Caixa ecológico: modelo implementado em um supermercado de Curitiba, Paraná, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albach, Dulce de Meira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2336
Resumo: Este trabalho estabeleceu uma medida efetiva de gerenciamento de resíduos de embalagens, identificados como elementos que contribuem significativamente para a composição de resíduos sólidos urbanos atuais, visando à minimização dos impactos ambientais causados pelo seu descarte indiscriminado. O modelo foi caracterizado pela instalação de um check-out diferenciado em um supermercado de Curitiba, onde o consumidor pôde fazer o descarte antecipado das embalagens de plástico e/ou papel por ele adquiridas, e que não necessariamente precisavam continuar seu ciclo. Estas embalagens foram encaminhadas para a devida reciclagem. O valor arrecadado com este procedimento foi revertido para uma instituição filantrópica, demonstrando a preocupação da empresa com questões sociais e tranqüilizando os consumidores quanto ao destino das embalagens, estimulando assim a sua participação. Os consumidores foram igualmente incentivados a trazer suas próprias sacolas para o transporte dos produtos adquiridos, visando reduzir o consumo de sacolas plásticas que se configuram também por um grave resíduo urbano de persistência em aterros e/ou locais de disposição indevida. A aceitação do modelo foi avaliada por meio de uma pesquisa quantitativa, quando 350 consumidores que registraram suas compras no Caixa Ecológico, no período de 10 a 31 de outubro de 2006 foram entrevistados. Os resultados demonstraram que 100% dos entrevistados voltariam a utilizar o caixa; 83% dariam preferência ao supermercado por esta iniciativa; 45% descartaram no caixa até 7 embalagens e 3% trouxeram sacola própria. Entretanto, uma pesquisa qualitativa, realizada com as operadoras de caixa envolvidas no projeto, demonstrou que as atitudes práticas não corresponderam às afirmativas teóricas e muitos consumidores que alegaram apoiar a idéia, não efetivaram a ação. Melhorias no gerenciamento de resíduos da própria empresa também foram estimuladas pelo projeto: lixeiras de coleta seletiva dos resíduos internos e externos, de todas as lojas da rede do supermercado, foram instaladas e o volume coletado nestas lixeiras foi somado àqueles recolhidos pelo Caixa Ecológico. O projeto, em seu ineditismo, buscou alertar efetivamente os consumidores para a importância da sua participação diante do grave quadro ambiental em que se apresentam os resíduos sólidos urbanos enquanto embalagens. Observou-se, no entanto, que a maior dificuldade está na mudança de hábitos, principalmente dos consumidores, e que programas de informação e incentivos são necessários para que tais objetivos possam ser atingidos com maior abrangência.
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O valor arrecadado com este procedimento foi revertido para uma instituição filantrópica, demonstrando a preocupação da empresa com questões sociais e tranqüilizando os consumidores quanto ao destino das embalagens, estimulando assim a sua participação. Os consumidores foram igualmente incentivados a trazer suas próprias sacolas para o transporte dos produtos adquiridos, visando reduzir o consumo de sacolas plásticas que se configuram também por um grave resíduo urbano de persistência em aterros e/ou locais de disposição indevida. A aceitação do modelo foi avaliada por meio de uma pesquisa quantitativa, quando 350 consumidores que registraram suas compras no Caixa Ecológico, no período de 10 a 31 de outubro de 2006 foram entrevistados. Os resultados demonstraram que 100% dos entrevistados voltariam a utilizar o caixa; 83% dariam preferência ao supermercado por esta iniciativa; 45% descartaram no caixa até 7 embalagens e 3% trouxeram sacola própria. Entretanto, uma pesquisa qualitativa, realizada com as operadoras de caixa envolvidas no projeto, demonstrou que as atitudes práticas não corresponderam às afirmativas teóricas e muitos consumidores que alegaram apoiar a idéia, não efetivaram a ação. Melhorias no gerenciamento de resíduos da própria empresa também foram estimuladas pelo projeto: lixeiras de coleta seletiva dos resíduos internos e externos, de todas as lojas da rede do supermercado, foram instaladas e o volume coletado nestas lixeiras foi somado àqueles recolhidos pelo Caixa Ecológico. O projeto, em seu ineditismo, buscou alertar efetivamente os consumidores para a importância da sua participação diante do grave quadro ambiental em que se apresentam os resíduos sólidos urbanos enquanto embalagens. Observou-se, no entanto, que a maior dificuldade está na mudança de hábitos, principalmente dos consumidores, e que programas de informação e incentivos são necessários para que tais objetivos possam ser atingidos com maior abrangência.This project established an effective waste management action concerning the packages, which, nowadays, significantly add to the urban solid waste. Aiming the minimization of the environmental impacts caused by its indiscriminate discard, the model was characterized by the installation of a distinct check-out in a supermarket of Curitiba. The consumers were able to make the anticipated discard of the plastic and/or paper packages and consequently send it correctly for the recycling process. The money collected from the packages’ selling to recycling companies was donated to a charity institution, stimulating therefore consumers’ participation. The consumers had been stimulated as well to bring their own bag for the transport of the acquired products, aiming the reduction of the amount of wasted plastic bags. The acceptance of the model was evaluated by means of a quantitative inquiry, when 350 consumers who had registered their purchases at the Ecological Check-out were interviewed in the period of October 10 to 31, 2006. The results showed that 100% of the consumers would contribute to the Ecological Check-out again; 83% would give preference to the supermarket for this initiative; 45% had discarded up to 7 packages and 3% had brought their own bag. A qualitative survey, performed with the involved Ecological Check-out operators, demonstrated however that the practical attitudes do not correspond to the theoretical affirmations and many consumers who had alleged to support the idea, did not accomplish the action. Improvements in the supermarket’s waste management were also been stimulated by the project: Trash cans for selective collection of internal and external residues were installed and the volume collected was added to that collected by the Ecological Check-out. This project attempted to effectively alert the consumers for the value of their participation in the minimization of residues’ amount, mainly the packages, which are potential contributors to the current environmental picture. It was observed, however, that the difficulty lies in the change of habits, mainly of the consumers, and that information programs are required.porUniversidade PositivoPrograma de Pós-Graduação em Gestão AmbientalUPBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIAEmbalagensResíduos sólidosImpacto ambientalDescarte antecipadoReciclagemCaixa ecológico: modelo implementado em um supermercado de Curitiba, Paraná, Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGodoi, Ana Flávia Locatelihttp://lattes.cnpq.br/3922741598561613Godoi, Ricardo Henrique Moretonhttp://lattes.cnpq.br/2605738164674838http://lattes.cnpq.br/0203890358904977Albach, Dulce de Meirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALDulce Albach.pdfDulce Albach.pdfDissertaçãoapplication/pdf2023002http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2336/1/Dulce%20Albach.pdf952e3cbb152b5dc78a8b9f3b73a139b8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2336/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/23362021-08-04 15:15:28.205oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2021-08-04T18:15:28Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
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