O conhecimento de enfermeiros sobre eletrocardiograma: Revisão Integrativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Amanda da Silva de.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Christina Rodrigues da., Godinho, Monique Estrela., Soares, Rafael Cavalcante.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2109
Resumo: O eletrocardiograma é um exame seguro, não invasivo, de baixo custo e complexidade, considerado padrão-ouro na avaliação de alterações do ritmo, da frequência e da atividade elétrica do coração. O enfermeiro como parte da equipe de saúde deve ter autonomia para realizar o exame, conhecimento e habilidade técnico-científico para executar e interpretar o eletrocardiograma, deve saber reconhecer exames dentro dos padrões de normalidade ou alterados, intervindo quando necessário. O objetivo do estudo foi caracterizar o conhecimento de enfermeiros sobre o eletrocardiograma. A metodologia adotada foi a revisão integrativa da literatura, utilizado como questão norteadora: Qual o conhecimento de enfermeiros sobre o eletrocardiograma? A pesquisa foi realizada nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), Literatura Latino-Americana e do Caribe em ciências da Saúde (Lilacs) e Bases de Dados de Enfermagem (Bdenf), como descritores indexados “Enfermeiros e Enfermeiras, Enfermagem, Eletrocardiograma, ECG, Conhecimento”, foram selecionados estudos publicados entre 2015 e 2020, nos idiomas português, inglês e espanhol, com amostra composta exclusivamente por enfermeiros. Resultou em uma amostra de 9 artigos, publicados entre 2015 a 2018. Concluiu-se que grande parte dos enfermeiros não possuem conhecimento suficiente na prática e interpretação do eletrocardiograma. E que a educação permanente em serviço promove atualização e aperfeiçoamento dos profissionais, refletindo na melhoria da qualidade da assistência prestada e, consequentemente, na situação de saúde do paciente.
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E que a educação permanente em serviço promove atualização e aperfeiçoamento dos profissionais, refletindo na melhoria da qualidade da assistência prestada e, consequentemente, na situação de saúde do paciente.The electrocardiogram is a safe, non-invasive, low-cost and complex test, considered the gold standard for assessing changes in rhythm, frequency and electrical activity of the heart. The nurse as part of the health team must have autonomy to perform the exam, knowledge and technical-scientific ability to perform and interpret the electrocardiogram, must know how to recognize exams within normal or altered standards, intervening when necessary. The aim of the study was to characterize the nurses’ knowledge about the electrocardiogram. The adopted methodology was the integrative literature review, used as a guiding question: What is the nurses’ knowledge about the electrocardiogram? A search was carried out in the Online Medical Literature Analysis and Recovery System (Medline), Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (Lilacs) and Nursing Databases (Bdenf) databases, as indexed descriptors “Nurses, Nursing, Electrocardiogram, ECG, Knowledge”, selected studies published between 2015 and 2020, in Portuguese, English and Spanish, with a sample composed exclusively for nurses. It resulted in a sample of 9 articles, published between 2015 and 2018. It was concluded that most nurses do not have sufficient knowledge in the practice and interpretation of the electrocardiogram. And that permanent education in service promotes updating and improvement of professionals, reflecting in the improvement of the quality of the assistance provided and, consequently, in the patient's health situation.porCentro Universitário do Distrito Federal.UDFBrasilCoordenação do curso de enfermagem.4.04.00.00-0 Enfermagem.Enfermeiros e enfermeirasEnfermagem.EletrocardiogramaConhecimento.O conhecimento de enfermeiros sobre eletrocardiograma: Revisão Integrativa.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCunha, Natália Vieira Araújo.3310000278975647http://lattes.cnpq.br/3310000278975647...Paulo, Amanda da Silva de.Silva, Christina Rodrigues da.Godinho, Monique Estrela.Soares, Rafael Cavalcante.BAZRAFKAN, Leila; HEMMATI, Mehdi. The effect of Cardiac Arrhythmias Simulation Software on the nurses' learning and professional development. Journal of Advances in Medical Education & Professionalism, v. 6, n. 2, p. 86, 2018. BEZERRA, Francimar Nipo; DA SILVA, Telma Marques; RAMOS, Vânia Pinheiro. Estresse ocupacional dos enfermeiros de urgência e emergência: Revisão Integrativa da Literatura. Acta Paulista de Enfermagem, v. 25, n. 2, p. 151-156, 2012 BLAKEMAN, John R.; SARSFIELD, Katherine; BOOKER, Kathy J. Nurses’ practices and lead selection in monitoring for myocardial ischemia: An evidence-based quality improvement project. Dimensions of Critical Care Nursing, v. 34, n. 4, p. 189-195, 2015. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Política nacional de educação permanente em saúde. Brasília (DF); 2009. BROOKS, Carol Ann et al. Retention of baseline electrocardiographic knowledge after a blended-learning course. American Journal of Critical Care, v. 25, n. 1, p. 61-67, 2016. CAVEIÃO, Cristiano, et al. Dor torácica: atuação do enfermeiro em um pronto atendimento de um hospital escola. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, v. 4, n. 1, p. 921-928, 2014. 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GIFFONI, Rodrigo Tobias; TORRES, Rosália Morais. Breve história da eletrocardiografia. Revista Médica de Migas Gerais - RMMG, 2010, 20.2. MEJÍA, Mirian Giovanna Collantes. Conocimientos y calidad del registro en enfermeras sobre electrocardiograma en el Servicio de Emergencia del Hospital Guillermo Almenara Irigoyen. Lima: Universidad Nacional Mayor de San Marcos del Perú, 2015. MELNYK, Bernadette Mazurek; FINEOUT-OVERHOLT, Ellen (Ed.) Making the case for evidence-based practice and cultivating a spirit of inquiry. Evidence-based practice in nursing & healthcare. A guide to best practice. 2nd ed. Philadelphia: Wolters Kluwer ǀ Lippincott Williams & Wilkins, p. 3-24, 2011. MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008. NARDINO, Janaine et al. 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