativa e linear nas fases do processo de formação de estratégias nas três empresas analisadas. Por fim, este estudo apresenta um modelo das características do processo de formação de estratégias em pequenas empresas com base na proposta de Chaffee (1985).Traditionally, studies on strategic management has focused its attention on large companies, however, not all features and management models adopted for these organizations apply and provide effective results when it comes to small businesses. This is because the formation of strategies these organizations generally occurs in a different dynamics of large organizations due to specificities that influence the way in which strategies emerge and are developed in small businesses. The main objective of this study was to analyze how the process of strategy formation in small businesses. Therefore, we examined the presence, influence and dynamic elements of nature linear, Adaptive and Interpretative under Chaffee (1985) in the formation of strategies, noting how such elements characterize the different stages of this process, considered in this study as Decision, Objectives, Initiatives and Outcomes. In theoretical terms, this study was based on the theory of strategy in organizations, specifically about the process of strategy formation in small businesses, emphasizing three types of strategy called by Chaffee (1985) as Linear, Adaptive and Interpretative. This is a comparative case study of a qualitative nature, with cross-sectional analysis. The period of analysis included the years 2007 to 2012. Data were collected by means of documents, non-participant observation and semi-structured interviews applied to owners, managers and employees of three small businesses located in the metropolitan region of Curitiba. The data were analyzed using the technique of narrative analysis and document analysis. From the analysis, it was found that the process of formation of these strategies is characterized by predominantly model elements and Interpretation of Adaptive strategy in accordance Chaffee (1985). The elements that characterize these models show up more often in phases Decision, Objectives and Initiatives of this process. It was found that the observation of events, both environmental and internal, in addition to the interpretation of owners and managers underlie the decisions and adoption of initiatives in the organizations studied. Also been identified, although not significant, model characteristics Linear strategy, when they present the results found during that process. It was concluded that there is some regularity in the dynamics between the elements of nature adaptive, interpretive and linear phases of the process of strategy formation in the three companies analyzed. Finally, this study presents a model of the characteristics of the process of strategy formation in small businesses based on the proposal of Chaffee (1985).porUniversidade PositivoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOPlanejamento estratégicoPequenas e médias empresasDesenvolvimento organizacionalPlanejamento empresarialFormação de estratégias em pequenas empresas: um estudo comparativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPascucci, Lucilaine-http://lattes.cnpq.br/5024469054093997Alves, Claudineiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALCLAUDINEI ALVES.pdfCLAUDINEI ALVES.pdfDissertaçãoapplication/pdf703780http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2981/1/CLAUDINEI%20ALVES.pdfa1c37610edeefa706f514cb9bfb00fc3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2981/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/29812021-11-03 12:38:12.688oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2021-11-03T15:38:12Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação de estratégias em pequenas empresas: um estudo comparativo |
title |
Formação de estratégias em pequenas empresas: um estudo comparativo |
spellingShingle |
Formação de estratégias em pequenas empresas: um estudo comparativo Alves, Claudinei CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Planejamento estratégico Pequenas e médias empresas Desenvolvimento organizacional Planejamento empresarial |
title_short |
Formação de estratégias em pequenas empresas: um estudo comparativo |
title_full |
Formação de estratégias em pequenas empresas: um estudo comparativo |
title_fullStr |
Formação de estratégias em pequenas empresas: um estudo comparativo |
title_full_unstemmed |
Formação de estratégias em pequenas empresas: um estudo comparativo |
title_sort |
Formação de estratégias em pequenas empresas: um estudo comparativo |
author |
Alves, Claudinei |
author_facet |
Alves, Claudinei |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pascucci, Lucilaine |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
- |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5024469054093997 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Claudinei |
contributor_str_mv |
Pascucci, Lucilaine |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Planejamento estratégico Pequenas e médias empresas Desenvolvimento organizacional Planejamento empresarial |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento estratégico Pequenas e médias empresas Desenvolvimento organizacional Planejamento empresarial |
description |
Tradicionalmente, os estudos sobre gestão estratégica tem focado sua atenção em grandes empresas, todavia, nem sempre as características e modelos de gestão adotados para estas organizações se aplicam e apresentam resultados efetivos em se tratando de pequenas empresas. Isto ocorre porque a formação de estratégias nestas organizações, em geral, ocorre numa dinâmica diferente de grandes organizações devido a especificidades que influenciam na forma com que as estratégias surgem e são desenvolvidas nas pequenas empresas. O principal objetivo deste estudo foi analisar como ocorre o processo de formação de estratégias em pequenas empresas. Para tanto, examinou-se a presença, a influência e a dinâmica de elementos de natureza Linear, Adaptativa e Interpretativa nos termos de Chaffee (1985) no processo de formação de estratégias, observando como tais elementos caracterizam as diferentes etapas deste processo, consideradas neste estudo como Decisão, Objetivos, Iniciativas e Resultados. Em termos teóricos, este estudo se fundamentou na teoria da estratégia em organizações, tratando especificamente do processo de formação de estratégias em pequenas empresas, enfatizando três abordagens de estratégia denominadas por Chaffee (1985) como Linear, Adaptativa e Interpretativa. Trata-se de um estudo comparativo de casos, de natureza qualitativa, com análise transversal. O período de análise compreendeu os anos de 2007 a 2012. Os dados foram coletados por meio de documentos, observação não participante e entrevistas semiestruturadas, aplicadas a proprietários, gestores e funcionários de três pequenas empresas localizadas na região metropolitana de Curitiba. Os dados foram analisados mediante a técnica de análise de narrativa e análise documental. A partir da análise, verificou-se que o processo de formação das estratégias é caracterizado predominantemente por elementos dos modelos Adaptativo e Interpretativo de estratégia nos termos de Chaffee (1985). Os elementos que caracterizam esses modelos evidenciam-se com maior frequência nas fases Decisão, Objetivos e Inciativas do referido processo. Constatou-se que, a observação de eventos, tanto do ambiente quanto interna, em complemento com a interpretação de proprietários e gestores embasam as decisões e adoção de iniciativas nas organizações estudadas. Também foram identificadas, embora pouco significativas, características do modelo Linear de estratégia, estas quando presentes, encontradas na fase Resultados do referido processo. Concluiu-se que há certa regularidade na dinâmica entre os elementos de natureza adaptativa, interpretativa e linear nas fases do processo de formação de estratégias nas três empresas analisadas. Por fim, este estudo apresenta um modelo das características do processo de formação de estratégias em pequenas empresas com base na proposta de Chaffee (1985). |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013 2021-10-29T18:33:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-29T18:33:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2981 |
url |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Positivo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Positivo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) instacron:UNICSUL |
instname_str |
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
instacron_str |
UNICSUL |
institution |
UNICSUL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2981/1/CLAUDINEI%20ALVES.pdf http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2981/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a1c37610edeefa706f514cb9bfb00fc3 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
mary.pela@unicid.edu.br |
_version_ |
1801771124676100096 |