Beautiful Day e Sunday Bloody Sunday: uma análise semiótica de letras de canções populares
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/674 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como corpus constituinte duas canções populares contemporâneas em língua inglesa do grupo musical irlandês U2, que analisamos com base no referencial teórico-metodológico da semiótica francesa. As canções, intituladas Beautiful Day e Sunday Bloody Sunday, são analisadas a partir de sua estruturação interna com vistas a chegar ao seu caráter poético e plurissignificativo. Com esse objetivo aplicamos a elas elementos do percurso gerativo de sentido, relacionados à semiótica da ação, voltando-nos especificamente para os seus níveis discursivo e narrativo. Buscamos, portanto, observar a organização linguísticodiscursiva dos textos, centrando-nos especialmente na semântica do discurso, ou seja, na descrição de percursos figurativos e temáticos dos textos, assim como na sintaxe discursiva, descrevendo as projeções actoriais, espaciais e temporais dos mesmos. Desse modo, por meio do desvelamento das estratégias utilizadas pelo enunciador, tendo em vista o nível discursivo dos textos, visamos a apreender as relações dialógicas que neles se manifestam e as vozes que neles se fazem ouvir. Por outro lado, o exame de algumas relações semissimbólicas e a reflexão sobre o conceito de estesia, que objetivamos associar às canções, possibilitou-nos desvelar o seu caráter poético. |
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2020-05-18T18:38:21Z2020-05-18T18:38:21Z2011-08SUCCI, Simone Cristina. Beautiful Day e Sunday Bloody Sunday: uma análise semiótica de letras de canções populares. Franca, 2011. 78 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2011.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/674Esta pesquisa tem como corpus constituinte duas canções populares contemporâneas em língua inglesa do grupo musical irlandês U2, que analisamos com base no referencial teórico-metodológico da semiótica francesa. As canções, intituladas Beautiful Day e Sunday Bloody Sunday, são analisadas a partir de sua estruturação interna com vistas a chegar ao seu caráter poético e plurissignificativo. Com esse objetivo aplicamos a elas elementos do percurso gerativo de sentido, relacionados à semiótica da ação, voltando-nos especificamente para os seus níveis discursivo e narrativo. Buscamos, portanto, observar a organização linguísticodiscursiva dos textos, centrando-nos especialmente na semântica do discurso, ou seja, na descrição de percursos figurativos e temáticos dos textos, assim como na sintaxe discursiva, descrevendo as projeções actoriais, espaciais e temporais dos mesmos. Desse modo, por meio do desvelamento das estratégias utilizadas pelo enunciador, tendo em vista o nível discursivo dos textos, visamos a apreender as relações dialógicas que neles se manifestam e as vozes que neles se fazem ouvir. Por outro lado, o exame de algumas relações semissimbólicas e a reflexão sobre o conceito de estesia, que objetivamos associar às canções, possibilitou-nos desvelar o seu caráter poético.This resource has, in constituted corpus, two contemporaneous popular songs written and sung in English by the Irish band U2, which will be analyzed based on the French semiotics theory-methodological referential. The songs, called Beautiful Day and Sunday Bloody Sunday, are analyzed from their internal structure aiming its poetical and multi significant character. With these points, elements of sense generative path, related to the semiotics of the action, are applied to them, specifically focusing its narrative and discursive levels. Thus, it is searched to observe the texts linguistic-discursive organization, specially centered on the semantics of the speech, which is, on the description of the figurative and thematic ways of the texts as well as on the discursive syntax, describing the projections of space, time and of the actors. Thus, using the enunciator unveiling strategies, it is expected to learn the dialogical relationship manifested on the texts and the voices heard on them focusing on the texts discursive levels. Otherwise, the examination of some semi-symbolic relationships and the reflection about the concept of aesthesia has made it possible to unveil its poetical character, which was tried to be associated to the songs.porUniversidade de FrancaPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAU2Semiótica francesaEnunciaçãoPolifoniaEstesiaBeautiful Day e Sunday Bloody Sunday: uma análise semiótica de letras de canções popularesBeautiful Day and Sunday Bloody Sunday: a semiotic analysis of popular song lyricsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAbriata, Vera Lucia Rodella0008939878371016http://lattes.cnpq.br/0008939878371016Figueiredo, Maria Flávia0501927833510978http://lattes.cnpq.br/0501927833510978Câmara, Naiá Sadi8473437310101321http://lattes.cnpq.br/84734373101013212280196774497196http://lattes.cnpq.br/2280196774497196Succi, Simone Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALSimone Cristina Succi.pdfSimone Cristina Succi.pdfapplication/pdf658867http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/674/1/Simone%20Cristina%20Succi.pdf5f7967f9597ddbfab26dc707e12b598fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/674/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/6742020-05-18 15:39:30.518oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2020-05-18T18:39:30Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
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