Participação da comunidade na gestão escolar: a realidade do distrito federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elizabeth Cristina da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Yoshida, Soares Amanda
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1116
Resumo: O presente artigo aborda a importância de uma gestão compartilhada entre Diretores e comunidade nas escolas públicas do DF, com destaque à participação da comunidade, principalmente dos pais dos alunos, nas decisões da escola. Como objetivo geral, o trabalho teve o intuito de verificar se a lei 4.751/2012, que dispõe sobre a gestão democrática no sistema de ensino do Distrito Federal, está sendo acatada nas escolas. Para a realização do trabalho foi necessária pesquisa bibliográfica e documental, além de pesquisa de campo, com aplicação de questionário com perguntas fechadas à pais de alunos de quatro escolas públicas do DF, escolhidas de acordo com a renda média domiciliar da região em que estavam localizadas. Verificou-se que, apesar de a maioria dos pais conhecerem a lei, é preciso haver um maior engajamento destes na gestão das escolas, para que ocorra efetivamente uma gestão democrática e, consequentemente, uma melhor qualidade de ensino.
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Verificou-se que, apesar de a maioria dos pais conhecerem a lei, é preciso haver um maior engajamento destes na gestão das escolas, para que ocorra efetivamente uma gestão democrática e, consequentemente, uma melhor qualidade de ensino.This article discusses the importance of a shared management between Directors and community in the public schools of the Federal District, emphasizing the participation of the community, especially the parents of the students, in the decisions of the school. As a general objective, the study aimed to verify whether Law 4.751 / 2012, which provides for democratic management in the education system of the Federal District, is being followed in schools. To carry out the work, a bibliographic and documentary research was necessary, as well as field research, with questionnaire application with questions closed to the parents of four public schools in the Federal District, chosen according to the average household income of the region in which they were located. It was found that, although most parents are aware of the law, they need to be more involved in school management so that democratic management and, consequently, a better quality of teaching can take place.porCentro de Ensino Unificado do Distrito FederalUDFBrasilCoordenação do Curso de Administração6.02.00.00-6 AdministraçãoEducação. Lei nº 4.751/2012Gestão DemocráticaDistrito FederalParticipação da comunidade na gestão escolar: a realidade do distrito federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSilva, Carlos Daniel da4990475032563878http://lattes.cnpq.br/4990475032563878...Silva, Elizabeth Cristina daYoshida, Soares AmandaARAÚJO, Adilson César de. Gestão democrática da educação: a posição dos docentes. PPGE/UnB. Brasília. Dissertação de Mestrado, mimeog., 2000. BERALDO, Fernando; PELOZO, Rita de Cássia Borguetti. A GESTÃO PARTICIPATIVA NA ESCOLA PÚBLICA: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS. Revista Científica Eletrônica, 2007. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília,DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. LDB – Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. BRASÍLIA. Lei 4.751/2012, de 07 de dezembro de 2012. 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