As Formulações para Carolina Maria de Jesus e Quarto de Despejo: interpretação e efeitos de sentido das designações em manchetes de jornais
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1872 |
Resumo: | Carolina Maria de Jesus foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil, considerada uma das mais relevantes para a literatura nacional. Ela desponta no cenário editorial em 1960, com a publicação de Quarto de Despejo: Diário de uma favelada, que teve grande repercussão nacional e internacional, tornou-se best-seller com circulação em 40 países e tradução para 13 idiomas. Negra, catadora de papel e moradora da favela do Canindé, Carolina era designada pela imprensa nacional daquela época como “a favelada” ou “escritora-favelada”, o que a distanciava da possibilidade de ser interpretada como autora. Esta pesquisa propõe problematizar como a mídia interpretou a autora no ano em que foi lançado Quarto de Despejo, em 1960. Para isso, recorre- se a um corpus construído com recortes de manchetes de jornais desse período histórico, o qual possibilitará a análise das designações que significam Carolina e Quarto de Despejo, tendo em vista os pressupostos teóricos da Análise do Discurso pecheutiana. Intenta-se compreender os gestos de interpretação para Carolina na imprensa, os funcionamentos ideológicos que determinam os nomes e os processos de estereotipagem produzidos por eles. Verifica-se, no funcionamento discursivo das manchetes de jornais, a perpetração de silenciamentos históricos acerca da mulher negra. Os resultados indiciam processos de silenciamento e estereotipagem que funcionam nos discursos sobre Carolina, o que confirma o caráter estrutural do racismo e a importância dos movimentos antirracistas, sobretudo no que tange às mulheres. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. Palavras-chave: Carolina Maria de Jesus; Análise do discurso; Interpretação; Designação; Nome próprio. |
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2021-04-20T18:35:03Z2021-04-20T18:35:03Z2021-03-09BURANELLI, Gabriela Moreira. As formulações para Carolina Maria de Jesus e Quarto de Despejo: interpretação e efeitos de sentido das designações em manchetes de jornais. Franca, SP, 2021. 88 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2021.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1872Carolina Maria de Jesus foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil, considerada uma das mais relevantes para a literatura nacional. Ela desponta no cenário editorial em 1960, com a publicação de Quarto de Despejo: Diário de uma favelada, que teve grande repercussão nacional e internacional, tornou-se best-seller com circulação em 40 países e tradução para 13 idiomas. Negra, catadora de papel e moradora da favela do Canindé, Carolina era designada pela imprensa nacional daquela época como “a favelada” ou “escritora-favelada”, o que a distanciava da possibilidade de ser interpretada como autora. Esta pesquisa propõe problematizar como a mídia interpretou a autora no ano em que foi lançado Quarto de Despejo, em 1960. Para isso, recorre- se a um corpus construído com recortes de manchetes de jornais desse período histórico, o qual possibilitará a análise das designações que significam Carolina e Quarto de Despejo, tendo em vista os pressupostos teóricos da Análise do Discurso pecheutiana. Intenta-se compreender os gestos de interpretação para Carolina na imprensa, os funcionamentos ideológicos que determinam os nomes e os processos de estereotipagem produzidos por eles. Verifica-se, no funcionamento discursivo das manchetes de jornais, a perpetração de silenciamentos históricos acerca da mulher negra. Os resultados indiciam processos de silenciamento e estereotipagem que funcionam nos discursos sobre Carolina, o que confirma o caráter estrutural do racismo e a importância dos movimentos antirracistas, sobretudo no que tange às mulheres. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. Palavras-chave: Carolina Maria de Jesus; Análise do discurso; Interpretação; Designação; Nome próprio.Carolina Maria de Jesus was one of the first black writers in Brazil, considered one of the most relevant for national literature. She emerged in the editorial scene in 1960, with the publication of Quarto de Despejo: diário de uma favelada, which had great national and international repercussions, becoming a best seller with circulation in 40 countries and translated into 13 languages. Black, a paper collector and resident of the Canindé slum, Carolina was designated by the national press as “the slum dweller” or “favelada-writer”, which distanced her from the possibility of being interpreted as an author. This research proposes to problematize how the media interpreted the author in the year in which Quarto de Despejo was launched, in 1960. For this, we use a corpus built with clippings from newspaper headlines from this historical period, which will enable the analysis of the designations meaning Carolina and Quarto de Despejo, in view of the theoretical assumptions of Pecheut's Discourse Analysis. We intend to understand the gestures of interpretation for Carolina in the press, the ideological workings that determine the names and the stereotyping processes sought by them. In the discursive operation of newspaper headlines, there is the perpetration of historical silences of black women. The results indicate silencing and stereotyping processes that work in discourses about Carolina, which confirms the structural character of racism and the importance of anti-racist movements, especially regarding women. This work was carried out with the support of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brazil (CAPES) - Financing Code 001. Keywords: Carolina Maria de Jesus; Discourse Analysis; Interpretation; Designation; Proper noun.porUniversidade de FrancaPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALinguística - DiscursoAnálise de discursoJesus, Carolina Maria de, 1914-1977InterpretaçãoNome próprioAs Formulações para Carolina Maria de Jesus e Quarto de Despejo: interpretação e efeitos de sentido das designações em manchetes de jornaisFormulations for Carolina Maria de Jesus and Dump Room: interpretation and meaning effects of headline designations of newspapersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBocchi, Aline Fernandes de Azevedo3656349553889590http://lattes.cnpq.br/3656349553889590Manzano, Luciana Carmona GarciaFrança, Glória da Ressurreição Abreu0415202680920823http://lattes.cnpq.br/04152026809208232234284145386734http://lattes.cnpq.br/2234284145386734Buranelli, Gabriela Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALGABRIELA BURANELLI.pdfGABRIELA BURANELLI.pdfapplication/pdf2200283http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1872/1/GABRIELA%20BURANELLI.pdf8298dd30c1bf82c3ab9e3a3691678684MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1872/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/18722021-04-20 16:53:00.156oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2021-04-20T19:53Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
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