Alienação parental: os impactos causados na criança no processo de ensino aprendizagem
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1792 |
Resumo: | A alienação parental ocorre principalmente após o rompimento conjugal e consiste na tentativa de distanciamento do filho de um dos seus genitores. O genitor alienante utiliza-se do filho para denegrir a imagem do outro, causando sofrimento para ambos e inúmeros prejuízos psíquicos, emocionais e comportamentais na criança ou adolescente. A revisão bibliográfica permeou por todo o trabalho, e tem como objetivo definir o conceito de alienação parental e síndrome da alienação parental, identificar os impactos ocasionados na criança dentro do processo de ensino aprendizagem e de qual forma a família e a escola podem auxiliar no desenvolvimento da criança. Diante disto, esta temática é de grande importância nos dias de hoje porque a alienação parental é vivenciada dentro do seio familiar, e não restringe somente aos pais o ato de alienar. O abalo emocional da criança pode trazer consequências mediatas ou imediatas, pois é a partir do contato com a realidade e a interação da criança com o meio que está inserida que ocorre o processo de desenvolvimento e aprendizagem. Além disso, esta pesquisa também permeará na correlação da família e a escola, e de qual forma elas podem contribuir para que haja um desenvolvimento emocional saudável. E diante de estudos e análises percebe-se que o resultado dessa guerra familiar pode resultar em consequências maléficas, sendo essencial mais discussões acerca do tema, com intuito de evitar e solucionar os prejuízos causados nas crianças que sofrem a alienação parental. |
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2021-04-09T18:52:20Z2021-04-102021-04-09T18:52:20Z2020-12-17https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1792A alienação parental ocorre principalmente após o rompimento conjugal e consiste na tentativa de distanciamento do filho de um dos seus genitores. O genitor alienante utiliza-se do filho para denegrir a imagem do outro, causando sofrimento para ambos e inúmeros prejuízos psíquicos, emocionais e comportamentais na criança ou adolescente. A revisão bibliográfica permeou por todo o trabalho, e tem como objetivo definir o conceito de alienação parental e síndrome da alienação parental, identificar os impactos ocasionados na criança dentro do processo de ensino aprendizagem e de qual forma a família e a escola podem auxiliar no desenvolvimento da criança. Diante disto, esta temática é de grande importância nos dias de hoje porque a alienação parental é vivenciada dentro do seio familiar, e não restringe somente aos pais o ato de alienar. O abalo emocional da criança pode trazer consequências mediatas ou imediatas, pois é a partir do contato com a realidade e a interação da criança com o meio que está inserida que ocorre o processo de desenvolvimento e aprendizagem. Além disso, esta pesquisa também permeará na correlação da família e a escola, e de qual forma elas podem contribuir para que haja um desenvolvimento emocional saudável. E diante de estudos e análises percebe-se que o resultado dessa guerra familiar pode resultar em consequências maléficas, sendo essencial mais discussões acerca do tema, com intuito de evitar e solucionar os prejuízos causados nas crianças que sofrem a alienação parental.Parental alienation occurs mainly after the marital breakup and consists of an attempt to distance the child from one of its parents. The alienating parent uses the child to denigrate the image of the other parent, bringing suffering for both and causing the child or adolescent various psychological, emotional and behavioral losses. The bibliographic review permeated throughout the work, and aims to define the concept of parental alienation and parental alienation syndrome, identify the impacts caused on school-age children and how the family and the school can assist the child's development. That said, this theme is of great importance nowadays for parental alienation is experienced in the family bosom, and does not restrict the act of alienation to the parents only. The emotional shock of the child can have immediate or long-term consequences, as it is from the contact with reality and the child's interaction with the environment that the development and learning process takes place. In addition, this research will also permeate the correlation between family and school, and how they can contribute to a healthy emotional development. In the face of studies andanalysis it is clear that the result of this family war can result in harmful consequences being necessary more discussions on the topic in order to avoid and solve the damage caused to children who suffer parental alienation.porCentro Universitário de João PessoaUNIPÊBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAlienaçãoSíndromeCriançaAprendizagemAlienação parental: os impactos causados na criança no processo de ensino aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBandeira , Mônica Domingoshttp://lattes.cnpq.br/0148445105937520http://lattes.cnpq.br/8683226876265739Barreto , Gabriela Uchôa PaesABADE, F.; ROMANELLI, G. Paternidade e paternagem em famílias patrifocais. Rev. Estud. Fem., Florianópolis , v. 26, n. 2, e50106, 2018 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2018000200215&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 03 set. 2020. Epub 11-Jun-2018. https://doi.org/10.1590/1806-9584-2018v26n250106. BASTOS, A. T. A saúde mental da criança vítima de alienação parental. Curitiba: Brazil Publishing, 2019. BEE, H.; BOYD. D. A criança em desenvolvimento. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. 567 p. BEZERRA, R. J. L. Afetividade como condição para a aprendizagem: Henri Wallon e o desenvolvimento cognitivo da criança a partir da emoção. Revista Didática Sistêmica, [s. l], v. 4, p. 20-26, jun. 2006. Trimestral. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1219/515. Acesso em: 20 jul. 2020. BIROLI, F. Família novos conceitos. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2014. 88 p. BOOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva,1999. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 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