A dúvida hamletiana nas malhas híbridas do Youtube: práticas de leitura, identidade e sujeito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1052 |
Resumo: | As práticas de leitura do discurso shakespeariano sempre estiveram ligadas ao suporte impresso ou teatral, mas com o advento das tecnologias digitais, muitas das obras clássicas foram transpostas para o suporte da internet. Esta dissertação reflete sobre as práticas discursivas e de leitura que ocorrem nesse suporte, no qual um discurso literário, normalmente encontrado no teatro ou no livro impresso, está presente na rede social YouTube, no caso, uma cena de Hamlet, de William Shakespeare. Pretende-se observar que práticas subjetivadoras norteiam a construção dessa cena. Parte-se da premissa de que a mudança de suporte pode promover alterações no modo de ver, ler, pensar e agir sobre o conteúdo ali presente. Embora os enunciados das cenas sejam os mesmos da obra fundadora, as práticas discursivas, de leitura e subjetivadoras, podem ser outras. Se as práticas discursivas, segundo Foucault, é um conjunto de enunciados de regras anônimas, históricas, sempre determinadas no tempo e no espaço, as quais definem numa dada época, para um campo do saber, para um determinado público, etc., as condições de exercício de um dizer, então, objetiva-se identificar quais práticas discursivas afloram no suporte da Internet que, aparentemente, parecem promover uma leitura lúdica e educativa ao mesmo tempo e também faz com que o sujeito possa reler-se. A reflexão sustenta-se na Análise do Discurso de filiação francesa e na Psicanálise de Freud com a releitura de Lacan, em que os postulados ocupam-se da determinação histórica dos processos de significação. Com base nesses pressupostos, esta dissertação tem por corpus o discurso narrativo-reflexivo da cena de Hamlet, presente no vídeo “Mabinogi: Hamlet – ‘To be, or not to be.’ Scene One”, o qual é um recorte de um jogo de interpretação de RPG. Busca-se, nos enunciados e nas sequências de enunciados, alguns possíveis pontos de deriva, ofertados como um chamamento para interpretações. Os resultados apontam, a partir de gestos de leituras, a possibilidade de emergência de coautoria instaurando diferentes interpretações seja pelo interdiscurso ou por meio da intertextualidade. Palavras-chave: Práticas de leitura; Sujeito; Análise do Discurso; Suporte Digital. |
id |
UNICSUL-1_5d59520261674f7e07ae9b3d2a27119f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1052 |
network_acronym_str |
UNICSUL-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-09-03T13:23:09Z2020-09-03T13:23:09Z2014-03-14PIMENTA, Leny André. A dúvida hamletiana nas malhas híbridas do Youtube: práticas de leitura, identidade e sujeito. Franca, 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2014.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1052As práticas de leitura do discurso shakespeariano sempre estiveram ligadas ao suporte impresso ou teatral, mas com o advento das tecnologias digitais, muitas das obras clássicas foram transpostas para o suporte da internet. Esta dissertação reflete sobre as práticas discursivas e de leitura que ocorrem nesse suporte, no qual um discurso literário, normalmente encontrado no teatro ou no livro impresso, está presente na rede social YouTube, no caso, uma cena de Hamlet, de William Shakespeare. Pretende-se observar que práticas subjetivadoras norteiam a construção dessa cena. Parte-se da premissa de que a mudança de suporte pode promover alterações no modo de ver, ler, pensar e agir sobre o conteúdo ali presente. Embora os enunciados das cenas sejam os mesmos da obra fundadora, as práticas discursivas, de leitura e subjetivadoras, podem ser outras. Se as práticas discursivas, segundo Foucault, é um conjunto de enunciados de regras anônimas, históricas, sempre determinadas no tempo e no espaço, as quais definem numa dada época, para um campo do saber, para um determinado público, etc., as condições de exercício de um dizer, então, objetiva-se identificar quais práticas discursivas afloram no suporte da Internet que, aparentemente, parecem promover uma leitura lúdica e educativa ao mesmo tempo e também faz com que o sujeito possa reler-se. A reflexão sustenta-se na Análise do Discurso de filiação francesa e na Psicanálise de Freud com a releitura de Lacan, em que os postulados ocupam-se da determinação histórica dos processos de significação. Com base nesses pressupostos, esta dissertação tem por corpus o discurso narrativo-reflexivo da cena de Hamlet, presente no vídeo “Mabinogi: Hamlet – ‘To be, or not to be.’ Scene One”, o qual é um recorte de um jogo de interpretação de RPG. Busca-se, nos enunciados e nas sequências de enunciados, alguns possíveis pontos de deriva, ofertados como um chamamento para interpretações. Os resultados apontam, a partir de gestos de leituras, a possibilidade de emergência de coautoria instaurando diferentes interpretações seja pelo interdiscurso ou por meio da intertextualidade. Palavras-chave: Práticas de leitura; Sujeito; Análise do Discurso; Suporte Digital.Reading practices of Shakespearean speech have always been connected to the printed or theatrical support, but with the advent of digital technologies, many of the classic works have been implemented in the internet support. This paper reflects on the discursive practices and reading that occurs in that support, in which a literary discourse, usually found in the theater or in the printed book , this is the social web YouTube, in this case a scene from Hamlet by William Shakespeare. We intend to observe that subjective practices that guide the development of this scene. We part on the assumption that the change of support can promote changes in view, read, think and act on the content present here. Although the statements of the scenes are the same as the founding work, the discursive practices of reading may be others. If the discursive practices, according to Foucault, are a set of statements of anonymous, historical rules, always determined in time and space, which define a given time, for a field of knowledge, to a certain audience, etc., the conditions to the exercise of a saying, then, the objective is to identify which discursive practices emerge in the internet support that apparently seem to promote a ludic and educational at the same time reading, and also makes the subject can be reread . The reflection rests on the Discourse Analysis of French parentage and Psychoanalysis from Freud to Lacan's rereading, in which the postulates are concerned with the historical determination of the meaning process. Based on these assumptions, this dissertation has as a corpus the narrative-reflective discourse scene of Hamlet , in the video "Mabinogi : Hamlet - 'To be, or not to be.' Scene One", which is an excerpt of a game interpretation RPG. We search in the statements and in the sequences of statements, some possible points of drift, offered as a call for interpretations. The results point, from gestures of readings, the possibility of emergence of the co-authored, introducing different interpretations, by the interdiscourse or through intertextuality. Keywords : Reading practices ; Subject , Discourse Analysis , Digital Support .porUniversidade de FrancaPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAPráticas de leituraSujeitoAnálise do DiscursoSuporte DigitalA dúvida hamletiana nas malhas híbridas do Youtube: práticas de leitura, identidade e sujeitoThe Hamletian doubt in the hybrid meshes of Youtube: reading practices, identity and subjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFerreira, Fernando Aparecido3702551725696037http://lattes.cnpq.br/3702551725696037Figueiredo, Maria Flávia0501927833510978http://lattes.cnpq.br/0501927833510978Assolini, Filomena Elaine Paiva8106220335279097http://lattes.cnpq.br/8106220335279097Câmara, Naiá Sadi8473437310101321http://lattes.cnpq.br/84734373101013218402199939092825http://lattes.cnpq.br/8402199939092825Pimenta, Leny Andréinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALLeny Andre Pimenta.pdfLeny Andre Pimenta.pdfapplication/pdf694493http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1052/1/Leny%20Andre%20Pimenta.pdf3cb920cf82c4d3999be83582bd0ab05dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1052/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/10522020-09-03 10:24:03.526oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2020-09-03T13:24:03Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A dúvida hamletiana nas malhas híbridas do Youtube: práticas de leitura, identidade e sujeito |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The Hamletian doubt in the hybrid meshes of Youtube: reading practices, identity and subject |
title |
A dúvida hamletiana nas malhas híbridas do Youtube: práticas de leitura, identidade e sujeito |
spellingShingle |
A dúvida hamletiana nas malhas híbridas do Youtube: práticas de leitura, identidade e sujeito Pimenta, Leny André CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Práticas de leitura Sujeito Análise do Discurso Suporte Digital |
title_short |
A dúvida hamletiana nas malhas híbridas do Youtube: práticas de leitura, identidade e sujeito |
title_full |
A dúvida hamletiana nas malhas híbridas do Youtube: práticas de leitura, identidade e sujeito |
title_fullStr |
A dúvida hamletiana nas malhas híbridas do Youtube: práticas de leitura, identidade e sujeito |
title_full_unstemmed |
A dúvida hamletiana nas malhas híbridas do Youtube: práticas de leitura, identidade e sujeito |
title_sort |
A dúvida hamletiana nas malhas híbridas do Youtube: práticas de leitura, identidade e sujeito |
author |
Pimenta, Leny André |
author_facet |
Pimenta, Leny André |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Fernando Aparecido |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
3702551725696037 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3702551725696037 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Figueiredo, Maria Flávia |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
0501927833510978 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0501927833510978 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Assolini, Filomena Elaine Paiva |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
8106220335279097 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8106220335279097 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Câmara, Naiá Sadi |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
8473437310101321 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8473437310101321 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
8402199939092825 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8402199939092825 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimenta, Leny André |
contributor_str_mv |
Ferreira, Fernando Aparecido Figueiredo, Maria Flávia Assolini, Filomena Elaine Paiva Câmara, Naiá Sadi |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Práticas de leitura Sujeito Análise do Discurso Suporte Digital |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas de leitura Sujeito Análise do Discurso Suporte Digital |
description |
As práticas de leitura do discurso shakespeariano sempre estiveram ligadas ao suporte impresso ou teatral, mas com o advento das tecnologias digitais, muitas das obras clássicas foram transpostas para o suporte da internet. Esta dissertação reflete sobre as práticas discursivas e de leitura que ocorrem nesse suporte, no qual um discurso literário, normalmente encontrado no teatro ou no livro impresso, está presente na rede social YouTube, no caso, uma cena de Hamlet, de William Shakespeare. Pretende-se observar que práticas subjetivadoras norteiam a construção dessa cena. Parte-se da premissa de que a mudança de suporte pode promover alterações no modo de ver, ler, pensar e agir sobre o conteúdo ali presente. Embora os enunciados das cenas sejam os mesmos da obra fundadora, as práticas discursivas, de leitura e subjetivadoras, podem ser outras. Se as práticas discursivas, segundo Foucault, é um conjunto de enunciados de regras anônimas, históricas, sempre determinadas no tempo e no espaço, as quais definem numa dada época, para um campo do saber, para um determinado público, etc., as condições de exercício de um dizer, então, objetiva-se identificar quais práticas discursivas afloram no suporte da Internet que, aparentemente, parecem promover uma leitura lúdica e educativa ao mesmo tempo e também faz com que o sujeito possa reler-se. A reflexão sustenta-se na Análise do Discurso de filiação francesa e na Psicanálise de Freud com a releitura de Lacan, em que os postulados ocupam-se da determinação histórica dos processos de significação. Com base nesses pressupostos, esta dissertação tem por corpus o discurso narrativo-reflexivo da cena de Hamlet, presente no vídeo “Mabinogi: Hamlet – ‘To be, or not to be.’ Scene One”, o qual é um recorte de um jogo de interpretação de RPG. Busca-se, nos enunciados e nas sequências de enunciados, alguns possíveis pontos de deriva, ofertados como um chamamento para interpretações. Os resultados apontam, a partir de gestos de leituras, a possibilidade de emergência de coautoria instaurando diferentes interpretações seja pelo interdiscurso ou por meio da intertextualidade. Palavras-chave: Práticas de leitura; Sujeito; Análise do Discurso; Suporte Digital. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-03T13:23:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-03T13:23:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PIMENTA, Leny André. A dúvida hamletiana nas malhas híbridas do Youtube: práticas de leitura, identidade e sujeito. Franca, 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1052 |
identifier_str_mv |
PIMENTA, Leny André. A dúvida hamletiana nas malhas híbridas do Youtube: práticas de leitura, identidade e sujeito. Franca, 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2014. |
url |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Franca |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Mestrado em Linguística |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIFRAN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Franca |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) instacron:UNICSUL |
instname_str |
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
instacron_str |
UNICSUL |
institution |
UNICSUL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1052/1/Leny%20Andre%20Pimenta.pdf http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1052/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3cb920cf82c4d3999be83582bd0ab05d 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
mary.pela@unicid.edu.br |
_version_ |
1801771159687004160 |