Cibercultura: a influência das redes sociais no comportamento humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jessica Natasha Mendonça da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1797
Resumo: As mídias sociais são plataformas de comunicação que vem transformando a realidade da comunidade global, a evolução da internet modificou as novas formas de relacionamento e compartilhamento de conteúdo entre usuários. Atualmente a esfera virtual tem sido utilizada para as mais diversas atividades, desde o profissional ao social. Essa ferramenta tem se tornado oportuna porque através dela que existe uma grande praticidade para circulação de mensagens e troca de informações. Mas o que se percebe é que os indivíduos, em alguns casos tem inserido essa realidade virtual no seu cotidiano, de maneira que existe uma interação dos indivíduos nesse espaço, o que pode ter uma influencia no comportamento e na atitude das pessoas de maneira geral. Diante disso, o presente estudo buscou analisar a influência das redes sociais no comportamento humano, tentando trazer de uma forma geral o reflexo da atualidade no seu mais variado contexto. Foi através disso que verificou que o comportado do individuo está sendo mediado por esses meios digitais, especificamente as redes sociais e isso tem refletido em processos culturais do comportamento e da sociedade. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, baseado em livros, artigos científicos, teses e dissertações que correlacionam o alcance das redes sociais com o modo de agir de seus usuários e concluiu-se que as interações sociais não é um fator determinante no sujeito, mas parte do processo onde tudo dependerá do movimento comunicacional.
id UNICSUL-1_83dcea60369d0f037e6631f2cf8cd47b
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1797
network_acronym_str UNICSUL-1
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
repository_id_str
spelling 2021-04-14T13:46:52Z2021-04-152021-04-14T13:46:52Z2020-12-14https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1797As mídias sociais são plataformas de comunicação que vem transformando a realidade da comunidade global, a evolução da internet modificou as novas formas de relacionamento e compartilhamento de conteúdo entre usuários. Atualmente a esfera virtual tem sido utilizada para as mais diversas atividades, desde o profissional ao social. Essa ferramenta tem se tornado oportuna porque através dela que existe uma grande praticidade para circulação de mensagens e troca de informações. Mas o que se percebe é que os indivíduos, em alguns casos tem inserido essa realidade virtual no seu cotidiano, de maneira que existe uma interação dos indivíduos nesse espaço, o que pode ter uma influencia no comportamento e na atitude das pessoas de maneira geral. Diante disso, o presente estudo buscou analisar a influência das redes sociais no comportamento humano, tentando trazer de uma forma geral o reflexo da atualidade no seu mais variado contexto. Foi através disso que verificou que o comportado do individuo está sendo mediado por esses meios digitais, especificamente as redes sociais e isso tem refletido em processos culturais do comportamento e da sociedade. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, baseado em livros, artigos científicos, teses e dissertações que correlacionam o alcance das redes sociais com o modo de agir de seus usuários e concluiu-se que as interações sociais não é um fator determinante no sujeito, mas parte do processo onde tudo dependerá do movimento comunicacional.Social media are communication platforms that have been transforming the reality of the global community, the evolution of the internet has changed the new forms of relationship and the information sharing, between users. Currently the virtual sphere has been used for the most diverse activities, from the professional to the social. This tool has become opportune because through it there is a great practicality for the circulation of messages and exchange of information. But what is perceived is that individuals, in some cases, have inserted this virtual reality in their daily lives, so that there is an interaction of individuals in this space, which can have an influence on people's behavior and attitude in general. Given this, the present study aims to analyze the influence of social networks on human behavior, trying to bring in general the reflection of the present in its most varied context. It was through this that he verified that the behavior of the individual is being mediated by these digital media, specifically social networks and this has been reflected in cultural processes of behavior and society. It was a bibliographic research, based on books, scientific articles, theses and dissertations that correlate the reach of social networks with the way of acting of its users and it was concluded that social interactions are not a determining factor in the subject, but part of the process where everything will depend on the communicational movement.porCentro Universitário de João PessoaUNIPÊBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAComportamentoSubjetividadeRedes sociaisInterações sociaisCibercultura: a influência das redes sociais no comportamento humanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSousa, Daniela Heitzmann Amaral Valentim dehttp://lattes.cnpq.br/3970529827472582http://lattes.cnpq.br/1187395074608500Silva, Jessica Natasha Mendonça daABBADE, E. B.; FLORA, A.D.; NORO, G. B. A influência interpessoal em redes sociais virtuais e as decisões de consumo. Revista adm. Santa Maria v.7, n.2, p.265-278, Junho 2014. ALMEIDA, A. O.; MORAES G. A. A influência das redes sociais na vida cotidiana: análise dos perfis fakes em redes sociais como forma de sociabilidade e entretenimento. Trabalho de conclusão de curso- Fundação Educacional do Município de Assis. Assis, 2010. ALMEIDA, A. A .L; ALMEIDA, S. G. M. L.; RODRIGUES, R. S. Redes Sociais: As Vantagens e Desvantagens da Comunicação Virtual. Trabalho submetido ao XXI Prêmio Expocom 2014. Disponível em < https://www.portalintercom.org.br/anais/centrooeste2014/expocom/EX41-0420-1.pdf> Acesso em 22 de setembro de 2020 AMARAL, M. Internet e participação política: o uso da internet pelo cidadão. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas. Bahia. n. 9 109-124, 2010. ARAUJO, L.L.P; RIOS, R. A popularização das redes sociais e o fenômeno da orkutização. Sociedade Brasileira de estudos interdiciplinares da comunicação. XIV Congresso de ciências da comunicação da região nordeste, Recife, junho de 2012. BASTOS, M. A. et al. O impacto da utilização das redes sociais pelos digital influencers como ferramenta de marketing das empresas varejistas. Congresso Internacional de Administração, Ponta Grossa/ Paraná, set. 2017. BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1995. BAUMAM, Z. Modernidade liquida. Rio de janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. BERGER, J. O poder da influência - as forças invisíveis que moldam nosso comportamento. São Paulo, 2017. Acesso em 04 de setembro de 2020. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=287YDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT9&dq=o+que+influencia+o+comportamento+das+pessoas&ots=9SaD_6dyF5&sig=ebC51c8a_qrznusxN5Kd7isN9Pw#v=onepage&q=o%20que%20influencia%20o%20comportamento%20das%20pessoas&f=false > Acesso em 01 de agosto de 2020 Brasil é 2º em ranking de países que passam mais tempo em redes sociais. BBC News Brasil, São Paulo, 09 de set. 2019. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2019/09/brasil-e-2-em-ranking-de-paises-que-passam-mais-tempo-em-redes-sociais.html> Acesso em 10 de setembro de 2020 BORGES, M. K.; AVILA, S. L. Modernidade liquida e infâncias na era digital. Cad. Pres., São Luís, v.22, n.2. mai/ago.2015. BUENO, G.R; LUCENA, T.F.R. Geração cabeça-baixa: saúde e comportamento dos jovens no uso das tecnologias móveis. IX simpósio nacional ABciber Puc. São Paulo, 2016. CARVALHO, J. H. D. A publicidade nas redes sociais e a geração Y: A emergência de novas formas de comunicação publicitária. Revista negócios em projeção. Ano 2011, v.2, n.2. p.91-105. CASTELLS, M. A sociedade em rede. 11 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. CHAGAS, V. A política dos memes e os memes da política: proposta metodológica de análise de conteúdo de memes dos debates eleitorais de 2014. Intexto. Porto Alegre.n,38, p.173-196. Jan/Abr, 2017. COELHO, P. Os Nativos digitais e as novas competências tecnológicas. Texto Livre. São Paulo, ano 2012, n.2, p. 88-95. Disponível em < http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/viewFile/2049/7254> Acesso em 20 de março de 2020. CORRÊA, F.S.; KADOTO, S. As redes sociais e discussão sobre dependência afetiva nas relações virtuais. Perspectivas em psicologia, Vol. 18, n.2 Jul/Dez 2004, p.88-104. DELMAZO, C.; VALENTE, J. C. L. Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Revista media e jornalismo. Vol. 18, n. 32. Janeiro 2018, p.155-169. DIAS, C. COUTO, O. F. As redes sociais na divulgação e formação do sujeito do conhecimento: compartilhamento e produção através da circulação de ideias. Linguagem em (dis)curso. Santa Catarina. v.11, n.3, p.631-648. Dezembro de 2011. DURKHEIM, Emile. As Regras do Método Sociológico. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. GALHEIGO, S. M. O cotidiano na terapia ocupacional: Cultura, subjetividade e contexto histórico-social. Revista ter.ocup.Univ.São Paulo. v.14, n.3. p-104-9 Set/dez. 2003. GOMES, W. et.al. “Politicas 2.0” a campanha on-line de Barack Obama, 2008. Revista Sociol. Polít., Curitiba, v. 17, n. 34, p. 29-43, out. 2009. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002, p.1-173. GREENFILD, D. As propriedades de dependência do uso de internet. In:_____. Dependência de internet: manual e guia de avaliação e tratamento. Porto Alegre: Artmed, 2011. GRIEGER, J. D.; BOTELHO, R. E. F. Um estudo sobre influenciadores digitais: comportamento digital e identidade em torno de marcas de moda e beleza em redes sociais online. Revista eletrônica atoz. ISSN: 2237-826X JAMIL, F.P; SAMPAIO, R. Internet e eleições 2010 no Brasil: rupturas e continuidades nos padrões mediáticos das campanhas políticas online. Revista Galáxia, São Paulo, n. 22, p. 208-221, dez. 2011. JORDÃO, M. H. A mudança de comportamento das gerações X, Y, Z e Alfa e suas implicações. Universidade de são Paulo- Campus São Carlos, 2016. Disponível em: http://www.gradadm.ifsc.usp.br/dados/20162/SLC0631-1/geracoes%20xyz.pdf. Acesso em 26 de março de 2020. JULIANI, D.P. et.al. Utilização das redes sociais na educação: guia para o uso do Facebook em uma instituição de ensino superior. Revista novas tecnologia na educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.v.10, n.3, dezembro de 2012 KALLAS, M. B. L. M. O Sujeito contemporâneo, o mundo virtual e a psicanálise. Reverso, Belo Horizonte. Ano 38. n.71. p.55-64, junho 2016. KONRATH, A. R; FORNECK, K. L. O ato da linguagem e as redes sociais: do eu-comunicante ao eu-idealizado. Revista destaques acadêmicos, vol. 5, n. 2, 2013. KUCINSKI, B. Jornalismo na era virtual: ensaios sobre o colapso da razão ética. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abrano: Editora Unesp, 2005. LEMOS, A. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre, RS, 2004. LÉVY, P. Cibercultura (Trad. Carlos Irineu da Costa). São Paulo: editora 34, 2009. LINS, B. F.E. A evolução da internet: uma perspectiva histórica. Artigos & Ensaios. p.11-45, janeiro/abril 2013. LORENZO M. E. A utilização das redes sociais na educação. 2011. Disponível em: http://www.clubedeautores.com.br/book/50369-- A_Utilizacao_das_Redes_Sociais_na_Educacao. Acesso realizado em: 08 de novembro de 2020 LUZ, E.B; MAX, C. Comportamento digital e o whatsapp. XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Caxias do Sul - RS – Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 15 a 17/06/2017. MARTINS, L. J. O papel das mídias sociais na construção da identidade social do sujeito pós moderno. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2013. PALFREY, J. U. S; GASSER, R. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011. PEREIRA, D.A.; BORGES, M.K. Mídias sociais e instituições de ensino: uma ponte entre a escola e seus públicos. Anais do XXII SBIE – XVII WIE. Aracaju, 2011. ISSN: 2176-4301. p.948-951. PEREIRA, M. A. Internet e mobilização política – os movimentos sociais na era digital. IV Encontro da compolitica, Universidade do Rio de Janeiro, 2011. Disponivel em < rhttp://www.compolitica.org/home/wp-content/uploads/2011/03/Marcus-Abilio.pdf> Acesso em 17 de novembro de 2020 PINHEIRO, P. R. L. Olho por olho, dente por dente em 140 caracteres: comportamento de retaliação por usuários de serviço publico no Twitter. Dissertação (Pós graduação em administração). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. p.88. 2012. PRIMO, A. De narcisismo, celebridades, celetoides e subcelebridades: o caso Tessália e sua personagem Twittess. Revista comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v.7, n.20, p.159-189. 2010 REBS, R. R. O excesso no discurso d e ódio dos haters. Universidade Católica de pelotas, 2016. Disponível em < http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14nespp2512> Acesso em 22 de novembro de 2020 RECUERO, R. ; ZAGO, G. Em busca das “redes que importam”:* redes sociais e capital social no Twitter. Revista Libero, v. 12, n.24, p.81-94, São Paulo. Dezembro de 2019. RIBEIRO, D. C. As novas tecnologias de comunicação e as transformações no processo de produção televisiva. IV Enecult – Encontro de estudos multidisciplinares em cultura. Faculdade de comunicação, Bahia, 2008. ROCHA, V. et al. Uso das mídias sociais no setor de ensino superior. Revista brasileira de gestão e inovação. v.1. n.2, p.13-38 - janeiro/abril, 2014 ROESLER, R. Web 2.0, Interações Sociais e construção do conhecimento. VII SIMPED –Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação – 2012. Disponível em: <https://www.aedb.br/wp-content/uploads/2015/04/45817495.pdf>. Acesso em 26 de março de 2020. RODRIGUES, S.A. o impacto das redes sociais no relacionamento entre marcas e consumidores. Tese de doutorado em marketing, Instituto Universitário de Lisboa, 2012. SAMAPAIO, A. A. S. et al. Comportamento social, produção agregada e prática cultural: uma analise comportamental de fenômenos sócias. Teoria e pesquisa. São Paulo, v. 26 n.1, p. 183-1992, 2010. SANTAELLA, L. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento pós humano. Revista Famecos, Porto Alegre, n.22, p.23-32, dez 2003. SANTOS, E. O.; CARVALHO, F. S.; PIMENTEL, M. Mediação docente online para colaboração: notas de uma pesquisa-formação na cibercultura. ETD - Educação Temática Digital, v. 18, n. 1, p. 23-42, 2016. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/index>. Acesso em 19 de outubro. 2020 SANTOS, V. L. C. SANTOS, J, E. As redes sociais digitais e sua influência na sociedade e educação contemporâneas. Revista Holos. ano 30, v.6, p.307 -328, dez 2014. SILVA, C. R. M.; TESSAROLO, F.M. Influenciadores Digitais e as Redes Sociais Enquanto Plataformas de Mídia. XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, São Paulo/ SP, set. 2016. Disponível em: < https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-2104-1.pdf>Acesso em 17 de novembro de 2020 SKINNER, B. F. 1904-1990. Ciência e comportamento humano / B. F. Skinner; tradução João Carlos Todorov, Rodolfo Azzi. - 1 Ia ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2003. SOUSA, D. A; SANTOS, E. C. Redes sociais e relacionamentos de amizade ao longo do ciclo vital. Revista psicopedagogia. Ano 2011, v.28, p.53-66 SOUSA, M. C. E. A dinâmica da noticia nas redes sociais na internet. Dissertação submetida ao Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2013. SOUZA, M. I. G. O Istragram e suas possibilidades para empreender. Monografia apresentada ao Curso de Administração .Universidade Federal de outro preto, 2018. TAPSCOTT, D. A hora da geração digital: Como os jovens cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos: Tradução de Marcello Lino. Rio de Janeiro: Agir negócios, 2010. TOLEDO, G. L. Neurônios – espelho e o representacionalismo. Revista Filos, Aurora, Curitiba, v. 22, n. 30, p. 179-194, jan./jun. 2010 TORRES, C. A Bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec Editora, 2009. VASCONCELLOS, F.A. O Consumo da Moda na Cibercultura. Trabalho apresentado ao GT 2 Publicidade e Propaganda, do VIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Rio Grande do Sul, 2007. VAZ, A.C. Minifamosos nas redes sociais: o vazio, os excessos e os enlaces do sujeito. Tese de doutorado em psicologia clinica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015. VERMELHO, S. C. et.al. Refletindo sobre as redes sociais digitais. Educ.soc. Campinas, v.35, n.126, p.179-196. Mar 2014 Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em 23 de abril de 2020. ZANOTTO, D; KAMIENSKI, C. Compreendendo mecanismo de influencia no twitter através de comportamento dos usuários. Universidade Federal do ABC, 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/303873664_Compreendendo_Mecanismos_de_Influencia_no_Twitter_atraves_do_Comportamento_dos_Usuarios>. Acesso em 22 de outubro de 2020. YOUNG, K. S; ABREU, C. N. Dependência de internet: manual e guia de avaliação e tratamento. Porto Alegre. Artemed, 2011, p. 170-191.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALJESSICA NATASHA MENDONCA DA SILVA.pdfJESSICA NATASHA MENDONCA DA SILVA.pdfapplication/pdf799891http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1797/1/JESSICA%20NATASHA%20MENDONCA%20DA%20SILVA.pdf4c130709fc2ff78af5184283bdc46c01MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1797/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/17972021-10-13 14:24:04.392oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2021-10-13T17:24:04Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cibercultura: a influência das redes sociais no comportamento humano
title Cibercultura: a influência das redes sociais no comportamento humano
spellingShingle Cibercultura: a influência das redes sociais no comportamento humano
Silva, Jessica Natasha Mendonça da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Comportamento
Subjetividade
Redes sociais
Interações sociais
title_short Cibercultura: a influência das redes sociais no comportamento humano
title_full Cibercultura: a influência das redes sociais no comportamento humano
title_fullStr Cibercultura: a influência das redes sociais no comportamento humano
title_full_unstemmed Cibercultura: a influência das redes sociais no comportamento humano
title_sort Cibercultura: a influência das redes sociais no comportamento humano
author Silva, Jessica Natasha Mendonça da
author_facet Silva, Jessica Natasha Mendonça da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Daniela Heitzmann Amaral Valentim de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3970529827472582
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1187395074608500
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jessica Natasha Mendonça da
contributor_str_mv Sousa, Daniela Heitzmann Amaral Valentim de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Comportamento
Subjetividade
Redes sociais
Interações sociais
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento
Subjetividade
Redes sociais
Interações sociais
description As mídias sociais são plataformas de comunicação que vem transformando a realidade da comunidade global, a evolução da internet modificou as novas formas de relacionamento e compartilhamento de conteúdo entre usuários. Atualmente a esfera virtual tem sido utilizada para as mais diversas atividades, desde o profissional ao social. Essa ferramenta tem se tornado oportuna porque através dela que existe uma grande praticidade para circulação de mensagens e troca de informações. Mas o que se percebe é que os indivíduos, em alguns casos tem inserido essa realidade virtual no seu cotidiano, de maneira que existe uma interação dos indivíduos nesse espaço, o que pode ter uma influencia no comportamento e na atitude das pessoas de maneira geral. Diante disso, o presente estudo buscou analisar a influência das redes sociais no comportamento humano, tentando trazer de uma forma geral o reflexo da atualidade no seu mais variado contexto. Foi através disso que verificou que o comportado do individuo está sendo mediado por esses meios digitais, especificamente as redes sociais e isso tem refletido em processos culturais do comportamento e da sociedade. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, baseado em livros, artigos científicos, teses e dissertações que correlacionam o alcance das redes sociais com o modo de agir de seus usuários e concluiu-se que as interações sociais não é um fator determinante no sujeito, mas parte do processo onde tudo dependerá do movimento comunicacional.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-14T13:46:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-15
2021-04-14T13:46:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1797
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv ABBADE, E. B.; FLORA, A.D.; NORO, G. B. A influência interpessoal em redes sociais virtuais e as decisões de consumo. Revista adm. Santa Maria v.7, n.2, p.265-278, Junho 2014. ALMEIDA, A. O.; MORAES G. A. A influência das redes sociais na vida cotidiana: análise dos perfis fakes em redes sociais como forma de sociabilidade e entretenimento. Trabalho de conclusão de curso- Fundação Educacional do Município de Assis. Assis, 2010. ALMEIDA, A. A .L; ALMEIDA, S. G. M. L.; RODRIGUES, R. S. Redes Sociais: As Vantagens e Desvantagens da Comunicação Virtual. Trabalho submetido ao XXI Prêmio Expocom 2014. Disponível em < https://www.portalintercom.org.br/anais/centrooeste2014/expocom/EX41-0420-1.pdf> Acesso em 22 de setembro de 2020 AMARAL, M. Internet e participação política: o uso da internet pelo cidadão. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas. Bahia. n. 9 109-124, 2010. ARAUJO, L.L.P; RIOS, R. A popularização das redes sociais e o fenômeno da orkutização. Sociedade Brasileira de estudos interdiciplinares da comunicação. XIV Congresso de ciências da comunicação da região nordeste, Recife, junho de 2012. BASTOS, M. A. et al. O impacto da utilização das redes sociais pelos digital influencers como ferramenta de marketing das empresas varejistas. Congresso Internacional de Administração, Ponta Grossa/ Paraná, set. 2017. BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1995. BAUMAM, Z. Modernidade liquida. Rio de janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. BERGER, J. O poder da influência - as forças invisíveis que moldam nosso comportamento. São Paulo, 2017. Acesso em 04 de setembro de 2020. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=287YDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT9&dq=o+que+influencia+o+comportamento+das+pessoas&ots=9SaD_6dyF5&sig=ebC51c8a_qrznusxN5Kd7isN9Pw#v=onepage&q=o%20que%20influencia%20o%20comportamento%20das%20pessoas&f=false > Acesso em 01 de agosto de 2020 Brasil é 2º em ranking de países que passam mais tempo em redes sociais. BBC News Brasil, São Paulo, 09 de set. 2019. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2019/09/brasil-e-2-em-ranking-de-paises-que-passam-mais-tempo-em-redes-sociais.html> Acesso em 10 de setembro de 2020 BORGES, M. K.; AVILA, S. L. Modernidade liquida e infâncias na era digital. Cad. Pres., São Luís, v.22, n.2. mai/ago.2015. BUENO, G.R; LUCENA, T.F.R. Geração cabeça-baixa: saúde e comportamento dos jovens no uso das tecnologias móveis. IX simpósio nacional ABciber Puc. São Paulo, 2016. CARVALHO, J. H. D. A publicidade nas redes sociais e a geração Y: A emergência de novas formas de comunicação publicitária. Revista negócios em projeção. Ano 2011, v.2, n.2. p.91-105. CASTELLS, M. A sociedade em rede. 11 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. CHAGAS, V. A política dos memes e os memes da política: proposta metodológica de análise de conteúdo de memes dos debates eleitorais de 2014. Intexto. Porto Alegre.n,38, p.173-196. Jan/Abr, 2017. COELHO, P. Os Nativos digitais e as novas competências tecnológicas. Texto Livre. São Paulo, ano 2012, n.2, p. 88-95. Disponível em < http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/viewFile/2049/7254> Acesso em 20 de março de 2020. CORRÊA, F.S.; KADOTO, S. As redes sociais e discussão sobre dependência afetiva nas relações virtuais. Perspectivas em psicologia, Vol. 18, n.2 Jul/Dez 2004, p.88-104. DELMAZO, C.; VALENTE, J. C. L. Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Revista media e jornalismo. Vol. 18, n. 32. Janeiro 2018, p.155-169. DIAS, C. COUTO, O. F. As redes sociais na divulgação e formação do sujeito do conhecimento: compartilhamento e produção através da circulação de ideias. Linguagem em (dis)curso. Santa Catarina. v.11, n.3, p.631-648. Dezembro de 2011. DURKHEIM, Emile. As Regras do Método Sociológico. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. GALHEIGO, S. M. O cotidiano na terapia ocupacional: Cultura, subjetividade e contexto histórico-social. Revista ter.ocup.Univ.São Paulo. v.14, n.3. p-104-9 Set/dez. 2003. GOMES, W. et.al. “Politicas 2.0” a campanha on-line de Barack Obama, 2008. Revista Sociol. Polít., Curitiba, v. 17, n. 34, p. 29-43, out. 2009. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002, p.1-173. GREENFILD, D. As propriedades de dependência do uso de internet. In:_____. Dependência de internet: manual e guia de avaliação e tratamento. Porto Alegre: Artmed, 2011. GRIEGER, J. D.; BOTELHO, R. E. F. Um estudo sobre influenciadores digitais: comportamento digital e identidade em torno de marcas de moda e beleza em redes sociais online. Revista eletrônica atoz. ISSN: 2237-826X JAMIL, F.P; SAMPAIO, R. Internet e eleições 2010 no Brasil: rupturas e continuidades nos padrões mediáticos das campanhas políticas online. Revista Galáxia, São Paulo, n. 22, p. 208-221, dez. 2011. JORDÃO, M. H. A mudança de comportamento das gerações X, Y, Z e Alfa e suas implicações. Universidade de são Paulo- Campus São Carlos, 2016. Disponível em: http://www.gradadm.ifsc.usp.br/dados/20162/SLC0631-1/geracoes%20xyz.pdf. Acesso em 26 de março de 2020. JULIANI, D.P. et.al. Utilização das redes sociais na educação: guia para o uso do Facebook em uma instituição de ensino superior. Revista novas tecnologia na educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.v.10, n.3, dezembro de 2012 KALLAS, M. B. L. M. O Sujeito contemporâneo, o mundo virtual e a psicanálise. Reverso, Belo Horizonte. Ano 38. n.71. p.55-64, junho 2016. KONRATH, A. R; FORNECK, K. L. O ato da linguagem e as redes sociais: do eu-comunicante ao eu-idealizado. Revista destaques acadêmicos, vol. 5, n. 2, 2013. KUCINSKI, B. Jornalismo na era virtual: ensaios sobre o colapso da razão ética. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abrano: Editora Unesp, 2005. LEMOS, A. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre, RS, 2004. LÉVY, P. Cibercultura (Trad. Carlos Irineu da Costa). São Paulo: editora 34, 2009. LINS, B. F.E. A evolução da internet: uma perspectiva histórica. Artigos & Ensaios. p.11-45, janeiro/abril 2013. LORENZO M. E. A utilização das redes sociais na educação. 2011. Disponível em: http://www.clubedeautores.com.br/book/50369-- A_Utilizacao_das_Redes_Sociais_na_Educacao. Acesso realizado em: 08 de novembro de 2020 LUZ, E.B; MAX, C. Comportamento digital e o whatsapp. XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Caxias do Sul - RS – Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 15 a 17/06/2017. MARTINS, L. J. O papel das mídias sociais na construção da identidade social do sujeito pós moderno. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2013. PALFREY, J. U. S; GASSER, R. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011. PEREIRA, D.A.; BORGES, M.K. Mídias sociais e instituições de ensino: uma ponte entre a escola e seus públicos. Anais do XXII SBIE – XVII WIE. Aracaju, 2011. ISSN: 2176-4301. p.948-951. PEREIRA, M. A. Internet e mobilização política – os movimentos sociais na era digital. IV Encontro da compolitica, Universidade do Rio de Janeiro, 2011. Disponivel em < rhttp://www.compolitica.org/home/wp-content/uploads/2011/03/Marcus-Abilio.pdf> Acesso em 17 de novembro de 2020 PINHEIRO, P. R. L. Olho por olho, dente por dente em 140 caracteres: comportamento de retaliação por usuários de serviço publico no Twitter. Dissertação (Pós graduação em administração). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. p.88. 2012. PRIMO, A. De narcisismo, celebridades, celetoides e subcelebridades: o caso Tessália e sua personagem Twittess. Revista comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v.7, n.20, p.159-189. 2010 REBS, R. R. O excesso no discurso d e ódio dos haters. Universidade Católica de pelotas, 2016. Disponível em < http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14nespp2512> Acesso em 22 de novembro de 2020 RECUERO, R. ; ZAGO, G. Em busca das “redes que importam”:* redes sociais e capital social no Twitter. Revista Libero, v. 12, n.24, p.81-94, São Paulo. Dezembro de 2019. RIBEIRO, D. C. As novas tecnologias de comunicação e as transformações no processo de produção televisiva. IV Enecult – Encontro de estudos multidisciplinares em cultura. Faculdade de comunicação, Bahia, 2008. ROCHA, V. et al. Uso das mídias sociais no setor de ensino superior. Revista brasileira de gestão e inovação. v.1. n.2, p.13-38 - janeiro/abril, 2014 ROESLER, R. Web 2.0, Interações Sociais e construção do conhecimento. VII SIMPED –Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação – 2012. Disponível em: <https://www.aedb.br/wp-content/uploads/2015/04/45817495.pdf>. Acesso em 26 de março de 2020. RODRIGUES, S.A. o impacto das redes sociais no relacionamento entre marcas e consumidores. Tese de doutorado em marketing, Instituto Universitário de Lisboa, 2012. SAMAPAIO, A. A. S. et al. Comportamento social, produção agregada e prática cultural: uma analise comportamental de fenômenos sócias. Teoria e pesquisa. São Paulo, v. 26 n.1, p. 183-1992, 2010. SANTAELLA, L. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento pós humano. Revista Famecos, Porto Alegre, n.22, p.23-32, dez 2003. SANTOS, E. O.; CARVALHO, F. S.; PIMENTEL, M. Mediação docente online para colaboração: notas de uma pesquisa-formação na cibercultura. ETD - Educação Temática Digital, v. 18, n. 1, p. 23-42, 2016. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/index>. Acesso em 19 de outubro. 2020 SANTOS, V. L. C. SANTOS, J, E. As redes sociais digitais e sua influência na sociedade e educação contemporâneas. Revista Holos. ano 30, v.6, p.307 -328, dez 2014. SILVA, C. R. M.; TESSAROLO, F.M. Influenciadores Digitais e as Redes Sociais Enquanto Plataformas de Mídia. XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, São Paulo/ SP, set. 2016. Disponível em: < https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-2104-1.pdf>Acesso em 17 de novembro de 2020 SKINNER, B. F. 1904-1990. Ciência e comportamento humano / B. F. Skinner; tradução João Carlos Todorov, Rodolfo Azzi. - 1 Ia ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2003. SOUSA, D. A; SANTOS, E. C. Redes sociais e relacionamentos de amizade ao longo do ciclo vital. Revista psicopedagogia. Ano 2011, v.28, p.53-66 SOUSA, M. C. E. A dinâmica da noticia nas redes sociais na internet. Dissertação submetida ao Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2013. SOUZA, M. I. G. O Istragram e suas possibilidades para empreender. Monografia apresentada ao Curso de Administração .Universidade Federal de outro preto, 2018. TAPSCOTT, D. A hora da geração digital: Como os jovens cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos: Tradução de Marcello Lino. Rio de Janeiro: Agir negócios, 2010. TOLEDO, G. L. Neurônios – espelho e o representacionalismo. Revista Filos, Aurora, Curitiba, v. 22, n. 30, p. 179-194, jan./jun. 2010 TORRES, C. A Bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec Editora, 2009. VASCONCELLOS, F.A. O Consumo da Moda na Cibercultura. Trabalho apresentado ao GT 2 Publicidade e Propaganda, do VIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Rio Grande do Sul, 2007. VAZ, A.C. Minifamosos nas redes sociais: o vazio, os excessos e os enlaces do sujeito. Tese de doutorado em psicologia clinica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015. VERMELHO, S. C. et.al. Refletindo sobre as redes sociais digitais. Educ.soc. Campinas, v.35, n.126, p.179-196. Mar 2014 Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em 23 de abril de 2020. ZANOTTO, D; KAMIENSKI, C. Compreendendo mecanismo de influencia no twitter através de comportamento dos usuários. Universidade Federal do ABC, 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/303873664_Compreendendo_Mecanismos_de_Influencia_no_Twitter_atraves_do_Comportamento_dos_Usuarios>. Acesso em 22 de outubro de 2020. YOUNG, K. S; ABREU, C. N. Dependência de internet: manual e guia de avaliação e tratamento. Porto Alegre. Artemed, 2011, p. 170-191.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de João Pessoa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPÊ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de João Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron:UNICSUL
instname_str Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron_str UNICSUL
institution UNICSUL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
collection Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
bitstream.url.fl_str_mv http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1797/1/JESSICA%20NATASHA%20MENDONCA%20DA%20SILVA.pdf
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1797/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c130709fc2ff78af5184283bdc46c01
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
repository.mail.fl_str_mv mary.pela@unicid.edu.br
_version_ 1801771147791958016