Complexo cultural de arte e cultura urbana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3557 |
Resumo: | Este caderno tem como objetivo geral elaborar um estudo preliminar sobre um Centro Cultural de Artes Urbanas em Taguatinga - DF. Tendo-se em mente as multiformes maneiras de se expressar artisticamente, portanto a concepção desse espaço reflete um ambiente de liberdade para movimentos culturais e apresentações artísticas, pretendendo nutrir os “gritos” culturais oriundo das ruas. Objetivos Específicos: Estudar referenciais teóricos e projetuais de Centros Culturais; Analisar lote de estudo e seus aspectos funcionais, bioclimáticos, locais e legais; Elaborar programa de necessidades e fluxograma; Desenvolver volumetria projetual; Conceber projeto preliminar. Pela Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito ao acesso às fontes da cultura nacional, inclusive o estado tendo que garantir e facilitar este acesso. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. (Constituição Federal, 1988, título VIII, Seção II, Art. 215) Entretanto, não é o que podemos observar no dia-a-dia, desde poucas opções de locais próprios para manifestação artística, difícil acesso para a grande maioria da população e até mesmo podendo ocorrer repre ensão em casos de expressões de arte urbana, como grafite e “batalhas” de RAP. Partindo disso, surge a proposta do Centro Cultural de Artes Urbanas, um lugar para exposições e incentivo para comunidades locais do Distrito Federal, de fácil acesso por transporte coletivo, que seja acolhedor e incentive a valorização e a difusão de manifestações culturais, tal qual é prescrito na Constituição. Com espaço para exposição de grafites, rodas culturais, sarais, poesia, dança e artes mais “convencionais” como desenhos, pinturas e etc.; sendo esse local propício para produção de arte, que inspire e motive cada vez mais artistas e futuro artistas a colocarem em suas obras aquilo que desejam transmitir. |
id |
UNICSUL-1_5b7abf44c9b5b2424c2c2f9d9c238307 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/3557 |
network_acronym_str |
UNICSUL-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-04-27T23:23:30Z2022-04-272022-04-27T23:23:30Z2021-12-16https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3557Este caderno tem como objetivo geral elaborar um estudo preliminar sobre um Centro Cultural de Artes Urbanas em Taguatinga - DF. Tendo-se em mente as multiformes maneiras de se expressar artisticamente, portanto a concepção desse espaço reflete um ambiente de liberdade para movimentos culturais e apresentações artísticas, pretendendo nutrir os “gritos” culturais oriundo das ruas. Objetivos Específicos: Estudar referenciais teóricos e projetuais de Centros Culturais; Analisar lote de estudo e seus aspectos funcionais, bioclimáticos, locais e legais; Elaborar programa de necessidades e fluxograma; Desenvolver volumetria projetual; Conceber projeto preliminar. Pela Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito ao acesso às fontes da cultura nacional, inclusive o estado tendo que garantir e facilitar este acesso. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. (Constituição Federal, 1988, título VIII, Seção II, Art. 215) Entretanto, não é o que podemos observar no dia-a-dia, desde poucas opções de locais próprios para manifestação artística, difícil acesso para a grande maioria da população e até mesmo podendo ocorrer repre ensão em casos de expressões de arte urbana, como grafite e “batalhas” de RAP. Partindo disso, surge a proposta do Centro Cultural de Artes Urbanas, um lugar para exposições e incentivo para comunidades locais do Distrito Federal, de fácil acesso por transporte coletivo, que seja acolhedor e incentive a valorização e a difusão de manifestações culturais, tal qual é prescrito na Constituição. Com espaço para exposição de grafites, rodas culturais, sarais, poesia, dança e artes mais “convencionais” como desenhos, pinturas e etc.; sendo esse local propício para produção de arte, que inspire e motive cada vez mais artistas e futuro artistas a colocarem em suas obras aquilo que desejam transmitir.This notebook has the general objective of elaborating a preliminary study on a Cultural Center of Urban Arts in Taguatinga - DF. Bearing in mind the many ways of expressing oneself artistically, therefore, the design of this space reflects an environment of freedom for cultural movements and artistic presentations, intending to nourish the cultural “screams” coming from the streets. Specific Objectives: Study theoretical and design references of Cultural Centers; Analyze study lot and its functional, bioclimatic, local and legal aspects; Develop a program of needs and flowchart; Develop project volumetry; Design preliminary design. Under the Federal Constitution of 1988, every citizen has the right to access sources of national culture, including the state, which has to guarantee and facilitate this access. The State will guarantee to all the full exercise of cultural rights and access to the sources of national culture, and will support and encourage the appreciation and dissemination of cultural manifestations. (Federal Constitution, 1988, Title VIII, Section II, Art. 215) However, this is not what we can observe on a day-to-day basis, since there are few options for suitable places for artistic expression, difficult access for the vast majority of the population and reprimand may even occur in cases of urban art expressions, such as graffiti and RAP “battles”. Based on this, the proposal for the Centro Cultural de Artes Urbanas arises, a place for exhibitions and incentives for local communities in the Federal District, easily accessible by public transport, which is welcoming and encourages the appreciation and dissemination of cultural manifestations, as it is prescribed in the Constitution. With space for the exhibition of graffiti, cultural circles, sarais, poetry, dance and more “conventional” arts such as drawings, paintings, etc.; this being a propitious place for the production of art, which inspires and motivates more and more artists and future artists to put in their works what they want to convey.Agência 1porCentro de Ensino Unificado do Distrito FederalUDFBrasilCoordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo6.04.00.00-5 Arquitetura e UrbanismoComplexo CulturaCultura UrbanaComplexo cultural de arte e cultura urbanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOka, Gabriel Elias Parente Barreto1162066744108019http://lattes.cnpq.br/1162066744108019Lima, Ana Carolina Cordeiro Correia2989699749425568http://lattes.cnpq.br/2989699749425568......Mesquita, Rafael GarcêsAM Online Projects. CLIMATE-DATA.ORG, 2021. Página inicial. Disponível em: . Acesso em: 12 Abr. 2021 Google Maps. Disponível em: . Acesso em: 12 Abr. 2021 SOL-AR. Disponível em: . Acesso em: 12 Abr. 2021 Geoportal. Disponível em: . Acesso em: 13 Abr. 2021 Google Earth. Disponível em: . Acesso em: 12 Abr. 2021 Centro Cultural El Tranque / BiS Arquitectos [El Tranque Cultural Center / BiS Arquitectos] 11 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Disponível em: . Acesso em: 02 Abr. 2021. ISSN 0719-8906 PORTAL VITRUVIUS. Centro Cultural de Eventos e Exposições - Cabo Frio. ARQBR Arquitetura e Urbanis mo e Maia Melo Engenharia. Projetos, São Paulo, ano 14, n. 159.03, Vitruvius, mar. 2014. Disponível em: . Acesso em: 03 Abr. 2021 BARATTO, Romullo. Proposta vencedora para o Centro Cultural de Eventos e Exposições em Nova Fribur go / Estúdio 41, 02 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Disponível em: . Acesso em: 29 Mar. 2021.ISSN 0719-8906 PORTAL VITRUVIUS. Centro Cultural de Eventos e Exposições - Nova Friburgo. Estúdio 41, Moacir Zanco pé Junior e Corsi Hirano Arquitetos Associados. Projetos, São Paulo, ano 14, n. 159.04, Vitruvius, mar. 2014. Disponível em: . Acesso em: 29 Mar. 2021. ISSN 0719-8906 BARATTO, Romullo. Menção Honrosa no Concurso para o Centro Cultural de Eventos e Exposições em Nova Friburgo / Mira arquitetos + João Rangel, 13 Set 2014. ArchDaily Brasil. Disponível em: Acesso em: 07 Abr. 2021. ISSN 0719-8906 BARATTO, Romullo. Menção Honrosa no Concurso para o Centro Cultural de Eventos e Exposições em Nova Friburgo / Mira arquitetos + João Rangel, 13 Set 2014. ArchDaily Brasil. Disponível em: Acesso em: 05 Abr. 2021. ISSN 0719-8906 CIDADE CINZA; Direção: VALIENGO, Guilherme. MESQUITA, Marcelo; Produção de SALA12 Filmes; São Paulo, Brasil; 22 Nov. 2013. MITMAN, Tyson. Advertised Defiance: How New York City Graffiti went from “Getting Up” to “Getting Over”. ResearchGate, [S. l.], p. 1-18, 1 jan. 2015. Disponível em: . Acesso em: 16 Mar. 2021. DUNCAN, Alexandra. Street and Graffiti Art: Movement Overview and Analysis. [S. l.]: Kimberly Nichols, 17 abr. 2019. Disponível em: . Acesso em: 12 Mar. 2021. AIDAR, Laura. Arte Urbana. Toda Matéria, [S. l.], p. 1-1, 25 mar. 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 Mar. 2021. BORGE, Rejane. O Movimento de Arte Urbana (Street Art) no Brasil. [S. l.], 14 mar. 2014. Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2021. LACHMANN, Richard; AUSTIN, Joe. Taking the Train: How Graffiti Art Became an Urban Crisis in New York City, [S. l.], p. 1-59, 23 nov. 2017. Disponível em: . Acesso em: 30 Mar. 2021. CENTRO CULTURAL: A CULTURA À PROMOÇÃO DA ARQUITETURA. Goiânia: Revista On-Line IPOG: Especialize. 2013 -. IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Arte de Rua – Street Art. História das Artes, 2021. Disponível em: . Acesso em: 05 Abr 2021. Brasilia Capital. Taguatinga é Cultura. [S. l.]: Brasilia Capital, 8 jun. 2013. Disponível em: . Acesso em: 5 Abr. 2021. NOTICIAS, UOL. Veja antes e depois dos grafites apagados por Doria na 23 de Maio. Cotidiano, [S. l.], p. 1-1, 23 jan. 2017. Disponível em: . Acesso em: 6 Abr. 2021. ALESSI, Gil. Veja antes e depois dos grafites apagados por Doria na 23 de Maio. Cotidiano, [S. l.], p. 1-1, 24 jan. 2017. Disponível em: . Acesso em: 6 Abr. 2021. MARIC, Bojan. The History of Street Art. [S. l.], 29 jul. 2014. Disponível em: . Acesso em: 17 Mar. 2021info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALCaderno TCC Rafael Garces 17417988.pdfCaderno TCC Rafael Garces 17417988.pdfapplication/pdf41649440http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3557/1/Caderno%20TCC%20%20Rafael%20Garces%20%2017417988.pdfb5bcb36fa5d6fe308e2a68db2dc49526MD51Caderno Tecnico Rafael Garces 17417988.pdfCaderno Tecnico Rafael Garces 17417988.pdfapplication/pdf48439383http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3557/2/Caderno%20Tecnico%20%20Rafael%20Garces%2017417988.pdf6d6e4bd6c60de272a8438e5599ec72b3MD52Banner Rafael Garces 17417988.pdfBanner Rafael Garces 17417988.pdfapplication/pdf21552901http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3557/3/Banner%20%20Rafael%20Garces%20%2017417988.pdf30927043422f627057b59a0208e06a2dMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3557/4/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD54123456789/35572022-04-27 20:24:42.602oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2022-04-27T23:24:42Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Complexo cultural de arte e cultura urbana |
title |
Complexo cultural de arte e cultura urbana |
spellingShingle |
Complexo cultural de arte e cultura urbana Mesquita, Rafael Garcês 6.04.00.00-5 Arquitetura e Urbanismo Complexo Cultura Cultura Urbana |
title_short |
Complexo cultural de arte e cultura urbana |
title_full |
Complexo cultural de arte e cultura urbana |
title_fullStr |
Complexo cultural de arte e cultura urbana |
title_full_unstemmed |
Complexo cultural de arte e cultura urbana |
title_sort |
Complexo cultural de arte e cultura urbana |
author |
Mesquita, Rafael Garcês |
author_facet |
Mesquita, Rafael Garcês |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oka, Gabriel Elias Parente Barreto |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
1162066744108019 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1162066744108019 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lima, Ana Carolina Cordeiro Correia |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
2989699749425568 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2989699749425568 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
... |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
... |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Rafael Garcês |
contributor_str_mv |
Oka, Gabriel Elias Parente Barreto Lima, Ana Carolina Cordeiro Correia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
6.04.00.00-5 Arquitetura e Urbanismo |
topic |
6.04.00.00-5 Arquitetura e Urbanismo Complexo Cultura Cultura Urbana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Complexo Cultura Cultura Urbana |
description |
Este caderno tem como objetivo geral elaborar um estudo preliminar sobre um Centro Cultural de Artes Urbanas em Taguatinga - DF. Tendo-se em mente as multiformes maneiras de se expressar artisticamente, portanto a concepção desse espaço reflete um ambiente de liberdade para movimentos culturais e apresentações artísticas, pretendendo nutrir os “gritos” culturais oriundo das ruas. Objetivos Específicos: Estudar referenciais teóricos e projetuais de Centros Culturais; Analisar lote de estudo e seus aspectos funcionais, bioclimáticos, locais e legais; Elaborar programa de necessidades e fluxograma; Desenvolver volumetria projetual; Conceber projeto preliminar. Pela Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito ao acesso às fontes da cultura nacional, inclusive o estado tendo que garantir e facilitar este acesso. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. (Constituição Federal, 1988, título VIII, Seção II, Art. 215) Entretanto, não é o que podemos observar no dia-a-dia, desde poucas opções de locais próprios para manifestação artística, difícil acesso para a grande maioria da população e até mesmo podendo ocorrer repre ensão em casos de expressões de arte urbana, como grafite e “batalhas” de RAP. Partindo disso, surge a proposta do Centro Cultural de Artes Urbanas, um lugar para exposições e incentivo para comunidades locais do Distrito Federal, de fácil acesso por transporte coletivo, que seja acolhedor e incentive a valorização e a difusão de manifestações culturais, tal qual é prescrito na Constituição. Com espaço para exposição de grafites, rodas culturais, sarais, poesia, dança e artes mais “convencionais” como desenhos, pinturas e etc.; sendo esse local propício para produção de arte, que inspire e motive cada vez mais artistas e futuro artistas a colocarem em suas obras aquilo que desejam transmitir. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-27T23:23:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-27 2022-04-27T23:23:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3557 |
url |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
AM Online Projects. CLIMATE-DATA.ORG, 2021. Página inicial. Disponível em: . Acesso em: 12 Abr. 2021 Google Maps. Disponível em: . Acesso em: 12 Abr. 2021 SOL-AR. Disponível em: . Acesso em: 12 Abr. 2021 Geoportal. Disponível em: . Acesso em: 13 Abr. 2021 Google Earth. Disponível em: . Acesso em: 12 Abr. 2021 Centro Cultural El Tranque / BiS Arquitectos [El Tranque Cultural Center / BiS Arquitectos] 11 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Disponível em: . Acesso em: 02 Abr. 2021. ISSN 0719-8906 PORTAL VITRUVIUS. Centro Cultural de Eventos e Exposições - Cabo Frio. ARQBR Arquitetura e Urbanis mo e Maia Melo Engenharia. Projetos, São Paulo, ano 14, n. 159.03, Vitruvius, mar. 2014. Disponível em: . Acesso em: 03 Abr. 2021 BARATTO, Romullo. Proposta vencedora para o Centro Cultural de Eventos e Exposições em Nova Fribur go / Estúdio 41, 02 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Disponível em: . Acesso em: 29 Mar. 2021.ISSN 0719-8906 PORTAL VITRUVIUS. Centro Cultural de Eventos e Exposições - Nova Friburgo. Estúdio 41, Moacir Zanco pé Junior e Corsi Hirano Arquitetos Associados. Projetos, São Paulo, ano 14, n. 159.04, Vitruvius, mar. 2014. Disponível em: . Acesso em: 29 Mar. 2021. ISSN 0719-8906 BARATTO, Romullo. Menção Honrosa no Concurso para o Centro Cultural de Eventos e Exposições em Nova Friburgo / Mira arquitetos + João Rangel, 13 Set 2014. ArchDaily Brasil. Disponível em: Acesso em: 07 Abr. 2021. ISSN 0719-8906 BARATTO, Romullo. Menção Honrosa no Concurso para o Centro Cultural de Eventos e Exposições em Nova Friburgo / Mira arquitetos + João Rangel, 13 Set 2014. ArchDaily Brasil. Disponível em: Acesso em: 05 Abr. 2021. ISSN 0719-8906 CIDADE CINZA; Direção: VALIENGO, Guilherme. MESQUITA, Marcelo; Produção de SALA12 Filmes; São Paulo, Brasil; 22 Nov. 2013. MITMAN, Tyson. Advertised Defiance: How New York City Graffiti went from “Getting Up” to “Getting Over”. ResearchGate, [S. l.], p. 1-18, 1 jan. 2015. Disponível em: . Acesso em: 16 Mar. 2021. DUNCAN, Alexandra. Street and Graffiti Art: Movement Overview and Analysis. [S. l.]: Kimberly Nichols, 17 abr. 2019. Disponível em: . Acesso em: 12 Mar. 2021. AIDAR, Laura. Arte Urbana. Toda Matéria, [S. l.], p. 1-1, 25 mar. 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 Mar. 2021. BORGE, Rejane. O Movimento de Arte Urbana (Street Art) no Brasil. [S. l.], 14 mar. 2014. Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2021. LACHMANN, Richard; AUSTIN, Joe. Taking the Train: How Graffiti Art Became an Urban Crisis in New York City, [S. l.], p. 1-59, 23 nov. 2017. Disponível em: . Acesso em: 30 Mar. 2021. CENTRO CULTURAL: A CULTURA À PROMOÇÃO DA ARQUITETURA. Goiânia: Revista On-Line IPOG: Especialize. 2013 -. IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Arte de Rua – Street Art. História das Artes, 2021. Disponível em: . Acesso em: 05 Abr 2021. Brasilia Capital. Taguatinga é Cultura. [S. l.]: Brasilia Capital, 8 jun. 2013. Disponível em: . Acesso em: 5 Abr. 2021. NOTICIAS, UOL. Veja antes e depois dos grafites apagados por Doria na 23 de Maio. Cotidiano, [S. l.], p. 1-1, 23 jan. 2017. Disponível em: . Acesso em: 6 Abr. 2021. ALESSI, Gil. Veja antes e depois dos grafites apagados por Doria na 23 de Maio. Cotidiano, [S. l.], p. 1-1, 24 jan. 2017. Disponível em: . Acesso em: 6 Abr. 2021. MARIC, Bojan. The History of Street Art. [S. l.], 29 jul. 2014. Disponível em: . Acesso em: 17 Mar. 2021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UDF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) instacron:UNICSUL |
instname_str |
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
instacron_str |
UNICSUL |
institution |
UNICSUL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3557/1/Caderno%20TCC%20%20Rafael%20Garces%20%2017417988.pdf http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3557/2/Caderno%20Tecnico%20%20Rafael%20Garces%2017417988.pdf http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3557/3/Banner%20%20Rafael%20Garces%20%2017417988.pdf http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3557/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b5bcb36fa5d6fe308e2a68db2dc49526 6d6e4bd6c60de272a8438e5599ec72b3 30927043422f627057b59a0208e06a2d 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
mary.pela@unicid.edu.br |
_version_ |
1801771143301955584 |