Comunicação digital: uma análise do banco do Brasil à luz da teoria da ação comunicativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1921 |
Resumo: | A tecnologia da informação possibilita o acesso de conteúdos com grande variedade e de diversas origens permitindo uma elaboração de opinião crítica com riqueza de referências como também a criação de espaços para debates, sendo este fundamental para manter a democracia da sociedade. O interesse das empresas em acessar o indivíduo por meio de ferramentas digitais possibilita atingir um grande número de pessoas em um curto espaço de tempo. Dentro do capitalismo os interesses das empresas voltados ao lucro, podem levar a uma comunicação digital estratégica voltada ao sucesso e não voltada ao entendimento e ação comunicativa, conforme classifica Habermas na Teoria da Ação Comunicativa. Na sociedade capitalista, o sistema financeiro tem um papel fundamental para controlar e manter o equilíbrio do mercado financeiro. A falta de credibilidade da sociedade no sistema financeiro pode levar a crise do mercado financeiro, devido a retração e desconfiança dos investidores. Os bancos têm investido de forma agressiva em ferramentas de tecnologia e transformando a maneira de se relacionar com seus clientes. O Banco do Brasil, responsável pela movimentação do tesouro nacional e a sua relação com o governo brasileiro, possui a responsabilidade não apenas com empresa por zelar a sua imagem, mas também suas ações impactam na imagem da atuação do governo brasileiro. Nos últimos anos o desenvolvimento de ferramenta de tecnologia está entre as prioridades na estratégia de atuação do banco. De forma a analisar a comunicação digital do Banco do Brasil com seus clientes, esta pesquisa fez uso da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas por considerar a postura ética das empresas e ser um processo de construção social por meio da comunicação. Foram utilizados como critérios as pretensões de validade da teoria de Habermas para analisar a comunicação por meio do aplicativo e da internet banking do Banco do Brasil com seus clientes pessoa física. Como resultado desta análise foi possível evidenciar alguns pontos críticos perante a teoria onde não é possível evidenciar uma ação comunicativa por parte do banco com seus clientes. Com base na análise realizada o estudo sugere ações para melhoria da comunicação do banco com seus clientes de forma a manter a relação de confiança. |
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A falta de credibilidade da sociedade no sistema financeiro pode levar a crise do mercado financeiro, devido a retração e desconfiança dos investidores. Os bancos têm investido de forma agressiva em ferramentas de tecnologia e transformando a maneira de se relacionar com seus clientes. O Banco do Brasil, responsável pela movimentação do tesouro nacional e a sua relação com o governo brasileiro, possui a responsabilidade não apenas com empresa por zelar a sua imagem, mas também suas ações impactam na imagem da atuação do governo brasileiro. Nos últimos anos o desenvolvimento de ferramenta de tecnologia está entre as prioridades na estratégia de atuação do banco. De forma a analisar a comunicação digital do Banco do Brasil com seus clientes, esta pesquisa fez uso da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas por considerar a postura ética das empresas e ser um processo de construção social por meio da comunicação. Foram utilizados como critérios as pretensões de validade da teoria de Habermas para analisar a comunicação por meio do aplicativo e da internet banking do Banco do Brasil com seus clientes pessoa física. Como resultado desta análise foi possível evidenciar alguns pontos críticos perante a teoria onde não é possível evidenciar uma ação comunicativa por parte do banco com seus clientes. Com base na análise realizada o estudo sugere ações para melhoria da comunicação do banco com seus clientes de forma a manter a relação de confiança.Information technology enables contents access with a wide variety of sources, allowing the elaboration of a critical opinion with abundance of references as well as the creation of spaces for debates, which is fundamental to maintain the democracy of society. The interest of companies in accessing the individual through digital tools makes it possible to reach large numbers of people in a short space of time. Within capitalism, profit-oriented business interests can lead to strategic digital communication aimed at success and not focused on understanding and communicative action, as classified by Habermas in the Theory of Communicative Action. In capitalist society, the financial system plays a key role in controlling and maintaining financial market equilibrium. The lack of credibility of society in the financial system can lead to financial market crisis, due to the shrinking and distrust of investors. Banks have aggressively invested in technology tools and transformed the way they relate to their customers. The “Banco do Brazil”, which is responsible for national treasury’s movement and its relationship with the Brazilian government, has the responsibility not only with the company to watch over its image, but also its actions impact on the image of the Brazilian government. In recent years the development of technology tool is among the priorities in the bank’s action strategy. In order to analyze the digital communication of “Banco do Brasil” with its clients, this research made use of Habermas' Theory of Communicative Action to consider the ethical posture of companies and to be a process of social construction through communication. The validity claims of Habermas' theory were used as criteria to analyze the communication through the application and internet banking of Banco do Brasil with its individual clients. As a result of this analysis it was possible to highlight some critical points against the theory where it is not possible to evidence a communicative action on bank´s part with its clients. Based on the analysis performed the study suggests actions to improve the bank's communication with its clients in order to maintain the trust relationship.porUniversidade PositivoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUPBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOTeoria da Ação ComunicativaSistema financeiroBanco do BrasilComunicação digitalInternet bankingComunicação digital: uma análise do banco do Brasil à luz da teoria da ação comunicativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFerreira, Fabio Vizeuhttp://lattes.cnpq.br/1120717096542450http://lattes.cnpq.br/0369087158711095Eitelwein, Cintiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALCINTIA EITELWEIN.pdfCINTIA EITELWEIN.pdfDissertaçãoapplication/pdf958562http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1921/1/CINTIA%20EITELWEIN.pdfc850d35645591de8d6637d1c740a50f4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1921/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/19212021-05-20 16:35:37.088oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2021-05-20T19:35:37Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
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