Suporte social para idosos portadores de insuficiência cardíaca
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/661 |
Resumo: | Com o envelhecimento populacional as doenças cardiovasculares têm se apresentado nas últimas décadas, em proporções expressivas dentre as causas de morbidade e mortalidade. Na Insuficiência Cardíaca ocorre anormalidade da função cardíaca com conseqüente falência do coração em bombear sangue aos tecidos, elevando as pressões do coração (NEGRÃO et al., 2004). No intuito de avaliar as implicações nas mudanças do estilo de vida, impostas pela doença, inclui-se o suporte social, definido por Cohen e Syme (1985), como fontes tangíveis e emocionais que são fornecidas por algumas pessoas para ajudar outras. Suporte social tem sido representado como conforto, assistência e informação que o indivíduo recebe através de conexões formais e informais, individuais ou em grupos (WALLSTON et al., 1983). O suporte social tem sido apontado como um fator na determinação da qualidade de vida do idoso cardíaco. O objetivo desta pesquisa foi identificar entre os idosos portadores de insuficiência cardíaca, internados em um hospital, a existência de suporte social e a percepção do idoso frente ao suporte social recebido. Diante do exposto perguntamos: Nossos pacientes idosos recebem suporte social para obter uma boa qualidade de vida? Esse suporte social é satisfatório ou insatisfatório para esses pacientes? O estudo foi realizado na Fundação Civil Casa de Misericórdia de Franca (Hospital do Coração Octávio Quércia), uma vez que os 20 participantes tinham sido internados por alguma intercorrência, na instituição citada. Em nosso estudo, observamos que os profissionais da saúde, chefes e/ou colegas de trabalho são fontes de apoio quase inexistentes. Como falar em avanço na qualidade e ações de saúde, se em nosso estudo os pacientes nem reconhecem os profissionais da saúde como classe que oferece apoio social? Pelo contrário, os pacientes desconhecem suas ações e os seus benefícios. Pela pesquisa foi possível observar que a solidariedade dos vizinhos e amigos está presente, sendo um bom indicador de apoio. Pôde-se inferir que a coesão social é diretamente proporcional à baixa renda e escolaridade. A baixa escolaridade supõe um elevado grau de conformismo e satisfação com o suporte social recebido. Finalmente, constatou-se que os pacientes estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o suporte social recebido, estes majoritariamente realizados por familiares seguidos por amigos e vizinhos. Somente 10% dos pacientes se referiram aos profissionais de saúde. Quanto à percepção pelo paciente do suporte social, ficou claro que ele é entendido como sinônimo de ajuda familiar e de amigos e vizinhos |
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2020-05-13T17:23:18Z2020-05-13T17:23:18Z2006REZENDE, Luciana Krauss. Suporte social para idosos portadores de insuficiência cardíaca. Franca, 2006. 75 f. Dissertação (Mestrado em Promoção de Saúde) - Universidade de Franca. 2006.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/661Com o envelhecimento populacional as doenças cardiovasculares têm se apresentado nas últimas décadas, em proporções expressivas dentre as causas de morbidade e mortalidade. Na Insuficiência Cardíaca ocorre anormalidade da função cardíaca com conseqüente falência do coração em bombear sangue aos tecidos, elevando as pressões do coração (NEGRÃO et al., 2004). No intuito de avaliar as implicações nas mudanças do estilo de vida, impostas pela doença, inclui-se o suporte social, definido por Cohen e Syme (1985), como fontes tangíveis e emocionais que são fornecidas por algumas pessoas para ajudar outras. Suporte social tem sido representado como conforto, assistência e informação que o indivíduo recebe através de conexões formais e informais, individuais ou em grupos (WALLSTON et al., 1983). O suporte social tem sido apontado como um fator na determinação da qualidade de vida do idoso cardíaco. O objetivo desta pesquisa foi identificar entre os idosos portadores de insuficiência cardíaca, internados em um hospital, a existência de suporte social e a percepção do idoso frente ao suporte social recebido. Diante do exposto perguntamos: Nossos pacientes idosos recebem suporte social para obter uma boa qualidade de vida? Esse suporte social é satisfatório ou insatisfatório para esses pacientes? O estudo foi realizado na Fundação Civil Casa de Misericórdia de Franca (Hospital do Coração Octávio Quércia), uma vez que os 20 participantes tinham sido internados por alguma intercorrência, na instituição citada. 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Quanto à percepção pelo paciente do suporte social, ficou claro que ele é entendido como sinônimo de ajuda familiar e de amigos e vizinhosWith population aging, cardiovascular diseases have appeared in recent decades, in expressive proportions among the causes of morbidity and mortality. In Heart Failure there is an abnormality of cardiac function with consequent failure of the heart to pump blood to tissues, increasing the pressure of the heart (NEGRÃO et al., 2004). In order to assess the implications for lifestyle changes imposed by the disease, social support, defined by Cohen and Syme (1985), is included as tangible and emotional sources that are provided by some people to help others. Social support has been represented as comfort, assistance and information that the individual receives through formal and informal connections, individually or in groups (WALLSTON et al., 1983). Social support has been identified as a factor in determining the quality of life of the cardiac elderly. The aim of this research was to identify the existence of social support and the elderly's perception of the social support received among the elderly with heart failure, admitted to a hospital. In view of the above, we ask: Do our elderly patients receive social support to obtain a good quality of life? Is this social support satisfactory or unsatisfactory for these patients? The study was carried out at the Civil Foundation Casa de Misericórdia de Franca (Hospital do Coração Octávio Quércia), since the 20 participants had been hospitalized for some complication, in the institution mentioned. In our study, we observed that health professionals, bosses and / or coworkers are almost non-existent sources of support. How can we talk about advances in quality and health actions, if in our study, patients do not even recognize health professionals as a class that offers social support? On the contrary, patients are unaware of their actions and their benefits. Through the research it was possible to observe that solidarity from neighbors and friends is present, being a good indicator of support. It could be inferred that social cohesion is directly proportional to low income and education. Low education presupposes a high degree of conformity and satisfaction with the social support received. Finally, it was found that patients are satisfied or very satisfied with the social support received, these mostly carried out by family members followed by friends and neighbors. Only 10% of patients referred to health professionals. As for the patient's perception of social support, it was clear that he is understood as a synonym for family help and friends and neighbors.porUniversidade de FrancaPrograma de Mestrado em Promoção de SaúdeUNIFRANBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICAInsuficiência cardíacaQualidade de vidaSuporte socialIdosoSuporte social para idosos portadores de insuficiência cardíacaSocial support for elderly people with heart failureinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMendes, Iranilde José Messias7064627820803474http://lattes.cnpq.br/70646278208034741023314407430475http://lattes.cnpq.br/1023314407430475Rezende, Luciana Kraussinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALLuciana Krauss Rezende.pdfLuciana Krauss Rezende.pdfapplication/pdf393724http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/661/1/Luciana%20Krauss%20Rezende.pdf0af0abc05b9a5aec55ad2eb088f5d0b7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/661/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/6612020-05-13 14:24:23.416oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2020-05-13T17:24:23Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
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