Complexo cultural de arte e cultura urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Rafael Garcês
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3557
Resumo: Este caderno tem como objetivo geral elaborar um estudo preliminar sobre um Centro Cultural de Artes Urbanas em Taguatinga - DF. Tendo-se em mente as multiformes maneiras de se expressar artisticamente, portanto a concepção desse espaço reflete um ambiente de liberdade para movimentos culturais e apresentações artísticas, pretendendo nutrir os “gritos” culturais oriundo das ruas. Objetivos Específicos: Estudar referenciais teóricos e projetuais de Centros Culturais; Analisar lote de estudo e seus aspectos funcionais, bioclimáticos, locais e legais; Elaborar programa de necessidades e fluxograma; Desenvolver volumetria projetual; Conceber projeto preliminar. Pela Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito ao acesso às fontes da cultura nacional, inclusive o estado tendo que garantir e facilitar este acesso. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. (Constituição Federal, 1988, título VIII, Seção II, Art. 215) Entretanto, não é o que podemos observar no dia-a-dia, desde poucas opções de locais próprios para manifestação artística, difícil acesso para a grande maioria da população e até mesmo podendo ocorrer repre ensão em casos de expressões de arte urbana, como grafite e “batalhas” de RAP. Partindo disso, surge a proposta do Centro Cultural de Artes Urbanas, um lugar para exposições e incentivo para comunidades locais do Distrito Federal, de fácil acesso por transporte coletivo, que seja acolhedor e incentive a valorização e a difusão de manifestações culturais, tal qual é prescrito na Constituição. Com espaço para exposição de grafites, rodas culturais, sarais, poesia, dança e artes mais “convencionais” como desenhos, pinturas e etc.; sendo esse local propício para produção de arte, que inspire e motive cada vez mais artistas e futuro artistas a colocarem em suas obras aquilo que desejam transmitir.
id UNICSUL-1_5b7abf44c9b5b2424c2c2f9d9c238307
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/3557
network_acronym_str UNICSUL-1
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
repository_id_str
spelling 2022-04-27T23:23:30Z2022-04-272022-04-27T23:23:30Z2021-12-16https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3557Este caderno tem como objetivo geral elaborar um estudo preliminar sobre um Centro Cultural de Artes Urbanas em Taguatinga - DF. Tendo-se em mente as multiformes maneiras de se expressar artisticamente, portanto a concepção desse espaço reflete um ambiente de liberdade para movimentos culturais e apresentações artísticas, pretendendo nutrir os “gritos” culturais oriundo das ruas. Objetivos Específicos: Estudar referenciais teóricos e projetuais de Centros Culturais; Analisar lote de estudo e seus aspectos funcionais, bioclimáticos, locais e legais; Elaborar programa de necessidades e fluxograma; Desenvolver volumetria projetual; Conceber projeto preliminar. Pela Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito ao acesso às fontes da cultura nacional, inclusive o estado tendo que garantir e facilitar este acesso. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. (Constituição Federal, 1988, título VIII, Seção II, Art. 215) Entretanto, não é o que podemos observar no dia-a-dia, desde poucas opções de locais próprios para manifestação artística, difícil acesso para a grande maioria da população e até mesmo podendo ocorrer repre ensão em casos de expressões de arte urbana, como grafite e “batalhas” de RAP. Partindo disso, surge a proposta do Centro Cultural de Artes Urbanas, um lugar para exposições e incentivo para comunidades locais do Distrito Federal, de fácil acesso por transporte coletivo, que seja acolhedor e incentive a valorização e a difusão de manifestações culturais, tal qual é prescrito na Constituição. Com espaço para exposição de grafites, rodas culturais, sarais, poesia, dança e artes mais “convencionais” como desenhos, pinturas e etc.; sendo esse local propício para produção de arte, que inspire e motive cada vez mais artistas e futuro artistas a colocarem em suas obras aquilo que desejam transmitir.This notebook has the general objective of elaborating a preliminary study on a Cultural Center of Urban Arts in Taguatinga - DF. Bearing in mind the many ways of expressing oneself artistically, therefore, the design of this space reflects an environment of freedom for cultural movements and artistic presentations, intending to nourish the cultural “screams” coming from the streets. Specific Objectives: Study theoretical and design references of Cultural Centers; Analyze study lot and its functional, bioclimatic, local and legal aspects; Develop a program of needs and flowchart; Develop project volumetry; Design preliminary design. Under the Federal Constitution of 1988, every citizen has the right to access sources of national culture, including the state, which has to guarantee and facilitate this access. The State will guarantee to all the full exercise of cultural rights and access to the sources of national culture, and will support and encourage the appreciation and dissemination of cultural manifestations. (Federal Constitution, 1988, Title VIII, Section II, Art. 215) However, this is not what we can observe on a day-to-day basis, since there are few options for suitable places for artistic expression, difficult access for the vast majority of the population and reprimand may even occur in cases of urban art expressions, such as graffiti and RAP “battles”. Based on this, the proposal for the Centro Cultural de Artes Urbanas arises, a place for exhibitions and incentives for local communities in the Federal District, easily accessible by public transport, which is welcoming and encourages the appreciation and dissemination of cultural manifestations, as it is prescribed in the Constitution. With space for the exhibition of graffiti, cultural circles, sarais, poetry, dance and more “conventional” arts such as drawings, paintings, etc.; this being a propitious place for the production of art, which inspires and motivates more and more artists and future artists to put in their works what they want to convey.Agência 1porCentro de Ensino Unificado do Distrito FederalUDFBrasilCoordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo6.04.00.00-5 Arquitetura e UrbanismoComplexo CulturaCultura UrbanaComplexo cultural de arte e cultura urbanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOka, Gabriel Elias Parente Barreto1162066744108019http://lattes.cnpq.br/1162066744108019Lima, Ana Carolina Cordeiro Correia2989699749425568http://lattes.cnpq.br/2989699749425568......Mesquita, Rafael GarcêsAM Online Projects. CLIMATE-DATA.ORG, 2021. Página inicial. Disponível em: . Acesso em: 12 Abr. 2021 Google Maps. Disponível em: . Acesso em: 12 Abr. 2021 SOL-AR. Disponível em: . Acesso em: 12 Abr. 2021 Geoportal. Disponível em: . Acesso em: 13 Abr. 2021 Google Earth. Disponível em: . Acesso em: 12 Abr. 2021 Centro Cultural El Tranque / BiS Arquitectos [El Tranque Cultural Center / BiS Arquitectos] 11 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Disponível em: . Acesso em: 02 Abr. 2021. ISSN 0719-8906 PORTAL VITRUVIUS. Centro Cultural de Eventos e Exposições - Cabo Frio. ARQBR Arquitetura e Urbanis mo e Maia Melo Engenharia. Projetos, São Paulo, ano 14, n. 159.03, Vitruvius, mar. 2014. Disponível em: . Acesso em: 03 Abr. 2021 BARATTO, Romullo. Proposta vencedora para o Centro Cultural de Eventos e Exposições em Nova Fribur go / Estúdio 41, 02 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Disponível em: . Acesso em: 29 Mar. 2021.ISSN 0719-8906 PORTAL VITRUVIUS. Centro Cultural de Eventos e Exposições - Nova Friburgo. Estúdio 41, Moacir Zanco pé Junior e Corsi Hirano Arquitetos Associados. Projetos, São Paulo, ano 14, n. 159.04, Vitruvius, mar. 2014. Disponível em: . Acesso em: 29 Mar. 2021. ISSN 0719-8906 BARATTO, Romullo. Menção Honrosa no Concurso para o Centro Cultural de Eventos e Exposições em Nova Friburgo / Mira arquitetos + João Rangel, 13 Set 2014. ArchDaily Brasil. Disponível em: Acesso em: 07 Abr. 2021. ISSN 0719-8906 BARATTO, Romullo. Menção Honrosa no Concurso para o Centro Cultural de Eventos e Exposições em Nova Friburgo / Mira arquitetos + João Rangel, 13 Set 2014. ArchDaily Brasil. Disponível em: Acesso em: 05 Abr. 2021. ISSN 0719-8906 CIDADE CINZA; Direção: VALIENGO, Guilherme. MESQUITA, Marcelo; Produção de SALA12 Filmes; São Paulo, Brasil; 22 Nov. 2013. MITMAN, Tyson. Advertised Defiance: How New York City Graffiti went from “Getting Up” to “Getting Over”. ResearchGate, [S. l.], p. 1-18, 1 jan. 2015. Disponível em: . Acesso em: 16 Mar. 2021. DUNCAN, Alexandra. Street and Graffiti Art: Movement Overview and Analysis. [S. l.]: Kimberly Nichols, 17 abr. 2019. Disponível em: . Acesso em: 12 Mar. 2021. AIDAR, Laura. Arte Urbana. Toda Matéria, [S. l.], p. 1-1, 25 mar. 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 Mar. 2021. BORGE, Rejane. O Movimento de Arte Urbana (Street Art) no Brasil. [S. l.], 14 mar. 2014. Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2021. LACHMANN, Richard; AUSTIN, Joe. Taking the Train: How Graffiti Art Became an Urban Crisis in New York City, [S. l.], p. 1-59, 23 nov. 2017. Disponível em: . Acesso em: 30 Mar. 2021. CENTRO CULTURAL: A CULTURA À PROMOÇÃO DA ARQUITETURA. Goiânia: Revista On-Line IPOG: Especialize. 2013 -. IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Arte de Rua – Street Art. História das Artes, 2021. Disponível em: . Acesso em: 05 Abr 2021. Brasilia Capital. Taguatinga é Cultura. [S. l.]: Brasilia Capital, 8 jun. 2013. Disponível em: . Acesso em: 5 Abr. 2021. NOTICIAS, UOL. Veja antes e depois dos grafites apagados por Doria na 23 de Maio. Cotidiano, [S. l.], p. 1-1, 23 jan. 2017. Disponível em: . Acesso em: 6 Abr. 2021. ALESSI, Gil. Veja antes e depois dos grafites apagados por Doria na 23 de Maio. Cotidiano, [S. l.], p. 1-1, 24 jan. 2017. Disponível em: . Acesso em: 6 Abr. 2021. MARIC, Bojan. The History of Street Art. [S. l.], 29 jul. 2014. Disponível em: . Acesso em: 17 Mar. 2021info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALCaderno TCC Rafael Garces 17417988.pdfCaderno TCC Rafael Garces 17417988.pdfapplication/pdf41649440http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3557/1/Caderno%20TCC%20%20Rafael%20Garces%20%2017417988.pdfb5bcb36fa5d6fe308e2a68db2dc49526MD51Caderno Tecnico Rafael Garces 17417988.pdfCaderno Tecnico Rafael Garces 17417988.pdfapplication/pdf48439383http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3557/2/Caderno%20Tecnico%20%20Rafael%20Garces%2017417988.pdf6d6e4bd6c60de272a8438e5599ec72b3MD52Banner Rafael Garces 17417988.pdfBanner Rafael Garces 17417988.pdfapplication/pdf21552901http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3557/3/Banner%20%20Rafael%20Garces%20%2017417988.pdf30927043422f627057b59a0208e06a2dMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3557/4/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD54123456789/35572022-04-27 20:24:42.602oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2022-04-27T23:24:42Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Complexo cultural de arte e cultura urbana
title Complexo cultural de arte e cultura urbana
spellingShingle Complexo cultural de arte e cultura urbana
Mesquita, Rafael Garcês
6.04.00.00-5 Arquitetura e Urbanismo
Complexo Cultura
Cultura Urbana
title_short Complexo cultural de arte e cultura urbana
title_full Complexo cultural de arte e cultura urbana
title_fullStr Complexo cultural de arte e cultura urbana
title_full_unstemmed Complexo cultural de arte e cultura urbana
title_sort Complexo cultural de arte e cultura urbana
author Mesquita, Rafael Garcês
author_facet Mesquita, Rafael Garcês
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oka, Gabriel Elias Parente Barreto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 1162066744108019
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1162066744108019
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lima, Ana Carolina Cordeiro Correia
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 2989699749425568
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2989699749425568
dc.contributor.authorID.fl_str_mv ...
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv ...
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Rafael Garcês
contributor_str_mv Oka, Gabriel Elias Parente Barreto
Lima, Ana Carolina Cordeiro Correia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv 6.04.00.00-5 Arquitetura e Urbanismo
topic 6.04.00.00-5 Arquitetura e Urbanismo
Complexo Cultura
Cultura Urbana
dc.subject.por.fl_str_mv Complexo Cultura
Cultura Urbana
description Este caderno tem como objetivo geral elaborar um estudo preliminar sobre um Centro Cultural de Artes Urbanas em Taguatinga - DF. Tendo-se em mente as multiformes maneiras de se expressar artisticamente, portanto a concepção desse espaço reflete um ambiente de liberdade para movimentos culturais e apresentações artísticas, pretendendo nutrir os “gritos” culturais oriundo das ruas. Objetivos Específicos: Estudar referenciais teóricos e projetuais de Centros Culturais; Analisar lote de estudo e seus aspectos funcionais, bioclimáticos, locais e legais; Elaborar programa de necessidades e fluxograma; Desenvolver volumetria projetual; Conceber projeto preliminar. Pela Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito ao acesso às fontes da cultura nacional, inclusive o estado tendo que garantir e facilitar este acesso. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. (Constituição Federal, 1988, título VIII, Seção II, Art. 215) Entretanto, não é o que podemos observar no dia-a-dia, desde poucas opções de locais próprios para manifestação artística, difícil acesso para a grande maioria da população e até mesmo podendo ocorrer repre ensão em casos de expressões de arte urbana, como grafite e “batalhas” de RAP. Partindo disso, surge a proposta do Centro Cultural de Artes Urbanas, um lugar para exposições e incentivo para comunidades locais do Distrito Federal, de fácil acesso por transporte coletivo, que seja acolhedor e incentive a valorização e a difusão de manifestações culturais, tal qual é prescrito na Constituição. Com espaço para exposição de grafites, rodas culturais, sarais, poesia, dança e artes mais “convencionais” como desenhos, pinturas e etc.; sendo esse local propício para produção de arte, que inspire e motive cada vez mais artistas e futuro artistas a colocarem em suas obras aquilo que desejam transmitir.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-27T23:23:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-27
2022-04-27T23:23:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3557
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv AM Online Projects. CLIMATE-DATA.ORG, 2021. Página inicial. Disponível em: . Acesso em: 12 Abr. 2021 Google Maps. Disponível em: . Acesso em: 12 Abr. 2021 SOL-AR. Disponível em: . Acesso em: 12 Abr. 2021 Geoportal. Disponível em: . Acesso em: 13 Abr. 2021 Google Earth. Disponível em: . Acesso em: 12 Abr. 2021 Centro Cultural El Tranque / BiS Arquitectos [El Tranque Cultural Center / BiS Arquitectos] 11 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Disponível em: . Acesso em: 02 Abr. 2021. ISSN 0719-8906 PORTAL VITRUVIUS. Centro Cultural de Eventos e Exposições - Cabo Frio. ARQBR Arquitetura e Urbanis mo e Maia Melo Engenharia. Projetos, São Paulo, ano 14, n. 159.03, Vitruvius, mar. 2014. Disponível em: . Acesso em: 03 Abr. 2021 BARATTO, Romullo. Proposta vencedora para o Centro Cultural de Eventos e Exposições em Nova Fribur go / Estúdio 41, 02 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Disponível em: . Acesso em: 29 Mar. 2021.ISSN 0719-8906 PORTAL VITRUVIUS. Centro Cultural de Eventos e Exposições - Nova Friburgo. Estúdio 41, Moacir Zanco pé Junior e Corsi Hirano Arquitetos Associados. Projetos, São Paulo, ano 14, n. 159.04, Vitruvius, mar. 2014. Disponível em: . Acesso em: 29 Mar. 2021. ISSN 0719-8906 BARATTO, Romullo. Menção Honrosa no Concurso para o Centro Cultural de Eventos e Exposições em Nova Friburgo / Mira arquitetos + João Rangel, 13 Set 2014. ArchDaily Brasil. Disponível em: Acesso em: 07 Abr. 2021. ISSN 0719-8906 BARATTO, Romullo. Menção Honrosa no Concurso para o Centro Cultural de Eventos e Exposições em Nova Friburgo / Mira arquitetos + João Rangel, 13 Set 2014. ArchDaily Brasil. Disponível em: Acesso em: 05 Abr. 2021. ISSN 0719-8906 CIDADE CINZA; Direção: VALIENGO, Guilherme. MESQUITA, Marcelo; Produção de SALA12 Filmes; São Paulo, Brasil; 22 Nov. 2013. MITMAN, Tyson. Advertised Defiance: How New York City Graffiti went from “Getting Up” to “Getting Over”. ResearchGate, [S. l.], p. 1-18, 1 jan. 2015. Disponível em: . Acesso em: 16 Mar. 2021. DUNCAN, Alexandra. Street and Graffiti Art: Movement Overview and Analysis. [S. l.]: Kimberly Nichols, 17 abr. 2019. Disponível em: . Acesso em: 12 Mar. 2021. AIDAR, Laura. Arte Urbana. Toda Matéria, [S. l.], p. 1-1, 25 mar. 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 Mar. 2021. BORGE, Rejane. O Movimento de Arte Urbana (Street Art) no Brasil. [S. l.], 14 mar. 2014. Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2021. LACHMANN, Richard; AUSTIN, Joe. Taking the Train: How Graffiti Art Became an Urban Crisis in New York City, [S. l.], p. 1-59, 23 nov. 2017. Disponível em: . Acesso em: 30 Mar. 2021. CENTRO CULTURAL: A CULTURA À PROMOÇÃO DA ARQUITETURA. Goiânia: Revista On-Line IPOG: Especialize. 2013 -. IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Arte de Rua – Street Art. História das Artes, 2021. Disponível em: . Acesso em: 05 Abr 2021. Brasilia Capital. Taguatinga é Cultura. [S. l.]: Brasilia Capital, 8 jun. 2013. Disponível em: . Acesso em: 5 Abr. 2021. NOTICIAS, UOL. Veja antes e depois dos grafites apagados por Doria na 23 de Maio. Cotidiano, [S. l.], p. 1-1, 23 jan. 2017. Disponível em: . Acesso em: 6 Abr. 2021. ALESSI, Gil. Veja antes e depois dos grafites apagados por Doria na 23 de Maio. Cotidiano, [S. l.], p. 1-1, 24 jan. 2017. Disponível em: . Acesso em: 6 Abr. 2021. MARIC, Bojan. The History of Street Art. [S. l.], 29 jul. 2014. Disponível em: . Acesso em: 17 Mar. 2021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal
dc.publisher.initials.fl_str_mv UDF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo
publisher.none.fl_str_mv Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron:UNICSUL
instname_str Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron_str UNICSUL
institution UNICSUL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
collection Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
bitstream.url.fl_str_mv http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3557/1/Caderno%20TCC%20%20Rafael%20Garces%20%2017417988.pdf
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3557/2/Caderno%20Tecnico%20%20Rafael%20Garces%2017417988.pdf
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3557/3/Banner%20%20Rafael%20Garces%20%2017417988.pdf
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3557/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b5bcb36fa5d6fe308e2a68db2dc49526
6d6e4bd6c60de272a8438e5599ec72b3
30927043422f627057b59a0208e06a2d
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
repository.mail.fl_str_mv mary.pela@unicid.edu.br
_version_ 1801771143301955584