A prática discursiva de Madonna: transgressão e conservadorismo na cena pop
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/501 |
Resumo: | Em nossa pesquisa para dissertação de mestrado, procuramos analisar a prática discursiva da cantora pop internacional Madonna, segundo os postulados de Dominique Maingueneau em Gênese dos Discursos (2005). A partir da tese de uma semântica global, segundo a qual todos os planos do discurso estão sujeitos a um mesmo conjunto de restrições de ordem semântica, buscamos compreender as regularidades da prática discursiva da artista. Analisamos passagens representativas da carreira da cantora, considerando materialidades de diferentes semioses, tais como capas de discos, letras de músicas, clipes, shows gravados em vídeo, figurinos etc., com o intuito de estudar o funcionamento da prática discursiva de Madonna nas fases consideradas pela crítica especializada como mais e menos transgressoras. Para a pesquisa, separamos o material por cada década em que a cantora se sedimentou como ícone pop. Dos anos 1980, selecionamos os discos True Blue e Like a Prayer. Da década de 1990, os escolhidos foram Erotica e Ray of Light, além do livro de fotos Sex e da gravação do show Blond Ambition. Dos anos 2000, nos debruçamos sobre o álbum Confessions on a Dancefloor e o DVD da turnê Confessions. E, da atual década, optamos pelos discos MDNA e Rebel Heart, cujos registros ao vivo também integram este trabalho. Por meio da análise do corpus, concluímos que a prática discursiva de Madonna se reveza entre transgressão e conservadorismo, através de dois temas constantes em sua obra: sexo e religião. Esse movimento entre transgredir e voltar atrás é possibilitado pela exploração de várias expressões de sexualidade e pela reincorporação de valores tradicionais, como família e religiosidade. As temáticas sexuais e religiosas, de acordo com a nossa pesquisa, recebem tratamento semântico ambíguo, por intermédio do qual outros temas relevantes são conversados, entre eles feminismo e patriarcado. |
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2020-04-08T20:48:33Z2020-04-08T20:48:33Z2017-03-14ZIVIANI, Rodrigo. A prática discursiva de Madonna: transgressão e conservadorismo na cena pop. Franca, SP, 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2017.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/501Em nossa pesquisa para dissertação de mestrado, procuramos analisar a prática discursiva da cantora pop internacional Madonna, segundo os postulados de Dominique Maingueneau em Gênese dos Discursos (2005). A partir da tese de uma semântica global, segundo a qual todos os planos do discurso estão sujeitos a um mesmo conjunto de restrições de ordem semântica, buscamos compreender as regularidades da prática discursiva da artista. Analisamos passagens representativas da carreira da cantora, considerando materialidades de diferentes semioses, tais como capas de discos, letras de músicas, clipes, shows gravados em vídeo, figurinos etc., com o intuito de estudar o funcionamento da prática discursiva de Madonna nas fases consideradas pela crítica especializada como mais e menos transgressoras. Para a pesquisa, separamos o material por cada década em que a cantora se sedimentou como ícone pop. Dos anos 1980, selecionamos os discos True Blue e Like a Prayer. Da década de 1990, os escolhidos foram Erotica e Ray of Light, além do livro de fotos Sex e da gravação do show Blond Ambition. Dos anos 2000, nos debruçamos sobre o álbum Confessions on a Dancefloor e o DVD da turnê Confessions. E, da atual década, optamos pelos discos MDNA e Rebel Heart, cujos registros ao vivo também integram este trabalho. Por meio da análise do corpus, concluímos que a prática discursiva de Madonna se reveza entre transgressão e conservadorismo, através de dois temas constantes em sua obra: sexo e religião. Esse movimento entre transgredir e voltar atrás é possibilitado pela exploração de várias expressões de sexualidade e pela reincorporação de valores tradicionais, como família e religiosidade. As temáticas sexuais e religiosas, de acordo com a nossa pesquisa, recebem tratamento semântico ambíguo, por intermédio do qual outros temas relevantes são conversados, entre eles feminismo e patriarcado.In our research for the master´s degree, we wanted to analyze the discursive practice of the pop female singer Madonna, according to the postulates of Dominique Maingueneau in Gênese dos Discursos (2005). According to the thesis of a global semantic, which regulates all the discursive plans, we intended to understand the regularities of the Madonna´s discursive practice. We analyzed representative fragments of her career, considering the materiality of different semioses, like the covers of the records, songs, music videos, concert videos and outfits, in periods classified for the specialized critics as her most or least groundbreaking ones. For this research, we selected material for each decade which the singer became a pop icon. From de 1980´s, we chose the albums True Blue and Like a Prayer. From the 1990´s, the chosen ones were Erotica and Ray of Light, besides the Sex book and the Blond Ambition Tour recording. From de 2000´s, we observed the album Confessions on a Dancefloor and the DVD of the Confessions Tour. And, from the recent decade, we opted for the MDNA and Rebel Heart albums, which live concerts were also integrated to this research. The corpus analysis allows to conclusion that the discursive practice of Madonna stays between the transgression and the conservatism, by means of two frequent themes in her work: sex and religion. This movement between transgress and conserve is possible by the exploitation of many sexuality expressions e trough the reincorporation of traditional values, like family and religiousness. The sexual and religiosity themes, according to our research, received ambiguous semantic treatment, which make possible relating other relevant themes, like feminism and patriarchate.porUniversidade de FrancaPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICAMadonnaMúsica popSemântica globalPrática discursivaA prática discursiva de Madonna: transgressão e conservadorismo na cena popMadonna's discursive practice: transgression and conservatism in the pop sceneinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRodrigues, Marília Giselda5631344543606220http://lattes.cnpq.br/5631344543606220Bocchi, Aline Fernandes de Azevedo3656349553889590http://lattes.cnpq.br/3656349553889590Ludovice, Camila de Araújo Beraldo2484816022138902http://lattes.cnpq.br/24848160221389024380684334098387http://lattes.cnpq.br/4380684334098387Ziviani, Rodrigoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALRodrigo Ziviani.pdfRodrigo Ziviani.pdfapplication/pdf1482369http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/501/1/Rodrigo%20Ziviani.pdf6791bb9a431cf331c12e2d1c9e89947cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/501/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/5012020-04-08 17:49:34.932oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2020-04-08T20:49:34Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
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