Educação profissional tecnológica de graduação: contribuições à luz da pedagogia do sujeito
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/170 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo estudar a relação entre os processos educativos de “formação” profissional e as demandas requeridas pelo mundo do trabalho. A educação profissional tecnológica de graduação, denominada, no Brasil, graduação superior tecnológica, em que pese o forte laço com o mundo do trabalho, não prepara profissionais que atendam adequadamente às suas demandas. Pesquisa de cunho documental procura contemplar as propostas governamentais para a educação profissional tecnológica de graduação no quadro da Educação brasileira. Numa abordagem hermenêutica, interpreto propostas, avanços e retrocessos da educação profissional brasileira. Os resultados da investigação denunciam a fragilidade dos discursos nos documentos oficiais e revelam indícios de uma proposta voltada ao atendimento temporal das demandas dos mercados de trabalho e não do trabalhador. Em vista disso, busco compreender as necessidades do mundo do trabalho e as transformações ocorridas neste universo, sobretudo, no que tange à evolução da tecnociência e seus reflexos na educação profissional tecnológica de graduação. Diante das concepções encontradas, o presente trabalho, sustentado pela Pedagogia do Sujeito, mostra que não basta à educação profissional tecnológica de graduação “formar” profissionais, mas, sim, contribuir, também, para que eles próprios se reconheçam e se construam sujeitos |
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2019-10-30T00:03:48Z2011-09-162019-10-30T00:03:48Z2011-09-16http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/170Este trabalho teve por objetivo estudar a relação entre os processos educativos de “formação” profissional e as demandas requeridas pelo mundo do trabalho. A educação profissional tecnológica de graduação, denominada, no Brasil, graduação superior tecnológica, em que pese o forte laço com o mundo do trabalho, não prepara profissionais que atendam adequadamente às suas demandas. Pesquisa de cunho documental procura contemplar as propostas governamentais para a educação profissional tecnológica de graduação no quadro da Educação brasileira. Numa abordagem hermenêutica, interpreto propostas, avanços e retrocessos da educação profissional brasileira. Os resultados da investigação denunciam a fragilidade dos discursos nos documentos oficiais e revelam indícios de uma proposta voltada ao atendimento temporal das demandas dos mercados de trabalho e não do trabalhador. Em vista disso, busco compreender as necessidades do mundo do trabalho e as transformações ocorridas neste universo, sobretudo, no que tange à evolução da tecnociência e seus reflexos na educação profissional tecnológica de graduação. Diante das concepções encontradas, o presente trabalho, sustentado pela Pedagogia do Sujeito, mostra que não basta à educação profissional tecnológica de graduação “formar” profissionais, mas, sim, contribuir, também, para que eles próprios se reconheçam e se construam sujeitosThis work aimed to study the relationship between the educational process of professional "training" and the demands required for the world of work. The technological professional education of graduate, known in Brazil, as higher technological graduation, despite the strong link with the world of work, does not adequately prepare professionals who attend to their demands. This documental research looks for to contemplate the government's proposals for the technological professional education of graduate in the brazilian Education. With an hermeneutica approach, I interpret proposals, progress and setbacks of the brazilian professional education. The results of this investigation show the fragility of the speeches in official documents and show signs of a proposal focused on temporal answering of the demands of labor markets and not of the worker. Thus, I seek to understand the needs of the world work and the changes occurred in this universe, especially with regard to the evolution of techno and its impact on the technological professional education of graduate. Faced with the conceptions found, the present study, supported by the Pedagogy of the subject, shows that it is not enough for the technological professional education of graduate to "train" professionals, but rather help and as well as contribute they may recognize themselves and build themselves subjectsAgência 1porUniversidade Cidade de São PauloPrograma de Pós Graduação Mestrado EducaçãoUNICIDBrasilDepartamento 1CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEEducação ProfissionalFormação ProfissionalMercado de TrabalhoMundo do TrabalhoTecnociênciaPedagogia do SujeitoEducação profissional tecnológica de graduação: contribuições à luz da pedagogia do sujeitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPereira, Potiguara Acáciohttp://lattes.cnpq.br/9883481342993584http://lattes.cnpq.br/9883481342993584Molitor, Simone Cristina Gonçalves ViannaABBAGNANO, Nicola. 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Este trabalho teve por objetivo estudar a relação entre os processos educativos de “formação” profissional e as demandas requeridas pelo mundo do trabalho. A educação profissional tecnológica de graduação, denominada, no Brasil, graduação superior tecnológica, em que pese o forte laço com o mundo do trabalho, não prepara profissionais que atendam adequadamente às suas demandas. Pesquisa de cunho documental procura contemplar as propostas governamentais para a educação profissional tecnológica de graduação no quadro da Educação brasileira. Numa abordagem hermenêutica, interpreto propostas, avanços e retrocessos da educação profissional brasileira. Os resultados da investigação denunciam a fragilidade dos discursos nos documentos oficiais e revelam indícios de uma proposta voltada ao atendimento temporal das demandas dos mercados de trabalho e não do trabalhador. Em vista disso, busco compreender as necessidades do mundo do trabalho e as transformações ocorridas neste universo, sobretudo, no que tange à evolução da tecnociência e seus reflexos na educação profissional tecnológica de graduação. Diante das concepções encontradas, o presente trabalho, sustentado pela Pedagogia do Sujeito, mostra que não basta à educação profissional tecnológica de graduação “formar” profissionais, mas, sim, contribuir, também, para que eles próprios se reconheçam e se construam sujeitos |
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