Prática e teoria da gestão escolar de uma escola de ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maisa Kugler
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/217
Resumo: Este trabalho teve por objetivo examinar a gestão escolar em uma escola pública municipal focalizando a competência científica e técnica na perspectiva de transformação e crescimento profissional. A educação e sua administração, como origem e destino da relação entre teoria e prática, instituem novas bases teóricas e (re) constroem práticas; o que enseja demandas para a atuação e para a formação do gestor. A pesquisa de caráter exploratório procura esclarecer e aprofundar os conceitos sobre a prática de gestão escolar e identificar fatores que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino. Nesse sentido foi feita uma análise a partir do fenômeno da teoria geral da administração e da gestão escolar considerando os aspectos da cultura organizacional. A pesquisa revelou que o êxito de novas políticas ou de novas estratégias de desenvolvimento organizacional está ligado diretamente à formação do gestor escolar. A gestão da escola pública é um empreendimento que desafia seus gestores, organizações públicas, particulares e comunidades, com quem ela estabelece constantes interações. A cultura organizacional gera dinâmicas e ritmos próprios, nem sempre sintonizados com as situações e expectativas internas e externas de cada escola. A diversidade de perfis e ritmos requer dos gestores fundamentação científica e profissional, aliada à flexibilidade e atenção à realidade de cada escola. Nesse cenário, é importante que os programas de capacitação e de formação continuada, ao associar teoria e prática atentem para o desenvolvimento da liderança e habilidade de mobilização da equipe pelo diretor, para que este se torne sujeito no processo, construtor de conhecimentos sobre o seu fazer no contexto da escola e sua comunidade.
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Nesse sentido foi feita uma análise a partir do fenômeno da teoria geral da administração e da gestão escolar considerando os aspectos da cultura organizacional. A pesquisa revelou que o êxito de novas políticas ou de novas estratégias de desenvolvimento organizacional está ligado diretamente à formação do gestor escolar. A gestão da escola pública é um empreendimento que desafia seus gestores, organizações públicas, particulares e comunidades, com quem ela estabelece constantes interações. A cultura organizacional gera dinâmicas e ritmos próprios, nem sempre sintonizados com as situações e expectativas internas e externas de cada escola. A diversidade de perfis e ritmos requer dos gestores fundamentação científica e profissional, aliada à flexibilidade e atenção à realidade de cada escola. Nesse cenário, é importante que os programas de capacitação e de formação continuada, ao associar teoria e prática atentem para o desenvolvimento da liderança e habilidade de mobilização da equipe pelo diretor, para que este se torne sujeito no processo, construtor de conhecimentos sobre o seu fazer no contexto da escola e sua comunidade.This work had for objective to examine the pertaining to school management in a municipal public school focusing the scientific ability and technique in the transformation perspective and professional growth. The education and its administration, as origin and destination of the relation between practical theory and, institute new theoretical bases e (reverse speed) construct practical; what it tries demands for the performance and the formation of the manager. The research of exploratory character search to clarify and to deepen the concepts on the practical one of pertaining to school management and to identify factors that contributes for the improvement of the quality of education. In this direction an analysis from the phenomenon of the general theory of the administration and the pertaining to school management was made considering the aspects of the organizational culture. The research disclosed that the success of new politics or new strategies of organizational development is on directly to the formation of the pertaining to school manager. The management of the public school is an enterprise that defies its managers, public, particular organizations and communities, with who it establishes constants interactions. The organizational cultures generate proper dynamic and rhythms, nor always syntonized with the situations and internal and external expectations of each school. The diversity of profiles and rhythms requires of the managers scientific and professional, allied recital to flexibility and attention to the reality of each school. In this scene, it is important that the programs of qualification and continued formation, when associating practical theory and attempt against for the development of the leadership and ability of mobilization of the team for the director, so that this if becomes citizen in the process, constructor of knowledge on its to make in the context of the school and its community.Agência 1porUniversidade Cidade de São PauloPrograma e Pós Graduação Mestrado EducaçãoUNICIDBrasilDepartamento 1CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALCultura organizacionalGestão escolarGestão integradaFormação educacionalAdministração geralPrática e teoria da gestão escolar de uma escola de ensino básicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSilva, Jair Militão dahttp://lattes.cnpq.br/0900935972002428064576363800http://lattes.cnpq.br/1869360887256122Rodrigues, Maisa KuglerBRANDÃO, H.P./FARIA, M.F.B. Competências relevantes a profissionais da área de tecnologia e desenvolvimento de uma organização pública – RAC. V. 7. N. 3 Jul/Set. 2003:35-56 BRASIL. Lei nº 9.394/96 - Diretrizes e Bases da Educação Educacional Nacional, de 20/12/1996. Brasília, D.O.U. 23/12/1996. CEE- Conselho Estadual de Educação – Deliberação n. 10/97 regimento escolar - São Paulo. CHAUI, M.S. O que é ideologia?- São Paulo: Brasiliense, 2001 CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 7ª ed., São Paulo: Cortez, 2005. CORTELLA, M.S. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2001. DIAS, J.A. Sistema Nacional de Ensino. Educação básica: políticas, legislação e gestão: Leituras. 2004. FAZENDA, Ivani Catarina. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 10ª Ed. 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