A construção do ator “garimpeiro” em “Ouro, Serra Pelada, Brasil”, de Sebastião Salgado
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/997 |
Resumo: | Esta pesquisa propôs a análise de um texto sincrético, fotografias selecionadas da série “Ouro, Serra Pelada, Brasil”, do livro “Trabalhadores - uma arqueologia da era industrial”, do fotógrafo Sebastião Salgado, e os textos verbais que as acompanham. Os pressupostos teóricos são da teoria Semiótica francesa. Num primeiro momento, aplicamos aos textos elementos do percurso gerativo de sentido. Interessou-nos, sobretudo, verificar, no nível discursivo, quais os procedimentos utilizados pelo sujeito da enunciação para constituir seu discurso, no nível das figuras dos atores, do espaço e do tempo projetados no texto enunciado e que efeitos de sentido os mecanismos de projeção escolhidos fabricam no texto. Salgado, enquanto enunciador, é um dos maiores expoentes da chamada fotografia documental, e, portanto, seu discurso fotográfico parece se apresentar como o mais factual possível, criando, pois, o efeito de sentido de objetividade. No caso do texto de Salgado em análise, interessounos entender de que maneira o sujeito da enunciação pode, ao mesmo tempo, manifestar figuras que recobrem temas os quais nos remetem a valores sociais, revelando-se um enunciador passional, na medida em que a ilusão de objetividade se desconstrói. Tivemos ainda por objetivo depreender as especificidades do texto de Salgado como texto poético, por meio das relações semissimbólicas nele apreensíveis. Buscamos, portanto, compreender de que maneira as categorias do sensível, o plano da expressão (categorias topológicas, cromáticas e eidéticas), se correlacionam com as categorias do inteligível, o plano do conteúdo do texto. A análise permitiu entender o garimpeiro como um sujeito passional, movido pela obstinação que, em sua busca do objeto-valor ouro tem a ilusão de ser dono de seu destino. Um ator cuja trajetória por vezes se apresenta recoberta pelo tema do sofrimento cristão. Palavras-chave: Fotografia; texto sincrético; ator; percurso gerativo de sentido; semissimbolismo. |
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2020-08-31T17:36:09Z2020-08-31T17:36:09Z2014-06-26LOPES, Gustavo Henrique Gyrão de Paula. A construção do ator 'garimpeiro' em 'Ouro, Serra Pelada, Brasil', de Sebastião Salgado. Franca, SP, 2014. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2014.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/997Esta pesquisa propôs a análise de um texto sincrético, fotografias selecionadas da série “Ouro, Serra Pelada, Brasil”, do livro “Trabalhadores - uma arqueologia da era industrial”, do fotógrafo Sebastião Salgado, e os textos verbais que as acompanham. Os pressupostos teóricos são da teoria Semiótica francesa. Num primeiro momento, aplicamos aos textos elementos do percurso gerativo de sentido. Interessou-nos, sobretudo, verificar, no nível discursivo, quais os procedimentos utilizados pelo sujeito da enunciação para constituir seu discurso, no nível das figuras dos atores, do espaço e do tempo projetados no texto enunciado e que efeitos de sentido os mecanismos de projeção escolhidos fabricam no texto. Salgado, enquanto enunciador, é um dos maiores expoentes da chamada fotografia documental, e, portanto, seu discurso fotográfico parece se apresentar como o mais factual possível, criando, pois, o efeito de sentido de objetividade. No caso do texto de Salgado em análise, interessounos entender de que maneira o sujeito da enunciação pode, ao mesmo tempo, manifestar figuras que recobrem temas os quais nos remetem a valores sociais, revelando-se um enunciador passional, na medida em que a ilusão de objetividade se desconstrói. Tivemos ainda por objetivo depreender as especificidades do texto de Salgado como texto poético, por meio das relações semissimbólicas nele apreensíveis. Buscamos, portanto, compreender de que maneira as categorias do sensível, o plano da expressão (categorias topológicas, cromáticas e eidéticas), se correlacionam com as categorias do inteligível, o plano do conteúdo do texto. A análise permitiu entender o garimpeiro como um sujeito passional, movido pela obstinação que, em sua busca do objeto-valor ouro tem a ilusão de ser dono de seu destino. Um ator cuja trajetória por vezes se apresenta recoberta pelo tema do sofrimento cristão. Palavras-chave: Fotografia; texto sincrético; ator; percurso gerativo de sentido; semissimbolismo.This research proposes the analysis of a syncretic text, selected photographs of "Ouro, Serra Pelada, Brasil" series, from the book "Trabalhadores – uma arqueologia da era industrial", of photographer Sebastião Salgado, and verbal texts that accompany them. The theoretical assumptions are those of the french Semiotics. Initially, we applied to text elements of the generative process. Interests us, especially checking the discursive level, including the procedures used by the subject of the enunciation to constitute his discourse at the level of the figures of the actors, the space and time projected in the statement text and meaning effects that the mechanisms of projection chosen manufacture in the text. Salgado, while enunciating, is one of the greatest exponents of the so called documentary photography, and therefore his photographic discourse seems to present as factual as possible, creating therefore the effect of sense of objectivity. We are interested in understanding how the subject of enunciation can at the same time express figures that cover themes which remind us of social values, revealing a passionate enunciator, insofar in which the illusion of objectivity is deconstructed. We also aimed to infer the specific text Salgado as poetic text through it graspable semisymbolic relations. We intend, therefore, to understand how the categories of the sensible, the plane of expression (topological categories, chromatic and eidetic), correlate with the categories of the intelligible, the plan of the text content. The analysis allowed us to understand the miner as a subject moved by passion, motivated by obstinacy, that in his search for the object of value gold has the illusion of being master of his destiny. An actor who is sometimes presented covered by the theme of Christian suffering. Palavras-chave: Photography; syncretic text; actor; generative process; semisymbolism.porUniversidade de FrancaPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAFotografiaTexto sincréticoAtorPercurso gerativo de sentidoSemissimbolismoA construção do ator “garimpeiro” em “Ouro, Serra Pelada, Brasil”, de Sebastião SalgadoThe construction of the “garimpeiro” actor in “Ouro, Serra Pelada, Brazil ”, by Sebastião Salgadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAbriata, Vera Lúcia Rodella0008939878371016http://lattes.cnpq.br/0008939878371016Câmara, Naiá Sadi8473437310101321http://lattes.cnpq.br/8473437310101321Portela, Jean Cristtus2837392641069264http://lattes.cnpq.br/28373926410692646669390535474155http://lattes.cnpq.br/6669390535474155Lopes, Gustavo Henrique Gyrão de Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALGustavo Henrique Gyrao de Paula Lopes.pdfGustavo Henrique Gyrao de Paula Lopes.pdfapplication/pdf1659192http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/997/1/Gustavo%20Henrique%20Gyrao%20de%20Paula%20Lopes.pdf709f25cdd04df6397ef524c31db45141MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/997/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/9972020-08-31 14:37:03.163oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2020-08-31T17:37:03Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
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