Produção, aplicação e análise de um curso conectivista para a aprendizagem de astronomia observacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3067 |
Resumo: | Mesmo a Astronomia sendo importante para o desenvolvimento humano, seu ensino ainda é incipiente em muitas escolas do Brasil. Do mesmo modo, o ensino de Astronomia em espaços não formais possui diversos problemas, como o pequeno número destes espaços e sua má distribuição no país. A ausência de conhecimentos básicos sobre Astronomia observacional também contribui para os problemas enfrentados por esta ciência. A internet pode ser uma aliada para a aprendizagem de Astronomia, pois conecta muitas pessoas através de recursos que podem auxiliar no aprendizado. Nesta tese analisamos uma das possibilidades para o aprendizado pela internet, que são os massive open online courses – MOOCs. Estes cursos podem oferecer conteúdos de qualidade e diversos recursos para os aprendizes estudarem em locais e horários flexíveis. Os xMOOCs são cursos com o formato padronizado, que possuem videoaulas e textos, por exemplo, e os cMOOCs são produzidos à luz do Conectivismo e priorizam as interações entre os participantes. Diante dos problemas enfrentados pela Astronomia, em especial, pela Astronomia observacional, como a falta de observação do céu, por exemplo, esta tese investiga as contribuições de um curso conectivista para o aprendizado de Astronomia observacional. Foram utilizados questionários e análises das interações entre os participantes para a coleta de dados. A análise dos dados foi feita à luz da análise documental do curso, análise textual discursiva de questionários, análise quali-quantitativa dos logs de acesso e análise de redes sociais. Dentre os resultados, as interações entre os participantes contribuíram para o aprendizado de conceitos e fenômenos astronômicos, os recursos utilizados foram adequados para este aprendizado e foi construída uma comunidade de aprendizado, com ênfase no aprendizado social em rede. |
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2021-12-15T20:17:10Z2021-08-162021-12-15T20:17:10Z2021-09-20MORAES, L. D. Produção, aplicação e análise de um curso conectivista para a aprendizagem de Astronomia observacional. 2021. 322 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2021.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3067Mesmo a Astronomia sendo importante para o desenvolvimento humano, seu ensino ainda é incipiente em muitas escolas do Brasil. Do mesmo modo, o ensino de Astronomia em espaços não formais possui diversos problemas, como o pequeno número destes espaços e sua má distribuição no país. A ausência de conhecimentos básicos sobre Astronomia observacional também contribui para os problemas enfrentados por esta ciência. A internet pode ser uma aliada para a aprendizagem de Astronomia, pois conecta muitas pessoas através de recursos que podem auxiliar no aprendizado. Nesta tese analisamos uma das possibilidades para o aprendizado pela internet, que são os massive open online courses – MOOCs. Estes cursos podem oferecer conteúdos de qualidade e diversos recursos para os aprendizes estudarem em locais e horários flexíveis. Os xMOOCs são cursos com o formato padronizado, que possuem videoaulas e textos, por exemplo, e os cMOOCs são produzidos à luz do Conectivismo e priorizam as interações entre os participantes. Diante dos problemas enfrentados pela Astronomia, em especial, pela Astronomia observacional, como a falta de observação do céu, por exemplo, esta tese investiga as contribuições de um curso conectivista para o aprendizado de Astronomia observacional. Foram utilizados questionários e análises das interações entre os participantes para a coleta de dados. A análise dos dados foi feita à luz da análise documental do curso, análise textual discursiva de questionários, análise quali-quantitativa dos logs de acesso e análise de redes sociais. Dentre os resultados, as interações entre os participantes contribuíram para o aprendizado de conceitos e fenômenos astronômicos, os recursos utilizados foram adequados para este aprendizado e foi construída uma comunidade de aprendizado, com ênfase no aprendizado social em rede.Even though Astronomy is important for human development, its teaching is still in its infancy in many schools in Brazil. Likewise, the teaching of Astronomy in non-formal spaces has several problems, such as the small number of these spaces and their poor distribution in the country. The lack of basic knowledge about observational astronomy also contributes to the problems faced by this science. The internet can be an ally for learning Astronomy, as it connects many people through resources that can help in learning. In this thesis we analyze one of the possibilities for internet learning, which are the massive open online courses – MOOCs. These courses can provide quality content and diverse resources for learners to study at flexible times and locations. The xMOOCs are courses with a standardized format, which have video lessons and texts, for example, and the cMOOCs are produced in the light of Connectivism and prioritize interactions between participants. Faced with the problems faced by Astronomy, especially by observational astronomy, such as the lack of observation of the sky, for example, this thesis investigates the contributions of a connectivist course for learning observational astronomy. Questionnaires and analyzes of interactions between participants were used for data collection. Data analysis was carried out in the light of documental analysis of the course, discursive textual analysis of questionnaires, quali-quantitative analysis of access logs and analysis of social networks. Among the results, the interactions between the participants contributed to the learning of astronomical concepts and phenomena, the resources used were adequate for this learning and a learning community was built, with an emphasis on social networking.porUniversidade Cruzeiro do SulPrograma de Pós graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaCruzeiro do SulBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOAprendizagem de astronomiaConectivismocMOOCProdução, aplicação e análise de um curso conectivista para a aprendizagem de astronomia observacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSilveira, Ismar Frango00845303678http://lattes.cnpq.br/3894359521286830Silveira, Ismar Frango00845303678http://lattes.cnpq.br/3894359521286830Bezerra, Luís Naito Mendeshttp://lattes.cnpq.br/2561707241770340Voelzke, Marcos Rinconhttp://lattes.cnpq.br/0353944603330456Albrecht, Evonirhttp://lattes.cnpq.br/6069287623413362Motz, Regina10391264648http://lattes.cnpq.br/8426108721110760Moraes, Leandro DonizeteALMEIDA, D. 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Mesmo a Astronomia sendo importante para o desenvolvimento humano, seu ensino ainda é incipiente em muitas escolas do Brasil. Do mesmo modo, o ensino de Astronomia em espaços não formais possui diversos problemas, como o pequeno número destes espaços e sua má distribuição no país. A ausência de conhecimentos básicos sobre Astronomia observacional também contribui para os problemas enfrentados por esta ciência. A internet pode ser uma aliada para a aprendizagem de Astronomia, pois conecta muitas pessoas através de recursos que podem auxiliar no aprendizado. Nesta tese analisamos uma das possibilidades para o aprendizado pela internet, que são os massive open online courses – MOOCs. Estes cursos podem oferecer conteúdos de qualidade e diversos recursos para os aprendizes estudarem em locais e horários flexíveis. Os xMOOCs são cursos com o formato padronizado, que possuem videoaulas e textos, por exemplo, e os cMOOCs são produzidos à luz do Conectivismo e priorizam as interações entre os participantes. Diante dos problemas enfrentados pela Astronomia, em especial, pela Astronomia observacional, como a falta de observação do céu, por exemplo, esta tese investiga as contribuições de um curso conectivista para o aprendizado de Astronomia observacional. Foram utilizados questionários e análises das interações entre os participantes para a coleta de dados. A análise dos dados foi feita à luz da análise documental do curso, análise textual discursiva de questionários, análise quali-quantitativa dos logs de acesso e análise de redes sociais. Dentre os resultados, as interações entre os participantes contribuíram para o aprendizado de conceitos e fenômenos astronômicos, os recursos utilizados foram adequados para este aprendizado e foi construída uma comunidade de aprendizado, com ênfase no aprendizado social em rede. |
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